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A influência africana na música brasileira

 

23/08/2012

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a influência africana na música brasileira.
  • Conhecer instrumentos e sonoridades de origem africana.
  • Perceber a riqueza musical brasileira.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1- A proposta de pesquisa

A proposta é o desenvolvimento de uma pesquisa que permita aos alunos a identificação e a compreensão sobre a influência africana em vários gêneros que compõem a música brasileira.

Para tal, será necessário mapear músicas e intérpretes de diversas épocas. A partir da análise dessa documentação, os alunos poderão construir um blog sobre o tema, a ser divulgado por meio das chamadas redes sociais.

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a) Problematização do tema

As questões que norteiam a problematização do tema são:

  • Como entender a influência africana na música brasileira?
  • Quais os principais elementos permitem tal compreensão?

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b) Fontes e procedimentos para realização da pesquisa

Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:

  • Músicas/letras.
  • Vídeos e textos.

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A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento de músicas/performances para análise.
  • Análise dos documentos musicais a fim de entender a influência africana.
  • Leituras/pesquisa na Internet sobre o tema.

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c) Desenvolvimento da pesquisa

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Atividade 1- Instrumentos africanos

Nesta atividade, analisaremos dois vídeos com demonstrações de três instrumentos de origem africana, muito utilizados na música brasileira: Berimbau, Caxixi e Agogô.

Professor, esta pode ser uma possibilidade de trabalhar com o(a) professor(a)de Artes e/ou Música.

 

Vídeo 1: Toque de percussão com Jarbas Mariz - Berimbau e Caxixi

Neste vídeo, o instrumentista, cantor e compositor paraibano Jarbas Mariz faz uma demonstração do som do Berimbau, acompanhado pela percussão do Caxixi. Mariz tem uma longa trajetória na música brasileira, iniciada nos anos 70, quando tocou com Zé Ramalho e outros artistas notáveis. Confira esta excelente entrevista com Jarbas Mariz - http://soma.am/noticia/jarbas-mariz--psicodelia-for-all. Acesso em 18 de junho de 2012

Reprodução por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=HOYQLWFVi90. Acesso em 18 de junho de 2012

Jarbas Mariz

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Questões para socializar as percepções sobre a performance:

  1. Você já conhecia os instrumentos tocados por Jarbas Mariz?
  2. Agora pode identificar o som de cada um deles?
  3. E consegue associar esses sons a músicas ou estilos musicais? Explique.

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Vídeo 2- Agogô de côco

Este vídeo, postado no YouTube por seu protagonista, é dividido em duas partes: primeiro, temos detalhadas instruções para a confecção de um Agogô de côco; em seguida, vemos a demonstração do som produzido pelo instrumento.

Reprodução por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=heBBWL8ErAk. Acesso em 18 de junho de 2012

agogô

-

Questões para socializar as percepções sobre o vídeo:

  1. Você já conhecia o Agogô de côco? Entendeu a dinâmica de funcionamento do instrumento?
  2. Agora pode identificar o seu som?
  3. E consegue associar essa sonoridade a músicas ou estilos musicais? Explique.

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Em seguida:

Os alunos devem acessar o texto abaixo, sobre alguns dos instrumentos musicais africanos - site BRASIL ESCOLA:

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http://www.brasilescola.com/geografia/instrumentos-musicais-africanos.htm. Acesso em 18 de junho de 2012

brasil escola

Trecho sobre os Tambores africanos:

"Tambores – são os principais instrumentos musicais africanos. Existem dos mais variados formatos, tamanhos e elementos decorativos. É um objeto musical de percussão, é oco e feito de bambu ou madeira. Além de sua utilização nos eventos festivos, os tambores eram uma forma de comunicação entre comunidades distantes, em razão de sua forte potência sonora."

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É recomendável que os alunos tomem nota das principais características de cada instrumento.

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Atividade 2- “Afro Sambas”

Nesta atividade, analisaremos duas músicas, as quais são expressivos documentos da incorporação de elementos africanos na música produzida no Brasil, a partir dos anos 60.

Esta atividade também poderá ser realizada numa colaboração com os(as) professor(as) de Educação Artística e/ou Música.

