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A relação histórica da ginástica geral com os movimentos políticos dos países que a constituíram

 

13/08/2012

Autor e Coautor(es)
Cátia Pereira Duarte
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a ginástica geral como elemento da cultura corporal;

- Relacionar a trajetória dos movimentos da ginástica com os diferentes movimentos políticos internacionais;

- Vivenciar a trajetória que os movimentos ginásticos percorreram até se configurar na ginástica geral que conhecemos hoje.

Duração das atividades
250 minutos: 5 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

 O professor deverá construir um mapa conceitual (http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html ) a respeito da ginástica geral, com seus alunos, buscando reconstruir o período histórico e político da ginástica. O mapa ficará em local onde todos possam ter acesso às informações.

Após leitura de um texto sobre a evolução histórica da ginástica, os alunos vivenciarão alguns movimentos dos métodos ginásticos, bem como movimentos característicos das modalidades da ginástica geral atual.

 

Atividade 1: Construindo um mapa conceitual sobre a ginástica compreendendo o significado da palavra e sua evolução histórica

O professor deverá iniciar a aula, mostrando os últimos 3' do vídeo, quando Dayane dos Santos fala do contexto geral da ginástica geral:

 

Após este momento, o professor reune a turma e faz alguns questionamentos. As respostas apresentadas serão os tópicos que irão compor o mapa conceitual. O professor anota cada resposta sinteticamente em um papel grande, de modo que ao final da atividade estará "mapeado" os conhecimentos da turma acerca do tema. Este mapa ficará a disposição de cada um. Segue abaixo as perguntas de referência, pois podem surgir outras que deverão ser incluídas no mapa: 

O que cada um conhece sobre a ginástica? O que é ginástica? Qual a origem da ginástica? O que significa a palavra Gymnádzein? Ela é reconhecida internacionalmente? Quais os objetivos da ginástica nos decorrer dos séculos e em diferentes países? Há relações dos movimentos políticos do século XX com a evolução da ginástica? As respostas apresentadas serão os tópicos que irão compor o mapa conceitual. O professor anota cada resposta sinteticamente em um papel grande, de modo que ao final da atividade estará "mapeado" os conhecimentos da turma acerca do tema e questões postas. Este mapa ficará a disposição de cada um.

O professor lê o texto baseado na aula do portal: Ginástica em grego Gymnádzein! (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25227) pedindo que os alunos anotem as curiosidades e respostas das questões postas.

Gymnádzein em grego significa o treino/ exercício do corpo nu, já que gymnos significa nu. Por volta de 2 600 a.C., movimentos de equilíbrio, a força, a flexibilidade e a resistência já eram práticas na China, Índia e Egito.

Na antiguidade, a prática era mais “despojada" nos ginásios gregos, conforme a etimologia da palavra estudada, porém foi se aperfeiçoando entre os soldados espartanos com mais de 14 anos, que aproveitaram tais movimentos para montar e desmontar de um cavalo.

Paralelamente aos fins militares da ginástica em Roma, acrobatas de circos aproveitaram tais movimentos para melhorar a estética das suas apresentações livres ou com bolas, garrafas (que darão origem às maças e aos malabares) entre outros objetos. Os romanos aceitam os movimentos da ginástica para manter a higiene do corpo, mas os rejeitam como demonstrações de festividade, fato que corrobora com o fim dos Jogos Olímpicos antigos.

Na Idade Média, tais movimentos permaneceram auxiliando práticas cotidianas de trabalho, pois neste período houve grande rejeição do culto ao corpo e a beleza do homem.

No século XVIII, redescobrem-se os valores gregos, nascendo a escola Alemã por meio do alemão Ludwing Jahn (1778-1852). Em 1805, ele, introduz a ginástica militar com sentido patriótico ( exercícios militares com fins pedagógicos integrados ao currículo escolar). Foi o inventor de aparelhos como a barra fixa, barras paralelas e o cavalo, sendo um dos precursores da ginástica olímpica com aparelhos.  O movimento ginástico alemão iniciou nas instituições escolares em 1800-1900, com influência de Jacques Rousseau que acreditava no homem como ser universal. As atividades eram: jogos sociais (peteca), bola, pelota, pinos, corrida, saltos, arremessos, luta, natação, arco e flecha, ginástica natural, movimentos rítmicos, marcha e caminhada, excursão no campo, transportes de sacos de areia e suspensão em escadas.

