Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Linguagem ou linguagens? Entendendo a Arte Moderna

 

01/08/2012

Autor y Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer os elementos que possibilitaram a formação da arte moderna;

Compreender  e questionar o processo de ruptura com a arte tradicional;

Levar os alunos a questionarem o que é o objeto artístico a partir das investidas modernas;

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor pode trabalhar anteriormente:

- A aula “Manet e a ruptura com a arte acadêmica” para introduzir o tema.

Disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26311

 

- Outra possibilidade é fazer o levantamento das características de alguns movimentos artísticos modernos, como cubismo, expressionismo, fauvismo, concretismo, surrealismo, dentre outros.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

O professor deve iniciar a aula dividindo a turma em pequenos grupos que trabalharão com imagens de diferentes movimentos de arte moderna:

 

Algumas sugestões de imagens para os grupos:

- Cubismo

Les Demoiselles D'Avignon

Demoiselles D`Avignon – Pablo Picasso

http://3.bp.blogspot.com/_XWlokPmUavg/TNKZzxbDmoI/AAAAAAAAAb4/8d4a09ieviw/s1600/demoiselles-d-avignon.jpg

 

O Tocador de Guitarra

The Guitar Player – George Braque

http://abstractart.20m.com/Picasso-The_Guitar_Player-Analytic%20Cubism.jpg

 

- Expressionismo

O Grito

O Grito – Edvard Munch

http://www.pinturasemtela.com.br/wp-content/uploads/2011/04/o-grito.jpg

 

Marcella

Marcella - Kirshner

http://uploads0.wikipaintings.org/images/ernst-ludwig-kirchner/marcella.jpg

 

- Dadaísmo

Seis formas brancas e uma cinza fazem uma constelação em um fundo azul

Seis formas brancas e uma cinza fazem uma constelação em um fundo azul - Hans Arp

http://www.dailyartfixx.com/wp-content/uploads/2011/09/six-white-forms-and-one-gray-make-a-constellation-on-a-blue-ground-1953-jean-arp.jpg

 

Sem título

Colagem – Kurt Schwitters

http://www.nataliedawes.clickgarden.net/wp-content/uploads/2011/02/Kurt-Schwitters-31.jpg

 

- Futurismo

 

Luzes da Rua

Luzes da Rua - Giacomo Balla

http://1.bp.blogspot.com/_a8Ii8lzYu8c/TEKzV8BFIoI/AAAAAAAABj4/_DqzlRQYsB0/s1600/balla.jpg

 

Formas únicas da continuidade do espaço

Formas únicas na continuidade do espaço - Umberto Boccioni

http://artistoria.files.wordpress.com/2010/01/umberto-boccioni-unique-forms-of-continuity-in-space-19132.jpg

 

Cada grupo deve ficar responsável por:

  • discutir sobre o que veem nas imagens;
  • estabelecer suas possíveis leituras (de acordo com a contribuição de cada um);
  • destacar as características das obras.

No final do trabalho eles devem anotar o que foi discutido pelo grupo para apresentação.

Posteriormente cada grupo deve apresentar para os demais as considerações que fizeram sobre o movimento artístico sobre o qual trabalharam. Nesse momento é possível que haja contribuição de alunos de outros grupos. Se forem para agregar informação podem ser incorporadas no papel que o grupo entregará para o professor.

Ao final das apresentações, o professor deve fazer com que os alunos observem como cada movimento tinha características distintas uns dos outros, ainda que fizessem parte do mesmo momento artístico.

 

Atividade 2:

A partir desse exercício de aproximação com as pautas modernas realizado pelos alunos, devem-se estabelecer quais os elementos que possibilitaram a formação desses movimentos. O professor pode usar como referência o livro “Do Moderno ao Contemporâneo” de Kátia Canton, onde a autora destaca:

“Há  dois grandes motores ou molas propulsoras dessa história modernista. Uma delas busca o novo, num movimento em que cada criação procura superar a anterior. A outra busca desenvolver uma linguagem de autonomia para a obra de arte.” (Canton, 2009, p. 17)

O professor pode perguntar aos alunos:

O que tem de novo nesta arte?

Por que esta linguagem é autônoma em comparação com as obras de arte anteriores? Nesse momento podem-se mostrar algumas imagens para que os alunos tenham um comparativo:

Renascimento - Obra de Sandro Botticelli

09 Vênus

http://www.grupoescolar.com/a/b/981ED.jpg

 

Barroco - Obra de Peter Paul Rubens

10 Barroco

http://www.ricci-art.net/img008/110.jpg

 

Neoclássico - Obra de Jacques Louis David

11 Horácios

http://rodrigo1.files.wordpress.com/2007/04/jacques-louis_david_oath_of.jpg

Ressaltar que na maioria das vezes associa-se ao raciocínio de arte moderna a ideia de ruptura, pois se trata de uma arte que rompeu com a idéia dos efeitos ilusórios ou figurativos voltando se para o aprofundamento da própria linguagem, se detendo na pintura pela pintura, discutindo questões sociais para trabalhar ou simplesmente visando efeitos plásticos.

Ainda assim, a ruptura se deu em alguns níveis, mas em outros não, pois se observa a manutenção de determinados elementos que aconteciam antes da arte moderna. Um exemplo disso são os Gêneros Pictóricos. Ainda que desapegados do figurativismo alguns artistas modernos seguiram fazendo retratos, paisagens, naturezas mortas etc.

Para finalizar essa etapa, o professor deve deixar o aluno escolher uma imagem de arte tradicional e uma de arte moderna. O aluno deve estabelecer um comentário por escrito, observando as diferenças entre os dois momentos artísticos que escolheu.

 

Atividade 3:

Feita esta aproximação teórica, o professor deve pedir aos alunos que recortem de revistas, imagens com as quais eles definiriam arte dentro do contexto debatido na aula.

Após colar as imagens em um papel ofício, o aluno deve fixar seu trabalho no quadro formando um conjunto com os trabalhos dos demais alunos.

Para finalizar a atividade, o professor deve pedir que cada aluno diga o que aprendeu, o que o motivou a escolher as suas imagens e como ele entende arte depois de conhecer a arte moderna de forma mais ampla.

Recursos Complementares

Canton, Kátia. Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo, WMF Martisn Fontes, 2009. (Coleção temas da arte contemporânea)

Arte Moderna/ Itaú Cultural:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=355

Avaliação

Observar, nas apresentações dos grupos, se os alunos reconhecem as características dos movimentos modernos;

Avaliar nos debates e nas participações dos alunos, se eles perceberam os elementos que possibilitaram a formação da arte moderna e se eles compreenderam o processo de ruptura e continuidade de questões com a entrada da arte moderna;

Avaliar as colagens dos alunos juntamente com sua apresentação observando se os alunos perceberam as mudanças no objeto artístico a partir da arte moderna;

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.