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Monarquia e República: características e diferenças - Pesquisa

 

18/06/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e sistematizar as principais características das duas formas de governo predominantes no mundo atual: Monarquia e República.

Apontar as principais diferenças entre as duas formas de governo.

Analisar a experiência brasileira relacionada à adoção das duas formas de governo no decorrer da sua história. 

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Proposta de Pesquisa

A proposta é o desenvolvimento de uma pesquisa sobre as duas formas de governo já adotadas no Brasil durante a sua história. A partir da investigação, os alunos poderão sistematizar as principais características da monarquia e da república, apontar suas diferenças e também utilizar os resultados obtidos para um estudo específico acerca das principais formas de governo predominantes no mundo atual.

 

Instigando os alunos para a pesquisa 

 

1. Para motivar os alunos a desenvolverem uma pesquisa sobre o tema, oriente-os a entrevistar pessoas adultas na escola, na família, no bairro onde moram, no trabalho (se for o caso) e a fazer as seguintes perguntas:

  • Você sabe dizer qual é a forma de governo adotada no Brasil, na atualidade? Se sim, qual é?
  • Cite uma característica principal desta forma de governo.

 

2. Após a consulta, os alunos devem organizar as respostas em gráficos, a partir dos quais poderão visualizar melhor os dados, contribuindo para a melhor interpretação das informações. Com relação à primeira questão, os alunos podem indicar, no gráfico, quantas pessoas disseram sim e quantas pessoas disseram não. Em outro gráfico, os alunos podem organizar as respostas dos entrevistados sobre a forma de governo adotada no Brasil. Por fim, em um terceiro gráfico, podem organizar as respostas dadas sobre uma característica principal da forma de governo citada.

3. Os gráficos podem ser construídos manualmente ou utilizando o computador. Peça a colaboração do professor de Matemática para auxiliar os alunos nesta atividade.  Os alunos devem escolherOs alunos devem escolher o formato de gráfico mais apropriado para a organização dos dados, entre os vários modelos existentes: gráfico de colunas, de barras, de linha, de setores etc.

Uma boa dica: assista junto com o professor de Matemática e os alunos o vídeo abaixo, disponível no Portal do Professor. Acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32980 

 

 

 

Objetivo:

Apresentar diferentes tipos de gráficos; Mostrar que cada tipo de gráfico pode ser utilizado para determinado fim. 

 

4. Após a projeção do vídeo, você e o professor de Matemática poderão discutir as ideias centrais com os alunos. Em seguida, os alunos devem ser orientados a escolher o(s) tipo(s) de gráfico(s) que utilizarão para a organização dos dados da entrevista realizada.  

5. Com os gráficos prontos, promova entre os alunos um debate acerca dos resultados obtidos. O objetivo é que os alunos analisem se os entrevistados sabem que a atual forma de governo do Brasil é a República e quais as suas principais características. Em seguida, o professor poderá fazer o seguinte questionamento:

O Brasil já teve outra forma de governo? 

 6. Na discussão do questionamento colocado, o professor poderá propor aos alunos que desenvolvam uma pesquisa que lhes permita discutir essa e outras questões relativas às formas de governo adotadas no Brasil  durante a sua história.

 

Problematização do Tema

 

Inicie as atividades sobre o tema explicando aos alunos que, para definir os objetivos da pesquisa, é preciso ter clareza do que queremos saber a respeito do tema. Quais perguntas/questões os alunos querem responder a partir da pesquisa? Lembre a eles que uma verdadeira questão de pesquisa exige que o pesquisador selecione e interprete diversas fontes, aprofunde seus estudos lendo uma bibliografia sobre o assunto, fazendo entrevistas quando necessário, analisando cuidadosamente todo o material selecionado. 

É preciso incentivar os alunos a elaborarem as questões de pesquisa, mas o professor também pode colaborar nesse processo. Durante a investigação, é importante que os alunos busquem respostas, por exemplo, para as seguintes questões:

a. Quais as principais características da República?

b. O Brasil já adotou a Monarquia como forma de governo?

c. Quais as principais diferenças entre a Monarquia e a República?

 

Fontes e Procedimentos para a realização da Pesquisa

Professor, indague os alunos sobre:

Como faremos a pesquisa? Utilizaremos quais fontes e procedimentos? Onde vamos buscar as respostas para as nossas perguntas? Como analisaremos as fontes selecionadas? 

Converse com os alunos sobre os diferentes tipos de fontes que eles podem utilizar para buscar respostas às suas questões.

