Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Plantas Alimentícias: verduras e legumes – UCA / Metodologia Científica

 

21/05/2012

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os tipos de plantas alimentícias;
  • Reconhecer semelhanças e diferenças entre verduras e legumes;
  • Conscientizar sobre a importância das plantas e da natureza no ambiente urbano;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 600 minutos – 10 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções: do que seja flora, leitura e escrita; sobre a importância das plantas alimentícias e a utilização de recursos do tablet e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, KWord do sistema operacional Linux. Além disto, é importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Para realização das atividades propostas no desenvolvimento do Projeto, é necessário que você professor já tenha trabalhado com os alunos o que é “Iniciação a Pesquisa Científica”. O próprio termo “Iniciação” significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma preparação preliminar para tal. Para trabalhar um Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcançar os objetivos propostos é necessário seguir as seguintes etapas:

  . Escolha do tema: deverá estar vinculada ao gosto dos alunos, pelo assunto a ser trabalhado.

  . Problematização: é  a mola propulsora da Pesquisa. É composta por perguntas relacionadas ao tema da Pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respondê-las, no seu decorrer e na sua conclusão. Os problemas deverão ser criados pelos próprios alunos. Não há limite para o número de problemas, mas é importante que o professor acompanhe de perto essa fase, pois grande quantidade de problemas poderá tornar a Pesquisa repetitiva e cansativa. Os alunos deverão criar questionamentos para delimitarem a abrangência de sua Pesquisa.


Exemplo:
Tema: Plantas Alimentícias: verduras e legumes

Problema: Por que precisamos comer verduras e legumes?

 O próximo passo:

 . Construção das hipóteses: deverá sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas e/ou refutadas, por meio de observação, experimentação, coleta e análise de dados, dentre outras técnicas de Pesquisa.

Em seguida, é de suma importância traçar a Justificativa e os Objetivos.

 . Justificativa: os alunos deverão enumerar as razões pelas quais escolheram o assunto, isto é, devem explicar o interesse sobre o mesmo. Tendo em vista a importância dos alunos conhecerem sobre a “Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação” e especificamente o tema desta aula: “Plantas Alimentícias: verduras e legumes” .

Objetivos: nesta etapa os alunos detalharão em forma de objetivos gerais e específicos, o que pretendem aprender e ou resolver com a Pesquisa.

Dando continuidade devemos percorrer as demais etapas:

. Seleção das fontes da Pesquisa: nesta etapa os alunos selecionarão os locais onde irão pesquisar sobre o tema escolhido.

. Metodologia: os alunos irão definir como farão a Pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo.

. Cronograma: nesta etapa os alunos deverão registrar: o que fazer, quando e quem.

. Comprovação das hipóteses/ desenvolvimento da pesquisa: a partir das hipóteses levantadas, utilizando as fontes de Pesquisa, os alunos buscarão refutá-las ou comprová-las, tendo em vista a busca de resposta/s para a problematização.

. Conclusão: deverá expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. É o momento em que irão responder a problematização da Pesquisa.

 . Indicação das referências bibliográficas: é o momento de cumprir a sua última etapa, que é a indicação das referências bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa.

Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto você poderá sugerir que os alunos utilizem um caderno para anotar todas as informações obtidas. Poderá ainda ser organizado um “dossiê” (coletânea de todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do Projeto. Registros dos alunos, organizados pela professora nos quais podem ser vislumbradas todas as etapas do Projeto, desde o seu início até a culminância). Tanto o caderno quanto o "dossiê" serão importantes para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do Projeto.

Professor, esclarecemos que a quantidade de aulas destinada a cada etapa deste planejamento deverá contemplar os conhecimentos prévios dos alunos. Lembramos ainda que a aula: “Plantas Alimentícias: verduras e legumes” é um Subprojeto do Projeto “Flora Brasileira: diversidade e sustentabilidade”.

 Importante: Só inicie a Pesquisa quando os alunos estiverem cientes do que é uma Pesquisa Científica e sobre as partes que a compõe.

 1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 RODA DE CONVERSA

Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: Um aluno da turma trouxe alguns livros da Coleção “A fantasia dos vegetais” (VILLA, Eduardo. Coleção A Fantasia dos Vegetais. São Paulo: DCL, 1997.), para a sala de aula. A turma ficou interessada em pesquisar sobre as plantas alimentícias: verduras e legumes que existem na natureza.

 Definindo o Tema

Professor, para iniciar, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula. Explore imagens, leia obras literárias, faça atividades lúdicas, dentre outras ações. 

