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O tempo da sociedade e o tempo da natureza: tempo histórico x tempo geológico. Iniciação Científica - UCA.

 

20/06/2012

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Visualizar as dimensões temporais de cada etapa de evolução da Terra e da sociedade humana ordenados nas tabelas de tempos geológico e histórico;
  • Conhecer alguns dos principais acontecimentos que provocaram transformações na superfície terrestre no decorrer dos tempos geológico e histórico;
  • Apreender a diferença entre tempo geológico e tempo histórico.
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter a compreensão de que as paisagens podem revelar diversas características dos lugares, como os seus aspectos naturais (formas do relevo, hidrografia, formação vegetal) e os aspectos humanos (costumes da população, arquitetura das edificações, regras sociais, os fluxos de pessoas, mercadorias, animais, águas, dentre outros),

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

Prezado (a) Professor (a),

- A partir dos conhecimentos dos alunos sobre as paisagens e as dinâmicas da natureza e da sociedade, instigue-os a apreenderem que as transformações impostas pelos fenômenos naturais e pelas ações humanas às paisagens terrestres possuem temporalidades diferentes, auxiliando-os a organizarem um Projeto de Pesquisa.

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Atividade 01

O tempo da sociedade e o tempo da natureza

PASSO A PASSO

- Incentive os alunos a estudarem a temática proposta para este projeto, apresentando a letra da música "O tempo não para" de autoria de Cazuza:

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Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/cazuza/o-tempo-nao-para.html>. Acesso em 12/04/2012.

 

O Tempo Não Para

Cazuza

Disparo contra o sol
Sou forte, sou por acaso
Minha metralhadora cheia de mágoas
Eu sou um cara
Cansado de correr
Na direção contrária
Sem pódio de chegada ou beijo de namorada
Eu sou mais um cara

Mas se você achar
Que eu tô derrotado
Saiba que ainda estão rolando os dados
Porque o tempo, o tempo não para

Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas ideias não correspondem aos fatos
O tempo não para

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
Não para, não, não para

Eu não tenho data pra comemorar
Às vezes os meus dias são de par em par
Procurando agulha num palheiro

Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas ideias não correspondem aos fatos
O tempo não para

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
Não para, não, não para

Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas ideias não correspondem aos fatos
O tempo não para

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
Não para, não, não para

- Após ouvirem a música, converse com os estudantes sobre a frase "O TEMPO NÃO PARA". Permita que os alunos reflitam sobre essa ideia e expressem suas opiniões e, posteriormente faça relação com as transformações impostas às paisagens ao longo do tempo seja pela ação humana ou pela força da natureza.

- Instigue-os a imaginarem como era o lugar onde vivem há cerca de cem anos, mil anos e 10 milhões de anos atrás. Agora, convide os discentes a estudarem, utilizando como metodologia uma atividade de iniciação científica cujos passos serão descritos ao longo desta proposta de aula, as diferenças temporais existentes entre as transformações ocorridas na paisagem no decorrer da história da Terra e da humanidade.

-  A pesquisa deverá tomar como ponto de partida a importância de identificar os principais acontecimentos geológicos e históricos em cada faixa de tempo, destacando as principais transformações ocorridas nas paisagens terrestres.

- Explique que um projeto de pesquisa se constitui basicamente das seguintes etapas:

  • tema (o quê pesquisar?),
  • problema (qual pergunta eu quero responder com a pesquisa?),
  • justificativa (por que pesquisar?),
  • objetivos (para que pesquisar - aonde se quer chegar?),
  • metodologia (como chegar? Qual melhor caminho?),
  • resultados (quais as respostas/descobertas?).

 

- Oriente os alunos a formarem grupos de trabalho para facilitar o desenvolvimento das atividades a seguir.

 

Atividade 02

Elaboração do projeto de pesquisa

PASSO A PASSO

Disponível em: <http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index>. Acesso em 22/03/2012.

