Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – Infância, brinquedos e brincadeiras no Centro-Oeste - UCA

 

03/06/2012

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento;
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Resolver situações-problema;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro e observação;
  • Descobrir o conceito de infância, brinquedos e brincadeiras;
  • Conhecer alguns brinquedos e algumas brincadeiras da região Centro-Oeste;
  • Realizar trabalho de campo.
Duração das atividades
Previsão de um semestre com uma aula semanal de 60 minutos, tendo em vista que a proposta é interdisciplinar e dialoga com diversas áreas do conhecimento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos.

Estratégias e recursos da aula

 

alunos uca

Professor, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que o conhecimento adquirido pelas crianças quando elas são sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem é bem maior do que quando são apenas meras expectadoras. 

Por isso, o projeto pretende que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa a partir da metodologia de pesquisa.

Propomos algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuirão na construção de conhecimentos de seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portfólio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.

  • É preciso esclarecer que o projeto de pesquisa não está dividido em momentos e sim em etapas, o que possibilita que cada etapa seja trabalhada em diversos momentos.

Sabendo da gigantesca área do território brasileiro, este projeto privilegiará a região Centro-Oeste, composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, conforme apresentado no mapa abaixo.

Mapa da região Centro-Oeste

Principais Cidades da Região Centro-Oeste:

- Estado do Matogrosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta.

- Estado do Matogrosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Naviraí

- Estado de Goiás: Goiânia (capital), Luziânia, Cristalina, Valparaíso de Goiás, Trindade.

- Distrito Federal - regiões administrativas de: Brasília, Gama, Taguatinga, Brazilândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Ceilândia.

Imagem e informações disponíveis em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm acesso em 16/04/2012.

Professor, para que os alunos participem como sujeito da pesquisa os convide para uma roda de conversa e questione-os, a partir da foto de um pesquisador que está bem próximo dele: você. Isso mesmo, fale um pouco de sua trajetória docente e explique que: nem todo pesquisador é professor, mas todo professor é um pesquisador.

Professor Pesquisado

Imagem disponível em: http://www.submarino.com.br/produto/1/21464776/professor+pesquisador:+introducao+a+pesquisa+qualitativa,+o- acesso em 13/05/2012

Peça que eles façam dois desenhos: um seu e o deles. Esses desenhos devem ser apenas de rosto – estilo foto 3x4 – para serem colocadas em um crachá confeccionado por eles mesmos na fase inicial da pesquisa. Este crachá deve identificá-los com seus respectivos nomes e a informação: PESQUISADOR. Logo abaixo, sua foto e a identificação de seu nome e a função: ORIENTADOR.

Trabalhando com autorretrato

            Professor, aproveite o momento e solicite a ajuda do professor de Artes, trabalhe com autorretrato, pois ele possibilita que o aluno observe suas características pessoais. Para um maior enriquecimento sobre esta atividade, consulte a aula postada no Portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19124  que trabalha uma atividade com autorretrato.

            Para que eles entendam o que é um autorretrato, mostre-lhes alguns, assim eles terão um parâmetro. Sugerimos a seguir o Sitio  http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/portinari_auto_retrato.html   no qual temos o autorretrato do pintor Cândido Portinari.       

Os alunos poderão utilizar seus laptops Uca, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem o link. No dia anterior, solicite que  tragam para escola um pequeno espelho.

Este é o autorretrato pintado pelo artista Cândido Portinari.

Autorretrato

Imagem disponível em: http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/portinari_auto_retrato.html - acesso em 13/05/2012

Depois desta observação, solicite que peguem o espelho e observem suas principais características:

- Tipo de cabelos (longos ou curtos; lisos ou encaracolados);

- Cor da pele e dos olhos;

- Formato do rosto;

- Tamanho e formato da boca.

- Não é necessária uma perfeita identificação, esta é apenas uma atividade de leitura de imagem, pois nem todos têm habilidades para o desenho.

Deixe-os a vontade para criar seu autorretrato, conforme suas habilidades. As turmas que possuem o laptop Uca poderão utilizar a ferramenta Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão. Veja um autorretrato feito por uma criança.