  • Obra literária: “Brincando com os alimentos”

BONATO, Juliana. Brincando com os alimentos. Editora Metha. São Paulo,2008.

Sinopse:

Através do livro "Brincando com os Alimentos", procuramos transmitir às crianças, com recursos lúdicos, conhecimentos básicos sobre alimentação, levando-se em conta que a faixa etária do pré-escolar é uma idade importante para a fixação dos hábitos alimentares que serão levados para o futuro. O livro busca através da educação nutricional, trabalhada com muito carinho nesta obra, despertar na criança o prazer de se alimentar e a consciência de que uma boa alimentação pode proporcionar benefícios presentes e futuros.

Neste sítio você encontra legumes, verduras e frutas de acordo com as estações do ano.

 verduras plantas alimenticias legumes

Fonte:  http://ronaldorossi.com.br/blog/category/frutas-e-legumes-da-estacao/. Acesso em 14/04/2012.

  •   A horta

 legumes e verduras  

Fonte: http://cecaneunb.wordpress.com/category/leia-sobre/. Acesso em 14/04/2012.

A partir da roda de conversa sobre legumes e verduras, que existem na natureza, surgiu a curiosidade dos alunos em saberem um pouco mais sobre as plantas alimentícias.

Após as discussões proponha a construção de um Projeto de Pesquisa. Explique à eles o que é um Projeto. Para isso, faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o que entendem pela palavra Projeto. Ouça suas hipóteses, consulte o dicionário para confirmar o sentido da referida palavra. http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php. Acesso em 14/04/2012.

 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, retome a temática discutida na aula anterior. Converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Deixe claro que serão realizadas diversas atividades algumas delas individualmente e outras em grupo, pois deverão buscar respostas para as situações problema.

Logo após, solicite-os que escrevam suas opiniões sobre o tema escolhido. Você poderá fazer assim: 

JUSTIFICANDO O PROJETO

Vamos pesquisar sobre a importância de se comer legumes e verduras todos os dias.

Vamos pesquisar como nascem as plantas alimentícias.

 

Nossa curiosidade é descobrir quais as diferenças entre legumes e verduras.

Queremos aprender a cuidar de uma horta com as plantas alimentícias.

                                         Fonte: Acervo da autora.

 Solicite aos alunos, que as registrem no caderno de Projeto ou no “dossiê” e posteriormente as leiam para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma justificativa. Depois, registre na lousa cada justificativa e o nome do aluno que a elaborou.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 PROBLEMATIZANDO

Todo Projeto de Pesquisa deve ter questões a serem respondidas veja alguns exemplos: 

             O QUE QUERO PESQUISAR SOBRE OS LEGUMES E VERDURAS:

  • Como as plantas da horta nascem?
  • Qual a diferença entre os legumes e as verduras?
  • Por que tenho que comer verduras?
  • Como lavar os legumes e as verduras corretamente?

Professor, a problematização assim como toda etapa do Projeto pode ser registrada no caderno em forma de ficha com escrita e ilustrações.

 LEVANTANDO AS HIPÓTESES

Professor, converse com os alunos sobre o próximo passo, construir as Hipóteses que são as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas por meio de observação, experimentação, coleta e análise de dados, dentre outras atividades. Hipótese é o que sabemos sobre alguma coisa, pode estar certa ou não. Portanto, vamos pesquisar para descobrirmos se nossas hipóteses são verdadeiras ou falsas.

             O QUE JÁ SABEMOS SOBRE OS LEGUMES E VERDURAS:

  • As plantas da horta nascem pelas sementes que são plantadas na terra.
  • Os legumes são vegetais e as verduras aquelas plantas folhosas que se comem em saladas, como coentro, alface, repolho, couve, etc.
  • Tenho que comer legumes e verduras porque eles são ricos em vitaminas para o meu corpo.
  • Lavar os legumes e verduras com água.

 AS FONTES DE PESQUISA

 Em seguida, explique aos alunos que para pesquisarmos precisamos buscar as informações sobre o nosso Projeto. E que as Fontes de Pesquisas são os locais onde os alunos irão pesquisar sobre o tema escolhido.

Pergunte aos alunos em quais locais poderão buscar informações sobre o tema do Projeto.

As fontes serão:

  • dicionários
  • livros
  • vídeos
  • trabalho de campo (feira livre, sacolão e supermercado)
  • revistas
  • fotografias, dentre outras

Professor, o registro deverá ser realizado no caderno de Projeto ou em uma ficha preparada com antecedência.

