12/07/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino Médio | Literatura | Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Imagem disponível em 12-05-2012
http://www.eb1-monte-caparica-n2.rcts.pt/ECO_028.jpg
INTRODUÇÃO:
O professor apresentará aos alunos o convite abaixo, (cada um com seu UCA ou tablet), dirá que esse evento foi marcante na História das Artes e, como forma de ativar os conhecimentos prévios sobre o assunto, perguntará se alguém sabe dizer algo sobre esse acontecimento.
Outros nomes | Semana de 22 |
Participantes | Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti, entre outros. |
Localização | Teatro Municipal, São Paulo, Brasil |
Data | 13 - 17 de fevereiro de 1922 |
Resultado | Início da consolidação do modernismo no Brasil e ruptura com movimentos anteriores. |
Se algum aluno souber, o professor pedirá que fale para os colegas e explorará as informações. Se ninguém souber, o professor deverá expor o assunto.
Em seguida, mostrará o cartaz abaixo e pedirá que comentem :
Imagens disponíveis em 07/05/2012:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Semana_de_arte_moderna_1922.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-9JveccPM15I/Tzb91XC-USI/AAAAAAAAMns/C1ipzoUiVo8/s1600/cartaz.jpg
Imagens disponíveis em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Anita_Malfatti_-_A_Estudante.jpg
http://orrameu.com/upload/arte_moderna.jpg
http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/086.jpg
http://www.sampa.art.br/biografias/victorbrecheret/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Navio_de_Emigrantes_-_Lasar_Segall_-_1939-41.jpg
Atividade 1
O professor perguntará se alguém já viu algumas dessas imagens.
O professor deverá explorar todas as imagens.
Em seguida, convidará os alunos a assistirem ao vídeo abaixo de 13 minutos com personagens caracterizados com perfeição na representação física e artística. O vídeo deve ser apresentado em sala de aula ou em local adequado.
http://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw&feature=related
O professor deverá entregar o roteiro antes de se começar a assistir ao vídeo.
1- Qual o tema do vídeo?
2- A que os personagens se propõem? Onde?
3- Ao se mencionar o local escolhido, todos riem. Por que razão?
4- Que artistas modernistas podem ser identificados na exibição? Todos partilham as mesmas ideias?
5- O que houve de estranho na apresentação do evento feita por Graça Aranha?
6- Qual a crítica do público?
7- E a sua crítica? Você concorda com o dito popular que diz: às vezes para se consertar a casa é preciso demoli-la. Em que isso se aplica à Semana de Arte Moderna?
8-Faça sua crítica às obras apresentadas no evento.
Atividade 2
O professor convidará os alunos a pesquisarem mais para conhecerem melhor sobre a Semana de Arte Moderna. Dirá que, com a experiência que têm, saberão encontrar nos sites de busca os endereços.
Nesse momento, já poderá apresentar aos estudantes o seguinte roteiro abaixo.
1- Tema: Semana de Arte Moderna
3- Hipóteses: Os alunos levantarão as hipóteses baseando-se nas imagens e texto lidos.
4- O professor deverá ser capaz de despertar interesse estimulando os alunos a quererem conhecer o assunto. Para isso proporá a seguinte metodologia de dinâmica de pesquisa:
4.1. Dividirá a classe em 6 grupos.
4.2. Todos se aprofundarão no tema, pesquisando mais sobre o que foi a Semana de Arte Moderna e depois sobre os artistas selecionados conforme indicação abaixo.
4.3. As pesquisas deverão ser realizadas em sala de aula usando os laptops sob a orientação do professor.
Professor, os grupos devem pesquisar duas personalidades de áreas diferentes como está abaixo determinado:
Tácito de Almeida Literatura Di Cavalcanti, Pintura |
Mário de Andrade - Literatura Víctor Brecheret - Escultura |
Anita Malfatti Pintura Menotti Del Pichia Literatura |
Guilherme de Almeida Literatura Sérgio Milliet Crítica e Literatura |
Heitor Villa-Lobos Música Tarsila do Amaral Pintura |
Oswald de Andrade Literatura Plínio Salgado Político e filósofo |
O grupo deverá apresentar a pesquisa à classe de forma criativa, utilizando-se de recursos áudio-visuais. O professor poderá propor que, por exemplo, construam um gráfico, desenho, enfim, utilizar-se da infografia.
Caso os alunos não conheçam sobre a infografia, sugerir que conheçam essa ferramenta em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia
http://super.abril.com.br/videos/conteudo_videos_251205.shtml
Informação disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia
O grupo deverá ser informado de que, ao final da apresentação, alunos e professor avaliarão se o grupo conseguiu que a classe se interessasse e entendesse o conteúdo apresentado. O professor orientará os alunos a livremente consultarem sites de busca para o estudo do conteúdo.
1- Por que a Semana de arte Moderna foi alvo de vaias da elite paulistana?
2- Os artistas envolvidos na Semana previam tais reações?
3- Se previam, havia algum propósito nisso?
4- Como foi explorada a Natureza nos trabalhos apresentados pelos artistas?
5- Um slogan usado durante a Semana era "sacudindo as estruturas da arte tupiniquim". O que objetivavam?
6- E com: "Independência ou sorte"?
7- Quais os principais objetivos dos artistas que se envolveram com a Semana de Arte Moderna?
8- Discutam, argumentem e exemplifiquem sobre a afirmação: "Nem sempre o novo é bem aceito".
9- Qual a importância das personagens na Semana de Arte Moderna e para as Artes no Brasil.
Atividade 3
Nos dias marcados, quando da elaboração do cronograma da pesquisa, o grupo expõe o resultado do trabalho utilizando-se de recursos áudio-visuais
e ou em infográfico como já foi sugerido na atividade 2.
Professor, o 1º vídeo abaixo é uma aula de 40 minutos com contextualização histórica que o ajudará a interpretar o movimento.
Vídeo. Semana de Arte Moderna. http://www.youtube.com/watch?v=LdO_ebONK9I&feature=related Acesso em: 11 de julh. 2012.
JÚLIO, Cristiane Martins. Semana de Arte Moderna de 1922. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27150
Acesso em: 11 de julh. 2012.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!