Uma sugestão é o acesso à aula "Fontes históricas: diferentes tipos". Confira em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28832. Na aula, em Recursos Complementares, o professor terá acesso a boas sugestões para o trabalho com o conceito de fontes históricas.  

Para esta pesquisa, os alunos poderão trabalhar com:

a. Fontes Orais

b. Fontes Escritas

c. Fontes Imagéticas ou Iconográficas

d. Fontes materiais

 

Discuta com os alunos sobre os procedimentos que serão utilizados na pesquisa:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas e iconográficas? Fichamentos? Entrevistas? Debates? Seminários? Enfim, deixe que os alunos emitam suas opiniões e definam os procedimentos que  utilizarão para a realização da pesquisa.

Nesta pesquisa especificamente, a sugestão é que as fontes sejam analisadas a partir de todos os procedimentos citados acima.

 

Desenvolvimento da Pesquisa

 1. Para iniciar as atividades de pesquisa, proponha aos alunos a leitura do texto: Formas de Governo: República e Monarquia. Confira, abaixo, um excerto do texto, bem como a fonte de onde foi extraído:

"As formas clássicas de governo são a república e a monarquia. Em ciência política, chama-se forma de governo o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade. Tais instituições têm por objetivo regular a disputa pelo poder político e o seu respectivo exercício, inclusive o relacionamento entre aqueles que o detêm (a autoridade) com os demais membros da sociedade (os administrados)." 

Fonte: http://sociologiak.blogspot.com.br/2010/11/formas-de-governo-republica-e-monarquia.html  Acesso em 20/03/2012

a. Após a leitura do texto, na íntegra,  promova entre os alunos uma primeira reflexão sobre a seguinte questão: quais as principais características da monarquia e da república foram apontadas pelo autor do texto? 

b. Além do texto, estimule os alunos a buscarem respostas para as suas questões de pesquisa em outras fontes, de diferentes tipos: orais, escritas, imagéticas ou iconográficas, materiais etc.

c. Sugerimos que os alunos façam o fichamento do conteúdo do texto acima e de outras fontes escritas utilizadas na pesquisa. Veja, abaixo, as orientações para este procedimento:

Fichamento

 

Para o professor:

Para que os alunos façam um bom fichamento das fontes selecionadas, é importante que, inicialmente, você tenha clareza dos objetivos e aspectos positivos desta estratégia de estudo. Sendo assim, a sugestão é que, antes de propor a atividade aos alunos, você faça uma leitura dos seguintes textos:

Alguns procedimentos de apoio à leitura. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/alguns-procedimentos-apoio-leitura-532656.shtml

Projeto de formação de professores 1º módulo: Grifos e Fichamentos. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professores-procedimentos-leitura-trio-gestor-diretor-escolar-supervisor-ensino-532517.shtml?page=all

Atenção, professor! Esta aula pode ser trabalhada conjuntamente com o professor de Português, que poderá auxiliar os alunos na utilização do fichamento para a organização das leituras feitas durante a pesquisa.

Para os alunos:

Fontes que podem ser consultadas para a elaboração de fichamento: 

Como fazer fichamento de texto ou livro. http://www.slideshare.net/gens/como-fazer-fichamento-de-texto-ou-livro-427545

 O fichamento. http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento.htm

 Fichamento: como fazer e modelo. http://amigadapedagogia.blogspot.com.br/2010/08/fichamento-como-fazer-e-modelo.html

Confiram um exemplo:

Fichamento

É uma das fases da Pesquisa Bibliográfica, seu objetivo é facilitar o desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais. Pode ser utilizado para:

  • Identificar as obras;
  • Conhecer seu conteúdo;
  • Fazer citações;
  • Analisar o material;
  • Elaborar a crítica;
  • Auxiliar e embasar a produção de textos;

Classificação de Fichamento:

FICHAMENTO TEXTUAL - é o que capta a estrutura do texto, percorrendo a sequência do pensamento do autor e destacando: ideias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos etc., ligados às ideias principais. Traz, de forma racionalmente visualizável - em itens e de preferência incluindo esquemas, diagramas ou quadro sinóptico - uma espécie de “radiografia” do texto.

FICHAMENTO TEMÁTICO - reúne elementos relevantes (conceitos, fatos, ideias, informações) do conteúdo de um tema ou de uma área de estudo, com título e subtítulos destacados. Consiste na transcrição de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de ideias, segundo a visão do leitor. As transcrições literais devem vir entre aspas e com indicação completa da fonte (autor, título da obra, cidade, editora, data, página). As que contêm apenas uma síntese das ideias dispensam as aspas, mas exigem a indicação completa da fonte. As que trazem simplesmente ideias pessoais não exigem qualquer indicação.

FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO - consiste em resenha ou comentário que dê ideia do que trata a obra, sempre com indicação completa da fonte. Pode ser feito também a respeito de artigos ou capítulos isolados, a arquivado segundo o tema ou a área de estudo. O Fichamento bibliográfico completa a documentação textual e temática e representa um importante auxiliar do trabalho de estudantes e professores. 

Fonte: http://www.fichamento.com.br/comofazer.html

 Importante:

Os textos lidos e fichados serão utilizados posteriormente para a elaboração do Relatório de Pesquisa, no qual os alunos sistematizarão as suas conclusões sobre o tema pesquisado.

Sugestão de textos e seus respectivos links:

Conceito geral de república e monarquia. http://www.coladaweb.com/politica/conceito-geral-de-republica-e-monarquia 

Monarquia. http://www.infoescola.com/formas-de-governo/monarquia/ 

O que é República. http://pessoas.hsw.uol.com.br/republica.htm 

 

Monarquia e República na História do Brasil

 

2. Após concluírem que o Brasil já adotou a Monarquia como forma de governo, além da República, proponha aos alunos que façam um estudo específico sobre as duas formas de governo na história brasileira. Para iniciar, apresente a eles as imagens abaixo e, após a observação atenta das mesmas, peça que respondam as questões correspondentes a cada uma.

Árvore genealógica da monarquia no Brasil 

Fonte: http://www.matutando.com/wp-content/uploads/2010/07/Vassouras-x-Petrópolis.jpg

 

Proponha aos alunos um debate sobre a imagem a partir das seguintes questões:

a. Você já leu ou ouviu falar a respeito de alguma das pessoas acima citadas?

b. Essas pessoas têm alguma relação com a monarquia e com a história do Brasil?

c. Oriente os alunos a buscarem fontes que lhes permitam compreender a adoção do regime monárquico no Brasil, bem como as principais características desta forma de governo.

 Sugestão de links sobre a adoção do regime monárquico no Brasil:

 O Brasil Monárquico. http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/o-brasil-monarquico 

Império do Brasil. http://www.infoescola.com/historia/imperio-do-brasil/ 

republica

 http://www.brasilescola.com/upload/e/Republica%20charge1%20-%20EDUCADOR.jpg

 

Roteiro de Atividades:

a. Inicialmente, estimule os alunos a levantarem hipóteses acerca do conteúdo da charge e da crítica que ela propõe.

b. Em seguida, proponha aos alunos a leitura do texto "A natureza excludente da República", de Rainer Sousa. Confira, abaixo, um trecho do texto, no qual o autor propõe um trabalho de análise da charge:

Primeiramente, realize com a turma a identificação de cada uma das personagens que figuram a situação representada. Por meio de uma simples análise, vemos que a República aparece na imagem de uma mulher que sustenta a bandeira provisória e dá suporte para que um terceiro redija os elementos fundamentais da nova carta constitucional. Enquanto isso, o povo, simbolizado pelo pobre casal, observa o evento na condição de simples espectador.

Determinado esse primeiro reconhecimento da charge, o professor pode então analisar as falas presentes no mesmo material. Observando atentamente a “constituição”, percebemos que, dentre as várias diretrizes, não existe alguma que se preocupe em evidenciar os problemas que atingiam o povo nessa época. Reforçando essa impressão, vemos que a mulher do casal acaba concluindo que o “grande mérito” da República foi estabelecer a oficialização do casamento fora da Igreja. (...) o regime republicano impôs uma grave barreira no que tange à participação política da população. A exigência da alfabetização acabou garantindo a cidadania a uma ínfima parcela de indivíduos.  

Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-natureza-excludente-republica.htm

c. Proponha aos alunos, a partir do texto e da charge, uma análise a respeito de como ficou a questão da cidadania na transição entre a monarquia e a república no Brasil. Para tanto, indique outras fontes que os alunos possam consultar, como por exemplo:

Cidadania no Brasil no início da República. http://bndigital.bn.br/redememoria/cidadania.html 

A primeira Constituição Republicana e os Direitos Humanos. http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/herkenhoff/livro1/dhbrasil/br2.html 

d. Após o debate, oriente os alunos a anotarem, por meio de fichamento, as suas conclusões.