Na Metodologia os alunos irão definir como farão a Pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo:

  • Descobrir a importância das plantas alimentícias para os seres humanos;
  • Pesquisar e ler obras literárias sobre os legumes e verduras;
  • Assistir vídeos;
  • Realizar trabalho de campo em feiras, sacolão ou supermercado;
  • Construir uma horta diferente;
  • Apresentar as descobertas realizadas.

 Cronograma: nesta etapa os alunos deverão registrar: quando, o que fazer e quem.

 QUANDO        O QUE FAZER                                                           QUEM

1º passo:     Escolher o tema do Projeto.                             Alunos e professor.

2º passo:     Justificar o Projeto.                                             Alunos e professor.

                       Definir a metodologia

                       Montar o cronograma.

3º passo:     Problematizar o tema.                                         Alunos e professor.

                       Levantar as hipóteses.

4º passo:     Interpretar um poema sobre alimentação.     Alunos e professor.

                      Conceituar a diferença entre legumes e

                       verduras.                                                                    

5º passo      Listar os nomes dos legumes e verduras       Alunos e professor.          

                      de sua preferência e elaborar cartazes.                                          

6º passo:    Preparar algumas saladas e sanduíches         Alunos e professor.

                      com os legumes e as verduras.                                

7º passo:     Realizar Trabalho de Campo: na feira,              Alunos e professor.

                       no  sacolão  ou no supermercado de

                       sua cidade.                               

8º passo:    Construir de uma horta vertical.                             Alunos e professor.

9º passo:    Realizar atividades e jogos sobre os temas       Alunos e professor.

                      abordados.                     

10º passo:   Concluir a Pesquisa e apresentar as                  Alunos, professor.

                        descobertas do Projeto para

                         familiares e comunidade escolar.                                                              

  4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

 A temática “Plantas Alimentícias: legumes e verduras perpassa as diversas áreas do conhecimento, constituindo-se instrumento básico para que os alunos possam conduzir o processo de ensino e de aprendizagem.

O tema favorece a discussão sobre a importância das plantas alimentícias para os seres humanos. Uma alimentação saudável é um hábito que precisa estar presente no dia a dia.

 Disponibilize o poema abaixo para a turma, peça aos alunos, que o colem no caderno de Projeto. Depois leiam com seus colegas e conversem sobre o assunto principal: “As plantas alimentícias”.

  Laranjeira

 Baltazar de Godoy Moreira

 

Uma linda sementinha

Em meu quintal descobri

Alva!  Macia, limpinha!

– Minha linda sementinha

Que posso fazer de ti?

 

Faze uma covinha rasa

Com boa vontade e amor,

No quintal de tua casa,

Onde haja luz e calor.

Deixa-me lá, por favor.

 

Um dia quando tu fores

Moça, formosa e faceira.

Terei um tronco encorpado,

E uma ramada altaneira.

 

Cheia de frutos e flores

Então, com maior agrado

Darei para o teu noivado,

Os botões de laranjeira

Fonte: http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/09/20/laranjeira-poema-infantil-de-baltazar-de-godoy-moreira/. Acesso em 16/04/2012.

Em seguida, converse com os alunos sobre o poema. Levante alguns questionamentos:

  • Do que as plantas precisam para crescerem?
  • Porque os alimentos são importantes para a nossa vida?
  • Você come diariamente frutas, legumes e verduras?
  • Quais as frutas, legumes e verduras que você tem o hábito de comer?

O hábito de comer legumes e verduras pode evitar doenças provocadas pela falta de nutrientes e prevenir outras: quem consome grande quantidade desses alimentos garante o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminui a chance de desenvolver doenças, como a obesidade. As verduras e os legumes são importantes fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. Mas, qual a diferença entre legumes e verduras?

Peça aos alunos que procurem no dicionário o significado das palavras:

  • Legume
  • Verdura

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio Junior: dicionário escolar da Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2011.

 Dicionário on line: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php. Acesso em 10/04/2012.

Que tal, propor aos alunos uma Pesquisa utilizando o tablet ou o laptop Classmate, acessando no último o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), para descobrirem informações sobre a diferença entre legumes e verduras. Acessem o sítio abaixo:

Qual a diferença entre hortaliças, legumes e verduras?

