14/06/2012
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
- O aluno poderá experenciar o envolvimento de seus familiares na Instituição em que faz parte;
-- Descobrir novas formas de brincar, resgatando antigas brincadeiras;
- Poderá interagir com outras crianças, com os familiares e os professores;
Esta atividade poderá ser desenvolvida com crianças entre 04 e 05 anos de idade, em grupos nos quais se perceba o interesse delas em pesquisar, com os familiares, antigas brincadeiras.
No momento em que o professor atuará com os alunos/crianças, ele deverá ter uma visão do todo e vislumbrar cada detalhe dos momentos que irá propor. Estar sensível ao percurso do processo de intervenção é tão importante quanto atingir o objetivo final.
O professor deverá estar atento e ter a sensibilidade na forma como irá “convidar” as crianças e os adultos a “mergulharem” nas suas propostas;
Duração: O professor deverá organizar este primeiro momento de modo que ocupe os trinta minutos finais de uma aula, antes de as crianças saírem da Instituição para suas casas.
Material: Máquina fotográfica; chapéu; óculos; peruca; bengala; paletó; enfim, adereços que possam criar um personagem com idade avançada.
Local: Este momento poderá ser realizado na sala de aula.
Proposta:
Para este momento, o professor deverá preparar previamente um traje com roupas antigas e adereços, de modo a personificarem uma pessoa idosa, tais como: casaco ou paletó, bengala, óculos, chapéu, peruca etc. O grupo de crianças deverá estar reunido na sala de aula. O professor organizará este momento, de forma inusitada, sem que as crianças percebam a sua organização, portanto, os trajes e adereços deverão estar à mão e, no momento oportuno, ele deverá sair da sala e se trajar, rapidamente, colocando o vestuário da fantasia por cima da roupa que estiver usando. Ao voltar para a sala, devidamente trajado, ele deverá interagir com o grupo aparentando ser uma pessoa idosa, com dificuldades em andar e falar.
O personagem então se apresentará como pai/mãe ou avô (ó) do professor e iniciará uma conversa sobre as mudanças que o mundo está atravessando, comentando acerca da forma como as crianças de hoje se divertem. A partir disso, ele perguntará às crianças: quais brincadeiras de que vocês brincam? Como se divertem? Vocês sabem como os seus pais e avós brincavam antigamente?
Enquanto conduz a conversa, o professor irá se despindo dos adereços e traje, ficando com a sua roupa anterior, ao mesmo tempo em que irá conversando com as crianças trazendo o tema na forma de uma pesquisa. Quais seriam as brincadeiras de que seus pais ou avós brincavam e se divertiam antigamente?
Este momento deverá ser planejado para que ocorra no final do encontro com o seu grupo de crianças, digamos, nos trinta minutos antes de elas irem para suas casas.
As crianças deverão levar para casa um pequeno questionário para os seus pais, avós ou outros responsáveis responderem. Para tal, o professor deverá preparar algumas perguntas, podendo seguir a sugestão abaixo:
- Quais as brincadeiras de que você brincava na infância? Qual era a brincadeira de que você mais gostava?
- Escolha uma das brincadeiras e faça uma descrição de como o grupo poderá brincar, se organizar e onde a brincadeira deverá ser realizada. Ilustrem, façam colagens, pinturas explicativas com a sua criança etc.
-Qual o momento mais adequado para que você possa participar dessa brincadeira na escola por, no mínimo, trinta minutos: na entrada, quando deixa o seu filho na instituição, ou nos trinta minutos antes da saída dele?
Estas questões deverão ser reforçadas, verbalmente, quando os responsáveis forem pegar as suas crianças. É importante que eles percebam o momento de interação que se quer construir na Instituição entre as famílias, as crianças e os professores. Desse modo, deverão ser utilizadas estratégias de convencimento de uma forma bem humorada e convidativa, como também deverá ser marcada uma data limite para recebimento da pesquisa devidamente respondida pelo familiar.
Duração: Em torno de uma hora.
Material: Quadro negro ou folhas de papel pardo ou cartolinas; giz, lápis de cera, canetas hidrocor; cola; papéis de diferentes cores e texturas; e máquina fotográfica.
Proposta:
O professor organizará uma roda com as crianças sentadas. As crianças serão convidadas a apresentarem as suas propostas individualmente. Será registrado, no quadro ou papel pardo ou cartolina, o resultado da pesquisa, no que se refere a uma brincadeira de que o familiar mais gostava de brincar e o horário, possível, de participação do familiar de cada criança. Ao final, este registro poderá ser exposto para visualização, tanto para as crianças como para os adultos envolvidos na pesquisa.
De todas as brincadeiras, 04 a 06 serão escolhidas para o dia de experimentação com os familiares. Caso não se chegue a um consenso, deverá ser feita uma eleição. Nas brincadeiras escolhidas deverá ser considerado o espaço físico, a possibilidade de recursos materiais, o número de participantes, o tempo de realização das brincadeiras etc.
Essa análise deverá ser feita em conjunto com as crianças e com a intermediação do professor, no sentido de torná-la possível e executável.
