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Flora brasileira em extinção - Metodologia Científica - UCA

 

19/05/2012

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a diversidade da flora brasileira;
  • Relacionar fatores que favorecem a preservação da flora brasileira;
  • Reconhecer a importância da flora para a vida das pessoas e das paisagens de que fazem parte;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Interagir com os pares;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 900 minutos – 15 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, pois serão propostas situações nas quais terá necessidade de interpretá-las. Também é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o conhecimento sobre questões ambientais, relacionadas à flora brasileira. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e dos programas KolourPaint,  Mozilla Firefox  e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, um Projeto de Iniciação Científica pode ser planejado e organizado de diferentes formas. O objeto de investigação científica deve, antes de tudo, ser atraente e desafiador, precisa ser planejado a partir de um rico processo de negociação coletiva, envolvendo professores e alunos. Não importa quem propõe o tema a ser pesquisado, se o/s aluno/s ou o professor, o que se deve considerar é que a questão central precisará viabilizar um processo que transforme esse tema em problema/s coletivo/s. Quando trabalhamos com Projetos há uma possibilidade de estabelecermos relações com outras áreas do conhecimento. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como utilizar a interdisciplinaridade http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=640  e   http://educador.brasilescola.com/orientacoes/ . Na prática da sala de aula, competirá a você adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar. Não há uma fórmula ou um modelo pronto de como desenvolver Pesquisa Científica em sala de aula, mas sim, uma postura coerente na forma de compreender e vivenciar a experiência escolar. Por fim, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, o professor deve orientar os alunos quanto a importância e a seriedade do trabalho de investigação. O aluno precisa perceber a importância deste tipo de trabalho e a sua utilidade na construção do seu conhecimento. Assim, em qualquer Projeto, após a escolha do tema, três momentos são i

  • Problematização: é o ponto de partida, o momento detonador do Projeto. Nesta etapa os alunos expressam suas ideias, crenças e conhecimentos sobre o/s problema/s em questão e expõem suas hipóteses. (Professor, sua intervenção precisa partir dessas hipóteses para organizar a Pesquisa).
  • Desenvolvimento: é o momento em que se criam as estratégias para buscar soluções às questões e hipóteses levantadas na problematização. Nesse processo, os alunos enfrentam novas situações que os fazem refletir, comparar pontos de vistas, rever hipóteses, acrescentar novos questionamentos.
  • Síntese: feita individualmente ou em pequenos grupos, é o momento em que os alunos confirmam ou refutam suas hipóteses iniciais. Os novos conhecimentos passam a fazer parte dos esquemas de seus conhecimentos prévios dando origem à outras situações de aprendizagem.

Professor, os momentos citados acima, não são etapas lineares e estanques. Eles fazem parte de um processo, o qual leva em consideração sua experiência e a de seus alunos. As etapas descritas têm as seguintes ações:

  • Definir um tema. (Deve ser do interesse dos pesquisadores e pode surgir até mesmo da observação do cotidiano.);
  • Justificar a escolha do tema. (Motivos pelos quais se pretende realizar a Pesquisa.);
  • Definir os objetivos;
  • Formular a problematização;
  • Fazer levantamento das hipóteses. (Ter clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto os quais serão testadas por meio de análise da evidência dos dados coletados.);
  • Definir fontes de Pesquisas. (Recursos que irão utilizar para pesquisar informações sobre o tema.);
  • Elaborar um cronograma para realização das atividades e conclusão da Pesquisa;
  • Prever atividades a serem realizadas em grupo e individualmente;
  • Selecionar componentes curriculares, que poderão ser contemplados com a Pesquisa;
  • Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados;
  • Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da Pesquisa;
  • Fazer considerações finais;
  • Registrar as referências bibliográficas. (Desde os anos iniciais do ensino fundamental você deve orientar os alunos quanto a forma correta de fazer citação e referência, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. A complexidade depende do nível de seus alunos. É preciso distinguir bibliografia de referência. A primeira diz respeito ao conjunto de material bibliográfico consultado ao longo da Pesquisa, enquanto que  a segunda é a lista das obras efetivamente utilizadas e citadas no texto.);
  • Divulgar os resultados/culminância do Projeto. (Divulgar os resultados para sociedade.).