Hortaliça é todo o vegetal cultivado em horta. Legumes são os vegetais em que o que se come não são as folhas (exemplos: couve-flor, brócolis ou tomates).Costuma-se chamar de verduras os vegetais cuja parte comestível é folhosa (exemplos: alface, agrião e rúcula).

 http://portaldocoracao.uol.com.br/nutrico/qual-a-diferenca-entre-as-hortalicas-legumes-e-verduras.Acesso em 14/04/2012.

 Depois, da Pesquisa solicite aos alunos que registrem suas conclusões no caderno de Projeto, da seguinte maneira:

 Que legal! Hoje fizemos uma Pesquisa para descobrimos a diferença entre legumes e verduras. Agora, escreva abaixo as suas conclusões.

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

 

menino 

Peça para os seus familiares lerem as dicas tiradas do sítio abaixo:

Dicas para incluir verduras e legumes na alimentação das crianças:

  • Peça para elas ajudarem a comprar, limpar, descascar ou cortar as hortaliças para que se familiarizem com os vegetais.
  • Deixe as crianças decidirem as hortaliças do jantar ou as que serão utilizadas na salada. Ao participar elas podem se comprometer em comer.
  • Dê um bom exemplo para as crianças ao consumir e deixar sempre disponível à mesa: legumes e verduras nas refeições principais.
  • Sirva hortaliças cortadas como parte de lanches da tarde.
  • Introduza hortaliças aos poucos em pratos como arroz, feijão, sopas, panquecas e risotos todos os dias até conseguir incluir na forma de saladas.

 Observe as reações da criança ao introduzir uma hortaliça nova, caso ela não goste, espere um pouco e tente novamente em outra preparação.

 http://www.jornallivre.com.br/104855/qual-a-diferenca-entre-legumes-e-verduras.html. Acesso em 14/04/2012.

  Converse com a criança sobre os hábitos de alimentação da sua família. Depois, faça uma lista do que será necessário mudar para se ter uma alimentação saudável incluindo as plantas alimentícias: legumes e verduras.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Os legumes e as verduras são importantes para nossa sobrevivência, pois fornecem muitas vitaminas, sais minerais, fibras e energia para poder brincar e se movimentar.

Professor, converse com os alunos sobre os legumes e as verduras que preferem ou fazem o hábito de consumo, liste no quadro negro o nome de cada planta alimentícia. Em seguida, organize-os em grupos para realizarem uma Pesquisa contendo curiosidades e informações referentes a cada alimento.

Para isso utilizem o tablet ou o laptop Classmate, para acessarem a internet e descobrirem informações sobre a diferença entre legumes e verduras. Acessem os sítios abaixo:

 http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/vivamelhor/frutas_verduras_legumes.htm. Acesso em 14/04/2012.

http://www.jornallivre.com.br/104855/qual-a-diferenca-entre-legumes-e-verduras.html. Acesso em 18/05/2012.

Ao terminarem a Pesquisa, proponha que os alunos, organizados em grupos, elaborem cartazes contendo as curiosidades e as informações pesquisadas  sobre as plantas alimentícias: legumes e verduras.

Vocês poderão utilizar papel, canetinhas, massinhas, giz de cera, revistas e cola.

Nesta proposta de elaborar cartazes os alunos poderão utilizar o tablet ou o programa Tux Paint do laptop Classmate, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração.

 

menino  

Escolha com seus familiares alguns legumes ou verduras de sua preferência, e traga na próxima aula, iremos preparar uma degustação na sala de aula.Observação: Os legumes deverão estar cozidos.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, converse com os alunos sobre quais são os legumes e as verduras de sua preferência, depois prepare com a ajuda deles, na sala de aula, algumas saladas e sanduíches com os legumes e as verduras. Monte com a ajuda de todos, uma degustação para os colegas de outras turmas. Veja algumas sugestões:

  • Sanduíche com legumes, verduras e pão:

sanduiche 

  Fonte: http://cantinasaudavel.blog.terra.com.br/. Acesso em 14/04/2012.  

 

  • Salada colorida de legumes:

 salada colorida

 http://cybercook.terra.com.br/receita-de-salada-colorida-de-legumes.html?codigo=8960. Acesso em 14/04/2012.

salada 

http://tomatealegrioso.blogspot.com.br/2010/06/nossa-1-poooost-uau-e-eu-vou-falar.html. Acesso em 14/04/2012.

 Lembrete:

O tomate é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae). Embora coloquialmente considerado verdura  é, na verdade, um fruto. De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões. http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomate. Acesso em 14/04/2012.

 Como limpar os legumes e verduras?