Autorretrato feito por uma crianca

Imagem disponível em: http://www.museudapessoa.net/MuseuVirtual/colecao/colecaoHome.do?action=listarIlustracoes&key=118&pager.offset=30 - acesso em 15/05/2012

Estimule-os a falar a partir das seguintes interrogações:

  • Ele é um pesquisador. E você, também pode ser um pesquisador?
  • Alguém sabe o que é pesquisa?
  • Quem já fez alguma pesquisa?
  • Alguém conhece ou sabe o nome de outro pesquisador?
  • Para que realizar uma pesquisa?
  • Nós também podemos ser pesquisadores?
  • Vamos criar a nossa própria pesquisa?

Professor, esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a construírem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar algumas etapas, tais como:

1.       Definir um tema;

2.       Justificar a escolha do tema;

3.        Elaborar a problematização;

4.        Fazer levantamento das hipóteses, ou seja, o que os alunos conhecem ou pensam sobre o tema;

5.       Construção dos objetivos;

6.        Definir as fontes de pesquisas;

7.        Pesquisa;

8.        Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados,

9.        Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da pesquisa;

10.        Socialização dos resultados/culminância do projeto.

 

1ª Etapa: Definição do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um vídeo ou filme ou outra particularidade da região Centro-Oeste para os alunos.

Nessa faixa etária, é importante uma consulta aos pais para que eles também possam contribuir com a escolha do tema. Após a consulta aos pais, organize sua turma em rodinha, e peça que cada aluno dê sua opinião sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador.

Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras. Professor, você pode optar por dois tipos de votação: a oral e a escrita.

Votação oral:

Nesse modelo de votação, privilegia-se a oralidade e a desenvoltura do aluno. A oralidade é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade. Assim, o aluno é levado a desenvolver sua memória, organização de ideias e transmissão clara da formulação de seu raciocínio. Outro fator positivo é a possibilidade de vencer o medo da exposição, uma vez que ao defender sua opinião, ele fica à frente da sala com todos os olhares voltados para ele.  

Votação secreta:

Essa modalidade de votação privilegia a individualidade do aluno e evidencia a cidadania, o poder de decisão do cidadão enquanto defensor de seus interesses. Outro fator importante é que faz o aluno ter acesso ao modo de como elegemos nossos representantes na política.

A proposta sugerida pelos alunos e acolhida pelo professor foi a votação oral. Cada aluno manifestou seu voto, o que foi escrito pelo professor no quadro negro para que todos tivessem acesso. Dos vários temas sugeridos, o eleito foi: Brinquedos e brincadeiras. Como o tema é muito amplo, decidimos por uma delimitação. Após acordo, o tema da pesquisa foi: Descobrindo o Brasil – Infância, brinquedos e brincadeiras no Centro-Oeste.

Professor, existe uma música que se relaciona com o tema sugerido pelos alunos. É uma música tocada com instrumentos de brinquedo e o som é emitido com perfeição. Utilize-a com o propósito de motivá-los na realização da pesquisa. Para tanto, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet ) ou utilizem o tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola.

Utilize uma música para motivá-los. Veja uma sugestão a seguir:

Música de brinquedo - Pato Fu

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Dj1O622vgws acesso em 13/05/2012

Professor, após a escolha do tema, proponha a seguinte atividade.

Aluna UCA

1) Qual foi o tema eleito? ______________________

2) Quantos votos ele teve? ____________________

3) Qual o nome do colega que indicou o tema? ________________

4) Professor, depois de ler, cantar e mostrar o vídeo da música dialogue com seus alunos sobre:

a) Qual é o nome do grupo musical que canta essa música? _______________________________

b) O grupo que canta utiliza algum instrumento musical de brinquedo?______________

c) O que você achou da música?___________________________________________

 

5) Professor, nesta questão você deverá explorar a audição de seus alunos. Vocês acessarão o seguinte sítio http://www.radio.uol.com.br/#/album/varios-artistas/casa-de-brinquedos/17515 e ouvirão as três (3) primeiras músicas – durante a música, permita que eles dancem e se soltem. Na sequência desafie seus alunos com a seguinte pergunta: Em uma das músicas que acabamos de ouvir, cita um brinquedo de criança, que é ao mesmo tempo um instrumento utilizado para realizar exercícios físicos e é ainda um meio de transporte. Complete as lacunas respondendo que brinquedo é este?

