03/07/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
•Caracterizar a prosa do período denominado Romantismo.
•Analisar textos de autores românticos.
•Agir como pesquisador, no desenvolvimento de uma pesquisa de iniciação científica.
Os alunos já devem conhecer as etapas que envolvem um trabalho de pesquisa e saberem que, para efeito didático, as produções artísticas, conforme características comuns entre si e período de produção, foram agrupadas em Escolas Literárias.
- Uso do UCA (ou tablet) e datashow
- Alunos organizados em círculo.
Por meio do laptop ligado ao datashow, apresente a eles as imagens abaixo:
IMAGENS DISPONÍVEIS EM:
http://catracalivre.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2011/03/Povos-Ind%C3%ADgenas.jpg
http://www.submarino.com.br/produto/1/179265/senhora
http://marcelocoelho.folha.blog.uol.com.br/images/soldado.jpg
Acessos em 19-04-2012
Leitura de imagens para apresentação do tema da pesquisa.
O professor dirá: as imagens acima representam alguns dos principais personagens da prosa romântica.
Os alunos poderão falar das características de cada uma (tema, cores, beleza etc)
Após ouvir algumas respostas, o professor fará a apresentação da proposta de tema de pesquisa: Relações estabelecidas, na prosa, entre Natureza e Homem no Romantismo.
As partes que compõem uma pesquisa são: levantamento do tema; estabelecimento das fontes de pesquisa; cronograma e execução das atividades previstas; objetivos; análise dos dados recolhidos à luz da problematização, da hipótese e dos objetivos propostos; sistematização dos dados analisados e apresentação de resultados.
O que queremos saber?
Atividade 1
Para que os alunos conheçam sobre o que foi a prosa no Romantismo, eles, individualmente, deverão acessar em seus notes, nets ou tablets, o site abaixo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil
Depois de lidos os textos, deverão responder as questões do roteiro sugerido abaixo. Deverão digitar as respostas em seus computadores para posterior discussão e correção das mesmas.
ROTEIRO
1- Qual o contexto histórico do Romantismo no Brasil? |
2- Quais os fundamentos teóricos dessa estética? |
3- Levantamento das características da estética romântica e do nome dos escritores mais representativos do período. |
Ao final, o professor deverá corrigir a atividade e proporá uma discussão coletiva dando oportunidade a todos os grupos para falarem sobre o que aprenderam.
Atividade 2
Após a discussão coletiva, cada aluno em seu computador, deverá acessar o link do vídeo abaixo para conhecerem melhor o autor e suas obras.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=683
Após assistirem ao vídeo, todos os alunos deverão estar aptos a responder às questões abaixo:
Roteiro para atividade de acompanhamento do vídeo.
Depois de assistido o vídeo, o professor distribuirá entre os grupos duas questões de pesquisa para cada um.
Grupo A
1- O vídeo é apresentado tendo como fundo musical "O Guarani" de Carlos Gomes. O grupo entende o porquê de ser essa a música?
2- Levantamento dos fatores que colaboram para a formação literária de José de Alencar.
Grupo B
1- O texto diz que José de Alencar é múltiplo e o compara a Machado de Assis, que foi outro grande autor que viveu anos depois. Outro grande vulto brasileiro é Chico Anísio que também é denominado como múltiplo. Qual a razão desse cognome?
2- O que foi "O correr da pena"? Por que fez sucesso?
Grupo C
1- José de Alencar ao assumir a função de redator chefe do jornal Diário do Rio de Janeiro inaugurou a prática do folhetim. O que é um folhetim? Em que essa prática resultou?
2- Modernamente a que o folhetim é comparado? Explique.
Grupo D
1- Como foi a experiência de José de Alencar como teatrólogo?
2- Que peças escreveu?
Grupo E
O que as obras: O Guarani, Ubirajara e Iracema representam na obra de Alencar?
Façam um resumo dos três textos.
Quando os alunos estiverem prontos para discutirem sobre o pesquisado, o professor convidará o coordenador de cada grupo para vir à frente da classe apresentar o que o grupo pesquisou e aprendeu. Alunos de outros grupos poderão pedir explicações sobre o assunto.
