- Utilização do laptop UCA ou tablets;
- utilização de vídeos do Youtube;
- atividades realizadas em grupo;
- utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet;
- leitura de textos informativos e literários;
- uso da ferramenta wiki.

Imagem disponível em 12-05-2012
http://www.eb1-monte-caparica-n2.rcts.pt/ECO_028.jpg
Para essa aula, o professor deverá pedir aos alunos que ainda não conhecem o que foi a Semana de Arte Moderna, que voltem ao assunto antes do estudo sobre o Modernismo. Sugerirá acesso aos sites.
http://www.youtube.com/watch?v=LdO_ebONK9I&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw&feature=related
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27150disponíveis em 17-05-2012:
Disponíveis em 17-05-2012:
Projeto de iniciação científica: uma lupa na língua
Subprojeto: uma lupa na Literatura: Modernismo 1ª fase
Atividade 1
Motivação:
O professor dirá que, após a Semana de Arte Moderna, o período compreendido de 1922 a 1930 foi de grande efervescência artística. Perguntará se alguém da classe já viu alguma das revistas mostradas abaixo. Dirá que muitas dessas revistas foram publicadas para expor o pensamento de novos artistas do Modernismo. O nome das principais Revistas e Manifestos: Klaxon, Manifesto da Poesia Pau-Brasil, Revista de Antropologia, A Revista, Verde-amarelismo, Manifesto Regionalista de 1926.
Wiki:http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki Wiki:http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki


Imagens disponíveis em 17-05-2012 em:
http://2.bp.blogspot.com/_dCGmWP93uuc/TDudFQffSjI/AAAAAAAACw0/6Ahwb765CrE/s400/TARSILA-PAU.jpg
http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/564150_109.jpg
http://redes.moderna.com.br/wp-content/uploads/2011/08/Carlos-Drummond-de-Andrade-A-Revista.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-9KPKwvFjsWU/Tq4z0sBKCPI/AAAAAAAABII/bwE0Yun6Gq8/s400/Pau-Brasil.jpg
http://www.oocities.org/ink_br/segall.jpg
http://img.ibiubi.com.br/livros/8/5/5/1/6/0/3/img/01_manifesto-regionalista-de-1926_grande.jpg
Deverá distribuir entre os grupos, que comporá, a tarefa de ler sobre as Revistas e Manifestos. Entregará a cada um dos grupos um roteiro cujas informações deverão constar no wiki que construirão. Atividade 1
CONSTRUINDO UM WIKI
O professor deverá distribuir entre os grupos, que comporá, a tarefa de ler sobre as Revistas e Manifestos. Entregará a cada um dos grupos um roteiro cujas informações deverão constar no wiki que construirão.
Se os alunos não souberem construir um wiki, o professor deverá indicar o endereço abaixo para que eles se orientem:
Site disponível em 17-05-2012
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki
Na sequência, o professor dividirá a sala em cinco grupos e atribuirá a cada um o nome de uma revista ou manifesto. Dirá que pesquisem sobre o assunto, respondam o roteiro. Fornecerá apenas um site e pedirá que enriqueçam o trabalho pesquisando em outros sites, no google, por exemplo.
Site disponível em 17-05-2012
http://www.coladaweb.com/literatura/modernismo-primeira-fase
1- Quando circulou este periódico?
2- O que tinha de inovador?
3- Justificativa do nome da revista.
4- Que propostas trazia?
- Manifesto da Poesia Pau-Brasil
1- Como este manifesto circulou?
2- O que é a poesia pau-brasil?
3- O que se propunha com para a Literatura?
4- A que rigorosamente se opunha?
5- O que se deve entender por: "Nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo. Ver com olhos livres."
1- Em que a Revista se destacou?
2- Quem eram os responsáveis pela revista?
3- A Revista tece duas fases. Por quê? Apresente as duas fases, os colaboradores de cada uma.
4- As palavras Abaporu e antropofagia são próximas quanto ao significado. Explique.
1- Diferentemente de outras as revistas com “ideias paulistas”, qual o foco desta?
2- O grande nome entre os colaboradores de A Revista.
3- “Apoiava o nacionalismo franco e decidido. Não praticava xenofobia nem o Chauvinismo”. Explique.
1- 1- Verde-Amarelismo criticava o grupo de Oswald de Andrade (Revista de Antropologia). Causas.
2- Elegem a anta como símbolo nacional e publicam um manifesto no jornal Correio Paulistano intitulado "Nhengaçu Verde-Amarelo - Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta.
3- Expliquem os dois fatos.
4- Afirmavam que o nacionalismo deles “é `verdamarelo' e tupi. (...)" O que deve se entender por isso?
- Manifesto Regionalista de 1926
1- Expliquem o título.