___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___.

Para a realização desta atividade, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola.

2ª Etapa: Justificativa do tema

A justificativa da pesquisa científica é o momento em que o pesquisador apresenta os motivos para realizarem seu trabalho, ou seja, é a relevância do tema, a sua importância. Em nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizerem por que escolheram esse tema e não outro qualquer. Nessa faixa etária, provavelmente eles não conseguirão revelar a contribuição que a pesquisa ofertará à sociedade ou mesmo à escola em que estudam, mas revelarão seu interesse pessoal em conhecer o tema – o que já é de extrema relevância para você professor – e talvez porque é “legal” conhecer coisas novas. É importante que você os questionem para que eles possam falar da importância de se pesquisar infância, brinquedos e brincadeiras da região Centro-Oeste.

Sugestão de atividade para esse momento:

1) Inicie esta etapa falando um pouco sobre o conceito de infância, pois, apesar de eles estarem nesta fase tão importante da vida, pouco sabem sobre ela.

Grupo de crianças

Imagem disponível em: http://rioeducainfancia.blogspot.com.br/- acesso em 13/05/2012

Professor, deixe que seus alunos opinem sobre a seguinte pergunta: “o que é ser criança?”.

Etimologicamente, a palavra “infância” vem do latim infantìa, que significa o que é novo, novidade; do latim infans, ántis, que não fala, sem voz.  É preciso valorizar esta época e garantir o direito da criança viver a sua infância adequadamente.

A infância é o período que vai do nascimento ao início da puberdade, por volta dos 10 anos. Nos primeiros anos, a criança começa a falar e aprende atos básicos de locomoção como sentar, engatinhar, andar e correr. É o início do desenvolvimento humano.
A partir daí, vem uma sequência de mudanças intensas que vão desde a queda dos dentes de leite ao desenvolvimento psicológico e, por fim, à puberdade. Não é à toa que os primeiros anos de vida exigem cuidados especiais, desde o berço. Fonte: http://www.vivaviver.com.br/fases_da_vida/infancia/- acesso em 13/05/2012.

Mundialmente, é consenso que investir na primeira infância assegurará dividendos em um futuro muito próximo, pois é sabido que o desenvolvimento do cérebro acontece muito mais rapidamente nessa fase do que em qualquer outro período da vida. Estudos afirmam que as crianças que tiveram acesso à educação infantil foram menos reprovadas no ensino fundamental e obtiveram um aumento de 2% a 6% em seus salários, quando na idade adulta. Fonte: http://www.culturainfancia.com.br/docs/cepam.pdf - acesso em 13/05/2012.

2) Se pesquisarmos em algum dicionário o conceito de brinquedo, encontraremos algo em torno de um objeto de diversão para as crianças, podendo ser de caráter distrativo ou educativo”. Os brinquedos podem ser antigos ou modernos, feitos manualmente ou fabricados com o que se tem de mais avançado, com um custo muito alto ou em baixinho. O certo, é que ele quase faz parte do corpo da criança. Tanto que quando uma criança entra em uma loja de brinquedos ela fica maravilhada. Sugerimos aqui professor, que dê nesta aula, maior destaque aos brinquedos que possuem caráter educativo, pois hoje assistimos a uma supervalorização dos brinquedos eletrônicos, que muitas vezes, não contribuem para a construção de conhecimentos, apenas mantém a criança entretida.

Brinquedo educativo - Lego

Imagem disponível em: http://eci.spaceblog.com.br/921313/BRINQUEDOS-EDUCATIVOS/- acesso em 13/05/2012

3) Após discorrer um pouco sobre o conceito de infância e de brinquedos, converse com eles sobre brincadeiras. Pergunte se eles conhecem alguma – certamente dirão que sim, várias, inclusive. Proponha uma brincadeira com eles. Essa brincadeira pode ser realizada dentro ou fora da sala – isso dependerá de sua disponibilidade de espaço.

