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Projeto de Iniciação Científica - Gêneros orais: entrevista

 

02/07/2012

Autor e Coautor(es)
Giuliana Ribeiro Carvalho
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • analisar entrevistas televisivas e radiofônicas em relação aos seguintes aspectos: tema; duração; postura do entrevistador em relação ao entrevistado e vice-versa; fluência dos interlocutores; níveis de linguagem utilizados; marcas da oralidade mais usadas (como, por exemplo, utilização de palavras neutras/vagas e repetições);
  • avaliar diferenças e semelhanças existentes nas entrevistas selecionadas e posicionar-se criticamente em relação a esse fato;
  • conhecer a dinâmica de realização de entrevistas televisas e radiofônicas;
  • estabelecer critérios para a realização de uma entrevista oral;
  • adequar-se a situações de comunicação diversas, tendo em vista o campo profissional do entrevistado escolhido;
  • realizar e apresentar entrevistas.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conceito de variação linguística;
  • diferentes registros e níveis de formalidade em que a linguagem pode ser manifestada;
  • noções das especificidades da linguagem oral como, por exemplo, turno conversacional, assalto ao turno, repetições de palavras, dentre outras.
Estratégias e recursos da aula
  • tablets, laptops UCA ou computadores em laboratório de informática;
  • acesso a diferentes sites da internet;
  • vídeos do Youtube;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet;
  • processador de textos;
  • realização de entrevista oral;
  • projetor de multimídia (datashow);
  • trabalho interativo em grupos.

 

a

(Disponível em: <https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSu0PdlNaj8Wwf7s7nMvFpypY5jez6KdkTjPAILTL9VTWo8jzDZbQ>. Acesso em: 20 mar. 2012.)

 

Atividade 1 – Motivação e delimitação do tema da pesquisa

Para realizar esta atividade, os alunos serão organizados em grupos de quatro integrantes.

Nesta aula, propomos que os estudantes desenvolvam uma pesquisa sobre o tema gênero discursivo oral entrevista e, mais especificamente, delimitando esse tema, sobre as semelhanças e diferenças existentes entre entrevistas televisivas e radiofônicas.

Para conduzir os discentes a essa delimitação, bem como para averiguar o conhecimento prévio deles acerca do tema, proponha, inicialmente, a realização de um debate entre os componentes do grupo e a posterior socialização aos demais colegas.

Solicite a cada aluno que registre em seu tablet ou laptop UCA, por meio de um arquivo no programa editor de textos (Kword, Word), as respostas às seguintes questões (que serão distribuídas aos discentes ou registradas no quadro):

 

Questões para o debate inicial


1. O que é uma entrevista?

2. Com que finalidade uma entrevista é realizada?

3. Você já foi entrevistado/a em alguma situação?

4. As entrevistas são apenas orais ou podem ser escritas também? Exemplifique.

5. Você já assistiu a uma entrevista televisiva ou ouviu uma entrevista radiofônica? Se sim, cite exemplo(s).

6. Existem semelhanças e diferenças que podem ser agrupadas em relação às entrevistas assistidas pelos integrantes do seu grupo? Exemplifique.

 

Após responderem aos questionamentos, proponha a socialização das respostas de forma que cada grupo responda a uma questão. Ao final, solicite que digitem o tema delimitado no mesmo arquivo em que digitaram as respostas a essas questões.

 

Atividade 2 – Exposição da problemática da pesquisa e construção de hipóteses

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(Disponível em: <http://www.institutomauriciodenassau.com.br/blog/novamente-as-pesquisas-eleitorais/>. Acesso em: 20 mar. 2012.)

 

Para esta etapa, os alunos devem continuar organizados em grupos de quatro integrantes.

