21/05/2012
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções do que seja flora, leitura e escrita e sobre a utilização de recursos do tablet e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Webcam, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux. Além disto, é importante que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Para a realização das atividades propostas no desenvolvimento do Projeto, é necessário que você professor já tenha trabalhado com os alunos o que é “Iniciação a Pesquisa Científica”. O próprio termo “Iniciação” significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma preparação preliminar para tal. Para trabalhar um Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcançar os objetivos propostos é necessário seguir as seguintes etapas:
. Escolha do tema: deverá estar vinculada ao gosto dos alunos, pelo assunto a ser trabalhado, pois se este não for do seu agrado, tornará a Pesquisa um exercício de tortura e sofrimento.
. Problematização: é a mola propulsora da Pesquisa. É composta por perguntas relacionadas ao tema da Pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respondê-las, no seu decorrer e na sua conclusão. Os problemas deverão ser criados pelos próprios alunos. Não há limite para o número de problemas, mas é importante que o professor acompanhe de perto essa fase, pois grande quantidade de problemas poderá tornar a Pesquisa repetitiva e cansativa. Os alunos deverão criar questionamentos para delimitarem a abrangência de sua Pesquisa.
Exemplo:
Tema: Plantas carnívoras
Problema: Por que as plantas carnívoras se alimentam de insetos?
O próximo passo:
.Construção das hipóteses: deverá sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas e/ou refutadas, por meio de observação, experimento, coleta e análise de dados, dentre outras técnicas de Pesquisa.
Em seguida é de suma importância traçar a Justificativa e os Objetivos.
.Justificativa: os alunos deverão enumerar as razões pelas quais escolheram o assunto, isto é, devem explicar o interesse sobre o mesmo. Tendo em vista a importância dos alunos conhecerem sobre a “Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação” e especificamente o tema desta aula: “Plantas carnívoras” deverão demonstrar interesse,a fim de investigarem as plantas carnívoras e identificarem suas características, alimentação e importância para a preservação do meio ambiente.
.Objetivos: nesta etapa os alunos detalharão em forma de objetivos gerais e específicos, o que pretendem aprender e ou resolver com a Pesquisa.
Dando continuidade devemos percorrer as demais etapas:
.Seleção das fontes da Pesquisa: nesta etapa os alunos selecionarão os locais onde irão pesquisar sobre o tema escolhido e os recursos que utilizarão para testarem suas hipóteses e responderem sua/s pergunta/s.
.Metodologia: os alunos irão definir como farão a Pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo.
.Cronograma: nesta etapa os alunos deverão registrar: o que fazer, quando e quem.
.Comprovação das hipóteses/ desenvolvimento da Pesquisa: a partir das hipóteses levantadas, utilizando as fontes de Pesquisa, os alunos buscarão refutá-las ou comprová-las, tendo em vista a busca de resposta/s para a problematização.
.Conclusão: deverá expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. É o momento em que irão responder a problematização da Pesquisa.
.Indicação das referências bibliográficas: concluída a Pesquisa, é o momento de cumprir a sua última etapa, que é a indicação das referências bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa.
Concluída a Pesquisa é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar, e se houver espaço para a comunidade externa. A socialização da Pesquisa é um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estará contribuindo com a propagação de saberes necessários para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preservação.
O Projeto de Pesquisa deve ser naturalmente, um instrumento flexível, pronto para ser reconstruído ao longo do caminho empreendido pelo pesquisador. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Dessa forma, o planejamento deverá ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações sempre que for necessário.
Professor, esclarecemos que a quantidade de aulas destinada a cada etapa deste planejamento deverá contemplar os conhecimentos prévios de seus alunos. Lembramos ainda que a aula: “Plantas carnívoras” é um Subprojeto do Projeto “Flora Brasileira: diversidade e sustentabilidade”.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: Um aluno da turma encontrou uma planta diferente e trouxe para a sala de aula. A turma ficou interessada em pesquisar.
Definindo o Tema
Professor, para iniciar, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula.
