Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Modernismo – Semana de Arte Moderna

 

12/07/2012

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer as características  da Semana de Arte Moderna;
  • relacionar influência do momento histórico e movimentos das artes;
  • reconhecer as diferenças existentes entre texto literário e texto não-literário;
  • informar-se sobre antecedentes da Semana;
  • apreciar a arte de Lasar Sagall, Anita Malfatti,  Manuel Bandeira ,, Di Cavalcanti entre outros.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções de informática para melhor utilizar a ferramenta "infografia ou infográfico".
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da Internet (tablets, note, nets);
  • leitura de textos informativos e literários;
  • vídeos;
  • uso da ferramenta infográfica. ...

lupa

 Imagem disponível em 12-05-2012

http://www.eb1-monte-caparica-n2.rcts.pt/ECO_028.jpg 

 

Projeto de iniciação científica: uma lupa na língua

Subprojeto: uma lupa na Literatura: Semana de Arte Moderna  

INTRODUÇÃO:

O professor apresentará aos alunos o convite abaixo, (cada um com seu UCA ou tablet), dirá que esse evento foi marcante na História das Artes e, como forma de ativar os conhecimentos prévios sobre o assunto, perguntará se alguém sabe dizer algo sobre esse acontecimento.

semana 

Outros nomes Semana de 22
Participantes Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti, entre outros.
Localização Teatro Municipal, São Paulo, Brasil
Data 13 - 17 de fevereiro de 1922
Resultado Início da consolidação do modernismo no Brasil e ruptura com movimentos anteriores. 

 

Se algum aluno souber, o professor pedirá que fale para os colegas e explorará as informações. Se ninguém souber, o professor deverá expor o assunto.

Em seguida, mostrará o cartaz abaixo e pedirá que comentem : 

villa

Imagens disponíveis em 07/05/2012:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Semana_de_arte_moderna_1922.jpghttp://3.bp.blogspot.com/-9JveccPM15I/Tzb91XC-USI/AAAAAAAAMns/C1ipzoUiVo8/s1600/cartaz.jpg  

http://3.bp.blogspot.com/-9JveccPM15I/Tzb91XC-USI/AAAAAAAAMns/C1ipzoUiVo8/s1600/cartaz.jpg 

 

  • O que notaram de diferente quanto à ortografia?

A estudante  Arte A A

images mon navio

Imagens disponíveis em: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Anita_Malfatti_-_A_Estudante.jpg 

http://orrameu.com/upload/arte_moderna.jpg

http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/086.jpghttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Navio_de_Emigrantes_-_Lasar_Segall_-_1939-41.jpg

http://www.freewords.com.br/wp-content/gallery/di-cavalcant/biografia-de-di-cavalcanti-conheca-sua-historia-artes-e-artistas14.jpg

http://www.sampa.art.br/biografias/victorbrecheret/

                http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Navio_de_Emigrantes_-_Lasar_Segall_-_1939-41.jpg

 

Atividade 1

 O professor perguntará se alguém já viu algumas dessas imagens.

  • Viram?
  • Onde?
  • Quem gostaria de falar sobre sentimentos despertados pela primeira imagem, pela segunda....

O professor deverá explorar todas as imagens.

 

Em seguida, convidará os alunos a assistirem ao vídeo abaixo de 13 minutos com personagens caracterizados com perfeição na representação física e artística. O vídeo deve ser apresentado em sala de aula ou em local adequado.

 http://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw&feature=related 

O professor deverá entregar o roteiro antes de se começar a assistir ao vídeo.

1- Qual o tema do vídeo?

2- A que os personagens se propõem? Onde?

3- Ao se mencionar o local escolhido, todos riem. Por que razão?

4- Que artistas modernistas podem ser identificados na exibição? Todos partilham as mesmas ideias?

5- O que houve de estranho na apresentação do evento feita por Graça Aranha?

6- Qual a crítica do público?

7- E a sua crítica? Você concorda com o dito popular que diz: às vezes para se consertar a casa é preciso demoli-la. Em que isso se aplica à Semana de Arte Moderna?

8-Faça sua crítica às obras apresentadas no evento. 

  •  Ao fazer a discussão do roteiro, o professor reiterará que, entre os grande expoentes da Semana de Arte moderna, figuram na pintura, Anita Malfatti, Tarcila do Amaral, Di Cavalcanti; Victor Brecheretm com esculturas; na literatura Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado  e Guilherme de Almeida e, na música, principalmente Villa-Lobos. 

O professor perguntará se alguém já viu alguma dessas imagens. Viram? Onde?Quem gostaria de dizer sobre sentimentos despertados pela primeira imagem, pela segunda... Deverá explorar todas as imagens.

 

Atividade 2

O professor convidará os alunos a pesquisarem mais para conhecerem melhor sobre a Semana de Arte Moderna. Dirá que, com a experiência que têm, saberão encontrar nos sites de busca os endereços.

Nesse momento, já poderá apresentar aos estudantes o seguinte roteiro abaixo.

