Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A participação política dos jovens na vida social do país - Pesquisa científica

 

29/06/2012

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Possibilitar a ampliação da consciência crítica e política do aluno;

- Entender a participação política como forma de transformação social;

- Discutir sobre o processo democrático no qual se constituem as diferentes formas de participação: plebiscito, referendo, eleições;

- Conhecer melhor as formas de participação política dos jovens em sua cidade.

Duração das atividades
8 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 a 3: delimitando a temática

Esta pesquisa irá discorrer sobre a Participação do Jovem na vida política do país. Embora o jovem possa votar aos 16 anos, as pesquisas têm demonstrado que isso não tem garantido a participação política do jovem na vida social do país. De 2006 para 2010 houve redução no número de eleitores nesta faixa etária ( http://www.estadao.com.br/especiais/quem-vota-no-brasil,112873.htm, acesso em 20.05.12). Trabalhar este tema com os alunos é uma oportunidade para que eles possam investigar ou conhecer mais um pouco sobre a participação do jovem na vida política do país.

Para tal, há a possibilidade de professores de diferentes disciplinas trabalharem juntos durante o processo ou agregarem atividades no trabalho com os dados da pesquisa. Os professores das disciplinas de Língua Portuguesa, História e Sociologia podem trabalhar diferentes etapas da pesquisa ou conjuntamente.

Língua Portuguesa: organização dos textos e da pesquisa

História/Sociologia: a preparação da discussão política

Para motivar os alunos a pesquisarem sobre esta temática, remeta-os a reportagens que mostram alguns movimentos de jovens envolvidos em questões de protestos e reivindicações de direitos.

1ª reportagem:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5422057-EI8139,00-Jovens+acampam+em+protesto+contra+a+corrupcao+em+Campinas.html, acesso em 20.05.12.

 

Mascarados, manifestantes querem o afastamento do prefeito Demétrio Vilagra. Foto: Rose Mary de Souza/Especial para Terra

2ª reportagem:

http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/policia-militar-e-alunos-da-usp-entram-em-confronto-20111027.html, acesso em 20.05.12.

conflito3-usp-g-20111027

 

Por último, mostre aos alunos a seguinte reportagem com as seguintes proposições de questões:

 

a. Qual era o protesto central?

b. Qual a faixa etária predominante dos jovens participantes do processo?

c. Qual a importância deste tipo de participação para a sociedade?

d. Quais são os aspectos políticos desta participação?

 http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/caras-pintadas/, acesso em 11.05.12.

 

Em seguida, pesquise na sala quais alunos possuem mais de 16 anos e identifique quais destes alunos já possuem título de eleitor e quais motivos os levaram a ter ou não o título, querer ou não participar do processo eleitoral. Perguntar também se eles já participaram de algum movimento político.

Diga aos alunos que, da mesma forma que houve essa investigação em sala sobre a participação política dos jovens via voto nas eleições diretas, a turma irá pesquisar na escola a participação de outros jovens na vida política do país em diversas modalidades que serão exploradas adiante.

 

Nesta primeira etapa, os alunos investigarão diferentes formas de se participar politicamente da vida do país.

1. Divida a turma em grupos de 6 a 8 alunos;

2. Apresente para cada grupo as modalidades abaixo com os links para que pesquisem:

Grupos 1 e 2:

Referendo e Plebiscito

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9709.htm, acesso em 20.05.12. Peça que resumam o texto da Constituição Federal.

Grupos 3 e 4:

Conselhoshttp://www.conselhos.mg.gov.br/pagina/listagem_conselhos, acesso em 10.05.12. Peça ao grupo que definam e deem exemplos de Conselhos nos níveis municipal e estadual.

 

3. Terminado este trabalho, os alunos agregam todos os resumos e constroem um texto coletivo em sala e distribuem a todos.

a. Cada grupo apresenta o seu resumo para a turma via email criado para cada grupo;

b. De posse de todos os resumos, um grupo se responsabiliza pela compilação dos resumos aglutinando os textos;

c. Terminada a compilação, o grupo posta o texto numa Webquest;

d. Postando o texto, todos os grupos podem contribuir expandindo o mesmo a cada nova informação surgida podendo ser semanalmente, por exemplo.

e. O site a seguir auxilia na construção de uma Webquest: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88 , acesso em 20.05.12. Clicar em "Webquest".

 

Aulas 4 a 8: o problema, a hipótese e a pesquisa

Atividade 1:

A partir do debate sugerido no início da aula, ajudar o aluno a definir qual o questionamento/interesse central que motivou a pesquisa sobre esta temática.

Propor esta questão para apreciação dos alunos:

- a participação política do jovem na vida da escola também tem sido pouco significativa?

 

A seguinte hipótese poderá surgir: Será que o jovem de nossa escola participa ativamente da vida política de nosso país seja no nível municipal (inclusive na própria escola), estadual ou federal?