 

Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto você poderá sugerir que os alunos utilizem um caderno específico para anotar todas as informações obtidas. Ou poderá pedir que os alunos providenciem uma pasta com catálogo, onde será guardada cada folha do Projeto. Tanto o caderno quanto a pasta serão importantes para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do trabalho.

Em ambos os casos, solicite que os alunos construam uma capa que contenha seus dados pessoais e os dados da escola e insiram o título escolhido. Os alunos poderão fazer um desenho inicial do que já conhecem sobre a flora brasileira, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. Para finalizar este momento permita que os alunos apresentem suas produções aos demais colegas.

Elabore e registre acordos firmados com os alunos para a elaboração do Projeto, ou seja, dialogue com eles sobre o que será preciso garantir para que o trabalho a ser realizado seja produtivo. Depois de definidas as ações registre as falas dos alunos, para retomá-las sempre que necessário.

Professor, a quantidade de aulas destinadas a cada etapa deste planejamento deverá contemplar os conhecimentos prévios de seus alunos. Destacamos ainda que a nossa aula: Flora brasileira em extinção é um Subprojeto do Projeto Flora brasileira: diversidade e sustentabilidade.

Importante: só inicie a pesquisa quando os alunos estiverem cientes do que é uma Pesquisa Científica e sobre as partes que a compõem.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃOMotivando os alunos

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 12/04/2012)

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre um Projeto de Iniciação Científica. Como é uma atividade para sondagem, não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Você poderá inserir algumas indagações:

  • O que é um Projeto?
  • O que é Pesquisa Científica?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Científica?
  • Como se faz uma Pesquisa Científica?
  • Quais são as etapas da Pesquisa Científica?
  • O que podemos pesquisar em uma Pesquisa Científica?
  • Quanto tempo demoramos para fazer uma Pesquisa Científica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Científica?

Ouça as respostas e faça novos questionamentos. Ao final do diálogo, mesmo que sejam alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é necessário que eles se conscientizem que a Pesquisa Científica é importante porque nos faz refletir, para que possamos construir novos conhecimentos e por meio dela modificarmos nossas ações. Se possível, aproveite a oportunidade e apresente alguma Pesquisa que você ou outro professor já tenha desenvolvido com os alunos. 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Alvo de letras  Definindo o tema de Pesquisa

Professor, os alunos de forma geral, têm um interesse pelo tema meio ambiente, o que nos instiga a investir em ações pedagógicas que de fato aliem o interesse dos alunos e a aprendizagem dos conteúdos curriculares. Neste sentido, sugerimos que você estimule a curiosidade e o desejo, dos alunos, em realizar um Projeto sobre a flora em extinção. Para isso, você poderá perguntar: Quem tem plantas em casa? Qual o nome delas? Perto de sua casa tem plantas? Você conhece outros lugares nos quais existem plantas? O que é uma floresta? Alguém já viu uma floresta? O que tem nela? Por que precisamos das florestas em nossas vidas? Como podemos cuidar de nossas florestas? Ouça os alunos, faça novos questionamentos a partir das ideias apresentadas. Em seguida, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate, os sítios sugeridos abaixo, para assistirem aos vídeos, que mostram a magia das matas e também sua destruição, favorecendo o diálogo da turma sobre a temática:

http://www.youtube.com/watch?v=zIXMOiqOY4E&feature=related. A energia que vem das florestas.  (Acesso 29/03/2012)

http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=AQKBPyegz6A. Passeio na floresta. (Acesso 29/03/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=zDK8qY0EKoo&feature=related. Desmatamento - o melhor vídeo de desmatamento do youtube. (Acesso 29/03/2012)

  ALVO DE LETRAS  EXPLORANDO OS VÍDEOS

Professor, o trabalho a ser realizado após cada vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma após cada vídeo. Como eles têm curta duração será possível analisá-los e também compará-los. Tenha como base os seguintes aspectos para permear a conversa:

  • O que cada aluno achou do vídeo;
  • Quais foram os sentimentos em relação as cenas vistas;
  • Qual/is tipo/s de vegetação podem ser observados em cada vídeo?;
  • O que mais chamou a atenção.