Neste século, surge a escola Sueca que, por meio de Ling, separou a ginástica em categorias, como a de fins militares e a para a formação, criando vários aparelhos.    Henrick Ling ( 1776-1839) dividiu sua ginástica em 4 partes: Ginástica Pedagógica ou Educativa, Militar, Médica e Ortopédica e Estética. O objetivo da ginástica era a harmonia corporal e espiritual, o gesto não era um ato, mas sim a expressão dos sentimentos, a libertação da alma oprimida no corpo, que por essa forma se libertaria e encontraria a verdadeira felicidade. Manter, e se possível melhorar: a eficiência funcional dos órgãos internos( sistema circulatório e respiratório) e a mobilidade articular e a capacidade funcional dos músculos. Criar gosto pela atividade física e estética. Economizar esforço, realizando movimento com exercícios adequados. Desenvolvimento individual e formação de caráter, prazer de viver, alegria no trabalho através de exercícios estimulantes(utilizava o banco sueco e o espaldar). Ser acessível a todos e contribuir para um desenvolvimento harmônico e natural do corpo humano por meio de exercícios racionais.

No século XIX, nasce o método francês por meio do militar espanhol Amoros, naturalizado francês, que desenvolveu um estudo voltado para a resistência física, além de exaltar as qualidades morais dos praticantes; e a preocupação estética do dinamarquês Bukh que desenvolveu vestimentas e aperfeiçoou os movimentos coletivos. Dom Francisco Amoros (1770-1848) em 1816 foi deportado para a França pelo exército da Napoleão na invasão espanhola. Considerado o “pai da ginástica francesa”, precursor na utilização de aros, escada de cordas, trapézio e a máquina para testar a força. O principal objetivo era proporcionar o condicionamento físico, o aprimoramento do caráter que seria para defender a pátria. A ginástica científica influenciou na escola francesa, pois sua ginástica se voltou para a saúde. Amoros colocou em seu método áreas médicas como a fisiologia, fornecendo dados para a mecânica do movimento. Tornou obrigatória a Ginástica no currículo escolar, com a finalidade de melhorar a condição moral e física do povo. Assim os militares foram os 1º professores de ginástica nas escolas francesas.

A Ginástica Natural surgiu na França e Áustria entre 1919-1931, se baseava nos exercícios naturais entre eles: natação, marcha, corrida, saltos, quadrupedismo, equilibrismo, trepar, levantar, lançar, defender, atividades de utilidade como o hipismo e o ciclismo e as de cunho recreativo como os jogos, as danças, os esportes e outros.  O Método Natural foi desenvolvido, pois eram uma reação a esteriotipação da ginástica com suas formas geométricas, os exercícios de ordem, os exercícios militares nas escolas, a ênfase médica da ginástica e a ginástica de aparelhos serem exclusivamente competitiva. Amoros dividiu a ginástica em 4 partes, são elas: Ginástica civil e industrial, Ginástica militar (exército e marinha), Ginástica médica e Ginástica cênica ou funambulesca.

Enquanto Jahn utilizou dos conceitos da ginástica para restaurar o espírito alemão humilhado por Napoleão, Bukh utilizou seus estudos para preparar os combatentes do regime nazista.

Em 1921, a FEG tornou-se a atualmente conhecida FIG (Federação Internacional de Ginástica). A ginástica tem figurado em cerimônias de abertura de jogos, caracterizando-se como um dos pontos mais belos destes eventos, nos quais a criatividade, a plasticidade e a expressão corporal tornam-se presentes na participação sincronizada de um grande número de ginastas. Unidas pelo conceito e separadas nos fins, as modalidades da ginástica priorizam condicionamento físico, competições, tratamento fisioterapêuticos, demonstrações e conscientização corporal. Os métodos ginásticos foram sendo desenvolvidos principalmente nos países europeus e até os dias de hoje influenciam a Ginástica mundial e, em particular, a brasileira.

Modalidades de ginástica vinculadas a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG): Acrobática; Circense; Artística; Rítmica; Aeróbica; Geral (conhecida como ginástica para Todos, esta modalidade contempla movimentos corporais e de aparelhos das outras modalidades).

Politicamente, o século XX é dividido em seis períodos: Belle époque (1901-1914); 1ª Guerra Mundial (1914-1918); Período entre-guerras (1918- 1939); 2ª Guerra Mundial (1939-1945); Guerra Fria (1945-1991); Pós guerra-fria (1991-2000).