2- Desse regionalismo resultou brilhantes obras literárias com nomes no romance como: Graciliano Ramos, José Lins do Rego, José Américo de Almeida, Rachel de Queiroz e Jorge Amado; João Cabral de Melo Neto, na poesia.
3- O professor acompanhará as postagens fazendo comentários e possibilitando melhorias nos textos.
Atividade 2
O professor apresentará à turma a proposta de leitura do livro ou a de assistirem ao filme Macunaíma.
Apresentará argumentos para a escolha da leitura como: o livro pode ser facilmente baixado em download. A excelência da leitura é possibilitar conhecimento, entre outros, de nome de plantas e de instrumentos domésticos utilizados pelos indígenas. Quanto aos vídeos são sete no total de 105 minutos. O professor deverá chamar a atenção dos alunos para o fato de que só assiste bem ao filme ou lê o livro, quem conhece os princípios modernistas do início do século XX. A turma deverá fazer uma escolha única. O que não impede que individualmente façam ambas atividades. E a tarefa será feita em casa .
Dirá que se trata de uma rapsódia (a rapsódia utiliza os mitos indígenas, as lendas, provérbios do povo brasileiro e registra alguns aspectos do folclore do país até então pouco conhecidos ) que conta aventuras de Macunaíma, anti-herói lendário e picaresco de uma tribo indígena. Macunaíma perde um amuleto, vai a São Paulo em busca dele, volta ao final para o Amazonas.
Roteiro para leitura ou filme (conforme escolha da turma):

http://4.bp.blogspot.com/_EhPA3zYtS5c/SSoj60fIA1I/AAAAAAAAB84/l2KiWmwF1QU/s320/RENNo(1).jpg
1- Caracterização do personagem.
2- Por conhecer os princípios modernistas, respondam: o que representa terem preferência por caçar anta?
3- O que significa a antropofagia presente em Macunaíma?
4- A referência ao folclore brasileiro e à linguagem oral é manifestação típica da primeira fase modernista . Comprove com o texto.
5- Macunaíma é uma tentativa de construção do retrato do povo brasileiro. Você concorda? Explique.
6- O enredo pode parecer confuso ao leitor acostumado à verossimilhança da maioria das narrativas com a realidade. É difícil aceitar o fato de o protagonista morrer duas vezes no romance; ou que Macunaíma, numa fuga, possa estar em Manaus e, algumas linhas depois, aparecer na Argentina; ou o fato de o herói encontrar uma poça que embranquece quem nela se banha. O que se deve entender por isso?
( Resposta: A explicação para as duas primeiras causas de confusão é: a verossimilhança é surrealista e deve ser lida de forma simbólica. Quanto à poça, quando Macunaíma e seus dois irmãos entram na água que embranquece, isso pode ser entendido como o símbolo das três etnias que formaram o Brasil: o primeiro, como a água está limpa, sai branco, o branco, vindo da Europa; e o índio nativo, é Jiguê, é o segundo, e como a água já estava meio suja, Jiuê fica com a cor de bronze (índio); por último, Manaape, que simboliza o negro, só consegue embranquecer a palma das mãos e a sola dos pés).
7- Entre as características do Modernismo, no período, buscava-se a valorização do índio verdadeiramente brasileiro. O que isso significa?
8- A leitura de “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter” e de outros textos modernos possibilitam a análise das relações homem e natureza?
9- Sumé é um personagem lendário de nossos índios; segundo consta, foi quem ensinou os segredos da agricultura a eles. Em Macunaíma com quem podemos identificar Sumé?
- Professor, aproveite a riqueza do livro ou do filme ao fazer a discussão.
Como foi dito, o filme está dividido em sete vídeos que aqui (nos links abaixo) aparecem em sequência.
http://www.youtube.com/watch?v=KPZgd1O7f3E&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=ZzaBO0sQJsQ&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=ZzaBO0sQJsQ&feature=fvwrelhttp://www.youtube.com/watch?v=Pe5Y3zHk5hc&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=Pe5Y3zHk5hc&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=-InNOgciIcw&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=BsEi-UXJSJk&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=BsEi-UXJSJk&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=_H77jQn4i6k&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=GULvXWVxu90&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=GULvXWVxu90&feature=relmfu
Vídeos disponíveis em 17-05-2012
Atividade 3
Professor, apresente a letra da música abaixo aos alunos solicitando que respondam às questões:
1- Apontem o que há de semelhante entre a obra Macunaíma e Desenredo.
2- O quadro abaixo expressa dogmas pregados pelos modernistas da 1ª fase.
Marque no texto de Ivan Lins/ Gonzaguinha, as marcas do Modernismo.