 

- Caso os alunos ainda não tenham desenvolvido atividades de pesquisa, inicie a aula orientando-os a acessarem o endereço web <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm> (acesso em 23/03/2012) e lerem o artigo intitulado "O projeto de pesquisa", que aborda os elementos que compõem um projeto de pesquisa, para auxiliá-los na elaboração do plano de trabalho.

- Após a compreensão, por parte dos estudantes, do que constitui um projeto de pesquisa, auxilie-os na delimitação do tema. Questione por que é relevante pesquisar esse tema (justificativa), qual pergunta pretende-se responder (situação-problema), para que pesquisar, ou onde se pretende chegar (objetivos) e como será realizada a pesquisa, ou qual é o melhor caminho (metodologia e fontes).

- Explique que o tema desta aula é: O tempo da sociedade e o tempo da natureza: tempo histórico x tempo geológico.

- A próxima etapa é delimitar o problema de pesquisa. Converse com os alunos procurando levantar os seus questionamentos sobre o tema proposto para esta pesquisa. Reforce a ideia de que o pesquisador é instigado por uma inquietação/pergunta, ou seja, pela busca de compreender uma determinada realidade.

- Nesta aula, especificamente, motive os alunos a levantarem questionamentos sobre as diversas temporalidades que existem entre as transformações ocorridas no decorrer dos tempos nas paisagens terrestres, e a partir de suas perguntas, delimite a seguinte questão-problema:

  • Qual a diferença entre tempo geológico e tempo histórico e quais as principais características de cada um?

 

- Permita que os alunos promovam um debate aberto entre os grupos e, em seguida, instrua-os a construírem um fórum de discussão na internet (<http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros) para  promoverem a troca de experiências e reflexões, apresentarem sugestões, e produzirem coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos acerca dos assuntos estudados. Para saber mais sobre a importância de um fórum de debates, acesse o endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/#comment-169>, (acesso em 12/04/2012).

- Agora, reflita com os grupos sobre a importância da justificativa da pesquisa, qual seja: a importância de identificar os principais acontecimentos geológicos e históricos em cada faixa de tempo, destacando as principais transformações ocorridas nas paisagens terrestres.

     

- Solicite aos grupos que pesquisem sobre alguns pontos referentes ao assunto e ao objeto desta pesquisa. Eles devem priorizar as seguintes modalidades de fontes:

  • Artigos científicos;
  • Artigos em revistas de grande circulação;
  • Sites institucionais e voltados a escolares,  que abordem o tema com propriedade.

 

- Instigue-os a buscarem informações em diversas fontes de pesquisa de caráter científico, como Britannica Escola Online <http://escola.britannica.com.br/>, Revista Escola <http://revistaescola.abril.com.br/>, Revista Ciência Hoje<http://cienciahoje.uol.com.br/>, site Scielo: <www.scielo.br/>, sites de revistas de grande circulação, como Veja <http://veja.abril.com.br/>, Isto É <http://www.istoe.com.br/capa>, Caros Amigos <http://carosamigos.terra.com.br/index2/>, dentre outras. 

- Após explicar sobre a importância das fontes de pesquisa, auxilie os alunos a definirem algumas questões que complementam e orientam a investigação da situação-problema (Problemática/questões da pesquisa).

- Apontamos as seguintes questões para essa pesquisa

  • Como era o lugar onde você vive há cerca de cem anos, há mil anos e há 10 milhões de anos atrás?
  • Que elementos poderiam compor a paisagem desse lugar em cada uma dessas épocas?
  • Quais elementos deixaram de existir ou foram transformados?
  • Será que ainda restam alguns elementos remanescentes de outras épocas neste lugar? 

 

- A partir da discussão sobre a problemática da pesquisa, explique aos alunos que a próxima etapa é definir os Objetivos da pesquisa, que constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa.