Após a observação e a troca de ideias e impressões, incentive os alunos a pensarem sobre a importância de um estudo mais aprofundado (Projeto de Pesquisa) da flora brasileira em extinção, para que possamos contribuir com a sua preservação. Isto poderá ser feito durante alguns dias, porém, diariamente retome a questão. Quando os alunos estiverem seguros sobre o que você propôs, defina com eles, um título para o Projeto  a ser trabalhado. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugestões de Títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um diálogo. Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto. Faça um relatório coletivo contendo os passos seguidos até a definição do título. Para finalizar o texto peça que os alunos escrevam suas opiniões sobre esta escolha.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Definida a temática e o título do Projeto é o momento da turma fazer a Justificativa para o estudo da flora brasileira em extinção. Nesta etapa, os alunos deverão expor os motivos pelos quais optaram pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  Produza um texto coletivo desta atividade, registre-o na lousa, os alunos vão expondo as ideias e você vai complementando-as. Ao final, faça a revisão e solicite aos alunos que copiem o texto no caderno de Projeto e façam uma ilustração.

Observação: Como já deve ter observado, toda cópia poderá ser feita manualmente ou através dos recursos tecnológicos existentes como o tablet e o laptop Classmate. Uma vez concluída e revisada, deve ser impressa e colada no caderno, a fim de que cada aluno tenha o registro completo de todas as atividades desenvolvidas durante o Projeto de Pesquisa.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Espera-se que neste momento os alunos já sejam capazes de determinar o que pretendem alcançar com a Pesquisa. Isto é, já consigam dizer os Objetivos, ou seja, a intenção, a meta da Pesquisa. Então, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo da flora brasileira em extinção. É importante explicar para a turma o que são objetivos, recorrendo a exemplos próximos ao cotidiano dos alunos. Depois, inicie o processo de construção coletiva dos objetivos com a turma. Registre na lousa, os objetivos apresentados pelos alunos, no final faça uma leitura de todos eles e solicite que os copiem no caderno de Projeto. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Conhecer as causas da extinção de vegetais brasileiros;
  • Reconhecer a diversidade da flora brasileira;
  • Relacionar fatores que favorecem a preservação da flora brasileira;
  • Reconhecer a importância da flora para a vida das pessoas e das paisagens de que fazem parte;
  • Aprender a realizar uma Pesquisa;
  • Organizar dados, de forma que possam ser apresentados à outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Interagir com os pares;
  • Refletir e construir ações para a preservação do meio ambiente.

 

Após a elaboração dos objetivos, peça que os alunos reflitam sobre o que querem pesquisar. Explique para a turma que para fazermos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas e que as mesmas deverão ser desconhecidas. Dê um tempo para que eles possam definir a Problemática. Inclua na rotina de sala de aula, itens que possam ajudar os alunos a pensarem sobre as questões. Faça suas opções, conforme o nível e entendimento dos alunos quanto à temática proposta. É importante que você elabore atividades que contemplem sua/s escolha/s. Você poderá levar para sala de aula filmes, músicas, vídeos, obras literárias, imagens ou jogos que versem sobre o assunto, por exemplo: 

JOGOS

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=143. Vegetais.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=320.  Planeta natureza.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=401. Plantação de árvore.  (Acessados em 01/04/2012).

PARA LEITURA

http://www.canalkids.com.br/portal/barra/clubv.php?u=../meioambiente/index.htm.  Mundo das plantas.

http://www.canalkids.com.br/portal/barra/clubv.php?u=../meioambiente/index.htm. Meio ambiente. (Acessados em 01/04/2012)

OBRA LITERÁRIA

ROCHA, Ruth. Rubens, o semeador. São Paulo: Salamandra, 2004.

MÚSICAS

http://www.radio.uol.com.br/#/volume/emcantar/emcantar/21535. Música: Matança Emcantar (Música com vários nomes de árvores).

http://www.youtube.com/watch?v=9_cpSRlJ8AA&feature=related. Música: Árvore feliz (Vídeo infantil montado a partir da música Árvore Feliz do CD Concafras Infantil). (Acessados em 01/04/2012)

IMAGENS

FLORAEMEXTINÇÃOhttp://cmeiespacocrianca.blogspot.com.br/2011/09/dia-da-arvore.html. (Acesso 01/04/2012)

FLORAEMEXTINÇÃOhttp://cefopea.blogspot.com.br/. (Acesso 01/04/2012)

FLORAEMEXTINÇÃOhttp://www.portalodm.com.br/2011-e-declarado-o-ano-internacional-das-florestas-pela-onu--n--493.html. (Acesso 01/04/2012)

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Depois do tempo destinado às reflexões sobre a temática, registre as perguntas elaboradas pelos alunos. Para isto, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno registrar suas questões, é importante que elabore pelo menos uma. Peça que os alunos leiam em voz alta e as registre na lousa. Em seguida, os alunos deverão copiá-las no caderno de Projeto ou se possuírem o laptop do Projeto UCA, poderão digitalizar utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Os alunos, se tiverem, também poderão utilizar seus tablets.

