Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Parlamentarismo e Presidencialismo: sistemas de governo predominantes na atualidade - Pesquisa

 

08/06/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Caracterizar e diferenciar os dois sistemas de governo predominantes no mundo atual: o parlamentarismo e o presidencialismo.

Identificar a presença dos dois sistemas de governo na história da República Brasileira e em outros países do mundo, na atualidade.

Compreender os principais aspectos do Plebiscito realizado no Brasil em 1993, o qual trouxe os dois sistemas de governo (parlamentarismo e presidencialismo) para o centro do debate político.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Proposta de Pesquisa

 A proposta é o desenvolvimento de uma pesquisa sobre os dois sistemas de governo predominantes no mundo atual: o parlamentarismo e o presidencialismo.  A pesquisa possibilitará uma reflexão crítica sobre o sistema de governo adotado no Brasil e também em outros países, os quais serão selecionados pelos alunos por meio de critérios definidos coletivamente. A investigação será realizada a partir da seleção de diferentes fontes e procedimentos de pesquisa.  

Problematização do tema

Inicie as atividades sobre o tema explicando aos alunos que, para definir os objetivos da pesquisa, é preciso ter clareza do que queremos saber a respeito do tema. Quais perguntas/questões os alunos querem responder a partir da pesquisa? Lembre a eles que uma verdadeira questão de pesquisa exige que o pesquisador selecione e interprete diversas fontes, aprofunde seus estudos lendo uma bibliografia sobre o assunto, fazendo entrevistas quando necessário, analisando cuidadosamente todo o material selecionado. 

Questões de pesquisa:

a.  Quais são as principais características do parlamentarismo e do presidencialismo? E quais são as suas principais diferenças? 

b. Estes dois sistemas de governo fazem ou fizeram parte da história da República Brasileira?

c. O que foi o Plebiscito de 1993? Quais as principais discussões suscitadas pelo plebiscito no Brasil da época?os dois sistemas de governo predominantes no mundo atual: o parlamentarismo e o presidencialismo. A pesquisa possibilitará uma reflexão crítica sobre o sistema de governo adotado no Brasil e também em outros países, os quais serão selecionados pelos alunos por meio de critérios definidos coletivamente. A investigação será realizada a partir da seleção de diferentes fontes e procedimentos de pesquisa.

 

os dois sistemas de governo predominantes no mundo atual: o parlamentarismo e o presidencialismo. A pesquisa possibilitará uma reflexão crítica sobre o sistema de governo adotado no Brasil e também em outros países, os quais serão selecionados pelos alunos por meio de critérios definidos coletivamente. A investigação será realizada a partir da seleção de diferentes fontes e procedimentos de pesquisa. os dois sistemas de governo predominantes no mundo atual: o parlamentarismo e o presidencialismo. A pesquisa possibilitará uma reflexão crítica sobre o sistema de governo adotado no Brasil e também em outros países, os quais serão selecionados pelos alunos por meio de critérios definidos coletivamente. A investigação será realizada a partir da seleção de diferentes fontes e procedimentos de pesquisa. os dois sistemas de governo predominantes no mundo atual: o parlamentarismo e o presidencialismo. A pesquisa possibilitará uma reflexão crítica sobre o sistema de governo adotado no Brasil e também em outros países, os quais serão selecionados pelos alunos por meio de critérios definidos coletivamente. A investigação será realizada a partir da seleção de diferentes fontes e procedimentos de pesquisa. Fontes e Procedimentos para a realização da Pesquisa 

Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:

 a. Fontes Orais

b. Fontes Escritas

c. Fontes Imagéticas ou Iconográficas

 Com relação aos procedimentos, a proposta é o trabalho com análise e interpretação de textos, vídeos e imagens; entrevistas; debates.   o trabalho o  o traba

 

Desenvolvimento da PesquisaParlamentarismo e Presidencialismo: características e diferenças  

ATIVIDADE I: Parlamentarismo e Presidencialismo: características e diferenças 

1. Inicie as atividades de pesquisa orientando os alunos a reunirem material sobre o tema em diversas fontes. Abaixo, indicamos textos que podem ser consultados pelos alunos:

 

Texto 1: Presidencialismo e Parlamentarismo

"(...) No presidencialismo, o chefe de Estado (que simboliza a Nação) e o chefe de governo (que dirige a administração do país) são a mesma pessoa. O presidente da República é chefe de Estado e chefe de governo.   (...) No parlamentarismo, todo o poder concentra-se no Parlamento, que é, de fato, o único poder. Se o governo executivo discordar do Parlamento, a maioria dos deputados dissolve esse governo. (...) Em um regime parlamentarista, distingue-se o chefe de Estado do chefe do governo. " . (..

