Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de iniciação científica - uma lupa na língua - Relações estabelecidas entre Natureza e Homem no Romantismo - A prosa

 

03/07/2012

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Caracterizar a prosa do período denominado Romantismo. 

•Analisar textos de autores românticos.

•Agir como pesquisador, no  desenvolvimento de uma pesquisa de iniciação científica.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já devem conhecer as etapas que envolvem um trabalho de pesquisa e saberem que, para efeito didático, as produções artísticas, conforme características comuns entre si e período de produção, foram agrupadas em Escolas Literárias.

Estratégias e recursos da aula
  •   UCA (ou tablet) e datashow;

  • acesso a comunidades sociais;

  • pesquisa na Internet;

  • trabalhos individuais e em grupo.

 

INTRODUÇÃO AO TEMA

 1ª etapa- PROVOCANDO O INTERESSE DOS ALUNOS PARA ESTUDAREM O TEMA

 - Uso do UCA (ou tablet) e datashow

- Alunos organizados em círculo.

 

Por meio do laptop ligado ao datashow, apresente a eles as imagens abaixo:

 

povos Senhorahttp://marcelocoelho.folha.blog.uol.com.br/images/soldado.jpg soldado

IMAGENS DISPONÍVEIS EM:

http://catracalivre.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2011/03/Povos-Ind%C3%ADgenas.jpg

http://www.submarino.com.br/produto/1/179265/senhora

http://marcelocoelho.folha.blog.uol.com.br/images/soldado.jpg

Acessos em 19-04-2012

 

Leitura de imagens para apresentação do tema da pesquisa.

 

O professor dirá: as imagens acima representam alguns dos principais personagens da prosa romântica.

  • Quem gostaria de falar sobre elas?

Os alunos poderão falar das características de cada uma (tema, cores, beleza etc)

Após ouvir algumas respostas, o professor fará a apresentação da proposta de tema de pesquisa: Relações estabelecidas, na prosa, entre Natureza e Homem no Romantismo.

  • Professor, lembre aos alunos que uma pesquisa requer o conhecimento e aplicação de alguns passos a fim de que a mesma possa ser qualificada como científica.

 

As partes que compõem uma pesquisa são: levantamento do tema; estabelecimento das fontes de pesquisa; cronograma e execução das atividades previstas; objetivos; análise dos dados recolhidos à luz da problematização, da hipótese e dos objetivos propostos; sistematização dos dados analisados e apresentação de resultados.

  • Professor, fizemos um recorte nas fases que contemplam a pesquisa dessa proposta para que ela se tornasse mais objetiva.

 

2ª etapa - O que pesquisar?:

O que queremos saber?

 

Atividade 1

Para que os alunos conheçam sobre o que foi a prosa no Romantismo, eles, individualmente,  deverão acessar em seus notes, nets ou tablets, o site abaixo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil

Depois de lidos os textos, deverão responder as questões do roteiro sugerido abaixo. Deverão digitar as respostas em seus computadores para posterior discussão e correção das mesmas.

 

ROTEIRO

1- Qual o contexto histórico do Romantismo no Brasil?
2- Quais os fundamentos teóricos dessa estética?
3- Levantamento das características da estética romântica e do nome dos escritores mais representativos do período.

 

Ao final, o professor deverá corrigir a atividade e proporá uma discussão coletiva dando oportunidade a todos os grupos para falarem sobre o que aprenderam. 

 

Atividade 2

 

Após a discussão coletiva, cada aluno em seu computador, deverá acessar o link do vídeo abaixo  para conhecerem melhor o autor e suas obras.

Vídeo

José de Alencar, o múltiplo [Mestres da literatura]

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=683

 

Após assistirem ao vídeo, todos os alunos deverão estar aptos a responder às questões abaixo:

  • Por que José de Alencar é o maior nome do Romantismo?
  • Por que é considerado o pai da Literatura brasileira?

 

Roteiro para atividade de acompanhamento do vídeo.

Depois de assistido o vídeo, o professor distribuirá entre os grupos duas questões de pesquisa para cada um. 

  • Para a pesquisa, os grupos deverão escolher o coordenador e o secretário (este último é que fará a digitação do texto)

 

Grupo A

1- O vídeo é apresentado tendo como fundo musical "O Guarani" de Carlos Gomes. O grupo entende o porquê de ser essa a música?

2- Levantamento dos fatores que colaboram para a formação literária de José de Alencar.

Grupo B

1- O texto diz que José de Alencar é múltiplo e o compara a Machado de Assis, que foi outro grande autor que viveu anos depois. Outro grande vulto brasileiro é Chico Anísio que também é denominado como múltiplo. Qual a razão desse cognome?

2- O que foi "O correr da pena"? Por que fez sucesso?

Grupo C

http://www.youtube.com/watch?v=O5FObNp

1- José de Alencar ao assumir a função de redator chefe do jornal Diário do Rio de Janeiro inaugurou a prática do folhetim. O que é um folhetim? Em que essa prática resultou? 

2- Modernamente a que o folhetim é comparado? Explique. 

Grupo D

1- Como foi a experiência de José de Alencar como teatrólogo?

2-  Que peças escreveu?

Grupo E

 O que as obras: O Guarani, Ubirajara e Iracema representam na obra de Alencar?

Façam um resumo dos três textos.

 

  • Professor, estimule os alunos a buscarem mais informações em outros sites e em livros de Literatura. Você não precisará indicar os endereços eletrônicos, pois, nessa fase, os alunos já são capazes de os encontrar.

Quando os alunos estiverem prontos para discutirem sobre o pesquisado, o professor convidará o coordenador de cada grupo para vir à frente da classe apresentar o que o grupo pesquisou e aprendeu. Alunos de outros grupos poderão pedir explicações sobre o assunto.

