Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As mudanças de temperatura e os principais fatores climáticos que a influencia. Projeto de pesquisa para o Ensino Médio.

 

04/06/2012

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Verificar quais são os principais fatores climáticos que influencia nas mudanças de temperatura;
  • Conhecer os diferentes tipos de classificações existentes;
  • Entender de que forma o homem contribui para essa mudança de temperatura.
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Formação da Terra, Relevo, Clima, Hidrografia, Vegetação e Fenômenos naturais.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;

Algumas atividades serão realizadas no laboratório de informática, sendo que todos os computadores deverão estar conectados à internet.

E outras poderão ser realizadas em outros espaços da escola, como, quadra, refeitório e outros que o professor achar pertinente.

 

Atividade 1 – Uma introdução sobre o assunto

 

Para iniciar a discussão sobre a aula, o professor irá passar um vídeo que fará com que os alunos reflitam a respeito da temática e de questões vivenciadas em seu cotidiano. Ao verem o vídeo é necessário que os alunos analisem às seguintes questões:

  • O clima está diferente?
  • Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?
  • Como elas interferem no nosso dia a dia?
  • O que podemos fazer para diminuir os seus efeitos e nos adaptar a eles?
  • O que causa as mudanças climáticas?
  • De que forma o homem modifica o meio ambiente?

 

Neste caso, é necessário que o professor apresente as questões aos alunos antes de iniciar o vídeo.

  • O vídeo está disponível no link abaixo:

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho&feature=related. Acesso em 11/04/2012.

video mudança climática

 

Em seguida, o professor irá ouvir os comentários dos alunos a respeito do vídeo, incentivando todos os alunos a falarem, sendo o mediador das discussões levantadas. Cabe ao professor não deixar a turma perder o foco das questões e leva-los a alcançar o objetivo que é compreender as questões abordadas no vídeo.

 

Atividade 2 – Projeto de pesquisa

 

O professor deverá explicar que a partir da próxima aula a turma iniciará um trabalho que será realizado em grupos e que os passos da realização serão dados posteriormente. Mas, para iniciar a realização deste, primeiramente eles farão uma pesquisa extraclasse seguindo as orientações abaixo:

Tema a ser pesquisado: As mudanças de temperatura e os principais fatores climáticos que a influencia.

A pesquisa deverá ser realizada individualmente.

Para isso, eles poderão usar internet, livros didáticos, paradidáticos e revistas que abordarem o assunto. Sendo que, o laboratório de informática da escola e a biblioteca deverão estar disponíveis aos alunos para serem usados fora do horário da aula.

Ao pesquisarem eles deverão fazer a leitura dos textos e leva-los para aula impressos, ou cópia das partes que acharem mais importantes.

Durante a pesquisa os alunos deverão estar atentos para:

  • Como está o tempo atual?
  • Está sofrendo alguma alteração?
  • O que a mídia fala a respeito?

Os grupos poderão pesquisar fatos que estão acontecendo na atualidade como:

  • Enchentes;
  • Desmoronamentos;
  • Tremores de terra;
  • E outros.

Buscar notícias que relatam estes acontecimentos, pesquisando em sítios de emissoras de TV e revistas. Tais como:

http://g1.globo.com/. Acesso em 19/05/2012.

http://noticias.r7.com/record-noticias/. Acesso em 19/05/2012.

http://veja.abril.com.br/. Acesso em 19/05/2012.

http://super.abril.com.br/. Acesso em 19/05/2012.

 

Outros sítios que também poderão ser usados para pesquisa

Neste sítio os alunos buscaram informações como:

  • As mudanças climáticas que estão acontecendo;
  • Os tipos de clima de determinada região;
  • As influências do clima nas alterações climáticas;
  • Influência do homem nas alterações climáticas.

Menino ilustrativo

Imagem disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 11/04/2012.

 

Disponível em:  http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/content/fatores-climaticos. Acesso em 11/04/2012.

Disponível em:  http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_geral/clima/clima_fatores_elementos. Acesso em 11/04/2012.

Disponível em:  http://climasdomundo.blogspot.com.br/. Acesso em 11/04/2012.

Disponível em:  http://www.webartigos.com/artigos/grandes-tipos-climaticos/55494/. Acesso em 11/04/2012.

Disponível em:  http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40168.htm. Acesso em 11/04/2012.

Disponível em:  http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/clima/clima_-_classificacao_dos_climas_do_brasil.html. Acesso em 11/04/2012.

Disponível em:  http://www.colegioweb.com.br/geografia/classificacao-climatica.html. Acesso em 11/04/2012.

 

Atividade 3 – Continuando o trabalho

 

Para iniciar o desenvolvimento da atividade a turma deverá ser dividida em grupos de cinco alunos.

trabalho de grupo

Imagem disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 11/04/2012.

 

O trabalho deverá ser realizado por etapas, seguindo os passos abaixo:

  •  A pesquisa inicial foi realizada e os alunos já tem conhecimento do tema, pois fizeram a leitura dos textos pesquisados em casa. Desta forma, eles irão debater sobre o tema, ou seja, ver o que cada aluno sabe a respeito da temática geral.

Após o debate;

  • O professor irá solicitar que os alunos elaborem um questionário baseado na leitura dos textos pesquisados e nas questões trabalhadas no momento do vídeo e debate.

Os mesmos serão aplicados aos colegas da escola, professores e demais funcionários. A ideia do questionário é para os alunos conversarem com os outros a respeito do tema, trocarem informações pessoalmente e saber a opinião das pessoas com relação ao assunto que está sendo trabalhado.