4) Em roda de conversa, discuta sobre os motivos pelos quais querem pesquisar sobre este tema. Se sua escola faz parte do projeto Um Computador por Aluno (UCA), utilize o seu laptop   metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura – kolour Paint ou o tablet, desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

Eu quero estudar sobre a infância, brinquedos e brincadeiras do Centro-Oeste porque...

 

 

 Após a realização da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Professor faça um consolidado em forma de texto coletivo para os alunos e solicite que eles coloquem o texto na pasta portfólio do projeto.

Se a sua turma for de 1º ano, faça um texto coletivo, consolidando na lousa as ideias que eles falarem, mas se forem turmas de 2º ou 3º anos eles poderão fazer individualmente, assim você poderá avaliar se estão escrevendo com coesão e coerência.

3ª etapa: Problematização

Professor, discuta com seus alunos sobre a importância desta etapa da pesquisa. Quando você falar em problematização, provavelmente alguns deles se lembrarão dos probleminhas da disciplina de Matemática.

Deixe claro que não são esses problemas que os professores propõem para que você os resolva, mas ao contrário, neste momento, os problemas serão criados por você a partir do tema que vamos pesquisar. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que eles entendam bem.

Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Anote o nome de cada aluno e na frente de seu questionamento. As perguntas deles servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – Infância, brinquedos e brincadeiras na região Centro-Oeste.

Aluno

O que eu quero saber sobre o tema

Vinícius

Quais brincadeiras predominam na região Centro-Oeste?

Marina

Quais brinquedos são mais comuns nesta região?

Patrícia

As escolas de lá utilizam muitos brinquedos educativos?

4ª etapa: Hipóteses

Estamos avançando com o projeto. Após a escolha do tema, sua justificativa e a construção da problematização do objeto de nossa pesquisa este é o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas por eles mesmos?

Uma hipótese é algo que “eu acho” que é, pois, ainda não tenho certeza. Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, o jogador de futebol Neymar – atleta do Santos Futebol Clube – será algum dia eleito o melhor jogador do mundo, mas não se pode afirmar isso, pois, esse fato pode não se concretizar por inúmeros motivos. A verdade é que não se sabe ao certo.

As crianças hipotetizam o tempo todo. O mais importante não é acertar ou não, mas o exercício de hipotetizar, ou seja, de manifestar a opinião a respeito daquilo que tem curiosidade de saber, mas ainda não aconteceu.

Professor, desafie seus alunos para relacionarem problematização com hipóteses. Se forem alunos de 1º ano que ainda não escrevem com autonomia, utilize a atividade para trabalhar a tentativa de escrita, ou seja, eles vão elaborar a sua hipótese e escrever da forma que estão pensando e depois você faz a reescrita com eles. Outra possibilidade é retomar cada uma das questões levantadas na problematização e fazer oralmente. Solicite que alguém, um estagiário,  um monitor vá anotando as hipóteses para você. Posteriormente, digite e trabalhe com os alunos esta atividade escrita.

Os alunos de 2º e 3º anos podem  realizar a atividade individualmente, para isso devem  retomar as questões levantadas por eles e cada um elabora uma hipótese sobre sua questão ou sobre a questão levantada pelo colega.

Veja um exemplo abaixo:

Marina

Problematização: Quais brinquedos são mais comuns nesta região?

                      Patrícia

Hipótese: acho que são os brinquedos vendidos em lojas.

 5ª etapa: Objetivos da pesquisa:

Professor, tendo em vista as etapas que os alunos já vivenciaram anteriormente, não será difícil para construírem os objetivos. Explique-lhes que os objetivos é o que queremos alcançar ao final do trabalho de pesquisa. Para ajudar na elaboração, retome a problematização, pois são as perguntas deles que vão direcionar o trabalho. Veja a seguir um exemplo:

·         Descobrir quais brincadeiras predominam na região Centro-Oeste.

·         Conhecer os brinquedos que são mais comuns das crianças da região Centro-Oeste.

·         Saber se escolas de lá utilizam muitos brinquedos educativos.