- Nesta pesquisa, proponha aos alunos os seguintes objetivos:

  • Visualizar as dimensões temporais de cada etapa de evolução da Terra e da sociedade humana ordenados nas tabelas de tempos geológico e histórico;
  • Conhecer alguns dos principais acontecimentos que provocaram transformações na superfície terrestre no decorrer dos tempos geológico e histórico;
  • Apreender a diferença entre tempo geológico e tempo histórico.

 

- Lembre-se de que o papel do orientador da pesquisa é de fundamental importância, acompanhando os grupos e esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática pesquisada.

- Após a definição dos objetivos, comente com os alunos a importância de se definir a metodologia da pesquisa. Discuta os procedimentos e métodos de pesquisa, ou seja, os "caminhos" mais adequados para se chegar aos resultados. Explique que quando se trata dos  "caminhos" da pesquisa, existem diversas possibilidades.

- Sugerimos para esse trabalho, que os oriente a realizarem uma pesquisa bibliográfica (consulta das fontes publicadas sobre o tema),  utilizarem  imagens e fragmentos de textos que remetam a ideia de tempo geológico e tempo histórico, além de uma Atividade de Campo para se observar in locu a presença de possíveis elementos remanescentes de outras épocas no município onde a escola se localiza.

- Para organizar estas atividades, é importante definir com os grupos um cronograma e quais serão os responsáveis por cada etapa/atividade da pesquisa.

- Por fim, explique aos alunos sobre a organização, no decorrer de todo o processo de investigação, para a apresentação dos resultados da pesquisa. Durante todas as etapas de construção do projeto e desenvolvimento da pesquisa oriente os grupos em relação aos registros, produção de textos e socialização dos resultados. 

- Sugerimos que o  registro das descobertas realizadas com esta pesquisa seja feito por meio da produção coletiva (em cada grupo), de um mapa conceitual explicando as características dos conceitos: tempo geológico e tempo histórico, incentivando a cooperação e a colaboração de todos os grupos. Para orientar a construção de um mapa conceitual, acesse o endereço web <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=642> e conheça o projeto "Mapas conceituais: representando e organizando o conhecimento".

 

Atividade 03

Tempo geológico e tempo histórico

PASSO A PASSO

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- Os grupos devem registrar as compreensões das atividades a seguir elaborando um quadro-síntese com uso do laptop e do software Kpresenter.

- Após a elaboração e o registro do projeto de pesquisa, conforme descrito nas atividades anteriores, oriente os alunos a iniciarem o desenvolvimento de cada etapa da pesquisa, a partir da situação-problema:

  • Qual a diferença entre tempo geológico e tempo histórico e quais as principais características de cada um?

 

- Para auxiliar os alunos a explorar essa questão, sugerimos que o professor apresente o software disponível no Portal do Professor <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29168 > (acesso em 12/04/2012), que apresenta a sequência de éons, eras e períodos geológicos (unidades geocronológicas) que dividem a história do planeta Terra. Mostra figuras do globo terrestre que ilustram a posição relativa dos continentes e oceanos e resume os principais acontecimentos geológicos, climáticos e biológicos por meio de textos explicativos sobre eventos importantes de cada época.

- Antes de apresentar o vídeo, peça aos estudantes para ficarem atentos às seguintes questões:

  • Por que existem escalas distintas para registrar as transformações ocorridas no planeta, uma para os eventos naturais e outra  para os eventos humanos?
  •  Quais os principais eventos que provocaram transformações na superfície terrestre, ocorridos no decorrer dos tempos geológico e histórico?

 

 

 

- Para auxiliar os grupos a explorarem as questões anteriores e outras que surgirem a partir da curiosidade dos estudantes, oriente-os a explorarem as fontes de pesquisa levantadas anteriormente que abordam a temática. Sugira livros de Geografia, Ciências, revistas científicas, sites de busca na internet (sugerimos a plataforma Britannica Escola online <http://escola.britannica.com.br/> dentre outros. Acompanhe atentamente as discussões dos grupos a fim de esclarecer as possíveis questões e mediar à construção de novos conhecimentos por parte dos estudantes.