Professor, a partir do debate inicial realizado, é possível evidenciar o questionamento de nossa proposta investigativa: Quais as semelhanças e diferenças entre entrevistas televisivas e radiofônicas realizadas no Brasil? Apresente essa questão de pesquisa aos discentes e proponha-lhes que elaborem as hipóteses de resposta a ela.  Para viabilizar esse levantamento de hipóteses, solicite aos estudantes que respondam, individualmente, às questões a seguir e digitem as respostas em seus computadores ou tablets, no mesmo arquivo da atividade anterior:

 

Questões para a elaboração de hipóteses

 

1. Cite uma entrevista televisiva e uma radiofônica assistida e ouvida por você.

2. Faça o exercício de elaborar hipóteses que respondam à situação-problema da pesquisa. Para isso, analise os seguintes aspectos:

- em que situação cada uma das entrevistas foi realizada;

- essa situação era formal ou informal;

- horário de exibição ou projeção;

- qual o tema abordado;

- qual a duração das entrevistas;

- qual o público alvo do programa;

- qual a postura dos interlocutores (entrevistador e entrevistado);

- os interlocutores eram fluentes em sua fala;

- é possível (ou não) verificar variação linguística acentuada entre os interlocutores;

- as marcas da oralidade (como, por exemplo, utilização de palavras neutras/vagas e repetições) são mais utilizadas em uma dessas modalidades de entrevista do que na outra;

- há (ou não há) neutralidade dos interlocutores em suas falas, isto é, eles revelam ou não suas opiniões acerca do tema abordado?

 

Após os alunos terem respondido individualmente às questões, solicite que socializem as respostas com seus colegas de grupo, para que formulem em conjunto, de forma clara, as hipóteses para responder à problemática da pesquisa. Em seguida, devem digitá-las no arquivo do Kword ou Word em que já estão trabalhando. Ao término da pesquisa, essas hipóteses serão retomadas para serem confirmadas ou refutadas.

 

Atividade 3 – Conhecendo melhor o gênero entrevista: análise e avaliação do corpus

Os alunos continuam organizados em grupos de quatro componentes.

Professor, para analisar a diversidade de linguagens e normas na realização do gênero discursivo entrevista, nesta etapa da proposta, os estudantes deverão assistir a algumas entrevistas televisivas e ouvir outras veiculadas por meio do rádio. Para cumprir essa atividade, além dos dois meios de comunicação já referidos, poderão se utilizar dos recursos de busca da internet que, também nesse caso, apresenta material riquíssimo, visto que se torna cada vez mais comum disponibilizar vídeos e áudios na rede mundial de computadores, independentemente da época em que foram produzidos.

Existem vários sites na internet com acervo muito interessante, pois são encontrados vídeos ou áudios de um mesmo entrevistador com entrevistados diversos, assim como existem também arquivos de uma mesma personalidade sendo entrevistado(a) por diferentes profissionais. Essa diversidade proporciona gama vastíssima de fontes aos discentes, o que lhes possibilitará analisar um corpus variado, que permita responder com maior exatidão à situação-problema identificada na proposta investigativa.

Observe as seleções feitas pelos diferentes grupos e sugira alterações, caso necessário, para possibilitar que o repertório a ser analisado torne-se mais amplo e diversificado, o que enriquecerá a pesquisa.

Proponha aos discentes a seguinte atividade:

 

Atividade para análise de entrevistas

 

1. Em grupo, escolham seis diferentes entrevistas para serem analisadas, sendo três televisivas e três radiofônicas. Esse será o corpus da pesquisa, isto é, o objeto de pesquisa a ser analisado, a partir do qual serão coletados os dados para o desenvolvimento do trabalho.

Para cumprir esta atividade, utilizem-se de pesquisas na internet por meio de sites que disponibilizem vídeos e áudios de entrevistas, bem como de pesquisas em diferentes canais de televisão e estações de rádio.

