17/07/2012
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
As crianças na faixa-etária de um ano e meio a dois anos aprenderão a conhecer e reconhecer as crianças que compõem seu grupo através da identificação da imagem fotográfica.
Inserindo as crianças no grupo e na Escola através da ludicidade: chamada com fotos.
Tem como objetivos:
- Interagir com as novas crianças;
- Interagir crianças x famílias x professora x espaço;
- Fotografar as crianças;
- Perceber visualmente e reconhecer; e,
- Coordenar motoramente e ter destreza.
Por se tratar de uma atividade de inserção, não há conhecimentos prévios, contamos apenas com a bagagem das crianças e de suas famílias.
Professor, esse é um exemplo de aula que demonstra o momento de acolhimento das crianças e suas famílias à escola, no início do ano letivo e no decorrer dele.
No contato diário entre o professor, as crianças e famílias vão sendo tecidas novas relações, estabelecendo-se os vínculos. A presença da mãe ou de outra figura familiar, se possível, neste período é importante, dado o vínculo afetivo da criança com este adulto. Ele exerce o papel de mediador entre a criança e o novo ambiente, sendo o elo no estabelecimento de novos relacionamentos com o professor e com as outras crianças.
Inserindo as crianças no grupo e na Escola através da ludicidade: chamada com fotos.
Tem como objetivos:
- Interagir com as novas crianças;
- Interagir crianças x famílias x professora x espaço;
- Fotografar as crianças;
- Perceber visualmente e reconhecer; e,
- Coordenar motoramente e ter destreza.
1º momento: 1º dia – Em uma reunião previamente agendada, antes do início das atividades escolares, promovam uma conversa com os pais a respeito da importância do período de inserção das crianças na escola, dizendo-lhes que este processo de acolhida delas é um momento especial e significativo. Nesse encontro, façam alguns acertos, como, por exemplo, pedir às famílias (pai ou mãe) para acompanharem os primeiros momentos de inserção (início da manhã ou início da tarde) da criança na escola; e para levarem câmeras digitais, se as possuírem, nesse primeiro dia. Feito isso, receba as crianças e famílias na sala de aula, fazendo com que elas interajam com as outras famílias, outras crianças, o espaço e o professor. Em seguida, peça aos pais para se afastarem um pouco de seus filhos para que comecem a fotografá-los, brincando de se esconderem atrás das câmeras. Se, porventura, alguma família não tiver câmera fotográfica, será feito um rodízio entre os pais para que todos possam participar da atividade. Ao chegarem a suas casas, as famílias irão escolher uma fotografia principal e irão imprimi-la num tamanho de 10x10, para levá-la para escola no dia seguinte. Para as famílias que não tiverem recursos (como a impressora), a escola dará suporte.
Acesso em 10/05/2012
http://br.images.search.yahoo.com/search/images;_ylt=A0PDodoDLqxPvRcAeU_16Qt.?p=fotos+de+crian%C3%A7as+no+espelho&fr=vmn&ei=utf-8&n=30&x=wrt&y=Buscar
Acesso em 06/05/2012
2º momento: 2º dia – Recepcionar as crianças e as famílias na sala de aula e no início do período. Munidos das fotos solicitadas no dia anterior, envolvam os pais e as crianças em torno de uma mesa, dando início à confecção dos cartões com fotografias individuais. As crianças e os pais cortarão um cartão de cartolina de 15x15, colarão a foto da criança e escreverão o nome delas com letra maiúscula. Depois de prontos, todas as crianças e pais manusearão os cartões e apreciarão o resultado final.
Arquivo pessoal da autora
3º momento: 3º dia- Recepcionar as crianças e as famílias na sala de aula e no início do período. Após a chegada de todos, convidá-los para sentar, formando um grande círculo. Coloque todos os cartões sobre o chão, com as fotografias e os nomes virados para baixo. Uma criança por vez vai ao centro do círculo, pega um cartão e, reconhecendo o colega que aparece na foto, entregará a ele o cartão. O professor dirá então o nome da criança “descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. E, assim, todos os cartões serão revelados, podendo-se identificar também as ausência, ou seja, aquelas crianças cujas fotografias estão impressas e constantes na sala de aula, mas que, no dia da atividade de reconhecimento, não estavam presentes.
Arquivo pessoal da autora
Aula do Portal:
Aula: Período de Inserção: Para começar... Vamos inventar com água? Portal do Professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41391
"Com a mão na tinta" - Blog do NDI
http://ndicotidiano.wordpress.com/
Projetos Pedagógicos em andamento - Arte Educação - Boi de mamão
Vamos aproximar as crianças por intermédio de interações divertidas? Portal do Professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40938
25/05/2011 - Uma sala diferente
- Avaliar se as famílias e as crianças gostaram da atividade, como ocorreu a participação de cada criança e do membro familiar;
- Avaliar se as crianças: identificaram visualmente, com facilidade, os colegas; se atenderam a ordens simples; se têm coordenação motora e destreza para confecção do material; se interagiram com as outras famílias e crianças; e, por fim, se ficaram à vontade ao serem fotografadas;
- Avaliar o planejamento proposto, se os objetivos traçados foram atingidos, como foi a participação do professor, as mediações necessárias com cada família e cada criança em particular.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!