O surgimento do Humanismo traz consigo a revalorização do estudo sistemático das línguas antigas (grego e latim), assim como traz a valorização das línguas vernaculares/modernas (inglês, italiano e espanhol). A partir deste pequeno excerto, o grupo deverá procurar em seu livro didático ou via Internet, exemplos de autores que seguiram esta tendência.
- “Antropocentrismo”
Não sendo explícito ao movimento humanista, mas contemporâneo a ele, nasce uma ideia de antropocentrismo, de centrar o homem no mundo, não mais em Deus. Se, antes na Idade Média, Deus era o centro das relações, agora o homem se volta para si mesmo, por meio de estudos, e para a própria vida cotidiana. A partir deste pequeno excerto, o grupo deverá procurar em seu livro didático, ou via Internet, exemplos de cientistas, autores e descobertas que colocaram o homem no centro do seu próprio pensamento.
- “Classicismo”
O Humanismo, assim como o Renascimento, ficaram conhecidos como herdeiros da cultura antiga clássica, no campo da arte, da arquitetura e do pensamento; com isso, surgem vários pensadores e artistas ligados a esta herança. A partir deste pequeno excerto, o grupo deverá procurar em seu livro didático, ou via Internet, exemplos de autores, construções e obras de arte que comprovem esta afirmação.
- “Religiosidade”
Apesar de ser um movimento claramente antropocêntrico, em que o homem volta o seu pensamento para si e não mais somente para Deus, os humanistas, assim como todos os homens do período renascentista, possuíam uma fé em Deus muito grande. O grupo deverá procurar, por meio de pesquisas pelo livro didático e via Internet, discutir o assunto e resolver possíveis mal-entendidos: “O Homem renascentista e humanista era ateu?”
Aula 3
A terceira será para a apresentação dos grupos.
Línguas Vernáculas
Nesta apresentação, o professor não deverá exigir de seus alunos autores mais específicos, e sim os mais representativos, mesmo que estes saiam do escopo humanista e ganhem outra caracterização dentro do renascimento.
O professor deverá olhar para autores que sistematizaram a língua vernácula da sua região ou, que através do estudo clássico, remodelaram sua própria língua. Autores como William Shakespeare, Dante Alighieri, Luís de Camões, Thomas More, John Milton e Miguel de Cervantes.
Como dito anteriormente, os alunos deverão trabalhar tanto com a influência do classicismo nas línguas vernáculas, quanto com a sistematização das mesmas.
Antropocentrismo
Seria interessante que os alunos apresentassem algumas obras, como o Homem Vitruviano e David. Mas, o indispensável, é que os alunos falem da transição do teocentrismo para o antropocentrismo.
Classicismo
Assim como no Antropocentrismo, este grupo deverá trabalhar a transição para o classicismo, para a revalorização dos clássicos. O professor poderá dar dicas de arquitetos como Leon Battista Alberti e Filippo Brunelleschi, que apresentaram o classicismo na projeção de suas obras; os alunos poderão trabalhar, ainda, com autores já citados no grupo das Línguas Vernáculas, como Dante Alighieri, Camões e Shakespeare, pois, a literatura também foi atingida por este movimento de volta aos clássicos.
"Religiosidade"
Este grupo terá a responsabilidade de demonstrar que apesar de parecer, o humanismo e o renascimento não trouxeram uma laicização das instituições e muito menos tornou o homem ateu. As obras de arte, como as de Michelangelo e Rafael demonstram isso muito bem, já que tratam da relação do homem com Deus, dando uma outra visão do homem, próximo de Deus, em contrariedade com a imagem decaída do homem da Idade Média.
Aula 4
Esta aula será destinada ao debate entre os grupos sobre os principais pontos apresentados no seminário.