Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeiras com água: tomar banho é refrescante e divertido!

 

04/07/2012

Autor e Coautor(es)
Débora Cristina de Sampaio Peixe
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estreitar os vínculos com o grupo, por meio de brincadeiras na água;
  • descobrir mais sobre seu corpo e as possibilidades de movimentos;
  • visualizar imagens sobre água doce e água salgada;
  • relatar experiências de lazer na água (praia, lagoa, rio, piscina etc.);
  • conversar a respeito dos hábitos de higiene, em especial, o banho;
  • ouvir uma história sobre o banho;
  • representar, por meio de desenhos e colagens, a história ouvida ou as brincadeiras realizadas com água;
  • ampliar seus processos de criação e imaginação por meio de produções artísticas. 
Duração das atividades
A aula está dividida em 06 momentos de aproximadamente 30 minutos cada. É necessário que o professor fique atento ao uso cuidadoso da água e à reação das crianças ao frio. Outra possibilidade é a de que as atividades sejam realizadas em dias alternados/diferentes.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Economia da água. Conversar com o grupo acerca de como brincar com a água sem desperdício. Cuidados com a água, limpeza/poluição da água. 

Estratégias e recursos da aula

Esta aula se destina a crianças de 04 a 06 anos de idade.

1° momento:

Conversando sobre a água

Material: Imagens em que a água esteja presente (salgada: mar; doce: lagoa, rio, cachoeira, piscina, chuveiro, mangueira etc.).
Proposta: Organizar as crianças em roda e, no centro, disponibilizar as imagens. Pedir que as crianças observem e falem sobre cada imagem. Lançar as seguintes questões: a) O que estas imagens têm em comum? b) O que aparece em cada cena? c) A água é importante? d) Por quê? e) Como a água aparece na natureza? A chuva é importante? Por quê? f) Quem já tomou banho de mar, lagoa, rio? Como foi? g) Quais os cuidados que precisou tomar?
Um dos principais hábitos de higiene é o banho. O que é necessário? Por que é importante tomar banho? O que utilizamos para tomar banho (sabonete, shampoo, esponja etc.)?
Tomar banho pode ser muito refrescante e divertido, principalmente quando está calor! É divertido tomar banho na praia, na piscina... E mais divertido ainda quando nossos amigos estão juntos, inventando brincadeiras na água. Quem pode dizer outras formas de se divertir com água?
Também é preciso ter cuidados com as brincadeiras na água. Vocês sabem dizer que cuidados são esses?  Precisamos ficar atentos, evitando escorregar, jogar água nos olhos dos outros etc.
Aqui, vale ressaltar os cuidados que o professor deve ter ao organizar o espaço (materiais adequados para as brincadeiras na água, brinquedos, sabonete apropriado, dentre outros).  

 

 Mar

Imagem disponível em: <http://www.museudomar.com.br/ > Acesso em: 19 maio 2012. 

 

Lagoa do Peri

Disponível em: <http://unidadesdeconservacaodeflorianopolis.wordpress.com/colunas-tematicas/unidades-de-conservacao/protecao-integral/parques-naturais/parques-municipais/parque-municipal-da-lagoa-do-peri/> Acesso em 19 maio 2012.  >> Acesso   > > 

Acesso em: 19 maio 2012. 

 

Chuva

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva > Acesso em 19 maio 2012. 

 

 chuveiro

Disponível em: <http://www.historiadetudo.com/chuveiro.html > Acesso em 19 maio 2012.

 

2º Momento:

Banhando animais e bonecas

Material: Pequenas banheiras de brinquedo, bacias, animais de plástico ou de borracha, bonecas, sabonete infantil e esponjas.
Proposta: O professor convida as crianças para o acompanharem até o parque, conduzindo-as, então, até a área externa, onde haverá um espaço organizado com pequenos bichos e bonecas de plástico, bacias, esponjas, água e sabão. As crianças explorarão os materiais e brincarão com a água, banhando os bichinhos e as bonecas. O professor, por sua vez, as desafiará a contarem os bichos que estão na banheira, pedindo-lhes para que observem quais objetos boiam e quais afundam na água (combine outro momento para uma experiência com diferentes objetos a fim de verificar os que boiam e afundam), registrando em um diário ou cartaz. O professor poderá desafiar as crianças com relação à quantidade de água, solicitando que encham a bacia, esvaziem a bacia, coloquem água até a metade, etc. Poderá questionar também sobre a temperatura da água, dentre outras questões. Ao final, as crianças colocarão os brinquedos no sol para secar e os recontarão, para ver se todos foram retirados das bacias. Vale destacar que é importante que esteja calor para que as crianças brinquem mais à vontade com a água.
 