Explore imagens, leia obras literárias, faça atividades lúdicas, dentre outras ações.
A partir da roda de conversa sobre as diferentes plantas, que vivem na natureza surgiu a curiosidade dos alunos em saber um pouco mais sobre as plantas carnívoras.
Após as discussões proponha a construção de um Projeto de Pesquisa. Explique à eles o que é um Projeto. Para isso faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o que entendem pela palavra Projeto. Ouça suas hipóteses, consultem o dicionário para confirmar o sentido da referida palavra. Poderão também utilizar o tablet ou o laptop Classmate do Projeto UCA para fazerem a Pesquisa acessando o sítio: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php. Acesso em 13/04/2012.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a temática discutida na aula anterior. Converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Deixe claro que serão realizadas diversas atividades algumas delas individualmente e outras em grupo, pois deverão buscar respostas para situações problema.
Logo após, solicite-os que escrevam suas opiniões sobre o tema escolhido. Você poderá fazer assim:
JUSTIFICANDO O PROJETO
Vamos pesquisar sobre as plantas carnívoras e descobrir como elas nascem e do que se alimentam. |
Queremos pesquisar para aprender como as plantas carnívoras conseguem capturar os pequenos animais. |
Nossa curiosidade é descobrir se as plantas carnívoras atacam seres humanos. |
Vamos pesquisar sobre as plantas carnívoras para descobrir qual a sua utilidade para o meio ambiente. |
Queremos saber se as plantas carnívoras têm dentes. |
Fonte: Acervo da autora
Na metodologia os alunos irão definir como farão a Pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo.
Cronograma
Nesta etapa os alunos deverão registrar: o que fazer e quando.
1º Atividade: Escolher o tema do Projeto.
2º Atividade: Justificar o Projeto, definir a metodologia e montar o cronograma.
3º Atividade: Problematizar o tema e levantar as hipóteses.
4ª Atividade: Apresentar aos alunos alguns tipos de plantas carnívoras que existem no meio ambiente.
5ª Atividade: Realizar a leitura de um Texto Informativo sobre os cuidados que devemos ter com as plantas carnívoras.
6ª Atividade: Realizar Trabalho de Campo: visita a uma floricultura da cidade e cultivar plantas carnívoras na escola.
7ª Atividade: Elaborar uma ficha de observação do desenvolvimento das plantas carnívoras.
8ª Atividade: Montar uma exposição sobre plantas carnívoras.
9ª Atividade: Criar cartazes contendo as curiosidades das Plantas Carnívoras, a partir das descobertas da Pesquisa.
10ª Atividade: Concluir a Pesquisa e apresentar as descobertas do Projeto: Plantas Carnívoras, para a família e toda a comunidade escolar.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Todo Projeto de Pesquisa deve ter questões a serem respondidas veja alguns exemplos que cada aluno, individualmente ou em grupos elaborou:
O QUE QUERO PESQUISAR SOBRE AS PLANTAS CARNÍVORAS:
Professor, a problematização assim como toda etapa do Projeto pode ser registrada no caderno em forma de ficha com escrita e ilustrações.
Professor, converse com os alunos sobre o próximo passo construir as Hipóteses que são as possíveis soluções (respostas) para o problema proposto, comprovadas por meio de observação, experimento, coleta e análise de dados.
Hipótese é o que sabemos sobre alguma coisa, podemos estar certos ou não. Portanto, vamos pesquisar para descobrirmos se nossas hipóteses são verdadeiras ou falsas.
O QUE JÁ SABEMOS SOBRE AS PLANTAS CARNÍVORAS:
Em seguida, converse com seus alunos, que para pesquisar precisam buscar as informações sobre o Projeto: as fontes de pesquisas onde irão pesquisar sobre o tema escolhido, quais recursos utilizarão para responderem suas perguntas, dentre outras.
