23/08/2012
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
A proposta é o desenvolvimento de uma pesquisa que permita aos alunos a identificação e a compreensão sobre a influência africana em vários gêneros que compõem a música brasileira.
Para tal, será necessário mapear músicas e intérpretes de diversas épocas. A partir da análise dessa documentação, os alunos poderão construir um blog sobre o tema, a ser divulgado por meio das chamadas redes sociais.-
As questões que norteiam a problematização do tema são:
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Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:
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A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:
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Nesta atividade, analisaremos dois vídeos com demonstrações de três instrumentos de origem africana, muito utilizados na música brasileira: Berimbau, Caxixi e Agogô.
Professor, esta pode ser uma possibilidade de trabalhar com o(a) professor(a)de Artes e/ou Música.
Neste vídeo, o instrumentista, cantor e compositor paraibano Jarbas Mariz faz uma demonstração do som do Berimbau, acompanhado pela percussão do Caxixi. Mariz tem uma longa trajetória na música brasileira, iniciada nos anos 70, quando tocou com Zé Ramalho e outros artistas notáveis. Confira esta excelente entrevista com Jarbas Mariz - http://soma.am/noticia/jarbas-mariz--psicodelia-for-all. Acesso em 18 de junho de 2012
Reprodução por meio do link a seguir:
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http://www.youtube.com/watch?v=HOYQLWFVi90. Acesso em 18 de junho de 2012
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Questões para socializar as percepções sobre a performance:
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Este vídeo, postado no YouTube por seu protagonista, é dividido em duas partes: primeiro, temos detalhadas instruções para a confecção de um Agogô de côco; em seguida, vemos a demonstração do som produzido pelo instrumento.
Reprodução por meio do link a seguir:
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http://www.youtube.com/watch?v=heBBWL8ErAk. Acesso em 18 de junho de 2012
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Questões para socializar as percepções sobre o vídeo:
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Os alunos devem acessar o texto abaixo, sobre alguns dos instrumentos musicais africanos - site BRASIL ESCOLA:
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http://www.brasilescola.com/geografia/instrumentos-musicais-africanos.htm. Acesso em 18 de junho de 2012
Trecho sobre os Tambores africanos:
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É recomendável que os alunos tomem nota das principais características de cada instrumento.
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Nesta atividade, analisaremos duas músicas, as quais são expressivos documentos da incorporação de elementos africanos na música produzida no Brasil, a partir dos anos 60.
Esta atividade também poderá ser realizada numa colaboração com os(as) professor(as) de Educação Artística e/ou Música.
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Esta música faz parte do disco Os Afro Sambas, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, um registro essencial da música afro-brasileira, especialmente do Samba. Para aprofundar nesta informação, recomendamos este link - http://www.luizamerico.com.br/fundamentais-baden-vinicius.php. Acesso em 22 de junho de 2012
Antes de reproduzir a música, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:
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Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:
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http://www.youtube.com/watch?v=9_IVH3d8u6c. Acesso em 13 de junho de 2012
Compositores: Vinicius de Moraes - Baden Powell
Intérprete: Baden Powell & Vinicius de Moraes
Disco: Os Afro Sambas
Gravadora, ano: Forma, 1966
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LETRA
Eu vim de bem longe
Eu vim, nem sei mais de onde é que eu vim
Sou filho de Rei
Muito lutei pra ser o que eu sou
Eu sou negro de cor
Mas tudo é só o amor em mim
Tudo é só o amor para mim
Xangô Agodô
Hoje é tempo de amor
Hoje é tempo de dor, em mim
Xangô Agodô
Salve, Xangô, meu Rei Senhor
Salve, meu Orixá
Tem sete cores sua cor
Sete dias para gente amar
Mas amar é sofrer
Mas amar é morrer de dor
Xangô meu Senhor, saravá!
Me faça sofrer
Ah, me faça morrer
Ah, me faça morrer de amar
Xangô, meu Senhor, saravá
Xangô Agodô
Disponível em: http://letras.terra.com.br/baden-powell/261754/. Acesso em 13 de junho de 2012
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Para analisar a performance:
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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.
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Nesta música Clara Nunes (1942-1983) expressa a sua devoção às origens africanas. Confira este texto sobre a cantora, publicado no site CADA MINUTO - http://cadaminuto.com.br/noticia/2012/01/31/a-musica-de-clara-trouxe-os-terreiros-para-a-roda-da-vida. Acesso em 21 de junho de 2012
Antes de reproduzir o documento, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:
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Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:
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http://www.youtube.com/watch?v=UXZxmFj8_Ng. Acesso em 20 de agosto de 2012
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Compositores: Mauro Duarte - Noca - Rubem Tavares
Intérprete: Clara Nunes
Disco: Clara, Clarice, Clara
Gravadora, ano: Odeon, 1972
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LETRA
Agô-iê, Agô-iê, Agô
Mutumbá, Mutumbá
Pai maior, oni-babá!
Trazidos por navios negreiros
Do solo africano para o torrão brasileiro (bis)
Os negros escravos
Que entre gemidos e lamentos de dor
Traziam em seus corações sofridos
Seus Orixás de fé
Hoje tão venerados no Brasil
Nos rituais de Umbanda e Candomblé
Neste terreiro em festa
Entre mil adobás
Prestamos nosso tributo
Aos Orixás
Ao rei das matas: Okê bamboclim!
Ao vencedor das demandas: Guarumifá!
À cacarucaia dos Orixás: Saluba!
À grande guerreira da lei: Eparrei!
Nos rios e nas cachoeiras: Alodê!
Ao dono da pedreira: Caô,Caô!
À rainha do mar: Adofiaba mamãe!