Fonte: http://www.educacional.com.br/reportagens/eleicoes2002/presidencialismo.asp

 

Texto 2: Diferenças entre parlamentarismo e presidencialismo 

Analisar as diferenças entre presidencialismo e parlamentarismo não é uma tarefa tão difícil, muitos autores tratam sobre o assunto, dentre tantos temos TAVARES (2002:859) que explica que “A grande diferença entre os dois modelos está no papel do órgão legislativo. Enquanto no parlamentarismo este não se limita a fazer leis, mas também é responsável pelo controle do governo, tomando posições políticas fundamentais, no Presidencialismo aquela atividade lhe é atribuída em caráter principal. Além disso, naquele o Parlamento pode destituir o Gabinete, por razões exclusivamente de ordem política, enquanto neste isso só poderia ocorrer em relação ao Presidente da República e em razão da prática de certos delitos”. 

Fonte: http://www.educacao.cc/politica/diferencas-entre-presidencialismo-e-parlamentarismo/

Roteiro de Atividades:

a. Professor, proponha aos alunos que se dividam em grupos de quatro alunos para que possam trabalhar de forma cooperativa no desenvolvimento da pesquisa.

b. Oriente-os a fazerem uma leitura atenta dos textos e a anotar, em fichamento, as ideias centrais desses e de outros textos que eles próprios selecionem em diferentes fontes. Confira as dicas para um bom fichamento nas fontes abaixo:

Fichar
É o registro de dados relevantes sobre algum tema ou assunto, conforme os objetivos da leitura. Se no resumo recupera-se a totalidade do texto principal, no fichamento há seleção, organização e registro de informações para atender a objetivos específicos de leitura.

Dicas                           
- Começar o fichamento com especificações da fonte: nome do autor, título da obra, editora e ano da edição. 

- Ao transcrever passagens inteiras, anotar as referências das páginas. 

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/alguns-procedimentos-apoio-leitura-532656.shtml 

 

 Num fichamento, é importante aparecerem a referência bibliográfica, a explicitação do tema, as informações essenciais sobre questões específicas e as observações complementares. Apresente o seguinte modelo para a elaboração do fichamento:

Referência bibliográfica:

Tema do texto:

Ideias importantes:

Observações complementares: 

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professores-procedimentos-leitura-trio-gestor-diretor-escolar-supervisor-ensino-532517.shtml?page=all 

  • Depois de elaborado o fichamento, os alunos devem socializar as suas anotações e verificar, com a orientação do professor, se identificaram de fato as ideias mais importantes dos textos.

 

  • Em seguida, os alunos devem debater as ideias centrais do fichamento. 

  

Entrevista

c. A proposta inicial é que os alunos façam uma entrevista com pessoas de sua convivência, a partir do roteiro abaixo, buscando compreender como se posicionam em relação à temática de pesquisa.  

Roteiro de questões para orientar a entrevista:

Sobre o Parlamentarismo

a. Você sabe o que é parlamentarismo?

b.Você saberia dizer se já houve, na história do Brasil, a adoção do parlamentarismo como sistema de governo?

c. Você saberia citar países da atualidade que adotam o parlamentarismo como forma de governo?

Sobre o Presidencialismo

Formular as mesmas perguntas elaboradas para o parlamentarismo.

Qual desses sistemas de governo você considera mais adequado para a realidade brasileira?  

 

 d. Depois de realizar a entrevista, os alunos podem pedir a orientação do professor de Matemática para tabular os dados e organizá-los em um aplicativo do seu computador, para a apresentação dos resultados obtidos à turma. Para tabular os dados existem gráficos de diferentes tipos: de colunas, de barras, de setores ou pizza, de linha etc. Com a orientação do professor, os alunos podem escolher o modelo mais adequado. Confira alguns exemplos:

 grafico colunas  grafico pizza  grafico de barras

e. A partir do número total de pessoas entrevistadas, os alunos poderão organizar nos gráficos a porcentagem daqueles que sabem e daqueles que não sabem o que é o parlamentarismo e o presidencialismo; daqueles que sabem e daqueles que não sabem citar países que adotam os dois sistemas de governo, bem como daqueles que sabem e daqueles que não sabem se o Brasil já adotou ou não o parlamentarismo e o presidencialismo em seu sistema de governo. Portanto, antes da elaboração dos gráficos os alunos podem organizar os dados em uma tabela: 

