04/06/2012
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Formação da Terra, Relevo, Clima, Hidrografia, Vegetação e Fenômenos naturais.
Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;
Algumas atividades serão realizadas no laboratório de informática, sendo que todos os computadores deverão estar conectados à internet.
E outras poderão ser realizadas em outros espaços da escola, como, quadra, refeitório e outros que o professor achar pertinente.
Atividade 1 – Uma introdução sobre o assunto
Para iniciar a discussão sobre a aula, o professor irá passar um vídeo que fará com que os alunos reflitam a respeito da temática e de questões vivenciadas em seu cotidiano. Ao verem o vídeo é necessário que os alunos analisem às seguintes questões:
Neste caso, é necessário que o professor apresente as questões aos alunos antes de iniciar o vídeo.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho&feature=related. Acesso em 11/04/2012.
Em seguida, o professor irá ouvir os comentários dos alunos a respeito do vídeo, incentivando todos os alunos a falarem, sendo o mediador das discussões levantadas. Cabe ao professor não deixar a turma perder o foco das questões e leva-los a alcançar o objetivo que é compreender as questões abordadas no vídeo.
Atividade 2 – Projeto de pesquisa
O professor deverá explicar que a partir da próxima aula a turma iniciará um trabalho que será realizado em grupos e que os passos da realização serão dados posteriormente. Mas, para iniciar a realização deste, primeiramente eles farão uma pesquisa extraclasse seguindo as orientações abaixo:
Tema a ser pesquisado: As mudanças de temperatura e os principais fatores climáticos que a influencia.
A pesquisa deverá ser realizada individualmente.
Para isso, eles poderão usar internet, livros didáticos, paradidáticos e revistas que abordarem o assunto. Sendo que, o laboratório de informática da escola e a biblioteca deverão estar disponíveis aos alunos para serem usados fora do horário da aula.
Ao pesquisarem eles deverão fazer a leitura dos textos e leva-los para aula impressos, ou cópia das partes que acharem mais importantes.
Durante a pesquisa os alunos deverão estar atentos para:
Os grupos poderão pesquisar fatos que estão acontecendo na atualidade como:
Buscar notícias que relatam estes acontecimentos, pesquisando em sítios de emissoras de TV e revistas. Tais como:
http://g1.globo.com/. Acesso em 19/05/2012.
http://noticias.r7.com/record-noticias/. Acesso em 19/05/2012.
http://veja.abril.com.br/. Acesso em 19/05/2012.
http://super.abril.com.br/. Acesso em 19/05/2012.
Outros sítios que também poderão ser usados para pesquisa
Neste sítio os alunos buscaram informações como:
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 11/04/2012.
Disponível em: http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/content/fatores-climaticos. Acesso em 11/04/2012.
Disponível em: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_geral/clima/clima_fatores_elementos. Acesso em 11/04/2012.
Disponível em: http://climasdomundo.blogspot.com.br/. Acesso em 11/04/2012.
Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/grandes-tipos-climaticos/55494/. Acesso em 11/04/2012.
Disponível em: http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40168.htm. Acesso em 11/04/2012.
Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/clima/clima_-_classificacao_dos_climas_do_brasil.html. Acesso em 11/04/2012.
Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/geografia/classificacao-climatica.html. Acesso em 11/04/2012.
Atividade 3 – Continuando o trabalho
Para iniciar o desenvolvimento da atividade a turma deverá ser dividida em grupos de cinco alunos.
Imagem disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 11/04/2012.
O trabalho deverá ser realizado por etapas, seguindo os passos abaixo:
Após o debate;
Os mesmos serão aplicados aos colegas da escola, professores e demais funcionários. A ideia do questionário é para os alunos conversarem com os outros a respeito do tema, trocarem informações pessoalmente e saber a opinião das pessoas com relação ao assunto que está sendo trabalhado.
Esta atividade poderá ser desenvolvida no horário do recreio (intervalo de aula), ou em outro período que não estiverem em aula.
As respostas dos questionários deverão ser analisadas pelos grupos para tentarem definir a opinião das pessoas com relação às mudanças climáticas.
Pesquisa a ser realizada paralelamente ao trabalho;
Esta atividade deverá ser feita em horário extraclasse, sendo que, os alunos poderão revezar na pesquisa e cada dia um do grupo faze-la.
Orientações para pesquisa
Conectar ao sítio http://tempo.cptec.inpe.br/; no campo cidade digitar a cidade que quer consultar, sugere-se que seja a cidade onde mora; em seguida, analisar as informações necessárias.
Link disponível em: http://tempo.cptec.inpe.br/. Acesso 12/04/2012.
Após consulta destas informações, assistir a um vídeo disponível no link “outros serviços” Previsão do tempo.
Em seguida, anotar as informações e as analises feitas a partir do vídeo.
Os alunos deverão analisar as seguintes questões no vídeo:
Estas perguntas deverão ser respondidas pelos alunos após terem assistido ao vídeo.
Ao término da pesquisa eles farão um gráfico mostrando as alterações climáticas observadas durante a semana. Para isso, o professor irá disponibilizar um dia, para que todos os grupos, no laboratório de informática realize a atividade. Primeiro eles farão uma análise dos dados obtidos durante a pesquisa, depois, os gráficos destes dados.
Caso o professor tenha interesse pode ser solicitado aos grupos que analisem as alterações climáticas de outros meses para ser comparado. Sendo que, estas informações poderão ser obtidas no mesmo sítio.
Continuando o trabalho;
a- Quais fatores contribuem para as mudanças climáticas? O homem interfere nelas? Se sim, de que forma?
b- Podemos fazer alguma coisa para mudar a atual realidade do planeta?
Imagem disponível em: http://tecendoapalavra.blogspot.com.br/2011/01/mudancas-climaticas-entrevista-com.html. Acesso em 11/04/2012.
Apresentação
Imagem disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012.
Passos para acessar o Kpresenter:
Kpresenter: Menu K – Aplicativos – Ferramentas de produtividade – Gerador de Apresentação.
Passos de como se fazer um vídeo:
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012.
O vídeo disponível abaixo ensina como postar um vídeo no youtube.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zf0pOtMhoNE&feature=related. Acesso em 12/04/2012.
Os grupos deverão divulgar os vídeos para que todos os alunos da escola tenham acesso ao material construído pela turma durante a realização da pesquisa.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
Disponível em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 11/04/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
Disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 11/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 11/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://tecendoapalavra.blogspot.com.br/2011/01/mudancas-climaticas-entrevista-com.html. Acesso em 11/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://www.impe.br/. Acesso em 13/04/2012. Este sítio será usado para pesquisa.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012. Neste sítio contém informações de como fazer um vídeo.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; e o vídeo final elaborado pelos grupos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/06/2012
Cinco estrelasMuito boa a aula, parabéns.