01/08/2012
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Estabelecer os elementos que possibilitaram a formação da arte moderna;
Compreender e questionar o processo de ruptura com a arte tradicional;
Levar os alunos a questionarem o que é o objeto artístico a partir das investidas modernas;
O professor pode trabalhar anteriormente:
- A aula “Manet e a ruptura com a arte acadêmica” para introduzir o tema.
Disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26311
- Outra possibilidade é fazer o levantamento das características de alguns movimentos artísticos modernos, como cubismo, expressionismo, fauvismo, concretismo, surrealismo, dentre outros.
Atividade 1
O professor deve iniciar a aula dividindo a turma em pequenos grupos que trabalharão com imagens de diferentes movimentos de arte moderna:
Algumas sugestões de imagens para os grupos:
- Cubismo
Demoiselles D`Avignon – Pablo Picasso
The Guitar Player – George Braque
http://abstractart.20m.com/Picasso-The_Guitar_Player-Analytic%20Cubism.jpg
- Expressionismo
O Grito – Edvard Munch
http://www.pinturasemtela.com.br/wp-content/uploads/2011/04/o-grito.jpg
Marcella - Kirshner
http://uploads0.wikipaintings.org/images/ernst-ludwig-kirchner/marcella.jpg
- Dadaísmo
Seis formas brancas e uma cinza fazem uma constelação em um fundo azul - Hans Arp
Colagem – Kurt Schwitters
http://www.nataliedawes.clickgarden.net/wp-content/uploads/2011/02/Kurt-Schwitters-31.jpg
- Futurismo
Luzes da Rua - Giacomo Balla
http://1.bp.blogspot.com/_a8Ii8lzYu8c/TEKzV8BFIoI/AAAAAAAABj4/_DqzlRQYsB0/s1600/balla.jpg
Formas únicas na continuidade do espaço - Umberto Boccioni
Cada grupo deve ficar responsável por:
No final do trabalho eles devem anotar o que foi discutido pelo grupo para apresentação.
Posteriormente cada grupo deve apresentar para os demais as considerações que fizeram sobre o movimento artístico sobre o qual trabalharam. Nesse momento é possível que haja contribuição de alunos de outros grupos. Se forem para agregar informação podem ser incorporadas no papel que o grupo entregará para o professor.
Ao final das apresentações, o professor deve fazer com que os alunos observem como cada movimento tinha características distintas uns dos outros, ainda que fizessem parte do mesmo momento artístico.
Atividade 2:
A partir desse exercício de aproximação com as pautas modernas realizado pelos alunos, devem-se estabelecer quais os elementos que possibilitaram a formação desses movimentos. O professor pode usar como referência o livro “Do Moderno ao Contemporâneo” de Kátia Canton, onde a autora destaca:
“Há dois grandes motores ou molas propulsoras dessa história modernista. Uma delas busca o novo, num movimento em que cada criação procura superar a anterior. A outra busca desenvolver uma linguagem de autonomia para a obra de arte.” (Canton, 2009, p. 17)
O professor pode perguntar aos alunos:
O que tem de novo nesta arte?
Por que esta linguagem é autônoma em comparação com as obras de arte anteriores? Nesse momento podem-se mostrar algumas imagens para que os alunos tenham um comparativo:
Renascimento - Obra de Sandro Botticelli
http://www.grupoescolar.com/a/b/981ED.jpg
Barroco - Obra de Peter Paul Rubens
http://www.ricci-art.net/img008/110.jpg
Neoclássico - Obra de Jacques Louis David
http://rodrigo1.files.wordpress.com/2007/04/jacques-louis_david_oath_of.jpg
Ressaltar que na maioria das vezes associa-se ao raciocínio de arte moderna a ideia de ruptura, pois se trata de uma arte que rompeu com a idéia dos efeitos ilusórios ou figurativos voltando se para o aprofundamento da própria linguagem, se detendo na pintura pela pintura, discutindo questões sociais para trabalhar ou simplesmente visando efeitos plásticos.
Ainda assim, a ruptura se deu em alguns níveis, mas em outros não, pois se observa a manutenção de determinados elementos que aconteciam antes da arte moderna. Um exemplo disso são os Gêneros Pictóricos. Ainda que desapegados do figurativismo alguns artistas modernos seguiram fazendo retratos, paisagens, naturezas mortas etc.
Para finalizar essa etapa, o professor deve deixar o aluno escolher uma imagem de arte tradicional e uma de arte moderna. O aluno deve estabelecer um comentário por escrito, observando as diferenças entre os dois momentos artísticos que escolheu.
Atividade 3:
Feita esta aproximação teórica, o professor deve pedir aos alunos que recortem de revistas, imagens com as quais eles definiriam arte dentro do contexto debatido na aula.
Após colar as imagens em um papel ofício, o aluno deve fixar seu trabalho no quadro formando um conjunto com os trabalhos dos demais alunos.
Para finalizar a atividade, o professor deve pedir que cada aluno diga o que aprendeu, o que o motivou a escolher as suas imagens e como ele entende arte depois de conhecer a arte moderna de forma mais ampla.
Canton, Kátia. Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo, WMF Martisn Fontes, 2009. (Coleção temas da arte contemporânea)
Arte Moderna/ Itaú Cultural:
Observar, nas apresentações dos grupos, se os alunos reconhecem as características dos movimentos modernos;
Avaliar nos debates e nas participações dos alunos, se eles perceberam os elementos que possibilitaram a formação da arte moderna e se eles compreenderam o processo de ruptura e continuidade de questões com a entrada da arte moderna;
Avaliar as colagens dos alunos juntamente com sua apresentação observando se os alunos perceberam as mudanças no objeto artístico a partir da arte moderna;
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