Importante: Antes dos alunos copiarem você poderá agrupar as questões que tenham o mesmo teor de conteúdo. Procure fazer este trabalho com a participação deles. Por exemplo: Que plantas estão em extinção? Existem plantas em extinção, quais são elas?  Você poderá transformá-la em uma única pergunta: Quais são as plantas que estão em extinção?

É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a Pesquisa. Veja exemplos de questões sobre a flora em extinção:

  • O que é flora?
  • Em quais regiões do Brasil, podemos encontrar flora em extinção?
  • Flora é a mesma coisa que vegetação?
  • Como cuidar da flora?
  • Quais os tipos de vegetação que nossa cidade tem?

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Numa roda de conversa dialogue com os alunos sobre o que já foi decidido, ou seja, eles já definiram o título, justificaram sua escolha, registraram os objetivos e a problematização. Agora é necessário que elaborem as Hipóteses para cada uma das questões determinadas. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Eles deverão registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. O registro deverá ser feito no caderno de Projeto. Ao final dos registros, dê oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hipóteses.

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Decididas as questões e as hipóteses é hora de definir quais serão as Fontes de Pesquisas. Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações sobre o Projeto. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicionário, fotografias, entrevistas, vídeos, músicas, dentre outros. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno de Projeto para fazer o registro.

Importante: Ressaltamos que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Destacamos como estratégias metodológicas, que podem enriquecer o trabalho com a turma: trabalho de campo; entrevista; palestras; trabalhos individuais e em grupos; observações.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento deverá ser constante, após e durante as pesquisas, as reflexões, debates, tomadas de posição em grupo, ou seja, a flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações sempre que for necessário. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar possível o curso da investigação.

Professor, definido o cronograma envie uma carta aos responsáveis pelos alunos convidando-os à participarem da execução do Projeto. Você poderá escrever, por exemplo, como no modelo abaixo, uma carta que utilizamos quando trabalhamos um Projeto de Pesquisa sobre alimentação.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

                                                                              Senhores pais,

Estamos iniciando nosso Projeto de Iniciação Científica, denominado alimentação. Gostaríamos, de convidá-los para que se tornem nossos parceiros, durante o desenvolvimento deste trabalho, nos ajudando com pesquisas, documentos, ideias e sugestões para o enriquecimento deste. Sua contribuição será um estímulo valioso para realização do mesmo.

Ao organizar o trabalho pedagógico a partir de Projetos há a possibilidade da interdisciplinaridade, pois os mesmos são ferramentas que possibilitam uma melhor forma de trabalhar os conteúdos de maneira mais atraente e interessante, e ainda focada no aluno, percebendo individualmente as várias formas de aprender, os diferentes níveis de interesse, assim como as dificuldades e as potencialidades de cada um.

Acreditamos que no desenrolar das etapas do Projeto, muitas situações problema vão se desencadear, como também novas descobertas surgirão. Estamos convictos de que o aluno quando valorizado e participante do processo de aprendizagem é capaz de produzir com maior entusiasmo.

Assim, sendo, não nos afastaremos de alguns princípios que são básicos na educação, que são levar em consideração a particularidade, a individualidade, e não esquecer que cada aluno aprende de uma forma e por modos diferentes.

Uma característica marcante na estratégia de Projetos é a possibilidade do desenvolvimento em múltiplas áreas do conhecimento. Num primeiro momento, vislumbramos alguns conteúdos que poderão ser contemplados neste Projeto, assim sendo, estes conteúdos, o índice, os objetivos, a problematização, hipóteses e fontes de pesquisas, estão registrados em nosso caderno de Projetos. Gostaríamos que vocês os lessem e nos enviassem suas colaborações.

Contamos com a participação de vocês.