A seguir, foram citados alguns links em que são disponibilizados vídeos de entrevistas radiofônicas e televisivas. Esses links são apenas sugestões, empenhem-se para encontrar outras fontes e diversificar o corpus da pesquisa:

 

- Nelson Freitas Jr. – Programa do Jô – 1ª parte - http://www.youtube.com/watch?v=OFdhv611cMs. Acesso em: 20 mar. 2012.:

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- Entrevistas diversas realizadas por Jô Soares em seu Programa do Jô, disponíveis em busca no Youtube - http://www.youtube.com/results?search_query=j%C3%B4+soares+entrevistas+2011&oq=j%C3%B4+soares+entrevistas+&aq=2&aqi=g3&aql=&gs_l=youtube-psuggest.3.2.0l3.179530l183304l0l188493l3l3l0l0l0l0l523l1202l2-1j0j1j1l3l0. Acesso em: 21 mar. 2012.:

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- Marília Gabriela entrevista (link para acesso a diferentes entrevistas feitas pela apresentadora) - http://gnt.globo.com/mariliagabrielaentrevista/videos/. Acesso em: 21 mar. 2012.:

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- Entrevista com o ator Luís Alberto Machado - http://tudonahora.uol.com.br/video/feito-pra-voce/2010/05/03/entrevista-com-o-ator-luis-alberto-machado. Acesso em: 21 mar. 2012.:

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- Outras entrevistas com o ator Luís Alberto Machado - http://blogagenda.blogspot.com.br/2010/11/minhas-entrevistas.html. Acesso em: 21 mar. 2012.:

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- Entrevistada Nervosa II – O retorno - http://www.youtube.com/watch?v=gXuhYvn_SU0&feature=related. Acesso em: 21 mar. 2012.:

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2. Após terem selecionado as entrevistas a serem analisadas, assistam a elas e ouçam-nas. Observem atentamente os aspectos envolvidos em cada uma delas, para que possam levantar dados para a pesquisa. Respondam às questões propostas no momento da construção das hipóteses da pesquisa (citadas abaixo) e acrescentem outros aspectos que julgarem pertinentes:

- em que situação cada uma das entrevistas foi realizada;

- essa situação era formal ou informal;

- horário de exibição ou projeção;

- qual o tema abordado;

- qual a duração das entrevistas;

- qual o público alvo do programa;

- qual a postura dos interlocutores (entrevistador e entrevistado);

- os interlocutores eram fluentes em sua fala;

- é possível (ou não) verificar variação linguística acentuada entre os interlocutores;

- as marcas da oralidade (como, por exemplo, utilização de palavras neutras/vagas e repetições) são mais utilizadas em uma dessas modalidades de entrevista do que na outra;

- há (ou não há) neutralidade dos interlocutores em suas falas, isto é, eles revelam ou não suas opiniões acerca do tema abordado?

3. Registrem os dados levantados por vocês. Para isso, utilizem-se, dentre outras formas de registro, de anotações, tabelas, gráficos e/ou quadros.

4. Retomem as hipóteses que foram elaboradas pelo grupo no exercício anterior e registradas em seus computadores e respondam:

a) As hipóteses elaboradas por vocês podem ser confirmadas ou refutadas? Expliquem.

b) O conhecimento que vocês tinham sobre o gênero entrevista antes da realização desta pesquisa modificou-se ou não? Expliquem.

 

Atividade 4 – Visita a emissoras de televisão e de rádio

Os alunos deverão ser organizados em grupos de cinco integrantes.

Professor, o objetivo desta etapa do processo é possibilitar que os estudantes realizem duas atividades: 1) conheçam a dinâmica de funcionamento de um programa de rádio em que se realizam entrevistas;  2) dialoguem com repórter(es) de televisão que realizam entrevistas para esse meio de comunicação.

Para viabilizar a concretização dessas atividades, é importante que sejam feitos contatos prévios, por você, com as emissoras, bem como seus profissionais, para expor os objetivos da visita e confirmar a possibilidade de sua realização. Confirme os dias e horários disponíveis para visitação e organize o cronograma com a turma.

Divida os grupos da turma de forma que metade deles visitem a emissora de rádio e a outra metade, a emissora de televisão. Caso tenha mais de uma emissora em sua cidade, contate-as e propicie a visita a todas elas, se for possível, para que os alunos vivenciem diferentes realidades e socializem-nas para os colegas.

 

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(Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/_8gUd78IFNA0/TE9I_qlN-gI/AAAAAAAADKY/VNXLWl4PMbI/s1600/Entrevista+Radio+007.jpg>. Acesso em: 21 mar. 2012.)