- Em seguida, oriente os grupos para recorrerem às fontes de pesquisa levantadas  (sugerimos os endereços web <http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_tempo_geol%C3%B3gico > e <http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_geral/formacao_da_terra/eras_geologicas >) e visualizarem uma "linha do tempo gráfica" e uma "Tabela do tempo geológico". Peça aos grupos que destaquem as informações que mais lhe chamaram a atenção em cada uma delas.

- Na sequência os estudantes deverão pesquisar sobre os principais eventos humanos e seus respectivos períodos de ocorrência, e construírem uma tabela do tempo histórico (sugerimos o endereço web <http://www.infoescola.com/historia/eras-historicas/>, acesso em 12/04/2012).

- Agora medie um debate entre os grupos refletindo sobre as questões anteriores, e peça que registrem suas compreensões em forma de um quadro, construindo assim o mapa conceitual (Para saber mais sobre Mapa conceitual, acesse o endereço web <http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/>. O objetivo é que os alunos saibam quais foram os principais eventos ocorridos em cada tempo (geológico e histórico) registrados de acordo com o período de tempo em que se processaram.

 

 

Atividade 04

As marcas hisóricas e geológicas na paisagem do lugar

PASSO A PASSO

 

- Inicie as discussões desta etapa da pesquisa a partir da letra da música "Eu nasci há dez mil anos atrás" do cantor Raul Seixas, disponível em <http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48309/ > (acesso em 20/05/2012). Ouçam e cantem a música:

Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás

Raul Seixas

-"Um dia, numa rua da cidade
Eu vi um velinho
Sentado na calçada
Com uma cúia de esmola
E uma viola na mão
O povo parou prá ouvir
Ele agradeceu as moedas
E cantou essa música
Que contava uma história
Que era mais ou menos assim:"

Eu nasci!
Há dez mil'anos atrás
E não tem nada nesse mundo
Que eu não saiba demais...(2x)

Eu vi Cristo ser crucificado
O amor nascer e ser assassinado
Eu vi as bruxas pegando fogo
Prá pagarem seus pecados
Eu vi!...

Eu vi Moisés
Cruzar o Mar Vermelho
Vi Maomé
Cair na terra de joelhos
Eu vi Pedro negar Cristo
Por três vezes
Diante do espelho
Eu vi!...

Eu nasci! (Eu nasci!)
Há dez mil'anos atrás
(Eu nasci há 10 mil anos!)
E não tem nada nesse mundo
Que eu não saiba demais...(2x)

Eu vi as velas
Se acenderem para o Papa
Vi Babilônia
Ser riscada no mapa
Vi Conde Drácula
Sugando sangue novo
E se escondendo atrás da capa
Eu vi!...

Eu vi a arca de Noé
Cruzar os mares
Vi Salomão cantar
Seus salmos pelos ares
Eu vi Zumbi fugir
Com os negros prá floresta
Pr'o Quilombo dos Palmares
Eu vi!...

Eu nasci! (Eu nasci!)
Há dez mil'anos atrás
(Eu nasci há 10 mil anos!)
E não tem nada nesse mundo
Que eu não saiba demais...(2x)

Eu vi o sangue
Que corria da montanha
Quando Hitler
Chamou toda Alemanha
Vi o soldado
Que sonhava com a amada
Numa cama de campanha
Eu li!
Ei li os símbolos
Sagrados de umbanda
Eu fui criança prá
Poder dançar ciranda
Quando todos
Praguejavam contra o frio
Eu fiz a cama na varanda...

Eu nasci! (Eu nasci!)
Há dez mil'anos atrás
(Eu nasci há 10 mil anos atrás!)
E não tem nada nesse mundo
Que eu não saiba demais...(2x)

Não! Não!
Eu tava junto
Com os macacos na caverna
Eu bebi vinho
Com as mulheres na taberna
E quando a pedra
Despencou da ribanceira
Eu também quebrei a perna
Eu também...