Total de entrevistados           

 

% sabem o que é parlamentarismo 

% não sabem o que é parlamentarismo 

Total de entrevistados 

% sabem o que é presidencialismo 

% não sabem o que é presidencialismo 

Total de entrevistados 

% citou países da atualidade que adotam o parlamentarismo 

% não  citou países da atualidade que adotam o parlamentarismo 

 Total de entrevistados

% citou países da atualidade que adotam o presidencialismo 

% não  citou países da atualidade que adotam o presidencialismo 

 Total de entrevistadosTotal de entrevistados  Total TToTo

% sabem que o Brasil já adotou o parlamentarismo 

% não  sabem que o Brasil já adotou o parlamentarismo 

 Total de entrevistados 

% sabem que o Brasil adota o presidencialismo  

% não  sabem que o Brasil adota o presidencialismo  

 Total de entrevistados 

% considera o parlamentarismo mais adequado para a realidade brasileira 

% considera o presidencialismo mais adequado para a realidade brasileira 

 

f. Outras possibilidades de organização dos dados podem ser discutidas e apresentadas pelos alunos, sob a orientação do professor.

g. O professor deve orientar os alunos para que, após as apresentações dos gráficos às turmas, discutam os resultados e sistematizem as suas conclusões, por escrito.

  

ATIVIDADE II: O Parlamentarismo e o Presidencialismo em debate: qual sistema de governo é melhor? 

 

1. Proponha aos alunos a leitura do texto: "Presidencialismo e Parlamentarismo". Em uma parte do texto, o autor apresenta "Críticas ao Parlamentarismo e ao Presidencialismo no Brasil", bem como "as respostas dadas pelos que defendem cada um desses sistemas. O leitor ou aluno fará a sua própria opção."  Confira um trecho do texto:

No presidencialismo, o chefe de Estado (que simboliza a nação) e o chefe de governo (que dirige a administração do país) são a mesma pessoa. O presidente da República é chefe de Estado e chefe de governo.

Em um regime parlamentarista, distingue-se o chefe de Estado do chefe do governo. O chefe de Estado apenas simboliza a nação, mas não tem poderes administrativos. Pode ser um monarca ou presidente escolhido pelo Parlamento ou eleito diretamente pelo povo.

Confira o texto completo no link:  http://www.escolainterativa.com.br/canais/18_vestibular/estude/histo/tem/his_032.asp 

 

a. Após a leitura, oriente os alunos a organizarem, por escrito, um esquema com as principais ideias apresentadas no texto. Por exemplo:  

 

Principais críticas feitas ao parlamentarismo Principais críticas feitas ao presidencialismo
Principais defesas feitas ao parlamentarismo Principais defesas feitas ao presidencialismo 

 

DEBATE 

b. Em seguida, promova um debate entre os alunos para que possam expor as suas primeiras considerações a respeito dos dois sistemas de governo.

Dinâmica - DEBATE:

I- O professor deve ser o coordenador do debate, colocando as regras para a dinâmica, fazendo a inscrição dos alunos que desejam falar, controlando o tempo das falas, levantando questões que devem ser priorizadas na discussão, intervindo se houver eventuais problemas, como alunos que fugirem da temática ou que não respeitarem a fala dos colegas, anotando questões que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da dinâmica, entre outros. levantando questões que devem ser priorizadas na discussão  levanatndo intervindo e

II- No decorrer do debate a participação é livre e todos os alunos podem pedir a palavra sempre que julgarem necessário. Cabe ao coordenador (professor) administrar as falas para que todos que solicitaram um tempo sejam contemplados e possam expor as suas considerações sobre o tema.

III- Ao final do debate, o coordenador deve estipular um tempo mínimo (por exemplo, 1 minuto) para que cada um dos membros participantes do debate possam expor as suas últimas considerações sobre o tema. Portanto, aqueles que falaram menos ou que não falaram nada durante o debate também terão a oportunidade de colocar as suas conclusões.

IV- Para fechar a dinâmica, o professor/coordenador apresenta as questões que anotou durante o debate, as quais necessitam de esclarecimentos, colocando as suas próprias considerações sobre o tema.