Pergunte aos alunos sobre em quais locais poderão buscar informações sobre o tema do Projeto. As fontes serão:
Professor, o registro deverá ser realizado no caderno ou em uma ficha preparada com antecedência.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
A temática “Plantas Carnívoras” perpassa as diversas áreas do conhecimento, constituindo-se instrumento básico para que os alunos possam conduzir o processo de ensino e de aprendizagem.
O tema favorece a discussão sobre as plantas que possuem papéis importantes para a manutenção do equilíbrio na natureza.
Professor, disponibilize um vídeo para os alunos e promova uma discussão sobre o que são as plantas carnívoras, caso sua escola possua tablets ou laptops, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/brkids_conhecendo_plantas_carnivoras.swf. Acesso em 13/04/2012.
EXPLORANDO O VÍDEO
Professor, o trabalho a ser realizado, após cada vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, organize um diálogo com a turma. Levante alguns questionamentos, tais como:
Professor, nos sítios abaixo você encontra informações para responderem as questões juntamente com os alunos.
Plantas carnívoras: são plantas entomófagas com a habilidade de capturar insetos e animais e, através de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento. São normalmente habitantes de solos pobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrôgenio contido nas proteínas dos animais.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Planta_carn%C3%ADvora. Acesso 13/04/2012.
O que são as plantas carnívoras?
http://mundoplantascarnivoras.blogspot.com.br/2009/09/mensagem-de-teste.html. Acesso 13/04/2012.
As espécies mais conhecidas são:
1- Dionésia
2- Drosera 3- Nepenthes
Imagem 1:
Fonte: http://www.arquitetonico.ufsc.br/biodynamicarchitecture .Acesso 16/04/2012.
Imagem 2:
Fonte: http://www.cecgodoy.pro.br/bancodeimagens/v/plantascarnivoras/drosera/01-poster-drosera-2008-macro-dez-29-061-crop-web.jpg.html . Acesso 17/05/2012.
Imagem 3:
Fonte: http://travel.mongabay.com/pictures/0199_Nepenthes_pitcher_plant.html . Acesso 13/04/2012.
Nos vídeos vocês encontram informações sobre a alimentação, onde vivem e os tipos de solo que as plantas carnívoras preferem.
Os tipos de plantas e os movimentos para se alimentar.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=UT8XPKHQbWQ. Acesso em 12/04/2012.
As plantas carnívoras e suas estratégias.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0O37NoBk0VY. Acesso em 12/04/2012.
Professor, organize os alunos em duplas para registrarem em seu caderno as informações obtidas na Pesquisa.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONHECENDO OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM AS PLANTAS CARNÍVORAS
Professor, disponibilize o texto informativo para os alunos, com ele destaque as informações essenciais para cuidar das plantas carnívoras.
Solo: A planta carnívora deve ser plantada em solo com poucos nutrientes. O importante é nunca plantar em terra e nunca usar adubo.
Água: A maioria das plantas carnívoras gostam de muita água. Deixe um pratinho com água embaixo do vaso ou regue todos os dias. Utilize água sem cloro.
Alimentação: As plantas carnívoras não se alimentam de carne ou de insetos mortos por inseticidas. Para a sua alimentação utilize sempre qualquer tipo de insetos vivos como: moscas, formigas, vespas, besouros, joaninhas. Elas podem capturar vertebrados como: lagartixas, sapos, ratos e até passarinhos, mas isso acontece acidentalmente.
Sol: As plantas carnívoras gostam de sol. Deixe a planta tomar sol o dia todo, assim ela ficará cada vez mais forte.
Local Ideal: Existem 3 requisitos para um local ideal para as suas plantas:
Deve ter um lugar:
1 - Que bata sol.
2 - Que tenha umidade.
3 - Que não tenha muito vento.
Um lugar que costuma ter estas 3 coisas em todas as casas é na parte de dentro de uma janela.
Pragas: Pode parecer estranho, mas as plantas carnívoras também podem ser atacadas por pragas como pulgões e alguns bichinhos que nascem no substrato. Estes podem ser removidos manualmente, com remédios ou deixando a planta submersa em água por 45 minutos.