O professor fará apreciações e, se necessário,  complementará com mais informações.

 

OBS: Ao final, o professor sugere que os alunos enviem para seu e-mail os textos produzidos (respostas das perguntas)

 

Atividade 3

Vídeo e leitura

O professor proporá a leitura de alguns livros, mas antes solicitará que assistam aos vídeos (links abaixo) como motivação para a leitura dos livros listados abaixo:

1. Senhora,
2. Memórias de um sargento de Milícias,
3. A moreninha,
4. Lucíola
 

 

  •  Professor, lembre-se que o tempo total dos quatro vídeos são: 22 minutos. Em vista disso, poderão ser assistidos em uma ou duas vezes. Sugere-se que os vídeos sejam assistidos por toda a turma com a presença do professor para garantir a organização da sala, por isso sugere-se projetá-los em uma tela para a sala ou em um local próprio, caso a escola o tenha.

Link para os vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=V7739jxkDzM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=ItCD0yz4OqkDepois disso, deverá reagrupar os alunos para leitura e análise de diferentes obras. Deverá, permitir que os grupos acordem entre si que obra cada um lerá. Se não houver acordo, o professor dirá da importância de cada obra, de como todas são interessantes. Se o impasse continuar, resolverá com a turma e acatar a decisão. 

h ttp://www.youtube.com/watch?v=RJ8P5uE7OtM&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=QXC2UriiYX8&feature=related

 

 

A moreninha

Imagem da cena disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=tbxFFn3TNYw&feature=related

Depois disso, deverá reagrupar os alunos para leitura e análise das obras. Deverá permitir que os grupos acordem entre si que obra cada um lerá. Se não houver consenso, o professor dirá da importância de cada obra e de como todas são interessantes. Se o impasse continuar, resolverá com a turma que acatará a decisão.   

A leitura poderá ser gfeita nas aulas de literatura ou em casa, conforme escolha do professor que deverá combinar com os estudante que a apresentação do trabalho deverá ser realizada de duas formas:

1. a primeira se constituirá de um vídeo a ser postado na internet. Eles poderão dramatizar uma cena do livro, poderão contar a história, poderão fazer como se fosse um jornal falado etc, enfim, espera-se que os alunos encenem parte da história ou apresentem de outra forma com o objetivo de fazer com que os colegas entendam a história lida por eles. (Se os alunos não souberem como fazer um vídeo, dirá que deverão procurar no Google, "como fazer um vídeo".  Encontrarão vários endereços que ensinam o passo a passo. Como em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387 

2. a segunda é que haverá um momento de socialização do trabalho para a escola. As instruções sobre o conteúdo das duas formas de socialização serão fornecidas na atividade da próxima etapa.

  • As obras estão em sites de Domínio Público e poderão ser salvas no computador para leitura em casa. Se não for possível lê-las na tela do computador e até de copiá-las, os alunos poderão pegar os livros na biblioteca da escola ou da cidade.

IMPORTANTE: Abaixo dos endereços do livros estão também sugestões de vídeos como modelo para os alunos criarem os seus. Em seus computadores em sala (caso o professor dê tempo para isso) ou em casa deverão assistir aos vídeos-modelo para se basearem e fazerem os seus.Há sugestões de vídeos para  SS

Senhora - José de Alencar

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2026

http://www.youtube.com/watch?v=VR6cVU4f95M&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=D2OIBGHUtYY&feature=related

Memórias de um sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1969

http://www.youtube.com/watch?v=u62_n0ellvI&feature=relatedhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3rias_de_um_Sargento_de_Mil%C3%ADcias

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3rias_de_um_Sargento_de_Mil%C3%ADcias

A moreninha - Joaquim Manuel de Macedo

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2023

http://www.youtube.com/watch?v=tbxFFn3TNYw&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=QXC2UriiYX8&feature=related

Lucíola - José de Alencar

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2047

http://www.youtube.com/watch?v=O5FObNpXlWw&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=ZHtftFgGZ68&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=ZHtftFgGZ68&feature=relmfu

                             

3ª etapa: Análise dos dados

Conversa com os alunos:

  • Professor e alunos programarão os dias necessários para a leitura. Após esse período, cada grupo construirá um vídeo que deverá ser colocado no youtube para apresentar à turma. O professor deverá adiantar que após essa primeira exposição haverá a socialização dos trabalhos para os professores e colegas da escola.

 

1- Após o período previsto para a leitura, o professor pedirá que os alunos se assentem em grupo, conforme a leitura das obras.

2. Apresentará os dados que deverão constar nos vídeos e na apresentação para a escola:

Gênero;
tema abordado pelo autor;
personagens;
lugar e tempo da ação;
resumo;
três boas razões para alguém ler (ou não ler) a obra.                                                                                

                                                                                                                                                                                                        

3. Os alunos também farão um debate para responder à questão:

  • Quais as relações estabelecidas, na prosa, entre Natureza e Homem no Romantismo?

Para o debate, o professor será o mediador e preparará previamente algumas questões sobre o assunto que darão margem a uma boa discussão.

4ª etapa: Socialização dos resultados

A socialização dos resultados dar-se-á pela apresentação do vídeo colocado no youtube para a escola.

  • Professor, agende na escola data e local para apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos. Prepare os estudantes para a possibilidade de terem que responder a perguntas de outras turmas. 

 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar o desenvolvimento e empenho dos alunos ao longo das atividades:

  • no envolvimento nas atividades;
  • na elaboração do trabalho;
  • na leitura integral do texto;
  • na participação da apresentação.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.