 

 

JÚRI SIMULADO

2. O objetivo da atividade é estimular os alunos a aprofundarem as reflexões sobre as principais características e diferenças entre os dois sistemas de governo, com a possibilidade de que os alunos exponham os seus posicionamentos a respeito do tema. Para tanto, proponha a eles uma atividade similar a um JÚRI SIMULADO, conforme ORIENTAÇÕES colocadas abaixo:

a. Formam-se dois grupos de debatedores com o mesmo número de alunos. Um grupo deverá argumentar em defesa do parlamentarismo e o outro grupo em defesa do presidencialismo. Os alunos se preparam previamente para defender o tema com argumentos convincentes. Dar um tempo inicial para que os alunos socializem suas informações no grupo, antes do início do debate. A partir daí, cada grupo lança a sua tese inicial, defendendo seu ponto de vista .

b. Forma-se um terceiro grupo, o Júri Popular, que será responsável por dar o veredicto final a favor de um dos grupos, observando a consistência na argumentação e a clareza das ideias dos componentes de cada grupo.

c. O papel do professor é o de coordenar a prática, delimitando o tempo para cada grupo defender suas ideias e atacar os argumentos colocados pelo grupo oponente. O processo inicia-se com o lançamento do tema: Presidencialismo ou Parlamentarismo, qual sistema é melhor? O professor, como coordenador da atividade, também pode lançar perguntas que motivem o debate, evitando fornecer respostas ou apoiar alguma das posições.

d. Por fim, cada grupo tem um tempo para suas considerações finais. O júri popular, então, reúne-se para socializar seus apontamentos, feitos ao longo da atividade, e decretar o veredicto. 

Atividade adaptada de: Giélia Silva Macedo, Site Mundo Jovem, Artigo publicado na edição 339, agosto de 2003, p. 20. Link: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/politica/juri-simulado-neoliberalismo 

ttp://www.mundojovem.com.br/subsidios-dinamicas-juri-simulado.php Assistente Social e professora de Sociologia no Colégio Modelo, Itapetinga-BA.
 Assistente Social e professora de Sociologia no Col
 e. Após a atividade, proponha aos alunos que sistematizem, por escrito, as suas conclusões sobre a questão norteadora do debate e do Júri Simulado.

 

ATIVIDADE III: O Parlamentarismo e o Presidencialismo na História do Brasil

 

3. Nesta atividade a proposta é a reflexão das questões de pesquisa b e c, a saber:

I- Estes dois sistemas de governo fazem ou fizeram parte da história da República Brasileira?

II- O que foi o Plebiscito de 1993? Quais as principais discussões suscitadas pelo plebiscito no Brasil da época? 

Os alunos devem ser orientados a selecionar fontes e definir procedimentos de pesquisa que permitam respondê-las.

 

Roteiro de Atividades:

a. Inicialmente, proponha a leitura do texto "Governo João Goulart (1961-1964). Polarização conduz ao golpe", assinado por Renato Cancian, o qual discute o estabelecimento do parlamentarismo no governo de João Goulart, no Brasil e, posteriormente, o retorno ao presidencialismo. Confira um excerto do texto:

Com a renúncia de Jânio Quadros, a presidência caberia ao vice João Goulart, popularmente conhecido como Jango. No momento da renúncia de Jânio Quadros, Jango se encontrava na Ásia, em visita a República Popular da China. O presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assumiu o governo provisoriamente.

Porém, os grupos de oposição mais conservadores representantes das elites dominantes e de setores das Forças Armadas não aceitaram que Jango tomasse posse, sob a alegação de que ele tinha tendências políticas esquerdistas. Não obstante, setores sociais e políticos que apoiavam Jango iniciaram um movimento de resistência.

(...) A solução encontrada foi o estabelecimento do regime parlamentarista de governo que vigorou por dois anos (1961-1962) reduzindo enormemente os poderes constitucionais de Jango. Com essa medida, os três ministros militares aceitaram, enfim, o retorno e posse de Jango. Em 5 de setembro Jango retorna ao Brasil, e é empossado em 7 de setembro.  

Link para acesso ao texto completo: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-joao-goulart-1961-1964-polarizacao-conduz-ao-golpe.jhtm . Grifos meus.   