Eu fui testemunha
Do amor de Rapunzel
Eu vi a estrela de Davi
Brilhar no céu
E pr'aquele que provar
Que eu tô mentindo
Eu tiro o meu chapéu...

Eu nasci! (Eu nasci!)
Há dez mil'anos atrás
(Eu nasci há 10 mil anos atrás!)
E não tem nada nesse mundo
Que eu não saiba demais...(3x)

 

- Após ouvirem a música, pergunte aos estudantes:

  • A letra desta música faz referência ao tempo geológico ou histórico? Justifique.
  • Destaque os principais eventos citados na letra da música. Estes são eventos humanos ou naturais?

 

- Permita que expressem suas opiniões e reforce que a letra da música retrata eventos humanos ocorridos ao longo do tempo histórico. A partir dessa ideia, oriente os grupos a observarem o espaço do município onde se localiza a escola, buscando refletir sobre as seguintes questões:

  • Como era esse lugar há cerca de cem anos, há mil anos e há 10 milhões de anos atrás?
  • Que elementos poderiam compor a paisagem desse lugar em cada uma dessas épocas?
  • Quais elementos deixaram de existir ou foram transformados?
  • Ainda restam alguns elementos remanescentes de outras épocas neste lugar?
  • Quais foram os principais agentes responsáveis pela transformação da paisagem do seu município?

 

- Com vistas a responder estas e outras questões apontadas pelos grupos, planeje e realize uma Atividade de Campo, ou seja, uma observação in locu de possíveis elementos, humanos ou naturais, remanescentes de outras épocas, presentes na paisagem do município onde se localiza a escola.

- Para apreender essas transformações na paisagem, antes de saírem ao Campo, oriente os grupos a:

  • Pesquisarem, em arquivos públicos, fotografias antigas e compará-las com outras atuais, que mostrem algumas mudanças/semelhanças na paisagem;
  • Levantarem informações sobre as características geológicas do município, que permitam levantar hipóteses sobre como era esse lugar a milhões de anos atrás.

 

- Após sistematizar essas informações, é momento de realizar a Atividade de Campo. Escolha, caso exista no município, um local onde se realize a escavação para exploração comercial de rochas ou minerais, uma área de escavação de fósseis, dentre outras. O objetivo da pesquisa, nesse momento, é verificar as principais mudanças na paisagem decorrentes da ação humana e/ou de fenômenos naturais, e mediar a compreensão, por parte dos estudantes, de que a paisagem de um lugar pode passar por muitas transformações no decorrer dos tempos histórico e geológico. Essas transformações podem deixar marcas, por meio das quais é possível reconstituir o passado de um lugar, compreendendo melhor a maneira como o ser humano, historicamente, ocupa e organiza o espaço onde vive. 

- O  registro das descobertas realizadas com esta atividade poderá ser feito por meio da produção de um relatório coletivo (em cada grupo), incentivando a cooperação e a colaboração de todos os membros do grupo. O relatório deve conter os seguintes pontos:

a) Introdução: apresentar o tema, o local da pesquisa e os objetivos;

b) Discutir as fontes de pesquisa com base nos registros das observações feitas pelos grupos, bem como a análise e discussão dos dados levantados;

c) Considerações finais: apresentar algumas conclusões do grupo com base nas discussões ao longo da Atividade de Campo;

 - Auxilie os alunos na elaboração de cada uma das etapas do relatório, esclarecendo as possíveis dúvidas. Para a socialização dos conhecimentos adquirido a partir da Atividade de Campo deverá ser organizada uma apresentação ilustrativa por cada grupo, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

Atividade 05

Socialização dos resultados da pesquisa e considerações finais

PASSO A PASSO

Fonte: Clip-Art.

- Neste momento, oriente os grupos para que apresentem uma sistematização dos conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa. Esta atividade pode ser realizada ao longo de todo o desenvolvimento da investigação e, ao final, os registros sejam revistos e reconstruídos com o intuito de produzir um texto mais elaborado, com base nos dados coletados no decorrer do processo de pesquisa, propiciando uma reflexão da situação-problema da pesquisa.