 

Antes das visitas, desenvolva com os discentes um roteiro para orientação dos aspectos a serem observados durante a atividade prática e, ao final, entregue uma cópia para cada aluno. Abaixo, sugerimos alguns tópicos:

Roteiro para pesquisa de campo em emissoras de rádio e de televisão

 

1. Durante a visita à emissora, atentem-se para os aspectos relacionados a seguir referentes à sua atividade, dentre outros observados por vocês. Ao final, eles deverão constar no relatório da visita:

- nome e endereço da emissora de rádio ou de televisão;

- nome do programa ao qual irão assistir e do jornalista ou repórter responsável por sua condução;

- descrição do ambiente físico da emissora, bem como do cenário do programa;

- quantidade de profissionais envolvidos na realização do programa e a função de cada um deles;

- nome, profissão e outros dados sobre o entrevistado que estiver no programa ou na emissora no dia da pesquisa de campo;

- tema(s) abordado(s);

- duração total da entrevista; quantidade média de perguntas e respostas e tempo de duração delas.

2. Após o término do programa, conversem com o jornalista ou repórter e façam uma breve entrevista com ele, abordando questões relacionadas com o tema da pesquisa (entrevista oral), tais como as sugeridas abaixo, dentre outras elaboradas e propostas por vocês:

- Há quanto tempo você é repórter/jornalista? Sempre trabalhou em programas de rádio (ou de televisão)?

- Em todos os programas em que atuou, a dinâmica de entrevistas é/era a mesma ou há diferenças? Detalhe-as.

- Que dinâmica você adota para realizar as entrevistas com seus convidados: elabora um roteiro prévio para a entrevista? Você segue rigidamente esse roteiro ou ele é flexível? Você orienta o entrevistado antes de começar o programa quanto às características da entrevista de rádio (ou de televisão)?

- Você já vivenciou situações em que o entrevistado dominou a entrevista, por exemplo, não deixando você fazer as perguntas programadas ou mudando o tema proposto?

- Relate uma experiência marcante vivenciada por você na função de entrevistador.

3. Registrem cuidadosamente todos os aspectos observados. Tirem fotos e/ou filmem o que for possível.

4. Ao término da visita, redijam o relatório dessa atividade de campo, o qual deverá ser entregue impresso à professora.

5. Organizem uma apresentação de 8 minutos para exposição da atividade aos colegas. Enriqueçam a apresentação, projetando o material audiovisual coletado.

 

Atividade 5 – Realização e apresentação de entrevistas

Professor, visando consolidar o processo investigativo desenvolvido e socializar de forma consistente o conhecimento construído pelos discentes, proponha que eles realizem uma entrevista e depois a apresentem ao grupo. Para isso:

- organize grupos de até três componentes;

- cada grupo deverá entrevistar um ou uma profissional de uma área diversificada, tais como: professor, advogado, médico, ator ou bailarino, diretor de escola, vereador, atleta, funcionário doméstico, enfermeiro, psicólogo, empresário do ramo de cosméticos. Faça o sorteio entre os grupos;

- destine duas aulas para que os alunos definam quais temas serão abordados na entrevista e elaborem as perguntas a serem aplicadas. Oriente-os a direcionarem o tema e a dinâmica da entrevista de acordo com o entrevistado;

- oriente os grupos para que estabeleçam, previamente, as normas a serem seguidas na realização das entrevistas;

- discuta com os grupos comportamentos e posturas necessários ao entrevistador;

- oriente os alunos a gravarem as entrevistas orais com a utilização de aparelhos multimídia, tais como câmeras fotográficas digitais ou filmadoras, celulares, smartphones, dentre outros a que eles tiverem acesso;

- após a realização das entrevistas, organize na escola uma seção de apresentação em que os alunos serão os atores da atividade.