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Música 1: “O canto de Xangô” - Baden Powell & Vinicius de Moraes (1966)

Esta música faz parte do disco Os Afro Sambas, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, um registro essencial da música afro-brasileira, especialmente do Samba. Para aprofundar nesta informação, recomendamos este link - http://www.luizamerico.com.br/fundamentais-baden-vinicius.php. Acesso em 22 de junho de 2012

Antes de reproduzir a música, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:

  1. Sabe o que é "Xangô"?
  2. Já ouviu falar desse termo?
  3. Se sim, em quais circunstâncias?

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Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=9_IVH3d8u6c. Acesso em 13 de junho de 2012

Baden Powell

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Compositores: Vinicius de Moraes - Baden Powell

Intérprete:  Baden Powell & Vinicius de Moraes

Disco: Os Afro Sambas

Gravadora, ano: Forma, 1966

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LETRA

Eu vim de bem longe
Eu vim, nem sei mais de onde é que eu vim
Sou filho de Rei
Muito lutei pra ser o que eu sou
Eu sou negro de cor
Mas tudo é só o amor em mim
Tudo é só o amor para mim
Xangô Agodô
Hoje é tempo de amor
Hoje é tempo de dor, em mim
Xangô Agodô

Salve, Xangô, meu Rei Senhor
Salve, meu Orixá
Tem sete cores sua cor
Sete dias para gente amar

Mas amar é sofrer
Mas amar é morrer de dor
Xangô meu Senhor, saravá!
Me faça sofrer
Ah, me faça morrer
Ah, me faça morrer de amar
Xangô, meu Senhor, saravá
Xangô Agodô

 

Disponível em: http://letras.terra.com.br/baden-powell/261754/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Quais os instrumentos podemos ouvir na introdução da música?
  2. Quais aspectos na música revelam a influência africana?
  3. Buscar o significado dos termos usados na letra. Professor, os alunos podem realizar esta tarefa com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa ou Literatura.
  4. Em sua opinião, como esta música se relaciona com a história do Brasil? Os alunos podem consultar o seguinte link - "A presença africana na música popular brasileira" - http://www.espacoacademico.com.br/050/50clopes.htm. Acesso em 13 de junho de 2012

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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.

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Música 2: “Tributo aos Orixás” - Clara Nunes (1972)

Nesta música Clara Nunes (1942-1983) expressa a sua devoção às origens africanas. Confira este texto sobre a cantora, publicado no site CADA MINUTO - http://cadaminuto.com.br/noticia/2012/01/31/a-musica-de-clara-trouxe-os-terreiros-para-a-roda-da-vida. Acesso em 21 de junho de 2012

Antes de reproduzir o documento, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:

  1. Você sabe o que são "Orixás"?
  2. Já ouviu falar desse termo?
  3. Se sim, em quais circunstâncias?

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Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=UXZxmFj8_Ng. Acesso em 20 de agosto de 2012

 

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Compositores: Mauro Duarte - Noca - Rubem Tavares

Intérprete: Clara Nunes 

Disco: Clara, Clarice, Clara

Gravadora, ano: Odeon, 1972

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LETRA

Agô-iê, Agô-iê, Agô
Mutumbá, Mutumbá
Pai maior, oni-babá!

Trazidos por navios negreiros
Do solo africano para o torrão brasileiro (bis)
Os negros escravos
Que entre gemidos e lamentos de dor

Traziam em seus corações sofridos
Seus Orixás de fé
Hoje tão venerados no Brasil
Nos rituais de Umbanda e Candomblé

Neste terreiro em festa
Entre mil adobás
Prestamos nosso tributo
Aos Orixás

Ao rei das matas: Okê bamboclim!
Ao vencedor das demandas: Guarumifá!
À cacarucaia dos Orixás: Saluba!
À grande guerreira da lei: Eparrei!

Nos rios e nas cachoeiras: Alodê!
Ao dono da pedreira: Caô,Caô!
À rainha do mar: Adofiaba mamãe!
E ao curandeiro das pestes: Atotô!

Agô-iê, Agô-iê, Agô
Mutumbá, Mutumbá
Pai maior, oni-babá!

Disponível em: http://letras.terra.com.br/clara-nunes/423991/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Quais os instrumentos de origem africana podemos identificar na música?
  2. Buscar o significado dos termos usados na letra. Professor, os alunos podem realizar esta tarefa com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa ou Literatura.
  3. Como esta música se relaciona com a história do Brasil?

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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.

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Atividade 3- “África-América”

Nesta atividade, analisaremos mais dois expressivos documentos da incorporação de elementos africanos na música produzida no Brasil; desta vez, numa conexão com gêneros musicais criados por descendentes de escravos em outras partes da América.

ATENÇÃO: esta atividade poderá ser realizada numa colaboração com os(as) professor(as) de Educação Artística e/ou Música.