 

Na sequência das atividades, oriente os alunos a acessarem o link http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/ex-presidentes/ex-presidentes-1/retratos_view?b_start:int=0&-C=, para que naveguem nas páginas da Biblioteca da Presidência da República, onde encontrarão, entre outros, uma galeria com as fotos dos ex-presidentes do Brasil. 

galeria ex presidentes 

                                             Fonte: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/ex-presidentes/ex-presidentes-1/retratos_view?b_start:int=0&-C= 

 Pergunte aos alunos: 

a. Observando a galeria, quantos já passaram pela Presidência da República do Brasil?

b. Todos os presidentes deixaram o poder apenas quando acabou o mandato para o qual foi nomeado? Temos algum caso de renúncia ou impeachment?

c. Oriente os alunos a buscarem fontes que lhes permitam compreender a adoção do regime republicano no Brasil, bem como as principais características desta forma de governo 

Sugestão de links sobre a adoção do regime republicano no Brasil: 

A proclamação da República no Brasil. http://www.escolakids.com/a-proclamacao-da-republica-no-brasil.htm 

Brasil República. http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-republica.htm 

 

3. Para que os alunos possam aprofundar reflexões acerca da transição entre Monarquia e República na história do Brasil, indique a leitura, na íntegra, dos textos mencionados abaixo. Confira um excerto dos mesmos:

Monarquia e República - Entenda a transição entre essas duas formas de governo

"Em 15 de novembro de 1889, depois de quase 70 anos de Monarquia, o Brasil tornou-se uma República. Qualquer mudança de regime - especialmente após uma longa tradição política como aquela - só pode ser explicada por vários e complexos fatores. A velocidade e a força do processo de transformação pelo qual o Brasil passou na segunda metade do século 19 ajudam a explicar o crescente isolamento da Monarquia." 

Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/monarquia-e-republica-entenda-a-transicao-entre-essas-duas-formas-de-governo.jhtm

 

MONARQUIA BRASILEIRA

Forma de governo isolou o país na América Latina

Durante praticamente todo o século 19 o Brasil foi a única monarquia de uma América Latina dividida em várias e pequenas repúblicas. Para além da diferença entre monarquia e república, por que, no caso latino-americano, o Brasil foi o único país a manter o regime monárquico? Quais as consequências dessa particularidade em relação às outras nações latino-americanas?

Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/monarquia-brasileira-forma-de-governo-isolou-o-pais-na-america-latina.jhtm 

 

República

O que significa e como ela se relaciona com a coisa pública

Em primeiro lugar, república vem do latim res publica que significa "coisa pública", "coisa do povo". Nesse sentido, um governo republicano é aquele que põe ênfase no interesse comum, no interesse da comunidade, em oposição aos interesses particulares e aos negócios privados. Sob esse ponto de vista, a república não difere somente da monarquia, mas também da aristocracia e da democracia, conceitos que ressaltam o princípio do governo: de um, de alguns ou do povo. Ao contrário, a república se volta para a finalidade do governo: o interesse (o bem) comum. 

Fonte: http://educacao.uol.com.br/filosofia/republica-o-que-significa-e-como-ela-se-relaciona-com-a-democracia.jhtm 

a. Atenção: os textos indicados devem ser lidos e fichados, conforme orientações dadas no item 1

b. Todas as leituras realizadas no desenvolvimento da pesquisa devem ser socializadas entre os alunos por meio de debate de suas ideias centrais.

  

O Plebiscito de 1993 no Brasil: a Monarquia e a República em discussão

 plebiscito 2

 

4. Uma possibilidade bastante significativa de investigação do tema pelos alunos é o Plebiscito realizado no Brasil em 1993. No Plebiscito, as duas formas de governo tratadas na pesquisa estiveram em discussão: a Monarquia e a República.

Orientações para a atividade:

a. Inicie as atividades discutindo com os alunos o conceito de PLEBISCITO. Sugestão de fonte para orientar a discussão: http://www.carlosescossia.com/2009/03/o-que-e-plebiscito-e-referendo.html 

b. Converse com os alunos a respeito das razões que levaram à proposição de um plebiscito em 1993, no Brasil, com vistas a definir a forma e o sistema de governo do Estado brasileiro.

c. Proponha aos alunos que procurem em sites de pesquisa material produzido em 1993 para as campanhas pró- Monarquia e pró- República. No site YouTube, por exemplo, eles encontrarão vários vídeos de propaganda, entrevistas, debates. Confira, abaixo, alguns vídeos postados no site sobre a defesa da Monarquia no Plebiscito de 1993:

 Plebiscito Monarquia

Fonte: YouTube

d. Cada grupo de alunos deve selecionar um ou mais vídeos para analisar e, posteriormente, apresentar as ideias centrais aos colegas da turma. O mesmo procedimento deve ser utilizado para a seleção e análise de vídeos relativos à defesa da República como forma de governo no plebiscito de 1993.

 plebiscito

 Monarquia ou República? Realize um plebiscito na sua escola!

a.  A partir dos estudos realizados, divida a turma em dois grupos: um grupo deverá defender a Monarquia como forma de governo e o outro grupo deverá defender a República. Oriente os alunos a utilizarem argumentos semelhantes aos que foram usados no plebiscito de 1993.

b. Promova na escola uma atividade onde os dois grupos possam apresentar as suas defesas para toda a comunidade escolar.

c. Após a atividade, oriente os alunos a realizarem um plebiscito na escola para que a comunidade escolar possa votar e defender a sua posição em relação às duas formas de governo: monarquia e república.

d. O mais importante nessa atividade é incentivar os alunos a aprofundarem os seus estudos em relação às duas formas de governo, de tal maneira que sejam capazes de defender cada uma delas com argumentação clara e consistente. 

 

Resultados da Pesquisa

  

 Seminário

 

a. A proposta é a realização de um seminário, a partir do qual os alunos possam aprofundar as suas reflexões e socializar as suas conclusões com os colegas, a respeito do tema estudado.

b. Os alunos devem ser divididos em grupos para que possam apresentar e discutir as ideias centrais dos textos que foram organizados e fichados ao longo das atividades propostas, e também as ideias mais importantes de outras fontes, buscando responder as questões de pesquisa formuladas no início do processo de investigação.

c. Cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma e poderá utilizar o aplicativo de apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual terá acesso.  

d. Os alunos devem procurar solucionar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo das fontes pesquisadas com o professor, antes da realização do Seminário.

e. Na organização da apresentação por meio da produção de slides, cada grupo poderá elaborar gráficos, tabelas, quadros e utilizar dados numéricos e/ou estatísticos, além de áudio, vídeos, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se recursos e procedimentos variados forem utilizados. 

f. É fundamental que durante a apresentação de cada grupo seja reservado um tempo para que os demais colegas levantem questões e considerações acerca das ideias apresentadas.

g. Cada grupo poderá enviar a apresentação produzida para o email do professor e dos colegas, para que seja salva em arquivo de computador e acessada sempre que necessário.

 

Relatório Final de Pesquisa

a. Os alunos devem descrever as atividades desenvolvidas durante a pesquisa, o que inclui  o passo a passo para a elaboração do projeto e, por conseguinte, a definição dos procedimentos de pesquisa e as conclusões obtidas durante a análise e discussão das fontes. É importante que os alunos apresentem no Relatório as suas conclusões sobre:

As principais características da Monarquia e da República.

As principais diferenças entre as duas formas de governo.

A Monarquia e a República na história do Brasil. 

b. O texto deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Para auxiliar os alunos na organização do Relatório de Pesquisa, sugira a seguinte leitura:

RELATÓRIO DE PESQUISA: O QUE É E COMO SE FAZ. http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf

Nesta etapa é importante contar com a colaboração do professor de Português, o qual poderá orientar os alunos na elaboração do Relatório de Pesquisa.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cada gráfico no seu galho Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos: 

Texto "Regime, Formas ou Sistemas de governo?", site Educacional, http://www.educacional.com.br/reportagens/eleicoes_mundo/parte-04.asp. Acesso em 20/03/2012.

Texto "Como são classificadas as formas de governo", site Educação Pública,  http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/cidadania/0068_09.html. Acesso em 20/03/2012.

Site Instituto Brasil Imperial, http://www.brasilimperial.org.br/layout/layout4.php?codigo=24. Acesso em 20/03/2012

 

Sugestão de link para professores: 

 Artigo "A ideia de República na História do Brasil", Revista de História da Biblioteca Nacional, http://www.brasil.gov.br/sobre/o-brasil/republica/a-ideia-de-republica-no-imperio-do-brasil/  . Acesso em 20/03/2012.,   

 

Link do Portal que pode ser consultado pelo professor no planejamento da aula: 

Aula "Monarquia", http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27112 . Acesso em 20/03/2012.

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa do trabalho de pesquisa, por meio das atividades desenvolvidas a partir dos recursos utilizados: atividades de interpretação de textos e vídeos, debates, seminário, fichamento, sistematização de informações e de conclusões sobre o tema, entre outras. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na pesquisa foram efetivamente alcançados pelos alunos.  

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