- Destaque o significado das considerações finais de uma pesquisa. Os grupos, nesta etapa, devem expressar o que concluíram ao longo de todo o processo e apontar para outras possibilidades de continuação desse estudo, por eles ou por outros pesquisadores interessados no tema.

- Oriente os grupos a elaborarem uma história em quadrinhos utilizando o software HQ. Para saber como trabalhar com os estudantes, oriente-os a acessem o endereço web <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001882/188264por.pdf> (acesso em 12/04/2012) e consultarem o arquivo "HQ - um guia para utilização em sala de aula", elaborado para apoiar professores e professoras no trabalho com as Histórias em Quadrinhos utilizado no Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

 - Destaque com os estudantes que a história deve ilustrar alguns dos principais eventos que provocaram transformações na superfície terrestre, ocorridos no decorrer dos tempos históricos e geológicos. Os acontecimentos devem ser registrados de acordo com o período de tempo em que se processaram. A figura deve, ainda: 

  • Identificar os principais acontecimentos geológicos e históricos em cada faixa de tempo;
  • Destacar as transformações ocorridas nas paisagens terrestres a partir de cada um dos principais acontecimentos geológico e histórico.

 

- Após a elaboração da história em quadrinhos, cada grupo deve apresentar suas compreensões a partir da ilustração, promovendo um debate coletivo em que os estudantes discutam suas conclusões e considerações sobre “O tempo da sociedade e o tempo da natureza: tempo histórico x tempo geológico”.

- Ao final das apresentações, conforme orientações no início dessa proposta, cada grupo deverá entregar um mapa conceitual com os principais pontos discutidos e realizar uma apresentação utilizando slides, usando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os alunos. 

 - Incentive e reforce sobre a importância da participação dos alunos no fórum de discussão na internet a fim de  promoverem a troca de experiências e reflexões, apresentarem sugestões e produzam coletivamente, de forma colaborativa novos conhecimentos a cerca dos assuntos estudados.

 

Professor trabalhe a temática em conjunto com outras áreas! 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. A temática permite estabelecer diálogo com a Biologia, em estudos de Educação Ambiental; com a Língua Portuguesa, na produção e interpretação de textos; com a Matemática, na interpretação de dados estatísticos; com a História, na análise das mudanças nas paisagens ao longo dos tempos geológicos e históricos, dentre outras.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Linha do tempo Animação/simulação
Recursos Complementares

Para saber mais sobre o assunto, consulte:

BRITÂNNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 12/04/2012.

Medidas de tempo. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/tempo/tempo.htm>. Acesso em 12/04/2012. Explicas como medir do tempo baseado no movimento de rotação da Terra.

Os instrumentos de medida do tempo. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25440>. Acesso em 12/04/2012. Aula disponível no Portal do Professor, com a intenção de explicar que em diferentes períodos históricos o homem criou diferentes mecanismos para medir o tempo.

As diferentes maneira dos homens controlarem o tempo: tempo da natureza, tempo do relógio. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24019>. Acesso em 12/04/2012. Aula disponível no Portal do Professor, com a intenção de explicar diferentes maneiras utilizadas pelos homens para contar e controlar a passagem do tempo.

Hora da conversa: bate-papo virtual na escola. Disponível em: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=273>. Acesso em 12/04/2012.

Muito além da cópia e cola. Disponível em: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=273>. Acesso em 12/04/2012.

Objetos criam vida na HQ – produção no computador. Disponível em: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=638>. Acesso em 12/04/2012.

Evolução. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=30635>. Acesso em 12/04/2012.

Construindo a escala geológica. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27402>. Acesso em 12/04/2012.

Tempo geológico e evolução. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=581>. Acesso em 12/04/2012.

 

Sobre Interdisciplinaridade, acesse o endereço web <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/promovendo-interdisciplinaridade-na-escola.htm> e leia o texto "Promovendo a interdisciplinaridade na escola".

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

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