O professor fará apreciações e, se necessário, complementará com mais informações.
OBS: Ao final, o professor sugere que os alunos enviem para seu e-mail os textos produzidos (respostas das perguntas)
Atividade 3
Vídeo e leitura
O professor proporá a leitura de alguns livros, mas antes solicitará que assistam aos vídeos (links abaixo) como motivação para a leitura dos livros listados abaixo:
1. Senhora, |
2. Memórias de um sargento de Milícias, |
3. A moreninha, |
4. Lucíola |
Link para os vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=V7739jxkDzM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ItCD0yz4Oqk
h ttp://www.youtube.com/watch?v=RJ8P5uE7OtM&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=QXC2UriiYX8&feature=related
Imagem da cena disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=tbxFFn3TNYw&feature=related
Depois disso, deverá reagrupar os alunos para leitura e análise das obras. Deverá permitir que os grupos acordem entre si que obra cada um lerá. Se não houver consenso, o professor dirá da importância de cada obra e de como todas são interessantes. Se o impasse continuar, resolverá com a turma que acatará a decisão.
A leitura poderá ser gfeita nas aulas de literatura ou em casa, conforme escolha do professor que deverá combinar com os estudante que a apresentação do trabalho deverá ser realizada de duas formas:
1. a primeira se constituirá de um vídeo a ser postado na internet. Eles poderão dramatizar uma cena do livro, poderão contar a história, poderão fazer como se fosse um jornal falado etc, enfim, espera-se que os alunos encenem parte da história ou apresentem de outra forma com o objetivo de fazer com que os colegas entendam a história lida por eles. (Se os alunos não souberem como fazer um vídeo, dirá que deverão procurar no Google, "como fazer um vídeo". Encontrarão vários endereços que ensinam o passo a passo. Como em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387
2. a segunda é que haverá um momento de socialização do trabalho para a escola. As instruções sobre o conteúdo das duas formas de socialização serão fornecidas na atividade da próxima etapa.
IMPORTANTE: Abaixo dos endereços do livros estão também sugestões de vídeos como modelo para os alunos criarem os seus. Em seus computadores em sala (caso o professor dê tempo para isso) ou em casa deverão assistir aos vídeos-modelo para se basearem e fazerem os seus.
Senhora - José de Alencar
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2026
http://www.youtube.com/watch?v=VR6cVU4f95M&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=D2OIBGHUtYY&feature=related
Memórias de um sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1969
http://www.youtube.com/watch?v=u62_n0ellvI&feature=related
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3rias_de_um_Sargento_de_Mil%C3%ADcias
A moreninha - Joaquim Manuel de Macedo
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2023
http://www.youtube.com/watch?v=tbxFFn3TNYw&feature=related
Lucíola - José de Alencar
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2047
http://www.youtube.com/watch?v=O5FObNpXlWw&feature=related
3ª etapa: Análise dos dados
Conversa com os alunos:
1- Após o período previsto para a leitura, o professor pedirá que os alunos se assentem em grupo, conforme a leitura das obras.
2. Apresentará os dados que deverão constar nos vídeos e na apresentação para a escola:
Gênero; |
tema abordado pelo autor; |
personagens; |
lugar e tempo da ação; |
resumo; |
três boas razões para alguém ler (ou não ler) a obra. |
3. Os alunos também farão um debate para responder à questão:
Para o debate, o professor será o mediador e preparará previamente algumas questões sobre o assunto que darão margem a uma boa discussão.
A socialização dos resultados dar-se-á pela apresentação do vídeo colocado no youtube para a escola.
O professor deverá ler e indicar aos alunos os seguintes sites:
http://www.algosobre.com.br/literatura/romantismo.html
http://www.museusdoestado.rj.gov.br/cca/textos/Biografias%20autores%20romanticos.pdf
O professor deverá avaliar o desenvolvimento e empenho dos alunos ao longo das atividades:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!