Obrigada,

           __________________________________________

                        Eliana Aparecida Carleto

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a aula anterior. Pergunte para turma o que seus familiares acharam da proposta do Projeto. Ouça os comentários e faça comentários sobre as expectativas de cada família.

Em seguida, para ajudá-los a refletir sobre vegetais brasileiros, leve para sala de aula um Mapa Regional do Brasil e sua vegetação. Selecione também sítios que retratam vegetais que estão em risco de extinção. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, os sítios sugeridos a seguir. Esses sítios também poderão ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso aos mesmos. (Professsor, é importante que você já tenha conhecimento dos vídeos para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao conteúdo trabalhado). 

 FLORAEMEXTINÇÃO http://www.portalbrasil.net/brasil_vegetacao.htm. (Acesso 01/04/2012)

Solicite que os alunos observem atentamente, os diferentes Estados e a vegetação existente em cada um deles. Ressalte a vegetação existente na região em que moram, dialogue com a turma sobre o que conhecem sobre mesma, faça indagações que possam enriquecer o diálogo. Você poderá apresentar imagens dos tipos de vegetação utilizando sítio http://geoprofessora.blogspot.com.br/2010/12/aula-vegetacao.html. (Acesso 01/04/2012)

Você poderá encontrar as características das vegetações, no sítio: http://professoravaidosa.blogspot.com.br/2011/06/vamos-trabalhar-tipos-de-vegetacao.html. (Acesso 01/04/2012)

Disponibilize uma cópia da imagem do mapa para cada aluno, solicite que colem no caderno de Projeto e utilizem um lápis de cor para demarcarem as regiões e suas respectivas vegetações. Providencie também a cópia das informações contidas nos sítios utilizados. Veja o modelo de registro a seguir:

 Alvo de letras  Descobrindo a vegetação existente nas diferentes regiões do Brasil

Relatório

Hoje descobrimos o tipo de vegetação existente em cada região do Brasil.

A............ (escrever o nome da vegetação da região em que moram) é a vegetação que predomina  na região onde moramos.

Agora, vamos colorir no desenho do Mapa do Brasil abaixo, as regiões e suas respectivas vegetações.

  FLORAEMEXTINÇÃOhttp://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/mapas-do-brasil-vegetacao.html. (Acesso 01/04/2012)

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Em um diálogo com os alunos, retome as descobertas feitas na aula anterior.

Em seguida, apresente o texto “Vegetação do Brasil” postado no sítio a seguir. Providencie a cópia do mesmo para os alunos. Eles poderão fazer a  leitura, utilizando o tablet ou laptop Classmate. (É importante que você tenha feito a leitura prévia, a fim de criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado).

   FLORAEMEXTINÇÃO http://www.escolakids.com/vegetacao-do-brasil.htm. (Acesso 02/04/2012)

Exploração do texto online

Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, sublinhe informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos os dados registrados. Ouça os comentários dos alunos, faça intervenções caso eles sejam inadequados ao que foi lido, retome fatos anteriores. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe também suas impressões sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.

Promova um diálogo para que eles expressem oralmente o que descobriram sobre a vegetação brasileira. Faça intervenções para que digam quais são os tipos de vegetação; suas características e em que local são encontradas. Ao final, peça que colem no caderno de Projeto e logo após respondam:

Será que a flora brasileira está sendo preservada pelos seres humanos? Justifique sua resposta.

Após o registro, possibilite um momento para que cada aluno socialize a resposta do questionamento anterior.

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente outras fontes de Pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicionários, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as questões levantadas no início do trabalho. (Você deverá providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poderá utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto).

Se possível convide um geógrafo, ecologista ou um biólogo para dialogar com os alunos sobre os diferentes tipos de vegetações. Solicite a ele que durante sua explicação aponte algumas espécies da flora brasileira, que estão em extinção e também a causa da mesma. Informe o que os alunos já sabem e o que ainda desejam descobrir, assim ele poderá apresentar informações complementares à Pesquisa.

Antes da entrevista é importante ter um roteiro. É importante esclarecer a forma como os alunos deverão tomar nota durante a palestra. Explique à turma que não é preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informações que interessam à Pesquisa que está sendo realizada. Oriente os alunos que ainda não escrevem com autonomia para que fiquem atentos a fala para ajudarem a completar as anotações daqueles que ficaram responsáveis em registrar a palestra. (Professor, também faça suas anotações). Se for possível, e com o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).Se não tiver o laptop, utilize de outros recursos tecnológicos disponíveis.