 

Qual o tema a ser pesquisado?

1- Tema: Semana de Arte Moderna

  • Qual o problema a ser pesquisado?

    2- Problematização: O que as imagens analisadas e os textos lidos nos levam a pensar sobre a Semana de Arte Moderna?
  • Quais as hipóteses levantadas?

3- Hipóteses: Os alunos levantarão as hipóteses baseando-se nas imagens e texto lidos.

  • Por que quereriam estudar o tema?

4- O professor deverá ser capaz de despertar interesse estimulando os alunos a quererem conhecer o assunto. Para isso proporá a seguinte metodologia de dinâmica de pesquisa:

4.1. Dividirá a classe em 6 grupos.

4.2. Todos se aprofundarão no tema, pesquisando mais sobre o que foi a Semana de Arte Moderna e depois sobre os artistas selecionados conforme indicação abaixo.

4.3. As pesquisas deverão ser realizadas em sala de aula usando os laptops sob a orientação do professor.

 

Professor, os grupos devem pesquisar duas personalidades de áreas diferentes como está abaixo determinado:

 Tácito de Almeida Literatura Di Cavalcanti, Pintura 

Mário de Andrade - Literatura Víctor Brecheret - Escultura

Anita Malfatti Pintura Menotti Del Pichia Literatura

Guilherme de Almeida Literatura Sérgio Milliet Crítica e Literatura

Heitor Villa-Lobos Música Tarsila do Amaral Pintura

Oswald de Andrade  Literatura Plínio Salgado Político e filósofo

 

O grupo deverá apresentar a pesquisa à classe de forma criativa, utilizando-se de recursos áudio-visuais. O professor poderá propor que, por exemplo, construam um gráfico, desenho, enfim, utilizar-se da infografia.

Caso os alunos não conheçam sobre a infografia, sugerir que conheçam essa ferramenta em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia  

http://super.abril.com.br/videos/conteudo_videos_251205.shtml 

  • Infografia ou infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto. No design de jornais, por exemplo, o infográfico costuma ser usado para descrever como aconteceu determinado fato, quais suas consequências. Além de explicar, por meio de ilustrações, diagramas e textos, fatos que o texto ou a foto não conseguem detalhar com a mesma eficiência. Também são úteis para cientistas como ferramentas de comunicação visual, sendo aplicados em todos os aspectos da visualização científica.

Informação disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia

 

O grupo deverá ser informado de que, ao final da apresentação, alunos e professor avaliarão se o grupo conseguiu que a classe se interessasse e entendesse o conteúdo apresentado. O professor orientará os alunos a livremente consultarem sites de busca para o estudo do conteúdo. 

2º roteiro de pesquisa:

1- Por que a Semana de arte Moderna foi alvo de vaias da elite paulistana?

2- Os artistas envolvidos na Semana previam tais reações?

3- Se previam, havia algum propósito nisso?

4- Como foi explorada a Natureza nos trabalhos apresentados pelos artistas?

5- Um slogan usado durante a Semana era "sacudindo as estruturas da arte tupiniquim". O que objetivavam?

6- E com: "Independência ou sorte"? 

7- Quais os principais objetivos dos artistas que se envolveram com a Semana de Arte Moderna?

8- Discutam, argumentem e exemplifiquem sobre a afirmação: "Nem sempre o novo é bem aceito".

9- Qual a importância das personagens na Semana de Arte Moderna e para as Artes no Brasil.

 

Atividade 3  

Socialização da pesquisa:

 

Nos dias marcados, quando da elaboração do cronograma da pesquisa, o grupo expõe o resultado do trabalho utilizando-se de recursos áudio-visuais      e ou em  infográfico como já foi sugerido na atividade 2.

http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/086.jp











Sacudindo as estruturas
da arte tupiniquim

Indepen

 

 

O) OO

erguntará se alguém já viu alguma dessas imagens. Onde? Quem gostaria de dizer sobre os sentimentos despertados pela primeira pintura? E pela segunda?

O professor deverá explorar todas as imagens. 





 

             

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Navio_de_Emigrantes_-_Lasar_Segall_-_1939-41.jpg http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/086.

  

Recursos Complementares

Professor, o 1º  vídeo abaixo é uma aula de 40 minutos com contextualização histórica que o ajudará a interpretar o movimento.

Vídeo. Semana de Arte Moderna.  http://www.youtube.com/watch?v=LdO_ebONK9I&feature=related Acesso em: 11 de julh. 2012.

JÚLIO, Cristiane Martins. Semana de Arte Moderna de 1922. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27150 

Acesso em: 11 de julh. 2012.

Avaliação
  • Como o professor acompanhou todo o processo, deve avaliar os alunos. Para tanto, deverá observar o interesse, o empenho deles em resolver as atividades. Além disso, o professor deve saber que os alunos podem ainda serem estimulados a se empenharem mais no desenvolvimento das atividades. Na apresentação da pesquisa, verificar se todos se dedicaram à aprendizagem individual e à coletiva com interesse.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.