Segundo Hobsbawn (1994), os EUA tiveram grandes ganhos econômicos e políticos e com a criação de novos estados independentes em ex-possessões européias, o balanço de poder ao longo do século XX começou a se deslocar para fora da Europa. Ocorreram inúmeros avanços tecnológicos, grandes descobertas, avanços na medicina, revoluções nas na estética cinematográfica, privilégio do voto, crescimento do nacionalismo que levaram a 1ª guerra mundial.

A guerra proviu estímulo para a indústria e para a atividade econômica em geral. Muitos procuraram repostas em ideologias alternativas como o comunismo e o fascismo. Iniciando a 2ª guerra, os alemães haviam lançado um novo tipo de estratégia caracterizada pelas forças altamente móveis e o uso de aeronaves de grande porte. Hitler, abatido por sua derrota sobre os céus da Inglaterra, agora mirava a leste para a União Soviética. Apesar de ter assinado o pacto de não-agressão com Estaline, Hitler desprezava o comunismo e desejava destruí-lo na terra de seu nascimento. Bombardeio atômico sobre Nagasaki determinou o fim da guerra.

No início de Fevereiro de 1945, os três líderes aliados, Roosevelt, Churchill e Stalin se encontraram na Conferência de Yalta. O território da Guerra Fria estava estabelecido e a fundações da Cortina de Ferro (expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes: Europa Oriental - controle político e/ou influência da União Soviética- e Europa Ocidental - controle político e/ou influência dos Estados Unidos) e da corrida nuclear foram sedimentados. Duas guerras e uma terceira quase-guerra na primeira década do século se tornaram o foco da batalha do capitalismo- EUA- versus comunismo- URSS-. Uma "corrida espacial" entre as duas potências se seguiu (HOBSBAWN, 1994). Além disso, os anos 1980 foram considerados a era da informação. Computadores também viraram uma plataforma de entretenimento. Redes sociais apareceram em dois grandes estilos: a LAN (Local Area Network), ligando computadores em um escritório ou escola entre eles, e a WAN (Wide Area Network), ligando as LANs e unindo-as.

Após as reflexões sobre os principais movimentos políticos do século XX e as consequentes evoluções históricas da ginástica (ex: momentos de tranquilidade estimularam práticas circenses; momentos de guerra estimularam práticas de resistência e força; momentos de afirmação nacionalista estimularam práticas estéticas), o professor propõe a vivência dos métodos de ginástica e das modalidades, propriamente ditas.

 

Atividade 2: Vivenciando movimentos típicos dos métodos alemão, sueco e francês.

Realizar com os alunos:

Movimento típico do método alemão: agachamento com as pernas abertas elevando os braços à frente do corpo. Retornar à posição inicial e repetir o movimento 20 vezes. Discutir com os alunos sobre a relação destes movimentos padronizados e repetitivos com a intenção de gerar uma disciplina corporal dos alemães.

1a fase do movimento alemão 2a fase do movimento alemão  

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Movimento típico do método sueco: salto tesoura, elevando a perna dominante para cima, sincronizando este movimento de descida com a subida do outro. Repetir este movimento cinco vezes. Discutir com os alunos sobre a relação destes movimentos graciosos com a intenção de gerar uma postura adequada dos suecos.

1a fase do movimento sueco 2a fase do movimento sueco

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Movimento típico do método francês: apoio dos membros superiores, com flexão e extensão dos braços. Repetir este movimento 30 vezes. Discutir com os alunos sobre a relação destes movimentos de resistência com a intenção de gerar uma população forte, moralmente inabalada conforme o objetivo dos franceses.

1a fase do movimento francês 2a fase do movimento francês

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Conversar com os alunos sobre a relação dos movimentos desenvolvidos nos métodos da ginástica com os objetivos dos movimentos políticos dos países. Exemplo: movimentos de braços e pernas, sincronizados, preparariam os alemães para as adversidades das guerras?

 

Atividade 3: Vivenciando movimentos típicos da ginástica acrobática, circense e artística

Assistir vídeo: Ginástica acrobática (http://www.youtube.com/watch?v=Lj5qs8VQjTI )

Assistir vídeo: Ginástica circense (http://www.youtube.com/watch?v=-Oo3MDgvJQU)

Assistir vídeo: Ginástica artística (http://www.youtube.com/watch?v=qAPsAuliwGI)

Experimentar reproduzir alguns movimentos das modalidades assistidas:

Empunhadura de equilíbrio em dupla: uma pessoa segura o antebraço da outra e vice-versa. 