Ao final da atividade, organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informações que anotaram e/ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada, o registro deste deverá ser feito no caderno de Projeto.

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Instrua a turma a continuar a Pesquisa, pedindo que os alunos investiguem porque a flora brasileira está em extinção. Isto poderá ser feito por meio de uma tarefa de casa, assim os pais terão a oportunidade de acompanhar e contribuir com desenvolvimento do Projeto. Você poderá registrar: 

 Alvo de Letras

Converse com seus familiares sobre porque a flora brasileira está em extinção.

Escreva as informações obtidas e se possível recorte imagens em revistas, jornais ou desenhe algumas destas vegetações. Você deverá trazê-las para sala de aula, pois as utilizaremos durante nossa Pesquisa.

Aproveitem para pensarem, juntamente com seus familiares, o que poderiam fazer para preservar a flora brasileira. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. Por sua vez o desenho poderá ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).

12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a tarefa realizada em casa.

Peça que cada aluno diga o que descobriu. Registre na lousa os nomes das vegetações citadas. Faça questionamentos que ajudem os alunos a refletirem sobre a extinção da flora brasileira e quais ações poderão assumir para preservá-las.

Espera-se que os alunos tenham descoberto que as causas da extinção das espécies são as mais diversas: mudanças no ambiente, falta de alimento, dificuldades de reprodução e, sobretudo, a ação destruidora do homem.(Se necessário inclua estas informações durante o diálogo com a turma).

Apresente os vídeos a seguir, para que possam ampliar as informações obtidas na tarefa de casa.

http://curaplantas.br.tripod.com/curaplantas/id13.html. Espécies Vegetais Brasileiras Ameaçadas de Extinção. (Acesso 01/04/2012)

http://oreinodosbichos.blogspot.com.br/2010/11/arvores-em-extincao-no-nosso-paisvoce.html. Árvores em extinção em nosso país. (Acesso 01/04/2012)

http://www.arvores.brasil.nom.br/textos/extin.htm. Árvores em extinção. (Acesso 01/04/2012)

Converse com a turma sobre os conhecimentos adquiridos por meio dos vídeos.

Em seguida, peça que os alunos elaborem cartazes com mensagens que contenham ações as quais nós, seres humanos, poderemos adotar para preservarmos nossa vegetação. Para isto, divida a turma em grupos, procure colocar alunos que tenham maior autonomia leitora com alunos iniciantes no processo de leitura. Peça que produzam suas mensagens e utilizem as imagens trazidas de casa para ilustrá-las.  Faça intervenções, a fim de que os alunos utilizem as informações obtidas ao longo do trabalho. Ajude os alunos a construírem os textos, auxilie-os a reverem o sentido de frases, a verificar possíveis erros ortográficos. Se achar necessário, tenha ações diferenciadas junto aos alunos que são leitores iniciantes, você poderá propor, por exemplo, que escrevam determinada palavra referente ao tema. Já para aqueles que têm maior autonomia leitora, desafie-os a lerem o texto em voz alta para os colegas do grupo para juntos decidirem, se o mesmo servirá ou não para a confecção dos cartazes.

Ao final da atividade socialize as mensagens, peça que cada grupo as leiam. Faça elogios ressaltando a relevância das produções. Quando todos tiverem lido, cole as mensagens nos corredores da escola, assim, estarão sensibilizando a comunidade escolar sobre a temática em estudo.

13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃOProduzindo texto final...

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a pesquisa.

Estabeleça um diálogo para verificar o que a turma já sabe sobre a flora brasileira em extinção. Oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas no início da pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo.

Logo após, organize um texto coletivo contendo informações a cerca das informações obtidas ao longo da Pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequência da apresentação das informações no texto, que irão produzir: qual dos assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante.

Provavelmente a escolha não será muito fácil, se fará necessário um tempo maior para que a turma faça suas escolhas. Contudo, é importante que os alunos possam refletir sobre o que fazer: tomar decisões, ouvir o outro, a fim de discutir o que deve vir em cada lugar pensando no leitor desse texto, em como isso pode ficar mais claro para quem vai ler.

Tomadas as decisões é o momento de produzir o texto. Faça um “rascunho” registrando na lousa as opiniões dos alunos quanto a sequência dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente à Pesquisa.