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Música 1: “Umbabarauma (Ponta de lança africano)” - Jorge Ben (1976)

Esta música integra um dos mais elogiados discos de Jorge Ben, intitulado África Brasil. Nele, o compositor, instrumentista e cantor carioca chegou a excelentes resultados em termos de música afro-brasileira. Conheça o site do artista - http://www.jorgeben.com.br/. Acesso em 20 de junho de 2012

Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=Kx6oMcpw9Ik. Acesso em 13 de junho de 2012

Jorge Ben

-

Compositor: Jorge Ben

Intérprete: Jorge Ben

Disco: África Brasil

Gravadora, ano: Philips, 1976

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LETRA

Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol

Joga bola, joga bola
Corocondô
Joga bola, joga bola
Jogador

Pula, pula, cai, levanta
Sobe, dece, corre, chuta
Abra espaço
Vibra e agradece

Olha que a cidade
Toda ficou vazia
Nessa tarde bonita
Só pra te ver jogar

Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol

Joga bola jogador
joga bola corocondô
Joga bola jogador
joga bola corocondô

Rere, rere, rere jogador
Rere, rere, rere corocondô
Rere, rere, rere jogador
Rere, rere, rere corocondô

Tererê, tererê, tererê, tererê
Tererê homem gol
Tererê, tererê, tererê, tererê
Tererê homem gol

Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol

Essa é a história de Umbabarauma
Um ponta de lance africando
Um ponte de lance decidido
Umbabarauma

Disponível em: http://letras.mus.br/jorge-ben-jor/86368/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Você reconhece o instrumento que introduz a música?
  2. Como é a sua batida?
  3. Quais elementos demonstram a influência africana?

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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.

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EXERCÍCIO Sugerido:

  • Comparar um Funk norte-americano, também de matriz africana, com a música de Jorge Ben:

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Chicken Strut - The Meters (Josie Records/EUA, 1970)

http://www.youtube.com/watch?v=dUMmyjx7uMI. Acesso em 13 de junho de 2012

meters

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Questões relevantes na comparação:

  1. Como é a "batida" das músicas?
  2. De que forma a guitarra é tocada?
  3. Quais os elementos comuns nas músicas?

-

PROFESSOR!

Exercícios como este estimulam o interesse pelas descobertas musicais!

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Música 2: “Meu samba reguê” - Marku Ribas (1976)

Esta música está no segundo disco de Marku Ribas. Nascido no Norte de Minas Gerais, este artista viajou pelo mundo, aprendeu muito sobre os ritmos de diferentes lugares, como a América Central e a própria África. Confira o perfil do artista no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/marku-ribas. Acesso em 20 de agosto de 2012

Antes de reproduzir o vídeo, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:

  1. Conhece o gênero musical chamado Reggae?
  2. Sabe onde ele surgiu?
  3. E sabe caracterizá-lo?

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Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=1SeNjBxp3r4. Acesso em 13 de junho de 2012

Marku Ribas

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Compositor: Marku Ribas

Intérprete: Marku Ribas

Disco: Marku

Gravadora, ano: Underground, 1976

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Para analisar a performance:
  1. Como é a levada da música?
  2. Quais elementos em comum desta música em relação à música anterior (de Jorge Ben)?
  3. Como percebemos a influência africana na música de Marku Ribas?

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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.

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EXERCÍCIO Sugerido:

  • Comparar a música de Marku Ribas com um Reggae jamaicano, também de matriz africana:

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Soul Rebel - Bob Marley And The Wailers (Trojan Records/Inglaterra, 1970)

http://www.youtube.com/watch?v=NhSSxmu70Ww. Acesso em 13 de junho de 2012

bob marley

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Questões relevantes na comparação:

  1. Como é "o pulsar" das músicas?
  2. Quais os instrumentos são mais notáveis?
  3. Quais os elementos comuns nas músicas?

-

PROFESSOR!

Exercícios como este estimulam o interesse pelas descobertas musicais!

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Atividade 4- “Brasil africano”

Nesta atividade, analisaremos dois outros documentos musicais, os quais tratam da influência africana sob o olhar de bandas brasileiras da década de 1990.

ATENÇÃO: esta atividade poderá ser realizada numa colaboração com os(as) professor(as) de Educação Artística e/ou Música.

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Música 1: “O africano e o ariano” - Mundo Live S/A (1998)

Esta música integra o terceiro disco da banda pernambucana Mundo Livre S/A, bastante representativa nos anos 90, tendo participado do movimento chamado MANGUE BEAT. Para saber mais sobre este movimento, visite este site - http://www.manguebeat.com.br/. Acesso em 20 de junho de 2012

Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=86S-KhjBAVI. Acesso em 13 de junho de 2012

Mundo Livre

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Compositores: Fred Zero Quatro (letra); Apollo 9 - Mundo Livre S/A (música)