Duração: O tempo para execução desta etapa dependerá da possibilidade de participação dos familiares na construção dos objetos, para as diferentes brincadeiras.
O professor deverá organizar "oficinas de construção" nos trinta minutos após a entrada das crianças e, também, nos trinta minutos antes da saída das crianças da Instituição, até que todos os objetos para realização das brincadeiras sejam confeccionados.
Esta estratégia poderá colaborar para uma maior participação das famílias.
Material: O material para esta etapa dependerá das brincadeiras sugeridas, portanto, papéis de diferentes tamanhos; coloração e texturas; e material reciclável (papelão, garrafas PET, tampinhas etc.).
Proposta:
Dependendo das brincadeiras escolhidas, talvez seja necessária a construção de alguns brinquedos ou materiais e, para isso, o professor poderá organizar uma “Oficina de construção de brinquedos antigos”, que funcionará em horários estratégicos, como por exemplo, nos horários de entrada e saída das crianças. Isso poderá ser uma estratégia para podermos ter uma maior participação de todos e, portanto, o professor terá de investigar as necessidades do grupo. Neste momento, o professor organizará o material para confecção dos brinquedos, contemplando as sugestões possíveis de serem executadas, guardando, para os próximos encontros, as demais e, assim, sucessivamente, até que todas as brincadeiras possam ser contempladas. Desse modo, todos os dias, o professor organizará uma roda de diálogo com os participantes, apresentando-lhes os materiais, o projeto de construção e o que falta para finalizar a construção. Então, depois de promovida a rodada de possíveis pronunciamentos por parte dos participantes: Mãos à Obra! Material pronto e checado, agende o grande dia!
Foto 1 - Pais e crianças construindo a antiga brincadeira,
"Amarelinha". Acervo NDI
Foto 2 - Pais e crianças construindo pipas.
Acervo NDI.
Duração: O tempo de duração deste momento deve estar atrelado ao tempo disponível de participação dos familiares.
Material: Brincadeiras e jogos confeccionados, som ambiente agradável e festivo.
Proposta:
O professor poderá organizar as brincadeiras em uma distribuição circular. No momento inicial, o professor fará uma roda, sugerirá uma apresentação entre os familiares, um alongamento, um espreguiçar de alguns grupos musculares...É bom relembrar que, dependendo das brincadeiras eleitas, o importante não é a competição, o ser melhor ou o mais rápido, o fundamental é estarem participando com os amigos e as pessoas mais próximas, neste caso, os seus familiares. Os pais e crianças serão distribuídos de forma que todas as brincadeiras sejam iniciadas ao mesmo tempo. Dado um tempo de experimentação, o grupo girará e circulará de acordo com o seu interesse. O professor deverá perceber que o tempo de participação nas brincadeiras dependerá de algumas variantes, como por exemplo, o tipo de brincadeiras construídas, quantidade de participantes, local etc. Portanto, é imprescindível que haja um planejamento de forma a proporcionar um ambiente agradável e que garanta a efetiva participação de todos. O professor poderá pedir auxílio ao grupo, no momento de execução, no que diz respeito à disposição e organização.
Foto 3 e 4 - Crianças e pais brincando após construção coletiva no pátio do NDI .
Sugestões de aulas do portal:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=78&idCategoria=2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5331
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27338
Sobre resgate de antigas brincadeiras:
Ao final das brincadeiras, o professor sugerirá uma roda, fará um alongamento e proporá ao grupo uma rodada de falas acerca do que aconteceu, tentando resgatar todas as etapas da atividade. Explique às crianças que as brincadeiras que não puderam ser realizadas neste momento poderão ser retomadas posteriormente, bem como as famílias serem convidadas. Na conversa, procure levar uma análise reflexiva do que era importante, naquele tempo, e o que chamava à atenção, os interesses e as preocupações daquela geração, fazendo um comparativo com os tempos atuais, no que diz respeito aos interesses e necessidades de hoje. Comente que isso é a cultura de um tempo e de um espaço de determinado povo.
Quatro estrelas 5 classificações
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10/07/2012
Cinco estrelasadorei muito proveitosa!!!!!!!!!!!!!!
01/07/2012
Cinco estrelasGostei muto da proposta da aula, porque tudo que tem movimento e música interessa as crianças. E ela participa com alegria e satisfaz a professora. abraços e boa aula
20/06/2012
Quatro estrelasA aula é muito interessante pois atraves das brincadeiras pode se atrair a atenção das crianças, transformando assim a aula em algo bem aceito para as crianças. Geralmente as crianças gostam de aulas animadas e os pais querem que as crianças aprendam,então quando se consegue realizar o desejo dos pais e a vontade das crianças, o professor se sente realizado com a sensação de missão cumprida, O que faz com que a criança se sinta a vontade com o professor e com os demais colegas de sala.
20/06/2012
Cinco estrelasadorei esse projeto valeu
16/06/2012
Cinco estrelasInteressante esta página, que contribui e muito para elaboração de aulas, dando maior segurança ao professores na prática nas salas de aula.