Importante: Professor, se durante as atividades realizadas, os alunos não se manifestarem quanto as causas da extinção dos vegetais, dentre elas: mudanças no ambiente, falta de alimento, dificuldades de reprodução e, sobretudo, a ação destruidora do homem; inclua você esta discussão.

Leia várias vezes a produção, faça comentários, acrescente ou retire dados. (Professor, a revisão deverá ter sua contribuição de forma que não anule as ideias dos alunos, mas as enriqueça com suas indagações).

Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustrá-lo.

14ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para a finalização da Pesquisa é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em grupos de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas questões, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e características.

Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever os bilhetes. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > Processador de textos ). O tablet também poderá ser utilizado para escrever os bilhetes.

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

15ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS

Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm.  (Acesso 19/03/2012)

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresentação. (Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público).

Ao final da apresentação convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Também dê oportunidade para que os alunos façam os devidos agradecimentos.

Em dia posterior a apresentação, assista a filmagem da socialização da Pesquisa fazendo análise das posturas e atuações de cada aluno. Por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento do grupo.

Logo após, peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, qual foi seu empenho e dedicação ao fazer as tarefas, o convívio com os colegas, enfim, quais ações devem realizar para protegerem a flora que está próxima de sua moradia e também a flora brasileira. Após todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto.

Professor, entendemos que a construção do conhecimento científico não se conclui, ou seja, está sempre em construção, e os produtos dessa construção não são definitivos. As diferentes atividades propostas ao longo deste planejamento, embora tenham sido  construídas numa postura de investigação científica, não significam que ocorram sempre da mesma forma e percorram exatamente os mesmos caminhos. Por essa razão, é necessário que você analise a realidade da sua sala de aula, seu planejamento anual e diário, sem perder de vista o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos seus alunos. Sendo, a escola um contexto socializador, não perca de vista as atitudes relativas à construção do conhecimento, considere sempre em seu planejamento conteúdos escolares, que tenham a dimensão de valorização das questões do convívio social e da formação da cidadania. As atividades precisam desenvolver nos alunos a capacidade de ouvir, falar, argumentar e respeitar diferentes pontos de vista.

 

Recursos Complementares

MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n 241, p. 50- 57, abril/2011. 

Sugestões de links para os alunos

http://www.youtube.com/watch?v=Cn6EU44YBh4 – Nossa flora brasileira. (Vídeo que mostra um pouco da riqueza do Brasil, ou seja, uma das mais importantes deste chão, sua flora). (Acesso 29/03/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=06idwUW9AB0&feature=related  Tropical flora –  no Repórter Eco. (Vídeo que mostra um pouco da história da Tropical Flora, das qualidade das árvores nativas do Brasil e especialmente do Guanandi). (Acesso 29/03/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=tZl6UkPA6Wo&feature=related. A revolta da natureza- desmatamento e reflorestamento. (É um clipe que retrata o que nós estamos vivendo). (Acesso 29/03/2012)

Sugestões de links para os professores

http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw - Pedro Demo fala sobre Educação pela Pesquisa. (Acesso 18/02/2012)

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml -  14 perguntas e respostas sobre projetos . (Acesso 18/02/2012)

http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss13_02.pdf.  A metodologia de pesquisa científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental. (Acesso 12/04/2012)

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/serie-biomas-brasileiros-586536.shtm - Biomas brasileiros. (Acesso 29/03/2012)

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/conservacao-preservacao-623186.shtml - Conservação e preservação. (Acesso 29/03/2012)

Links do portal que poderão ser consultad.s para o planejamento de suas aulas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20695.  A reprodução das plantas. (Acesso31/03/2012)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20694. As plantas e o solo. (Acesso31/03/2012)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38691.  O desmatamento das florestas brasileiras e suas consequências socioambientais – UCA. (Acesso31/03/2012)

Avaliação

É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Assim, como a Pesquisa supõe a avaliação, em um processo contínuo da realidade cotidiana da sala de aula, deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre o Projeto: “Flora brasileira: diversidade e sustentabilidade”, bem como o Subprojeto em questão: “Flora brasileira em extinção”. Também devem ser observados: participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de Pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Observe ainda se os alunos reconhecem a importância da preservação da flora da região onde moram e do Brasil. Se você utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

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