Roteiro para leitura e interpretação do texto:

1. Inicialmente os alunos devem fazer uma leitura silenciosa do texto, anotando palavras desconhecidas e procurando o significado no dicionário. Em seguida, estarão prontos para a dinâmica abaixo indicada:

LOCALIZE A INFORMAÇÃO NO TEXTO 

a) O Professor solicita a um aluno que fale, sem consultar o texto lido, uma ideia ou informação que tenha considerado significativa;

b) O Professor solicita a outro aluno que, consultando o texto, escolha e leia o trecho que, em sua opinião, melhor expresse (de maneira mais clara e direta) a ideia ou informação apresentada pelo colega.

Observações:

1a) A dinâmica poderá ter continuidade com a solicitação de uma nova ideia ou informação;

2a) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais. 

 (Dinâmica extraída de: RANGEL, Mary. Dinâmicas de leituras para sala de aula. 17ª ed., Rio de Janeiro. Publicada no link: http://wilmayazawa.blogspot.com.br/2009/12/dinamicas-de-leitura-para-sala-de-aula.html ). 

 

b. Para aprofundar as reflexões realizadas a partir do texto acima mencionado, proponha aos alunos que assistam o vídeo abaixo, acessando-o no YouTube:

Parlamentarismo no Brasil

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nJfJoqK4YLg 

c. Ao discutir as ideias centrais do vídeo, os alunos poderão:

1. Analisar as principais características do parlamentarismo e de como ele funcionou no governo de João Goulart, no Brasil.

2. Compreender as diferenças entre eleição e plebiscito.

3. Obter informações sobre países da atualidade que adotam o sistema parlamentarista. 

 

O plebiscito de 1993: Parlamentarismo e Presidencialismo em debate 

Uma possibilidade bastante significativa de investigação do tema pelos alunos é o plebiscito realizado no Brasil em 1993. No plebiscito, os dois sistemas de governo  tratados na pesquisa estiveram em discussão: o parlamentarismo e o presidencialismo

Orientações para a atividade:

a.  Inicie as atividades discutindo com os alunos o conceito de PLEBISCITO. Confira, abaixo, uma sugestão de fonte para orientar a discussão:

O que é plebiscito e referendo?

O plebiscito é uma consulta prévia feita à população sobre a possível adoção de uma lei ou um ato administrativo, de modo que os cidadãos possam aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas. Há três hipóteses para realização de um plebiscito:

1) Nas questões de relevância nacional, de competência dos Poderes Executivo e Legislativo – a consulta aos cidadãos deve ser convocada mediante decreto legislativo aprovado por um terço dos membros da Câmara ou do Senado. Se o resultado for contrário à proposta submetida à votação, o Congresso não pode deliberar sobre o assunto. Se for aprovada, ainda assim o Congresso não está obrigado a transformá-la em lei.

2) Incorporação, subdivisão ou desmembramento de estados – convocação mediante decreto legislativo aprovado por um terço dos membros da Câmara ou do Senado. A população diretamente interessada deve ser consultada na mesma data e horário em cada um dos estados. Se o plebiscito for desfavorável, a mudança não pode prosseguir. Se o resultado for favorável, as respectivas assembleias legislativas devem ser consultadas sobre a viabilidade.

3) Criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios – consulta à população diretamente interessada por convocação da assembleia legislativa.

Plebiscitos já realizados no Brasil

O primeiro plebiscito realizado no país foi em janeiro de 1963, sobre a continuidade ou o fim do sistema parlamentarista de governo, instituído dois anos antes. A opção foi pelo fim do parlamentarismo.

O segundo e último plebiscito, em abril de 1993, questionou o sistema de governo (presidencialismo ou parlamentarismo) e regime (republicano ou monarquista). O resultado foi pelo presidencialismo e pela República. 

Link para acesso: http://www.carlosescossia.com/2009/03/o-que-e-plebiscito-e-referendo.html   

 

b. Converse com os alunos a respeito das razões que levaram à proposição de um plebiscito em 1993, no Brasil, com vistas a definir a forma e o sistema de governo do Estado brasileiro.  

c. Proponha aos alunos que procurem, em sites de pesquisa, material produzido em 1993 para as campanhas pró- Parlamentarismo e pró- Presidencialismo. No YouTube, por exemplo, eles encontrarão vários vídeos de campanhas, entrevistas, debates. Confira, abaixo, alguns vídeos postados no site sobre a defesa dos dois sistemas de governo, no plebiscito de 1993: 

 

Parlamentarismo Presidencialismo 2
campanha Plebiscito  cedula

  Fonte: YouTube

 

d. Professor, este foi um momento importante da história brasileira no que diz respeito à participação popular. Incentive os alunos a buscarem dados sobre o tema também em outras fontes como jornais, revistas, livros. Por exemplo, sugira a leitura do texto " Entre o parlamentarismo e a monarquia, o Brasil resolveu continuar presidencialista". Link para acesso ao texto: http://veja.abril.com.br/blog/caca-ao-voto/uncategorized/entre-o-parlamentarismo-e-a-monarquia-o-brasil-resolveu-continuar-presidencialista/ .

e.Oriente os alunos a fazerem o fichamento do texto.