Fonte: http://www.pabxks.com.br/plantas_carnivoras/cuidados.html. (Texto readaptado por esta autora, a partir desta fonte).
Em seguida, promova um diálogo para que os alunos expressem oralmente o que descobriram sobre as plantas carnívoras. Faça intervenções para que eles: digam quais são os cuidados básicos que devemos ter com as plantas carnívoras; comparem suas necessidades com as de outras plantas; reconheçam suas características e descubram em que local são encontradas. Ao final, peça que colem o texto informativo e as conclusões às quais chegaram, no caderno de Projeto.
Professor, cole a atividade xerocada no caderno de Projeto e peça aos alunos que realizem as atividades propostas.
PLANTAS CARNÍVORAS
TEXTO SURPRESA
O texto abaixo fala um pouco sobre as plantas carnívoras. Nele, há algumas palavras que foram retiradas e podem ser encontradas no CAÇA PALAVRAS, que se segue.
Pode ficar tranquilo, que elas não comem _______. Apesar do nome, também não comem _______. As plantas carnívoras gostam mesmo é de um bom inseto, seja uma mosca apetitosa, um gafanhoto gostoso, um delicioso besouro ou uma borboleta docinha. Existe uma única exceção: a nepenthes rajah, que vive em Bornéu, na ____________. Essa pode ser considerada uma verdadeira planta carnívora: devora passarinhos, lagartos e até pequenos ________!
Algumas das plantas ___________ têm uma arma super poderosa na caça aos insetos: o perfume de seu néctar. Quando um inseto é atraído pelo ___________ e se aproxima, a danada da flor aprisiona o coitadinho com gotas de uma substância gosmenta.
Outras espécies de plantas carnívoras atraem insetos pelo brilho dessas substâncias. Há ainda aquelas mais ousadas, que fecham suas _________ com grande rapidez, engolindo os pequenos bichos como se fechassem uma bocarra.
As plantas carnívoras então envolvem o animal com substâncias digestivas produzidas por uma glândula especial que só elas produzem. No processo de digestão, elas retiram de suas vítimas os elementos de nutrição que não encontram no _______, de onde as raízes normalmente tiram o sustento dos vegetais.
Os cientistas acreditam que as plantas carnívoras sejam espécies muito ___________, de até 65 milhões de anos. Hoje, elas correm o risco de __________. A dificuldade de capturar insetos em certos ambientes pode levá-las à extinção.
( Adaptado pela autora desta aula, de www.canalkids.com.br )
Procure as palavras que faltam e escreva-as no lugar correto do texto, de modo que o mesmo tenha sentido:
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Responda as seguintes perguntas, sobre o texto:
2. Qual é a única planta carnívora capaz de se alimentar com animais vertebrados?
R: ________________________________________________________________________________________________
3. De quantas e quais formas a planta carnívora captura suas ‘vítimas’?
R: ________________________________________________________________________________________________
4.Por que as plantas carnívoras são parte de uma espécie que pode desaparecer?
R: ________________________________________________________________________________________________
Fonte: http://professorajanainaspolidorio.files.wordpress.com/2010/10/plantas-carnivoras-texto-lacunado-aluno.doc. Acesso em 13/04/2012.
6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, juntamente com os alunos procurem um local na sua própria cidade para um Trabalho de Campo. Pode ser uma floricultura que tenha algumas plantas carnívoras.
Caso sua escola possua tablets ou laptops, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo, a fim de conhecerem alguns tipos de plantas carnívoras:
http://www.sempretops.com/curiosidades/plantas-carnivoras-fotos-e-curiosidades/. Acesso 13/04/2012.
Que tal! Cultivar plantas carnívoras na escola?
Para ter plantas carnívoras na escola, será necessário encontrá-las em floriculturas da sua cidade e vocês podem comprar as sementes ou as plantas já crescidas.
Materiais necessários:
Para a sua alimentação utilize sempre qualquer tipo de insetos vivos como: moscas, formigas, vespas, besouros, joaninhas ou outros insetos que elas mesmas capturam.