  • Frutas, saladas ou legumes e verduras cozidos, antes de irem para a mesa, precisam ter a garantia de que estão livres de bactérias e larvas.
  • SOLUÇÃO DE VINAGRE: A receita diz que é preciso colocar duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Daí, é só deixar as verduras e as frutas mergulhadas neste preparado por 30 minutos.
  • SOLUÇÃO DE ÁGUA SANITÁRIA: Também chamada de solução clorada ou de hipoclorito de sódio, é só colocar uma colher de sopa para um litro de água e deixar os alimentos por 15 minutos para eliminar larvas e bactérias.
  • SOLUÇÃO COM HIDROSTERIL: Vendido em supermercados, farmácias e até feiras livres, é um preparado com hipoclorito de sódio e permanganato de potássio estabilizados que ajuda a higienizar os alimentos, eliminando larvas e bactérias.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/47/artigo50498-1.asp acesso em 18/05/2012.

Professor, oriente os alunos a fotografarem ou filmarem utilizando o tablet ou a Webcam do laptop Classmate.

Para filmar acesse no laptop: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Ao terminar proponha a apresentação da filmagem para a turma.

Para visualizar o vídeo, clique no ícone: Visualizador de Imagens(Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

menino 

Jogando com a família:

Aproveite que você está com as hortaliças fresquinhas na memória e jogue o jogo da memória da horta. Utilize no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), para acessar o jogo online da memória. O tablet também poderá ser utilizado, desde que o jogo esteja instalado no mesmo.

  •  Jogo da memória:

http://www.educacaoadventista.org.br/fundamental-2/curiosidades/776/qual-a-diferenca-entre-legumes-e-verduras.html. Acesso em 14/04/2012.

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize junto com os alunos um passeio na feira, sacolão ou no supermercado de sua cidade. Peça que observem alguns aspectos durante o trabalho de campo:

Seção dos legumes e verduras.

Preço dos alimentos.

Variedade das plantas alimentícias.

Como os legumes e verduras estão organizados.

Ao retornar à sala de aula elabore juntamente com os alunos, um pequeno texto coletivo sobre o trabalho de campo, relatando os preços, variedades das plantas alimentícias e as observações que fizeram no passeio.

Para o registro você poderá utilizar o tablet ou o laptop utilizando neste último o programa: KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos).

Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram e solicite que os mesmos, façam os seus desenhos para serem divulgados no mural da escola.

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, prepare um vídeo para discutir com os alunos sobre a criação de uma horta vertical em local com pouco espaço.

Solicite que assistam ao vídeo e observem:

Os materiais necessários.

Os passos de construção da horta.

Os tipos de plantas que podemos plantar.

Peça que utilizem o laptop acessando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e assistam a reportagem sobre a horta que pode ser feita em ambientes com poucos espaços. O tablet também poderá ser usado.

http://www.youtube.com/watch?v=qYiGMMzFFM8&feature=endscreen&NR=1. Acesso em 14/04/2012.

 Outra sugestão de vídeo sobre a construção de horta vertical:

http://www.youtube.com/watch?v=DU0TtHMleiY. Acesso em 14/04/2012.

 Professor, peça os materiais com antecedência para a construção de uma horta vertical.

Cada aluno montará sua horta utilizando garrafas pet.

As garrafas plásticas podem ser reaproveitadas para cultivar vegetais de pequeno porte, temperos e ervas medicinais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. A ideia é aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo para montar hortas em casas, apartamentos ou mesmo no local de trabalho. É uma forma popular de se apropriar de técnicas existentes, que são sustentáveis, viáveis e econômicas.

MATERIAL NECESSÁRIO

- Garrafa PET de 2 litros vazia e limpa.

- Tesoura.

- Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame. Para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa PET.

- Terra.

- Muda de planta.

MODO DE FAZER

Corte a garrafa PET, como na foto abaixo.

 garrafa pet

Para fixar as garrafas, devemos fazer dois furos no fundo da garrafa e dois na parte superior da garrafa. Dá pra entender direitinho olhando bem a foto acima. Além dos furinhos para passar a corda, é necessário um pequeno furo no fundo da garrafa. A água usada para regar a muda precisa escoar.

Depois disso, passe a corda por um furo e puxe pelo outro.

Muitas pessoas nos perguntaram como fazer para as garrafas não “escorregarem” pela corda ( barbante ou cordoalha). Pensando nisso, elaboramos dois desenhos, com duas sugestões.