Esta atividade poderá ser desenvolvida no horário do recreio (intervalo de aula), ou em outro período que não estiverem em aula.

As respostas dos questionários deverão ser analisadas pelos grupos para tentarem definir a opinião das pessoas com relação às mudanças climáticas.

 

Pesquisa a ser realizada paralelamente ao trabalho;

  • Durante uma semana os grupos deverão consultar o sítio do IMPE para realizarem uma pesquisa voltada para alterações climáticas. Onde buscarão informações sobre temperatura, probabilidade de chuva, horário que o sol nasce e se põe.

Esta atividade deverá ser feita em horário extraclasse, sendo que, os alunos poderão revezar na pesquisa e cada dia um do grupo faze-la.

Orientações para pesquisa

Conectar ao sítio  http://tempo.cptec.inpe.br/; no campo cidade digitar a cidade que quer consultar, sugere-se que seja a cidade onde mora; em seguida, analisar as informações necessárias.

Link disponível em:  http://tempo.cptec.inpe.br/. Acesso 12/04/2012.

site IMPE

 

Após consulta destas informações, assistir a um vídeo disponível no link “outros serviços” Previsão do tempo.

Em seguida, anotar as informações e as analises feitas a partir do vídeo.

Os alunos deverão analisar as seguintes questões no vídeo:

  • Quais as mudanças de temperatura estão acontecendo na cidade pesquisada?
  • Quais são os fatores que influencia nestas mudanças?

Estas perguntas deverão ser respondidas pelos alunos após terem assistido ao vídeo.

Ao término da pesquisa eles farão um gráfico mostrando as alterações climáticas observadas durante a semana. Para isso, o professor irá disponibilizar um dia, para que todos os grupos, no laboratório de informática realize a atividade. Primeiro eles farão uma análise dos dados obtidos durante a pesquisa, depois, os gráficos destes dados.

Caso o professor tenha interesse pode ser solicitado aos grupos que analisem as alterações climáticas de outros meses para ser comparado. Sendo que, estas informações poderão ser obtidas no mesmo sítio.

Continuando o trabalho;

  • Após a aplicação dos questionários os alunos deverão a partir da temática geral buscar uma temática especifica para trabalharem. Baseando-se nas seguintes questões: 

a- Quais fatores contribuem para as mudanças climáticas? O homem interfere nelas? Se sim, de que forma?

b- Podemos fazer alguma coisa para mudar a atual realidade do planeta?

 

  • Para isso, eles irão pensar em uma situação problema, ou seja, com base no que foi pesquisado e no que eles já tem de conhecimento adquirido eles levantarão um problema para ser pesquisado.

 

planeta

Imagem disponível em:  http://tecendoapalavra.blogspot.com.br/2011/01/mudancas-climaticas-entrevista-com.html. Acesso em 11/04/2012.

 

  • Em seguida, irão definir os objetivos a serem alcançados. Sendo que, para isso deverão pensar que resultados querem atingir. Exemplo: Analisar as principais mudanças climáticas que estão acontecendo na atualidade.
  • Justificar o motivo pelo qual estão estudando está temática, ou seja, a importância de se estudar o tema.
  • A partir dos objetivos definidos, estabelecer a metodologia que será usada. Sendo que, está metodologia deve ser os passos da pesquisa para alcançar os resultados finais.
  • Fazer o cronograma, para atingir os objetivos dentro do prazo estipulado.
  • A busca por referencias bibliográficas faz parte de todo os passos da pesquisa, ou seja, em todo o momento da realização do trabalho.
  • Apresentar os resultados alcançados.

 

Apresentação

  • Durante a realização do trabalho os grupos deverão pensar em frases de conscientização e fazer cartazes para colar nos murais da escola.

 

resultado da pesquisa

Imagem disponível em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012.

 

  • Com relação à pesquisa de previsão do tempo que foi realizada, os grupos deverão pegar os gráficos, as análises feitas, e comparar com os resultados alcançados a partir da pesquisa. Em seguida, elaborar uma síntese que relate todo o entendimento do grupo. Usando o software Kpresenter.

Passos para acessar o Kpresenter:

Kpresenter: Menu K – Aplicativos – Ferramentas de produtividade – Gerador de Apresentação.

  • Com os resultados alcançados os grupos irão fazer um vídeo retratando todo o contexto trabalhado durante as aulas. Sendo que, o vídeo deverá conter os gráficos e a síntese da pesquisa realizada em casa; os passos e os resultados alcançados com a pesquisa científica. Para elaboração do vídeo os alunos poderão consultar o sítio disponível abaixo:

Passos de como se fazer um vídeo:

Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012.

 

  • Quando todos os vídeos tiverem prontos os alunos apresentaram aos colegas da sala e professor; e em seguida, após correção se necessário, os grupos postarão os vídeos no youtube.

O vídeo disponível abaixo ensina como postar um vídeo no youtube.

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=zf0pOtMhoNE&feature=related. Acesso em 12/04/2012.

video youtube

 

Os grupos deverão divulgar os vídeos para que todos os alunos da escola tenham acesso ao material construído pela turma durante a realização da pesquisa.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

Disponível em:  http://www.youtube.com.br/. Acesso em 11/04/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

Disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 11/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 11/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://tecendoapalavra.blogspot.com.br/2011/01/mudancas-climaticas-entrevista-com.html. Acesso em 11/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://www.impe.br/. Acesso em 13/04/2012. Este sítio será usado para pesquisa.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012. Neste sítio contém informações de como fazer um vídeo.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; e o vídeo final elaborado pelos grupos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.