FICHAMENTO

Link para orientações sobre fichamento: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16230/index.html?sequence=10 

No link, os alunos poderão selecionar as três opções disponíveis:

  • Quando utilizar os fichamentos
  • Como elaborar fichamentos
  • Tipos de fichamentos: diferenças 

 

f. Após o trabalho de seleção das fontes e análise do material, cada grupo de alunos deverá apresentar as suas conclusões aos colegas da turma. Propõe-se que a apresentação seja feita por meio de slides ou painéis produzidos pelos alunos. 

 

Entre o parlamentarismo e a monarquia, o Brasil resolveu continuar presidencialista 

Resultados da Pesquisa

 

1. Oriente os alunos a elaborarem um relatório de pesquisa no qual organizem as fontes, os procedimentos, os dados e as conclusões sobre o tema pesquisado.

 

a. Os alunos devem descrever as atividades desenvolvidas durante a pesquisa, o que inclui  o passo a passo para a elaboração do projeto e, por conseguinte, a definição dos procedimentos de pesquisa e as conclusões obtidas durante a análise e discussão das fontes.

É importante que os alunos apresentem no Relatório as suas conclusões sobre as questões de pesquisa:

  • Quais são as principais características do parlamentarismo e do presidencialismo? E quais são as suas principais diferenças? 
  • Estes dois sistemas de governo fazem ou fizeram parte da história da República Brasileira?
  • O que foi o Plebiscito de 1993? Quais as principais discussões suscitadas pelo plebiscito no Brasil da época?

 

b. O texto deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Para auxiliar os alunos na organização do Relatório de Pesquisa, sugira a seguinte leitura:

RELATÓRIO DE PESQUISA: O QUE É E COMO SE FAZ. http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf

Nesta etapa de elaboração do Relatório de Pesquisa é importante contar com a colaboração do professor de Português, o qual poderá orientar os alunos na redação do texto. 

 

c. Os relatórios devem ser individuais e podem ser digitalizados para que possam circular entre os alunos. Caso haja possibilidade, os próprios alunos podem selecionar um ou mais relatórios para publicar no jornal da escola.

 

2. Para a apresentação dos resultados de pesquisa, o professor deve definir uma data e um espaço para que os alunos façam uma COMUNICAÇÃO aos colegas, expondo as suas conclusões sobre a pesquisa realizada. É importante convidar para o evento outros membros da comunidade escolar, bem como as pessoas que participaram da primeira etapa da pesquisa como entrevistados.

Recursos Complementares

Sugestão de link para alunos:  

 Texto " Parlamentarismo e Presidencialismo", http://scartezini.com/direito/eef_presparl.html. Acesso em 20/03/2012.

 

Sugestão de links para professores: 

 Artigo "O plebiscito de 1993 à luz do precedente de 1963", Scielo, http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-64451993000100004&script=sci_arttext. Acesso em 20/03/2012. 

Artigo "Parlamentarismo x presidencialismo no mundo moderno: revisão de um debate atual", Scielo, http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141990000100007. Acesso em 20/03/2012.

 

Link do Portal que pode ser consultado pelo professor no planejamento da aula: 

Aula "O regime de governo brasileiro", http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18781 . Acesso em 20/03/2012.

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa do trabalho de pesquisa, por meio das atividades desenvolvidas a partir dos recursos utilizados: atividades de interpretação de textos e vídeos, debate, fichamento, relatório de pesquisa, entre outros. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na pesquisa foram efetivamente alcançados pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Angela Maria Medeiros Cunha, Unissuam , Rio de Janeiro - disse:
    angelacunha2011@hotmail.com

    21/05/2013

    Três estrelas

    Esta pesquisa é de grande valia para nós,"estudantes", que estamos iniciando uma grande e longa caminhada. A política irá fazer parte na nossa trajetória acadêmica e posteriormente, nos acompanhará na nossa caminhada como assistentes Sociais. Meus agradecimentos a toda a equipe, alunos e professores.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.