6ª etapa: Fontes de pesquisa

Professor, esta etapa é de fundamental importância para a pesquisa. Por isso, é importante orientar os alunos, pois existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade científica e ao mesmo tempo, outras fontes nada confiáveis. Portanto, você deverá orientar seus alunos para que “pesquisem” bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, é importante envolver os pais nessa atividade, pois, são eles que ajudarão seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.

Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

Sugestão de atividade para esse momento:

Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

1)      Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:

        a)  Livros

         b) Revistas

         c)  Internet

         d) Fotografias

         e) Entrevistas

          f) Palestras

          g) Pesquisa de campo

     2) Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza em seu cotidiano escolar? Questione-os também sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que também façam o registro no caderno ou na pasta portfólio.

Professor, explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste na pasta portfólio ou mesmo no caderno.

7ª etapa: Pesquisa

Este é o momento oportuno para que ocorra uma interdisciplinaridade, ou seja, uma intersecção entre as disciplinas, um momento adequado onde as diferentes áreas do conhecimento se interagem para que o aluno tenha o melhor aprendizado possível sobre a infância, as brincadeiras e os brinquedos na região Centro-Oeste do Brasil.

A Língua Portuguesa contribui com os registros escritos, a pedagogia com as orientações dos tipos de brinquedos com a faixa etária e a Educação Física com a motricidade infantil, dentre outras.

Entende-se por pesquisa, o processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa. Existem vários tipos de pesquisa, como a bibliográfica, a descritiva, laboratorial, a empírica, a de campo, a acadêmica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um único pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

Pesquisador no tablado

Imagem disponível em: http://palavraacida.blogspot.com.br/2008/11/o-novo-gnio.html - acesso em 13/05/2012.

Vamos iniciar de fato a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos duas atividades: uma pesquisa bibliográfica e um trabalho de campo, mas para isso, é importante envolver os alunos neste processo. Você pode induzir o tipo de pesquisa, pois as crianças ainda não tem vivência com pesquisa e muitas vezes não fazem a opção adequada.

Atividade 1– Pesquisa bibliográfica

A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.

Professor, tendo em vista a faixa etária que trabalhamos, ensino fundamental inicial, você terá que fazer algumas adequações quanto a essa modalidade de pesquisa.

Trabalho em grupo

Este momento pode levar um tempo considerável, contudo é importantíssimo, pois, somente a partir dele é que o pesquisador sentirá segurança para prosseguir a investigação.

Você poderá organizar os alunos em grupos e distribuir o material de pesquisa para que investiguem as questões levantadas. Solicite que façam uma leitura apurada e atenta das fontes. Todos devem ler tudo o que foi separado para que se realizem a pesquisa.

Divida a sala em quatro grupos de alunos e apresente a eles a quarta parte das questões levantadas na problematização. Eles terão a tarefa de tentarem descobrir a resposta dessas questões.

Fique atento aos agrupamentos, pois nem sempre os grupos por afinidade é a melhor forma de agrupar. Este é um rico momento para você trabalhar com o respeito às diferenças, a solidariedade e a responsabilidade. Assim, procure agrupá-los em equipes heterogêneas, para que possam exercitar estes valores.

É importante que acompanhe a organização da sala e principalmente disposto a auxiliar os alunos sempre que solicitado, nunca apresentando as respostas, mas sim, indicando os caminhos a serem percorridos.

Para a realização desta pesquisa você poderá solicitar aos alunos que tragam livros, revistas, jornais ou textos que falem sobre a temática, para isso os alunos levarão a problematização para casa para procurarem os materiais.

Solicite que façam o registro do que descobriram e os lembre de anotarem as fontes pesquisadas, ou seja, as referências bibliográficas: nome do autor, nome do livro, revista ou jornal. Editora se for livro, local da publicação e o ano de publicação. Se for texto retirado de algum sítio, o endereço eletrônico e data de acesso.

Professor, nesse momento, resgata-se a problematização feita pelos alunos na 3ª etapa deste projeto:

1) Quais brincadeiras predominam na região Centro-Oeste?

2) Quais brinquedos são mais comuns nesta região?

3) As escolas de lá utilizam muitos brinquedos educativos?