Levantada a hipótese, o professor passa à construção da pesquisa.

 

Atividade 2: O que é uma pesquisa de campo?

 Nessa atividade, os alunos de cada turma participante deverão conhecer o que é uma pesquisa de campo e quais são suas características. No site abaixo, os alunos poderão ler e discutir sobre o que é e como se faz uma pesquisa de campo.

http://www.slideshare.net/francescotorres/pesquisa-de-campo-3641157, acesso em 21.05.12. Os slides explicam o passo a passo e apresentam um exemplo.

 

Atividade  3: Quem iremos entrevistar e o que iremos perguntar?

 

Nesta atividade, os alunos deverão definir o público a ser entrevistado e as perguntas que constarão no questionário. Uma sugestão é entrevistar os alunos de 16 anos da escola.  Caso  seja uma  escola com muitos alunos, a sugestão é de que entrevistem apenas 10% do número de alunos da escola.

Para tal, os alunos farão grupos focais reunindo jovens de diferentes idades e de diferentes séries da escola para uma conversa informal que será gravada. Serão reunidos jovens a partir de 16 anos.

1. Os alunos se dividirão em grupos;

2. Cada grupo irá reunir cerca de 15 jovens em uma sala com horário marcado para a conversa;

3. O professor construirá com eles um roteiro para início do debate lembrando que não há rigidez na condução, pois que o importante é os jovens ficarem à vontade para se manifestarem;

4. As conversas serão gravadas ou filmadas com autorização dos jovens participantes;

5. Terminada a conversa os alunos irão compilar os resultados, organizando as falas dos jovens;

6. A apresentação destes resultados para discussão será feita em sala de aula com apresentação dos vídeos e outros materiais que utilizaram como registro.

Exemplo de como compilar os dados organizando estas falas:

 

 

Questão

idade

sexo

Pergunta1

Pergunta2

Pergunta3

Pergunta4

01- O que entende por participação na vida política

16

fem

 

 

 

 

02- Você já votou alguma vez?

       

 

 

03- Fale como participa da vida política na sua comunidade

 

 

 

 

 

 

04 - Conhece outras formas de participação política?

 

 

 

 

 

 

05 - Gostaria de participar mais da vida política?

 

 

 

 

 

 

SEMINÁRIO

As próximas atividades serão feitas em forma de um Seminário organizado pelo professor que será o mediador e coordenador da atividade.

1. Os grupos que fizeram a pesquisa se manterão para a apresentação dos resultados;

2. O professor marca um dia para o Seminário;

3. Cada grupo ficará responsável pela organização da apresentação dos conteúdos;

4. O professor instrui aos outros grupos que durante a apresentação, deverão preparar questionamentos para o grupo que está apresentando para o debate final;

5. O professor pede que os grupos analisem e discutam os dados levantados na pesquisa: gravações e respostas dos questionários; avaliando os alunos da escola, no que se refere às suas concepções do que seja participação na vida política; se o jovem da escola tem feito uso do direito de votar; se a presença do jovem na vida política da comunidade é significativa e o desejo destes jovens de participar na vida política do país;

6. A apresentação destes resultados para discussão poderá utilizar apresentação dos vídeos e outros materiais que utilizaram como registro;

7. Ao término de cada apresentação, o professor apresenta os questionamentos e abre para o debate na turma;

8. Terminadas todas as apresentações, o professor faz o fechamento do Seminário concluindo as ideias e, se for o caso, propondo outras pesquisas para aprofundar o assunto.

9. Os grupos podem também divulgar os dados para fora da sala de aula e da escola criando um blog para esta divulgação.

Mais ideias para se organizar um seminário:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082, acesso em 25.06.12.

 

 

Recursos Complementares

1. Sugestão de link para o professor:

 

http://www.acaoeducativa.org/index.php/quem-somos. Site que promove ações nas áreas de Educação, Cultura e Juventude.

Avaliação

Avalie a compreensão dos alunos quanto às etapas  e o desenvolvimento da pesquisa.

Avalie  a organização e envolvimento dos grupos ao prepararem o material da pesquisa e ao irem a campo para efetivá-la.

Avalie também a contribuição da pesquisa para a ampliação da consciência crítica e política do aluno.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • SANDRA MARIA ALMEIDA ABREU DE ANDRADE, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio , São Paulo - disse:
    sandra.abreu@globo.com

    29/04/2014

    Cinco estrelas

    Excelente tema! Inclusão do aluno ao entendimento dos movimentos sociais e sua participação política. Parabéns.


  • Lourival Sabino de Azevedo Júnior, NTE - CAICÓ , Rio Grande do Norte - disse:
    jkaico@gmail.com

    09/03/2013

    Cinco estrelas

    Aula Excelente, pois precisamos mostrar aos jovens de hoje que é preciso lutar pelos nossos direitos e de nossas comunidades. Parabéns, Professor, pelo compartilhamento.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.