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Humanismo no Renascimento

 

27/07/2012

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Pedro Henrique Barbosa Montandon de Araújo; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificará as principais rupturas que o humanismo e o renascimento trazem para as culturas ocidentais.

Conhecer os embasamentos do Humanismo na Europa.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter noções básicas sobre o pensamento medieval ocidental, assim como sobre o Renascimento (econômico e urbano).

Estratégias e recursos da aula

Introdução

 
Em parte ligado ao pensamento medieval e apontando para o pensamento moderno, o Humanismo pode ser visto como um ponto de ruptura crucial de análise. A maneira como o homem começa a voltar o seu olhar para si mesmo, a questionar e racionalizar o mundo revela os incipientes da política e cultura modernas. A aula tentará, então, apresentar os embasamentos do Humanismo na Europa.
 
Aula 1
 
Na primeira aula, será interessante que o professor reintroduza os alunos ao tema do Renascimento, dando ênfase à Itália. Compreender o Renascimento é o primeiro passo para se compreender o Humanismo. Para isso, poderá ser suficiente o professor fazer uma discussão em sala de aula, a partir de imagens de obras de arte da época.
 
Imagens:
 
- A Criação de Adão, de Michelangelo. (Fonte:  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d5/David_von_Michelangelo.jpg )
A criação de Adão
- Homem Vitruviano, de Leonardo Da Vinci. (Fonte:  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/22/Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg )
Homem Vitruviano
 
David
 
A discussão deverá ser orientada pelo professor a partir das seguintes questões:
 
- Essas imagens fazem referência a que época?
 
- Elas fazem referência a que século? A qual lugar?
 
- Vocês se lembram da denominação do período histórico?
 
- Por que o nome “Renascimento”?
 
Como não é uma aula sobre Renascimento, o professor deverá somente verificar o conhecimento dos alunos sobre o assunto e relembrar o conteúdo com os alunos.
 
Aula 2
 
Nesta aula o professor deverá dividir a turma nos grupos abaixo citados. Vale ressaltar que cada tema está diretamente relacionado ao Humanismo e será tratado somente nesta relação. Cada grupo receberá um pequeno texto do professor sobre o assunto e, a partir dele, terá de fazer uma pesquisa para uma apresentação na terceira aula.
 
Recomendação de Sites:
 
 
 
Renascimento Cultural -  http://www.suapesquisa.com/renascimento/
 
 
 
 
 
 
Grupos:
 
- “Língua Vernacular”
 
O surgimento do Humanismo traz consigo a revalorização do estudo sistemático das línguas antigas (grego e latim), assim como traz a valorização das línguas vernaculares/modernas (inglês, italiano e espanhol). A partir deste pequeno excerto, o grupo deverá procurar em seu livro didático ou via Internet, exemplos de autores que seguiram esta tendência.
 
- “Antropocentrismo”
 
Não sendo explícito ao movimento humanista, mas contemporâneo a ele, nasce uma ideia de antropocentrismo, de centrar o homem no mundo, não mais em Deus. Se, antes na Idade Média, Deus era o centro das relações, agora o homem se volta para si mesmo, por meio de estudos, e para a própria vida cotidiana. A partir deste pequeno excerto, o grupo deverá procurar em seu livro didático, ou via Internet, exemplos de cientistas, autores e descobertas que colocaram o homem no centro do seu próprio pensamento.
 
- “Classicismo”
 
O Humanismo, assim como o Renascimento, ficaram conhecidos como herdeiros da cultura antiga clássica, no campo da arte, da arquitetura e do pensamento; com isso, surgem vários pensadores e artistas ligados a esta herança. A partir deste pequeno excerto, o grupo deverá procurar em seu livro didático, ou via Internet, exemplos de autores, construções e obras de arte que comprovem esta afirmação.
 
- “Religiosidade”
 
Apesar de ser um movimento claramente antropocêntrico, em que o homem volta o seu pensamento para si e não mais somente para Deus, os humanistas, assim como todos os homens do período renascentista, possuíam uma fé em Deus muito grande. O grupo deverá procurar, por meio de pesquisas pelo livro didático e via Internet, discutir o assunto e resolver possíveis mal-entendidos: “O Homem renascentista e humanista era ateu?”
 
Aula 3
 
A terceira será para a apresentação dos grupos.
 
Línguas Vernáculas
Nesta apresentação, o professor não deverá exigir de seus alunos autores mais específicos, e sim os mais representativos, mesmo que estes saiam do escopo humanista e ganhem outra caracterização dentro do renascimento.
O professor deverá olhar para autores que sistematizaram a língua vernácula da sua região ou, que através do estudo clássico, remodelaram sua própria língua. Autores como William Shakespeare, Dante Alighieri, Luís de Camões, Thomas More, John Milton e Miguel de Cervantes.
Como dito anteriormente, os alunos deverão trabalhar tanto com a influência do classicismo nas línguas vernáculas, quanto com a sistematização das mesmas.
 
Antropocentrismo 
Seria interessante que os alunos apresentassem algumas obras, como o Homem Vitruviano e David. Mas, o indispensável, é que os alunos falem da transição do teocentrismo para o antropocentrismo.
 
Classicismo
Assim como no Antropocentrismo, este grupo deverá trabalhar a transição para o classicismo, para a revalorização dos clássicos. O professor poderá dar dicas de arquitetos como Leon Battista Alberti e Filippo Brunelleschi, que apresentaram o classicismo na projeção de suas obras; os alunos poderão trabalhar, ainda, com autores já citados no grupo das Línguas Vernáculas, como Dante Alighieri, Camões e Shakespeare, pois, a literatura também foi atingida por este movimento de volta aos clássicos.
 
"Religiosidade"
Este grupo terá a responsabilidade de demonstrar que apesar de parecer, o humanismo e o renascimento não trouxeram uma laicização das instituições e muito menos tornou o homem ateu. As obras de arte, como as de Michelangelo e Rafael demonstram isso muito bem, já que tratam da relação do homem com Deus, dando uma outra visão do homem, próximo de Deus, em contrariedade com a imagem decaída do homem da Idade Média.
 
Organizar e avaliar essas apresentações são etapas importantes para o processo de aprendizagem dos alunos. Para saber  mais sobre isso sugiro que acessem a aula " Língua Oral: exposição oral em seminário" -  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5420

Aula 4

Esta aula será destinada ao debate entre os grupos sobre os principais pontos apresentados no seminário.
 
Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado em dois momentos: na pesquisa (envolvendo a dedicação à pesquisa e a qualidade da mesma) e na apresentação (se foi clara, se trouxe debate e bons exemplos). Como trabalho final, os alunos deverão publicar o resultado de suas pesquisas na página da escola (de preferência um blog) ou, se acharem melhor, produzir um mural a ser exposto no pátio ou corredores da escola.

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