Intérprete: Mundo Livre S/A

Disco: Carnaval na obra

Gravadora, ano: Deckdisc, 1998

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LETRA

Há quatro séculos a alma humana tem sido um motor
Da inquietação, da resistência, da transgressão
O negro sempre quis sair do gueto
Fugir da opressão fazendo história
Ganhando o mundo com estilo
O africano foi levado para sofrer no norte e gerou,
entre outras coisas, o jazz, o blues, gospel, soul,
r&b, funk, rock'n'roll, rap, hip hop
No centro, o suor africano fomentou o mambo, o ska,
o calipso, a rumba, o reggae, dub, ragga,
o merengue e a lambada, dancehall e muito mais
Mas é o ariano que ignora o africano ou
é o africano que ignora o ariano?
E ao sul a inquietude negra fez nascer,
entre outros beats, o bumba, o maracatu, o afoxé,
o xote, o choro, o samba, o baião, o coco, a embolada
Entre outros, os Jacksons e os Ferreiras,
os Pixinguinhas e os Gonzagas,
as Lias, os Silvas e os Moreiras
A alma africana sempre esteve no olho do furacão
Dendê no bacalhau, legítima e generosa transgressão
É Dr. Dre e é maracatu
É hip hop e é Mestre Salu
Mas é o ariano que ignora o africano ou é o
africano que ignora o ariano?

Disponível em: http://letras.terra.com.br/mundo-livre/163317/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Quais instrumentos de você pode reconhecer?
  2. Como percebemos a influência africana na música?
  3. Em sua opinião, qual é a principal mensagem letra?

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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.

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Música 2: “Quilombo” - Soulfly (1998)

Soulfly é a banda que Max Cavalera formou após a sua saída do Sepultura, um dos grupos brasileiros com maior repercussão no exterior, especialmente nos Estados Unidos e Europa. Esta música faz parte do primeiro disco do Soulfly.

Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=1WWFBp4PFDQ. Acesso em 13 de junho de 2012

Soulfly

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Compositor: Max Cavalera

Intérprete: Soulfly

Disco: Soulfly

Gravadora, ano: Roadrunner Records, 1998

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LETRA traduzida

Quilombo

This is a true story of a slaveman
Who fled his people from the white man
So I'll say that he showed me the way
To be brave, brave, don't be afraid
*Zumbi* his name, *Quilombo* his place
Our root you can never erase
*Zumbi* his name, *Quilombo* his place
Our root you can never erase

Thirty thousand Zumbi refugees
Fight the right, the right to be free
Rape the city, the masters of greed
Follow the warrior, the warrior Zumbi
No more no more no more slavery
No more no more no more misery
No more no more no more suffering

Zumbi Zumbi
Blow them away

Here we come, here we come slave drums
Here we come, here we come Quilombo
Time for war in tha land of the sun
I know God will not leave us alone
I know God will never leave us alone

Zumbi Zumbi
Got to be free

Quilombo Quilombo
 
-

Quilombo

Esta é uma história verídica de um escravo
Quem fugiu ao seu povo a partir do homem branco
Então, eu vou dizer que ele me mostrou o caminho
Para ser corajoso, valente, não tenham medo
Zumbi o seu nome, quilombo seu lugar
A nossa raiz que você nunca pode apagar
Zumbi o seu nome, quilombo seu lugar
A nossa raiz que você nunca pode apagar

Trinta mil refugiados Zumbi
Luta-se o direito, o direito de ser livre
Estupro da cidade, os capitães da ganância
Siga o guerreiro, o guerreiro Zumbi
Não há mais nada mais nada mais escravidão
Não há mais nada mais nada mais miséria
Não há mais nada mais nada mais sofrimento

Zumbi Zumbi
golpeie-los

Aqui chegamos, viemos aqui tambores de escravos
Aqui chegamos, viemos aqui quilombo
Tempo de guerra, em tha terra do sol
Sei que Deus não nos deixam sozinhos
Sei que Deus nunca nos deixam sozinhos

Zumbi Zumbi
Tem de ser livre

Quilombo Quilombo
 

Disponível em: http://letras.terra.com.br/soulfly/37594/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Quais instrumentos identificamos logo no começo da música?
  2. Qual é o tema abordado na letra?
  3. Como este se relaciona com a história do Brasil?

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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.

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d) Resultados de pesquisa

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Atividade 5- "África-Brasil"

Como atividade final, os alunos devem produzir um BLOG, expondo de maneira didática as conclusões da pesquisa sobre a influência africana na música brasileira.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

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  • Dividir a turma em dois (02) grupos.

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  • O grupo 1 se encarregará de organizar as análises realizadas.

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  • O grupo 2, por sua vez, expô-las por meio do blog.

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  • Ambos os grupos podem divulgar o endereço eletrônico nas redes sociais que participam.
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

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Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

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Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das músicas e leituras sugeridas; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

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