- Para quem usar corda de varal ou barbante:
modelo



- Para quem usar cordoalha ou arame:

modelo 2



Depois, basta esticar e fixar a corda na parede.

horta   

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/aprenda-a-fazer-a-horta-de-garrafa-pet-do-lar-doce-lar Acesso em 14/04/21012. (Texto adaptado por esta autora, a partir desta fonte).

Professor, você poderá solicitar a ajuda dos familiares para a construção da horta na escola. (Escolher o local, manter os cuidados necessários no cultivo das plantas: regar, adubar o solo e controlar a exposição das plantinhas ao sol, entre outros). Cada espécie requer um tratamento diferente, por exemplo: algumas precisam de água todos os dias, enquanto outras devem ser regadas, apenas, uma vez por semana. Investigar com os alunos, de acordo com o que plantarem, os cuidados necessários para cada planta.

 Cada aluno deverá observar e registrar em uma ficha alguns dados de sua planta: nome, quantidade de água, tempo de crescimento. Cuidando diariamente da sua planta.

 9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, agrupamos nesse momento algumas atividades e jogos sobre os temas abordados. Você poderá realizar as atividades à medida que os alunos forem pesquisando os temas.

  • O Jogo a Cenoura Perdida

jogo 2 

 Fonte: http://pt.yupis.org/jogos/a-cenoura-perdida/. Acesso em 14/04/2012.

  •   Quebra cabeça
  •  

jogo 

 Fonte: http://professorafrancy.blogspot.com.br/2012/02/quebra-cabeca-frutas-e-legumes.html. Acesso em 14/04/2012. 

  •  Caça palavras

atividade 1

 Fonte: http://ferinhasdosaber.blogspot.com.br/2009/08/caca-palavras-legumes.html. Acesso em 14/04/2012.

  •   Cruzadinha

cruzadinha

 Fonte: http://profeeuta.blogspot.com.br/2010/07/cruzadinha-de-legumes.html. Acesso em 14/04/2012.

 

  • Complete a carta enigmática

carta

 

carta 2  

 Fonte: http://profeeuta.blogspot.com.br/2012/03/carta-enigmatica.html. Acesso em 14/04/2012.

   10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 CONCLUINDO A PESQUISA

Ao partir para a etapa final do Projeto é importante que os alunos tenham compreendido a importância das plantas alimentícias no dia a dia e sua relevância para a saúde.

Professor, crie uma forma de registro no qual os alunos expõem suas conclusões, após testarem as hipóteses. Agora, é o momento em que irão responder a problematização da Pesquisa. Veja o exemplo:

Nosso Projeto já está chegando à etapa final, é bom saber tudo que você aprendeu e a que conclusões chegou.

Para isso, lembre – se de que sua problematização era:

 

  • Por que tenho que comer verduras?

             Os legumes e verduras fornecem muitas vitaminas, sais minerais, e energia para poder brincar e se movimentar.

 

Fonte: Acervo da autora

Agora chegou o momento de cumprir a sua última do Projeto, que é a indicação das Referências Bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites e outras), que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa. Os alunos deverão coletar as referências utilizadas no decorrer do Projeto.

Em seguida, é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula.

Logo após, no dia posterior peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil de realizarem.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

BELINKY, Tatiana. O Grande Rabanete. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1999.

  • Em deliciosos versos, os alimentos contam as vantagens nutritivas de se comer, verduras, frutas e legumes.

BELINKY, Tatiana. Cesta da Dona Maricota. 14. ed. São Paulo: Paulista, 2012.

  • Vídeo da Música: Verde que te quero incentivo para comer legumes e verduras

http://www.youtube.com/watch?v=eCYMSYQDfBc&feature=related. Acesso em 14/04/2012.

  Sugestões de links para professores:

 KESMEDJIAN, Evelyne Martine; KESMEDJIAN, Patrice; DAY, Peters. Cenoura? De jeito nenhum! Tradução Mônica Stahel. São Paulo: Scipione, 1993.

LLEWELLYN, Claire; GORDON, Mike. Verdura? Não! Tradução Irami B. São Paulo: Scipione, 2002. Coleção Valores. 

  • Vídeo: Alimentação Saudável

http://www.youtube.com/watch?v=cWybBHKZnZg.  Acesso em 14/04/2012.

 Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

 Alimentar – se bem

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20687 . Acesso em 14/04/2012.

 O Alimento necessário e muito mais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20680. Acesso em 14/04/2012.

Avaliação

Os Projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
  • Dados registrados com referências diretas com o aluno ou em grupo.

Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.