 

Atividade 6 – Realização de debate, autoavaliação e relatório

Ao final das apresentações das entrevistas, realize um debate em sala, com os discentes, sobre o processo investigativo desenvolvido, o tema pesquisado, a aprendizagem construída (ou não) por eles. Solicite que todos os estudantes manifestem-se e organize a turma de forma a possibilitar essa manifestação. Proponha que eles realizem uma autoavaliação, considerando aspectos como: interesse pela proposta investigativa e envolvimento no processo; contribuição para o trabalho em grupo; atuação efetiva no desenvolvimento das etapas; dentre outros.

 

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(Disponível em: <https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQNXH8kRU3uCzh0e810LN0UylZnmOJ0MXewT5kb2wukYwkY9a3G>. Acesso em: 21 mar. 2012.)

Após o desenvolvimento de todas essas etapas da pesquisa, os discentes deverão elaborar as conclusões sobre a pesquisa desenvolvida e registrá-las, para que, em seguida, possam ser socializadas aos demais colegas e, se possível, a outras turmas na escola também, no blog ou site da escola, em seminários organizados, em congressos estudantis, dentre outros eventos.

Professor, consideramos pertinente, para os anos de ensino em foco, que os alunos redijam o relatório de pesquisa, seja em grupo ou individualmente, todavia, você poderá adaptar essa solicitação à realidade de sua turma. Caso opte pela redação do relatório, este deverá contemplar os seguintes tópicos:

  • capa;
  • folha  de rosto; 
  • sumário; 
  • introdução (com tema, problema, hipóteses, objetivos e justificativa);
  • metodologia;
  • cronograma; 
  • resultado e considerações finais;
  • referências bibliográficas.

                                  

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

- Manual: “Orientação à pesquisa e ao trabalho escolar com metodologia” - http://rainha.notredame.org.br/wp-content/uploads/2011/01/Manual-de-OPTE.pdf. Acesso em: 19 mar. 2012. (Atenção: apesar de ser um material muito didático, alguns itens que ensinam a fazer a  referência bibliográfica estão desatualizados. Todavia, observado esse aspecto, o material é de boa qualidade para consulta pelos discentes.).

- Texto expositivo: “Guia para a confecção de projetos de pesquisa” - http://www.coladaweb.com/como-fazer/projetos-de-pesquisa. Acesso em: 19 mar. 2012.

 

Sugestões de links para professores:

- Artigo: “Perguntas e respostas na entrevista radiofônica” - http://www.letramagna.com/entrevistaradio.pdf. Acesso em: 18 mar. 2012.

- Artigo: “Entrevistas Radiofônicas no Programa “Atenção Brasil”  - http://www.letramagna.com/iaralucia.pdf. Acesso: 19 mar. 2012.

- Artigo: “Relatório de pesquisa: o que é e como se faz” - http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf. Acesso em: 21 mar. 2012.

- Texto expositivo: “Como elaborar um relatório científico da pesquisa” - www.cefetba.br/pesquisa/como_elaborar_um_relatorio.ppt. Acesso em: 21 mar. 2012.

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

- Aula: “Como realizar uma entrevista?” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18750. Acesso em: 21 mar. 2012.

- Aula: “Entrevista: aspectos estruturais, relações interacionais e processos figurativos (ironias, metáforas, eufemismo, etc)” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23867. Acesso em: 21 mar. 2012.

                              

Avaliação

A avaliação dos discentes deverá ser feita de maneira processual e contínua. Observe a capacidade de eles desenvolverem-se de forma autônoma e de compreenderem as diferentes etapas do processo investigativo. Especificamente, observe se foram capazes de:

- fazer o levantamento de dados de forma adequada, analisá-los, bem como proceder ao entrecruzamento destes com dados da realidade, contextualizando os resultados;

- produzir o relatório de pesquisa de forma coesa e coerente, à altura da investigação desenvolvida;

- participar ativamente da preparação, organização e execução da entrevista, de maneira a explicitar seu entendimento a respeito do gênero discursivo estudado;

- expressar-se de forma clara na entrevista, mostrando desenvoltura na linguagem oral;

- atuar de forma ética em relação a seus colegas de grupo e de classe durante as diferentes etapas do trabalho;

- compreender as especificidades do gênero entrevista oral, especificamente a televisiva e a radiofônica.

                       

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