Empunhadura básica

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Definir quem será base e quem será volante em equilíbrios em duplas

Realizar uma figura em pé, aproximando os pés, separar o tronco com empunhadura recém aprendida.

Figura em pé

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Realizar uma figura deitada: segurando punhos e calcanhares alternados, realizar um equilíbrio.

Figura deitada

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Realizar o movimento de sombra: enquanto uma aluna realiza um movimento qualquer, os outros procuram imitá-la.

Sombra

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Realizar malabares com duas bolinhas e, depois, com três bolinhas: elevar uma bola e quando esta estiver caindo, soltar outra para cima, passando a última para o lado.

Malabares com duas bolas

Malabares com três bolas    

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

 

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Realizar uma vela: elevar as pernas mantendo a parte superior das costas e do pescoço no solo.

Vela

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Realizar uma parada de três apoios: após verificar um triângulo imaginário entre as mãos e a cabeça, elevar as pernas de forma a ficar equilibrado em três apoios.

1a fase da parada de três apoios 2a fase da parada de três apoios

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Realizar uma parada de dois apoios: iniciar a posição invertida do corpo, aproximando as mãos do solo, elevando o quadril e se equilibrando.

1a fase do movimento da parada de mãos 2a fase do movimento da parada de mãos 3a fase do movimento da parada de mãos

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

 

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

 

Atividade 4:         Vivenciando movimentos típicos da ginástica rítmica e aeróbica        

 Assistir vídeo: Ginástica rítmica (http://www.youtube.com/watch?v=Z_l-9-5caBY)

Assistir vídeo: Ginástica aeróbica (http://www.youtube.com/watch?v=OsCAZO6H_14&feature=related)

 Experimentar reproduzir alguns movimentos das modalidades assistidas:

Realizar um giro com a perna ao lado do corpo: impulsionar o movimento com o pé não dominante atrás do corpo e girar uma volta, com os olhos fixos em um ponto à frente do corpo. 

Giro com a perna ao lado do corpo

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Realizar um giro com o joelho da base flexionado: realizar a preparação do movimento anterior, mantendo o joelho do membro dominante flexionado.

Giro com o joelho flexionado

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Realizar uma abertura lateral das pernas: a partir da abertura total em pé, apoiar os antebraços no solo descendo o quadril ao máximo que conseguir. 

Abertura lateral das pernas

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Realizar uma abertura frontal de pernas: a partir da realização do movimento anterior, descer o quadril até o solo com uma perna à frente e a outra atrás.

Abertura frontal das pernas

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF 

Realizar um salto grupado: a partir de um apoio alto, lançar o corpo à frente aproximando os joelhos flexionados ao peito.

1a fase do salto grupado 2a fase do salto grupado

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Realizar um equilíbrio com a perna ao lado do corpo: a partir da perna ao lado do corpo, elevar o mesmo equilibrando-se nos dedos do pé que toca o solo.

equilíbrio com a perna ao lado do corpo  

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Realizar um giro lateral: afastar uma das pernas, passar o peso do corpo para esta e continuar o movimento alternado do peso até concluir o movimento.

Giro lateral 2a fase do giro lateral da aeróbica 3a fase do giro lateral da aeróbica 4a fase do giro lateral da aeróbica

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Realizar um cruzado de pernas para a direita (e depois para a esquerda): afastar a perna direita, cruzar a esquerda por trás, afastar novamente a direita, alternando o peso do corpo até concluir o movimento. 

1a fase do movimento cruzado da aeróbica 2a fase do movimento cruzado da aeróbica 3a fase do movimento cruzado da aeróbica 4a fase do movimento cruzado da aeróbica  

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

 

Atividade 5: Vivenciando a ginástica geral

Assistir vídeo:

 

Experimentar reproduzir alguns movimentos da modalidade assistida:

Rolamento para frente: partindo da posição agachada no solo, manter as pernas flexionadas, as mãos colocadas ao lado dos joelhos e polegares voltados para frente, impulsionar o corpo grupado no mesmo sentido até completar a passagem pelo solo acabando como na posição inicial.  