Características gerais da Poesia Modernista
- Rompimento com os preceitos da gramática e da retórica:
- Ausência de metrificação, emprego do verso livre;
- Aproveitamento poético da linguagem cotidiana;
- Emprego de palavras consideradas tradicionalmente não poéticas;
- Pontuação e ritmo livres;
- Desrespeito às normas gramaticais.
Volta à espontaneidade:
- Apreensão imediata de breves momentos líricos;
- Libertação da lógica aparente;
- Emprego de imagens não lógicas;
- Valorização da conotação;
- Hermetismo;
- Automatismo psíquico.
Busca de síntese:
- Busca do essencial poético com o mínimo de artifício;
- Emprego das palavras em liberdade;
- Desprezo pela sintaxe tradicional;
- Antidiscursivismo.
Amplitude temática:
- Ausência de limites entre o poético e o não-poético: tudo pode ser tema de poesia;
- Interesse pelo homem comum, pela ordem social, pelo cotidiano;
- Abandono da concepção de arte como imitação;
- Gosto da ironia e da polêmica;
- Poesia participante, empenhada na realidade contemporânea;
- Tendência à abertura, à multiplicidade de sentidos e interpretações.
|
Retirado de: http://literaturanoseculoxx.blogspot.com.br/2010/04/caracteristicas-gerais-da-poesia.html
Acessado em 17-05-2012
Desenredo
Composição: Ivan Lins/Gonzaguinha
Leila Pinheiro
Leila Pinheiro
No dia em que o jovem Cabral chegou por aqui ô ô
Conforme diversos anúncios na televisão
Havia um coro afinado da tribo tupi
Formado na beira do cais cantando em inglês
Caminha saltou no navio assoprando
Um apito em free bemol
Atrás vinha o resto empolgado da tripulação
Usando as tamancas no acerto da marcação
Tomando garrafas inteiras de vinho escocês
Partiram num porre infernal por dentro das matas ô ô
Ao som de pandeiros, chocalhos e acordeon
Tamoios, Tupis, Tupiniquins, Acarajés ou Carijós, sei lá
Chegaram e foram formando aquele imenso cordão
Meu Deus, quibão
E então de repente invadiram a avenida central,
mas que legal!
E meu povo vestido de tanga adentrou ao coral
Um velho cacique baiano sacou do piston
E deu como aberto em decreto mais um carnaval
A assim a 22 daquele mês de abril
Fundaram a escola de samba
Unidos do Pau Brasil
- Professor, coloque os alunos em círculo e promova uma discussão das questões do texto. Em seguida, avalie com eles as validade das propostas trabalhadas. Se não houver dúvidas, encerre a aula, solicitando que escrevam um texto sobre o que aprenderam.
http://www.youtube.com/watch?v=_H77jQn4i6k&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=GULvXWVxu90&feature=relm
http://www.youtube.com/watch?v=_H77jQn4i6k&feat
O professor deverá pedir aos alunos que leiam sobre a Semana de Arte Moderna para melhor entenderem sobre os ideais do Modernis
Sugerir lei
Dirá que, após a Semana de Arte Moderna, o período entre 1922 e 1930 foi de grande efervescência artística. Muitas revistas foram publicadas para expor o pensamento de novos
Mostrar as capas das revistas e dos manifestos que foram publicadas no período.
“Klaxon”,
“A Revista”,
“A Revista de Antropofagia”
“Manifesto da Poesia Pau-Brasil”,
“Manifesto de Antropofagia”.
http://www.coladaweb.com/literatura/modernismo-primeira-fase
O professor dirá que o objetivo da presente proposta de pesquisa orientada é que o aluno se informe sobre o período compreendido entre 1922 e 1930 para tenha acesso a trabalhos e críticas divulgados nas revistas “Klaxon”, “A Revista”, “A Revista de Antropofagia” e em “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, e “Manifesto de Antropofagia”.
O professor dividirá a sala em cinco grupos e distribuirá e a cada um atribuirá o nome de uma revista ou manifesto.
Pedirá que pesquisem sobre o assunto e responderam a perguntas como:Entre as características do Modernismo, no período, buscava-se a valorização do índio verdadeiramente brasileiro. O que isso significa?
A música “Desenredo” de Luís Gonzaga Jr. & Ivan Lins apresenta características presentes no Modernismo 1ª fase?
A leitura de “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter” e de outros textos modernos possibilitam a análise das relações homem e natureza?
Sumé é um personagem lendário de nossos índios; segundo consta, foi quem ensinou os segredos da agricultura a eles. Em Macunaíma com quem podemos identificar Sumé?
■Verificar, por meio de análise de textos, a construção das personagens.