7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, elabore uma ficha de observação do desenvolvimento das plantas carnívoras para que os alunos possam acompanhar frequentemente.
DIA |
OBSERVAÇÃO ESCRITA |
ILUSTRAÇÃO DAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO |
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Fonte: Acervo da autora.
Professor, além dos registros escritos outra estratégia é utilizar o tablet e o laptop para filmar e no final da observação editar um vídeo para apresentá-lo às outras turmas da escola.
Para filmar utilize o laptop Classmate e acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Se optar poderá utilizar outros recursos tecnológicos para filmar.
Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Após, o registro converse com os alunos sobre as etapas de desenvolvimento das plantas e os cuidados que devemos ter com as mesmas.
8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare junto com os alunos a exposição das plantas carnívoras na escola. Para isso selecione junto com eles quais irão expor. Confeccione etiquetas para as informações e curiosidades de cada planta, contendo seus nomes e utilidade.
9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, solicite para os alunos, que façam uma Pesquisa em grupo, onde deverão buscar curiosidades sobre as plantas carnívoras, a fim de elaborem cartazes informativos para divulgar em toda a comunidade escolar.
Se preferir utilize tablet ou laptop, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Veja algumas sugestões de sítios:
CURIOSIDADES:
Fonte: http://toca-das-ciencias6b.blogspot.com.br/2010/05/plantas-carnivoras-trabalho-de-sofia.html. Acesso 13/07/2012.
Fonte:http://arquivom.wordpress.com/2011/07/20/curiosidades-sobre-as-plantas-carnivoras/ acesso em 18/05/2012.
Fonte: http://www.putsgrilo.com/curiosidades/as-10-plantas-carnivoras-mais-exoticas-e-curiosas-do-mundo/. Acesso 13/04/2012.
(1)atrair,
(2)prender, e
(3)digerir formas de vida animais.
Fonte: http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Portugues/first.html. Acesso 13/04/2012.
Fonte: http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Portugues/first.html. Acesso 13/04/2012.
Nesta proposta de elaborar cartazes, os alunos poderão utilizar o programa Tux Paint do laptop Classmate, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração.
Ao terminar organize um arquivo em um pendrive. Imprima o texto que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados e distribuídos pela escola para seus usuários.
10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONCLUINDO A PESQUISA
Ao partir para a etapa final do Projeto é importante que os alunos tenham compreendido características, alimentação e cuidados com as plantas carnívoras e sua relevância para a flora.
Professor, crie uma forma de registro no qual os alunos exponham suas conclusões, após testarem as hipóteses. Agora, é o momento em que irão responder a problematização da Pesquisa. Veja o exemplo:
Nosso Projeto já está chegando a etapa final, é bom saber tudo que você aprendeu e a que conclusões chegou.
Para isso, lembre – se de que sua problematização era:
Algumas das plantas carnívoras têm uma arma super poderosa na caça aos insetos: o perfume do seu néctar. Quando um inseto é atraído pelo perfume e se aproxima, a danada da flor aprisiona o coitadinho com gotas de uma substância gosmenta.
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Fonte: Acervo da autora.
Ao concluir a Pesquisa, é o momento de cumprir a sua última etapa, que é a indicação das Referências Bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa. Os alunos deverão coletar as referências utilizadas no decorrer do Projeto.
Em seguida, é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.
Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula.
Logo após, no dia posterior, peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, enfim, quais ações devem realizar para protegerem a flora que está próxima de sua moradia e também a flora brasileira.
Sugestões de links para alunos:
Cultivando Plantas Carnívoras no Brasil e no mundo, nele encontram informações sobre características, alimentação, habitat e evolução:
http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Portugues/first.html. Acesso em 12/04/2012.
Sugestões de links para professores:
Origem das Plantas Carnívoras, veja as fotos com diferentes mecanismos de captura de alimentos.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13574. Acesso em 11/04/2012.
Os Projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
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08/06/2012
Cinco estrelaso projeto é muito bom estava precisando de um norte. me ajudou muito ,e a colaboração em termo didatico é exelente