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Marcel Duchamp e o colapso da arte

 

02/08/2012

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a obra do artista Marcel Duchamp;

Entender os elementos de sua obra que causaram o colapso da arte;

Realizar um ready-made;

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhar a aula: Objetos na arte

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26437

Estratégias e recursos da aula

1a Atividade:

O professor deve iniciar sua aula colocando duas questões no quadro:

O que faz um objeto ser arte?

Qual é a importância do gesto do artista para a obra de arte?

 

Promover um debate com os alunos acerca das duas questões. O professor pode elencar no quadro as observações dos alunos sobre as duas questões.

Deve-se incentivar os alunos a observarem a ampliação do conceito de objeto artístico a partir dos movimentos modernos.

Mostrar alguns exemplos:

Cadeau

http://www.historiadaarte.com.br/linha/imagens/Dadaismo/manraycadeau.jpg

 

Telefone LAgosta

Telefone Lagosta – Salvador Dali

http://dc352.4shared.com/doc/k8qWhWH9/preview009.png

 

Desjejum com pelos

Desjejum com pelos - Meret Oppenheim

http://1.bp.blogspot.com/_snyK7GlbhbQ/TBvmev7F9gI/AAAAAAAAD8s/3CF-EcjUBns/s1600/meret-oppenheim-krzneni-dorucak-1938.jpg

 

Retomar os conceitos e imagens sobre Marcel Duchamp e os ready-mades trabalhados na aula sobre “Objetos na arte” (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26437)

Relembrar que Marcel Duchamp foi um importante artista do século XX que iniciou sua carreira na pintura, mas abandonou esse formato artístico para se dedicar a um tipo de arte que confrontasse as convenções do público, às instituições que controlavam as galerias, etc. Suas principais obras são os ready-mades, objetos desviados de sua função original e reposicionados pelo artista, sem grandes alterações, como objeto artístico. Essa postura influencia diretamente os artistas contemporâneos que assim como Duchamp, agregam objetos e diferentes materiais, assumem a postura artística também como obra de arte, confrontam as convenções artísticas muitas vezes impostas pelas instituições. Vemos isso em obras como:

- Acumulações de Arman, da década de 1960/07:

Acumulações

http://4.bp.blogspot.com/_Or1PXIh66bY/Sb1NRobKrwI/AAAAAAAABtg/-RWlIYDmCbw/s1600/arman%2Bmarrtelos.jpg

 

- Performances como as de Marina Abramovich:

Performance

http://2.bp.blogspot.com/-eklUMCC0VQ0/TWY-E10emEI/AAAAAAAAAW4/a__TPXyPtmM/s1600/Abramovic.jpg

- Arte política do ativista Ai Weiwei, que questiona as instituições chinesas no âmbito das artes como também na cultura e na política:

Vaso

http://1.bp.blogspot.com/-DpjhwnVwkng/TZsbCLHtQ_I/AAAAAAAAHQg/70hqZTQGzOk/s1600/ai-weiwei-coca-cola1.jpg

 

O professor pode ainda retomar os objetos artísticos de Duchamp apresentados na aula “Objetos na arte” (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26437) :

A Fonte

A Fonte

http://api.ning.com/files/13vOhiy8YQm3HewJ-ZLx-GZbXH60YkZFMJzrxA4Egk4un5XlcQ6391Qp7Cvp3BQdR7pB8wgxPUEbnlvoAieUgoB4jlkjY52U/05.Duchamp.AFonte.jpg

Um Ruído Secreto

Um Ruído Secreto

http://lh3.ggpht.com/_JDE7aUYVW24/Sm-6v7vwWfI/AAAAAAAAB44/21Krpsekrto/11+Marcel+Duchamp+%E2%80%93+Barulho+Secreto+-+1916.jpg

Roda de Bicicleta

Roda de bicicleta

http://www.artesdoispontos.com/foco/roda-de-bicicleta.jpg

 

Pedir aos alunos que destaquem pontos que chamam a atenção nesse deste tipo de obra.

Tentar levá-los a compreender que o que faz a obra de arte neste contexto é o gesto do artista que deixa de ser um CONFECCIONADOR para ser AQUELE QUE ELEGE, QUE PENSA, QUE TOMA DECISÕES.

Demonstrar que com suas obras, Marcel Duchamp provocou uma importante fissura no sistema de arte moderno, pois com o simples gesto de retirar um objeto de seu lugar natural/ esperado para reposicioná-lo na esfera artística (dentre outras ações) o artista causa um COLAPSO NA ARTE, abrindo diversos precedentes que posteriormente serão identificados na arte contemporânea.

Se os alunos não chegarem a alguns pontos importantes sobre os destaques acerca desse tipo de obra o professor pode elencá-los destacando:

- a questão da APROPRIAÇÃO de objetos. Este tipo de gesto é incorporado no fazer artístico de diversos artistas nas pautas contemporâneas;

- a desmistificação do objeto de arte;

- ganha força questionamentos do tipo: “O que é arte?”; “Arte é o que está no museu?”; “Quem é o artista”

- agregação do ato também como uma obra, o que nos faz lembrar das performances;

- utilização de materiais não convencionais;

- ocupação do espaço de exposição, mudando o foco dos observadores;

 

2a. Atividade:

Utilizar a frase abaixo:

“NOVO – não importa quando tenha sido feito, rompe com os conceitos em que fundamos nosso entendimento das coisas. É aquilo que nos permite ver o que não era visível, ouvir o que era somente ruído, sentir pulsando o que antes parecia em repouso.”

Fonte: Vídeo "29a Bienal de São Paulo: conceito curatorial"

A partir da reflexão sobre a frase, propor aos alunos pequenas ações dentro da escola que criem o novo a partir daquilo que já é conhecido. Em duplas eles devem escolher e reposicionar objetos em outro contexto para causar reações no publico circundante do espaço escolar.

A ideia é levar para a comunidade que frequenta a escola estes conceitos de arte trabalhados nas aulas.

Por exemplo: Cobrir um mural com folhas pretas; Virar uma lixeira vazia de cabeça para baixo; prender uma vassoura no teto como se ela estivesse o varrendo.

Incentive os alunos a encontrar soluções dentro do seu contexto escolar criando provocações para serem vivenciadas pelas pessoas. No horário do recreio, por exemplo, eles devem se posicionar de maneira que consigam presenciar as reações aos objetos modificados. Mas alerte que eles não devem chamar atenção para o trabalho e sim perceber e observar as reações a eles.

Cada dupla deve apresentar as anotações observadas e as considerações que eles fazem sobre o que perceberam e viram.

Recursos Complementares

“29a Bienal de São Paulo: conceito curatorial". Trata-se de um vídeo que pode ajudar o professor com alguns conceitos

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5QlzvtRrEg0

 

Cabanne, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do tempo perdido. Perspectiva, São Paulo, 1984

Avaliação

Avaliar se os alunos compreenderam criticamente a obra de Marcel Duchamp. Eles devem reconsiderar a ideia de gratuidade pela qual na maioria das vezes julgam essa obra.

Avaliar como se deu a compreensão em torno do conceito de “colapso da arte’ através das falas dos alunos nos debates;

Avaliar as apresentações dos alunos sobre as observações das relações entre público e os objetos modificados por eles.

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