1a fase do rolamento para frente 2a fase do rolamento para frente 3a fase do rolamento para frente 4a fase do rolamento para frente

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

 

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Rolamento para trás: partindo da posição sentada no solo com as pernas flexionadas, as mãos colocadas acima dos ombros e polegares voltados para os ouvidos, manter os braços paralelos e ao lado do corpo. Impulsionar o corpo grupado para trás até que as mãos toquem o solo retornando a posição inicial.  

1a fase do rolamento para trás 2a fase do rolamento para trás 3a fase do rolamento para trás 4a fase do rolamento para trás

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Estrela: com o pé de apoio à frente, realizar a passagem pelo solo, tocando a mão dominante, depois a outra, executando uma roda com as pernas em “x” na posição invertida até concluir o movimento.

1a fase da estrela 2a fase da estrela 3a fase da estrela 4a fase da estrela

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Saltito: deslocar-se elevando um joelho flexionado à frente e depois o outro, realizando movimentos alternados.

1a fase do saltito 2a fase do saltito 3a fase do saltito

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Equilíbrio em avião: a partir da posição de avião com tronco para frente e uma das pernas para trás, elevar o corpo se equilibrando nos dedos do pé de apoio.

Equilíbrio em avião

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

 

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF 

Figura coletiva: a partir da posição sentada, a pessoa que será a base receberá o colega nos ombros. Este que está em cima, ou seja o volante, passa seus pés para trás permitindo que o aluno que está na base eleve seu companheiro.

1a fase da figura coletiva 2a fase de uma figura coletiva

Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

 

Atividade 6: Analisando as informações

O professor resgata todos os tópicos importantes do conteúdo com seus alunos para reconstruir um mapa conceitual (detalhamento na parte de avaliação).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Ginástica para todos - parte 2 Vídeo
Recursos Complementares

 Fotos do arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Comitê Olímpico Brasileiro (regras e curiosidades sobre a Ginástica Artística). Disponível em www.cob.org.br/esportes/esporte.asp?id=82  (acessado em 10/04/2012)

Comitê Olímpico Brasileiro (regras e curiosidades sobre a Ginástica Rítmica). Disponível em www.cob.org.br/esportes/esporte.asp?id=83 (acessado em 10/04/2012)

Ginástica em grego  Gymnádzein! Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25227 (acessado em 10/04/2012)

O que é Ginástica Aeróbica Esportiva? Disponível em : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26799 (acessado em 17/04/2012)

O que é Ginástica Acrobática? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26831 (acessado em 17/04/2012)

Mapas conceituais como instrumentos didáticos. Disponível em : http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html (acessado em 17/04/2012)

Processo histórico, social e político da evolução da Educação Física. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd145/o-processo-historico-da-educacao-fisica.htm (Acessado em 10/07/2012)

Referências:

Ginástica em grego Gymnádzein. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25227 (acessado em 10/04/2012)

Ginástica Acrobática. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Lj5qs8VQjTI (acessado em 17/04/2012)

Ginástica Aeróbica. Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=OsCAZO6H_14&feature=related (acessado em 17/04/2012)

Ginástica Artística. Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=qAPsAuliwGI (acessado em 17/04/2012)

Ginástica Circense. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-Oo3MDgvJQU (acessado em 17/04/2012)

Ginástica Geral. Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=0wm3wPdj9MA (acessado em 17/04/2012)

Ginástica Rítmica. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Z_l-9-5caBY (acessado em 17/04/2012).

HOBSBAWN, E. The age of extremes: A History Of The World - 1914-1991. Nova York: Pantheon Books, 1994.

Avaliação

 O professor reunirá a turma e numa folha grande de papel irá fazendo a construção do novo mapa conceitual. A cada pergunta lançada (ver questões abaixo) para discussão ele fará as anotações em tópicos. Ao final da discussão o mapa estará construído e o professor então fará uma explanação sobre o tema com seus alunos.

- Há particularidades neste elemento da cultura corporal em relação a outras práticas esportivas, rítmicas, recreativas? Quais?

- A ginástica sempre teve as mesmas intencionalidades motoras?

- Quais os interesses dos alemães, dos suecos e dos franceses em melhorar as capacidades físicas dos seus povos?

- Quais os objetivos das diferentes modalidades da ginástica atualmente?

- Como é a situação política atual da ginástica?

- Quais os padrões de movimento de cada modalidade?

- Utiliza aparelhos ou somente movimentos corporais?

- Exige noções rítmicas?

- Sugere relação entre os indivíduos? 

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