E ao curandeiro das pestes: Atotô!
Agô-iê, Agô-iê, Agô
Mutumbá, Mutumbá
Pai maior, oni-babá!
Disponível em: http://letras.terra.com.br/clara-nunes/423991/. Acesso em 13 de junho de 2012
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Para analisar a performance:
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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.
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Nesta atividade, analisaremos mais dois expressivos documentos da incorporação de elementos africanos na música produzida no Brasil; desta vez, numa conexão com gêneros musicais criados por descendentes de escravos em outras partes da América.
ATENÇÃO: esta atividade poderá ser realizada numa colaboração com os(as) professor(as) de Educação Artística e/ou Música.
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Esta música integra um dos mais elogiados discos de Jorge Ben, intitulado África Brasil. Nele, o compositor, instrumentista e cantor carioca chegou a excelentes resultados em termos de música afro-brasileira. Conheça o site do artista - http://www.jorgeben.com.br/. Acesso em 20 de junho de 2012
Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:-
http://www.youtube.com/watch?v=Kx6oMcpw9Ik. Acesso em 13 de junho de 2012
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Compositor: Jorge Ben
Intérprete: Jorge Ben
Disco: África Brasil
Gravadora, ano: Philips, 1976
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LETRA
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Joga bola, joga bola
Corocondô
Joga bola, joga bola
Jogador
Pula, pula, cai, levanta
Sobe, dece, corre, chuta
Abra espaço
Vibra e agradece
Olha que a cidade
Toda ficou vazia
Nessa tarde bonita
Só pra te ver jogar
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Joga bola jogador
joga bola corocondô
Joga bola jogador
joga bola corocondô
Rere, rere, rere jogador
Rere, rere, rere corocondô
Rere, rere, rere jogador
Rere, rere, rere corocondô
Tererê, tererê, tererê, tererê
Tererê homem gol
Tererê, tererê, tererê, tererê
Tererê homem gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Disponível em: http://letras.mus.br/jorge-ben-jor/86368/. Acesso em 13 de junho de 2012
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Para analisar a performance:
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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.
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Chicken Strut - The Meters (Josie Records/EUA, 1970)
http://www.youtube.com/watch?v=dUMmyjx7uMI. Acesso em 13 de junho de 2012
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Questões relevantes na comparação:
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PROFESSOR!
Exercícios como este estimulam o interesse pelas descobertas musicais!
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Esta música está no segundo disco de Marku Ribas. Nascido no Norte de Minas Gerais, este artista viajou pelo mundo, aprendeu muito sobre os ritmos de diferentes lugares, como a América Central e a própria África. Confira o perfil do artista no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/marku-ribas. Acesso em 20 de agosto de 2012
Antes de reproduzir o vídeo, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:
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Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:
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http://www.youtube.com/watch?v=1SeNjBxp3r4. Acesso em 13 de junho de 2012
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Compositor: Marku Ribas
Intérprete: Marku Ribas
Disco: Marku
Gravadora, ano: Underground, 1976
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Para analisar a performance:-
Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.
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Soul Rebel - Bob Marley And The Wailers (Trojan Records/Inglaterra, 1970)
http://www.youtube.com/watch?v=NhSSxmu70Ww. Acesso em 13 de junho de 2012
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Questões relevantes na comparação:
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PROFESSOR!
Exercícios como este estimulam o interesse pelas descobertas musicais!
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Nesta atividade, analisaremos dois outros documentos musicais, os quais tratam da influência africana sob o olhar de bandas brasileiras da década de 1990.
ATENÇÃO: esta atividade poderá ser realizada numa colaboração com os(as) professor(as) de Educação Artística e/ou Música.
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Esta música integra o terceiro disco da banda pernambucana Mundo Livre S/A, bastante representativa nos anos 90, tendo participado do movimento chamado MANGUE BEAT. Para saber mais sobre este movimento, visite este site - http://www.manguebeat.com.br/. Acesso em 20 de junho de 2012
Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:-
http://www.youtube.com/watch?v=86S-KhjBAVI. Acesso em 13 de junho de 2012
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Compositores: Fred Zero Quatro (letra); Apollo 9 - Mundo Livre S/A (música)
Intérprete: Mundo Livre S/A
Disco: Carnaval na obra
Gravadora, ano: Deckdisc, 1998
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LETRA
Disponível em: http://letras.terra.com.br/mundo-livre/163317/. Acesso em 13 de junho de 2012
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Para analisar a performance:
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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.
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Soulfly é a banda que Max Cavalera formou após a sua saída do Sepultura, um dos grupos brasileiros com maior repercussão no exterior, especialmente nos Estados Unidos e Europa. Esta música faz parte do primeiro disco do Soulfly.
Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:-
http://www.youtube.com/watch?v=1WWFBp4PFDQ. Acesso em 13 de junho de 2012
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Compositor: Max Cavalera
Intérprete: Soulfly
Disco: Soulfly
Gravadora, ano: Roadrunner Records, 1998
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LETRA traduzida
Disponível em: http://letras.terra.com.br/soulfly/37594/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012
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Para analisar a performance:
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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.
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Como atividade final, os alunos devem produzir um BLOG, expondo de maneira didática as conclusões da pesquisa sobre a influência africana na música brasileira.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
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Resenha do livro "Brasil/África - como se o mar fosse mentira" - http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=s0009-67252007000200023&script=sci_arttext. Acesso em 13 de junho de 2012
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Reportagem "G1 lista 15 discos para conhecer a música africana" - http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/07/g1-lista-15-discos-para-conhecer-musica-africana.html. Acesso em 13 de junho de 2012
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Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das músicas e leituras sugeridas; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
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