 

Atividade 2 – Trabalho de Campo

O trabalho de campo é um atrativo a mais para a pesquisa. No entanto, os alunos não podem confundir o trabalho de campo com um passeio, pois, não o é. Ao contrário, constitui parte de um experimento científico, devendo ter, portanto, um roteiro bem planejado, observação atenta e organização nos registros, sob pena de que se isso não ocorrer, os resultados podem não ser satisfatórios. Para tanto, deve ser levado com toda a seriedade por parte dos alunos.

O trabalho de campo, geralmente, não é realizado no interior da escola, assim, deve manter o respeito pelas regras e muita disciplina, o cuidado deve ser redobrado e muito bem planejado anteriormente para que não haja prejuízo com o conteúdo a ser pesquisado e para que a integridade física dos pesquisadores envolvidos seja garantida. A parte burocrática é fundamental: combinar com a direção da escola a saída – principalmente se o transporte for solicitado por ela; solicitar autorização dos pais para que o filho deixe os limites da escola; definição do local; preparo do lanche, agendamento com o local,  e outros.

Professor, para envolver os alunos nesta atividade, organize-os na rodinha e questione-os sobre como vamos descobrir as respostas para as outras questões que ainda não sabemos. Conduza o debate para que eles mesmos apontem para a opção do trabalho de campo a uma fábrica ou loja de brinquedos.

Em nosso caso, a opção foi pelo trabalho de campo em uma fábrica de brinquedos de  nossa cidade. Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados. Um componente do grupo ficará responsável pelos registros (fotos, filmagens e de divulgar o material produzido por ele entre os colegas da sala).

Para que o trabalho seja proveitoso, envie com antecedência a problematização para a pessoa que irão receber vocês, assim ela vai se preparar previamente.

Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:

1 - Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista, relatório, elaboração de uma carta de agradecimento à instituição que acolheu os alunos;

2 - Matemática: estimativa do gasto com transporte e lanche, elaboração de situações-problema a partir de questões reais, vivenciadas pelos alunos, tais como: estimativa do tempo que vamos gastar para ir e voltar do trabalho de campo, dentre outras.

3 - Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência;

4 - História: resgate da história do local e sua importância cultural.

5 - Ética: diálogo, respeito ao outro.

Atividades

Professor, não é aconselhável que no trabalho de campo, o aluno fique isento de atividades. Ao contrário, esse momento deve ser muito bem aproveitado. Assim, divida sua sala em 4 grupos. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um tipo de brinquedo comum da região Centro-Oeste. Pesquise e registre os seguintes itens:

a) Gosto popular infantil;

b)  É brinquedo masculino, feminino ou para ambos;

c) É produzido apenas nas fábricas ou é possível criar um em casa;

d) o brinquedo é educativo ou para entretenimento;

e) É produzido com materiais recicláveis.

Após a realização do trabalho de campo, façam uma avaliação e retomem as questões que descobriram. Elaborem um consolidado e verifiquem se alguma questão não foi respondida ou se surgiram outras questões.

PESQUISA EM ARQUIVO VIRTUAL

Professor, tendo em vista que as questões: um (Quais brincadeiras predominam na região Centro-Oeste?) e dois (Quais brinquedos são mais comuns nesta região?), não foram respondidas com a pesquisa de Campo, em uma discussão na rodinha foi sugerida a pesquisa em arquivo virtual.

Para realizar a pesquisa virtual, faça uma pesquisa prévia dos sítios confiáveis e oriente-os para as questões dos direitos autorais. Lembre-os da importância em registrar a fonte de onde retiramos a informação ou que subsidiou a pesquisa, ou seja, o sítio, a data de acesso e o autor ou autora do artigo ou texto se tiver.

Você pode manter a organização em grupos e sugerir que cada grupo pesquise em um sítio. Depois de realizada a pesquisa, cada grupo deve socializar o que descobriu por meio de uma apresentação para a sala. Para tanto, eles poderão utilizar o recurso do laptop-UCA: Kpresenter (power point), mas se a sua escola não participa deste projeto, eles poderão apresentar utilizando outro recurso, como retroprojetor, cartazes ou mesmo utilizarem o laboratório de informática.