Atividade 1
Primeira etapa do projeto: análise e avaliação da situação inicial
Observação: Neste momento, o professor terá condição de avaliar o conhecimento prévio dos alunos a respeito da temática selecionada, levando-os a fazer inferências e a levantar hipóteses sobre o que vão estudar. A partir dessa conversa, o professor define, juntamente com eles, os passos do projeto a ser desenvolvido por eles, quais sejam.
a. Delimitação do tema:
b. Pergu
Disponíveis em 17-05-2012
http://www.youtube.com/watch?v=KPZgd1O7f3E&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=ZzaBO0sQJsQ&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=ZzaBO0sQJsQ&feature=fvwrelhttp://www.youtube.com/watch?v=Pe5Y3zHk5hc&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=Pe5Y3zHk5hc&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=-InNOgciIcw&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=BsEi-UXJSJk&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=BsEi-UXJSJk&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=_H77jQn4i6k&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=GULvXWVxu90&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=GULvXWVxu90&feature=
http://www.youtube.com/watch?v=_H77jQn4i6k&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/wa
http://www.youtube.com/watch?v=_H77jQn4i6k&feature=re
Atividade 3
:Entre as características do Modernismo, no período, buscava-se a valorização do índio verdadeiramente brasileiro. O que isso signifiA música “Desenredo” de Luís Gonzaga Jr. & Ivan Lins apresenta características presentes no Modernismo 1ª fasA leitura de “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter” e de outroSumé é um personagem lendário de nossos índios; segundo consta, foi quem ensinou os segredos da agricultura a eles. Em Macunaíma com quem podemos identificar Sumé?
Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Modernismo – 1ª faseo
O professor deverá pedir aos alunos que leiam sobre a Semana de Arte Moderna para melhor entenderem sobre os ideais do Modernismo.
Sugerir leitura no site:
Dirá que, após a Semana de Arte Moderna, o período entre 1922 e 1930 foi de grande efervescência artística. Muitas revistas foram publicadas para expor o pensamento de novos artistas.
Mostrar as capas das revistas e dos manifestos que foram publicadas no período.
“Klaxon”,
“A Revista”,
“A Revista de Antropofagia”
“Manifesto da Poesia Pau-Brasil”,
“Manifesto de Antropofagia”.
http://www.coladaweb.com/literatura/modernismo-primeira-fase
O professor dirá que o objetivo da presente proposta de pesquisa orientada é que o aluno se informe sobre o período compreendido entre 1922 e 1930 para tenha acesso a trabalhos e críticas divulgados nas revistas “Klaxon”, “A Revista”, “A Revista de Antropofagia” e em “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, e “Manifesto de Antropofagia”.
O professor dividirá a sala em cinco grupos e distribuirá e a cada um atribuirá o nome de uma revista ou manifesto.
Pedirá que pesquisem sobre o assunto e responderam a perguntas como:Entre as características do Modernismo, no período, buscava-se a valorização do índio verdadeiramente brasileiro. O que isso significa?
A música “Desenredo” de Luís Gonzaga Jr. & Ivan Lins apresenta características presentes no Modernismo 1ª fase?
A leitura de “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter” e de outros textos modernos possibilitam a análise das relações homem e natureza?
Sumé é um personagem lendário de nossos índios; segundo consta, foi quem ensinou os segredos da agricultura a eles. Em Macunaíma com quem podemos identif
■Verificar, por meio de análise de textos, a construção das personagens.
Atividade 1
Primeira etapa do projeto: análise e avaliação da situação inicial
Observação: Neste momento, o professor terá condição de avaliar o conhecimento prévio dos alunos a respeito da temática selecionada, levando-os a fazer inferências e a levantar hipóteses sobre o que vão estudar. A partir dessa conversa, o professor define, juntamente com eles, os passos do projeto a ser desenvolvido por eles, quais sejam.
a. Delimitação do tema:
b. Pergu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia
http://especiais.ig.com.br/infograficos/
Para a construção do Infográfico sugiro a utilização do Power Point e seus elementos de animação e hiperlinks, este programa permite a associação de imagem, som, vídeo e narração.
Incentive aos alunos a explorarem os diferentes recursos para se comunicarem. Para auxilia-los neste link há um tutorial bem completo sobre o Power Point e suas ferramentas.
http://www.truquesedicas.com/tutoriais/powerpoint/viewlets/00001.htm
PProfessor,
A verossimilhança em questão é surrealista e deve ser lida de forma simbólica. A cena em que Macunaíma e seus dois irmãos se banham na água que embranquece pode ser entendida como o símbolo das três etnias que formaram o Brasil: o branco, vindo da Europa; o negro, trazido como escravo da África; e o índio nativo. Nessa cena, Macunaíma é o primeiro a se banhar e torna-se loiro.
Jiguê é o segundo, e como a água já estava “suja” do negrume do herói, fica com a cor de bronze (índio); por último, Manaape, que simboliza o negro, só embranquece a palma das mãos e a sola dos pés.