Para acessarem os sítios, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet ) ou utilizem o tablet, mas se não participam deste projeto, podem utilizar o laboratório de informática da escola.

Veja a seguir algumas sugestões de pesquisa:                  

Brincadeiras

A aula postada no Portal do Professor: “As brincadeiras do Brasil: a região Centro-Oeste”http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18836 cita diversas brincadeiras das crianças da região Centro-Oeste. Vale a pena conferir. Acesso em 16//05/2012.

Sitio da folha de São Paulo, aborda as brincadeiras das diversas regiões do pais:http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

Sitio temático sobre as brincadeiras de criança:

http://criancaportalprofessor.wordpress.com/sugestoes-de-aulas/

 

Brinquedos

Sítio fala sobre os brinquedos das crianças das diversas regiões do Brasil, ligados a cultura regional, folclore e outros:

http://parlim.blogspot.com.br/2010/07/folclore-6-brinquedos-infantis.html

Sitio temático sobre brinquedos e brincadeiras, sugere aulas que abordam o tema:

http://criancaportalprofessor.wordpress.com/sugestoes-de-aulas/

Intercâmbio com escolas da região Centro-Oeste

Professor, na era digital, estabelecer intercâmbio com escolas de outra região não é difícil, mas é preciso um planejamento. Esta é uma excelente estratégia para os alunos descobrirem a resposta da questão três (As escolas de lá utilizam muitos brinquedos educativos?), além de trocar informações, ampliar seu repertório linguístico e socializarem suas descobertas. Para isso consulte o sítio da Educarede: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=627 – Acesso em 10/05/2012, o qual oferece todas as orientações para esta atividade.  

 

7ª etapa: Confrontação das hipóteses com  os dados pesquisados

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

problematização, hipótese e descoberta

8ª Etapa: Registros e avaliação

Professor, além dos alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, os seus registros também devem ser realizados durante todo o processo. Isso para que você possa apoiar seu aluno no que for necessário e para que tenha subsídio para avaliar os alunos ao término do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagiário, solicite a colaboração dele nestes registros, pois é uma importante contribuição.

9ª Etapa: Conclusão e Socialização

Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hipóteses são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolher outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar o quanto é importante também a socialização dos resultados. Algumas sugestões de atividades para este momento é:

1)      A criação de oficinas de brinquedos educativo utilizando material disponível para o reaproveitamento e/ou reciclagem e;

2)      Uma brincadeira coletiva e educativa da região Centro-Oeste. Divida sua classe em grupos de até oito alunos. Cada grupo cria uma apresentação que responda às suas próprias perguntas apresentadas anteriormente.

Professor, como ilustração de como confeccionar um brinquedo, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola.

 

Confecção de brinquedos manuais

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=T5QMukc84G8&feature=related - acesso em 13/05/2012

Grupo 1: Quais brincadeiras predominam na região Centro-Oeste?

Grupo 2: Quais brinquedos são mais comuns nesta região?

Grupo 3: As escolas de lá utilizam muitos brinquedos educativos?

Lembre-os de enriquecer a apresentação, expondo um mapa da região, cartazes com curiosidades da região descoberta por meio da pesquisa e as fotos e filmagens registradas no decorrer do trabalho.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

- Sítio que ensina a criar brinquedos: http://www.youtube.com/watch?v=uhDpvGr3tcU&feature=related – acesso em 13/05/2012.

- Sítio que ensina a criar brinquedos: http://www.tvartesanatosemstress.com.br – acesso em 13/05/2012.

Sugestões de links para professores:

- Sítio de pesquisa sobre infância - http://rioeducainfancia.blogspot.com.br/ - acesso em 13/05/2012

- Documentário: “A invenção da infância”

A invenção da infância

Vídeo completo em http://www.youtube.com/watch?v=BCJQW6YHfH I – acesso em 13/05/2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas. Analise se eles compreenderam o significado de infância e a importância de se viver com intensidade esta etapa tão privilegiada da vida. Verifique se aprenderam criar brinquedos e brincadeiras e se sabem reconhecer alguma brincadeira muito comum na da região Centro-Oeste do Brasil. Observe ainda se desenvolveram habilidades de leitura.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.