Banhando os animais

Crianças com bichos, bacias, água, esponja e sabão

Fotografia: Débora Peixe/2011.

 

Banho dos bichos

Menina banhando os bichos

Fotografia: Débora Peixe/2011. 

 

 3º Momento:

Tomar banho é uma delícia!

Material: Roupas de banho (maiôs, sungas), toalhas, mangueiras ou chuveirões disponibilizados pela instituição, baldes, bacias, esponjas, sabonete infantil, potes e garrafas pet.
Proposta: Questionar às crianças se elas também não gostariam de tomar banho e, em seguida, as convidar para vestirem suas roupas de banho (sungas, biquínis e maiôs). Cada criança deverá receber sua toalha. Para esta proposta, deverá haver um espaço planejado, com chuveirões, baldes, bacias, potes e garrafas plásticas de diferentes tamanhos, esponjas e sabonete infantil. Caso não haja chuveiro disponível, poderão ser usados pequenos baldes, mangueira, bacias, garrafas pet furadinhas, dentre outros.
A ideia é que as crianças explorem os materiais e brinquem com a água, banhando-se nos chuveirões. A brincadeira poderá prosseguir das seguintes formas: cantando no chuveiro; ensaboando os amigos; jogando água uns nos outros, tomando o cuidado de não jogar água no rosto do colega; brincando com potes e com esponjas; esfregando as costas dos amigos etc. Em outras aulas é possível propor experiências com água, como a Garrafa chuveiro. Para saber como planejar esta e outras experiências, leia a obra Ensinando Ciências na Educação Infantil, de autoria de Alessandra Arce, Débora A. S. M. Silva e Michele Varotto, Editora Alínea.
  

Tomando banho de chuveiro

Crianças no chuveiro  

Fotografia: Débora Peixe/2011. 

 

4º Momento:

Improvisando um tobogã d’água

Material: Uma lona de plástico, mangueira e sabonete infantil.
Proposta: O professor conduzirá as crianças até uma área em declive, no parque, onde o espaço já esteja previamente planejado, com uma grande lona de plástico, molhada com auxílio de uma mangueira. Aqui, o professor também precisará estar atento para a escolha dos materiais e do lugar em que ocorrerá a atividade. As crianças brincarão de escorregar no “tobogã” de água da seguinte forma: elas passarão sabonete infantil no corpo, segurando a mangueira e deixando a água escorrer na lona. A partir daí, elas poderão escorregar de barriga pra baixo, de barriga pra cima, de “peixinho”, rolando, dentre outras formas. Os adultos orientarão às crianças para que subam pela lateral da lona a fim de que não se machuquem uns aos outros. Também é importante observar se o dia estará quente para que as crianças brinquem à vontade na água. 


     
 Tobogã d'água

Crianças no tobogã

Fotografia: Débora Peixe/2011. 


5º Momento:

 Ouvindo uma história sobre banho

Material: Um livro de literatura infantil sobre o assunto, tapetes e almofadas para tornar o ambiente aconchegante para a história.

 
 O rei bigodeira e sua banheira

 Disponível em: http://www.submarino.com.br/produto/1/56395/rei+bigodeira+e+sua+banheira,+o. Acesso em: 18 maio 2012.


Proposta: Depois de organizado o espaço de forma aconchegante, com tapete e almofadas, o professor pergunta às crianças como o foi o banho, do que mais gostaram ou do que não gostaram etc. Em seguida, as convida para escutarem uma deliciosa história sobre um personagem, o Rei Bigodeira, que não queria sair do banho. Muitos de seus súditos tentaram convencê-lo a sair, mas somente uma criança descobriu como. Trata-se de O rei bigodeira e sua banheira, de Audrey Wood, editora Ática (1996), cuja tradução, de Gisela Maria Padovan, recebeu o prêmio Monteiro Lobato de melhor livro traduzido para criança.


6º momento:

Representando a história

Material: Giz de cera; folhas de papel cartão, recortadas em tamanho A3 (apresentar diferentes cores para as crianças escolherem cada uma a sua); pequenas bandejas (embalagens de frios, como as encontradas em supermercados, ou outras, que lembrem uma banheira), revistas ou figuras diversas de bichos; produtos de higiene (propagandas de produtos de higiene encontradas em farmácias e supermercados) etc.
Proposta: Convidar as crianças para representarem, por meio de desenho, ou a história do Rei Bigodeira, ou as atividades com água realizadas no parque. Elas poderão ainda fazer colagens do que gostariam de levar para o banho: patinho de borracha, esponja, entre outros objetos.
As crianças escolherão os materiais que utilizarão para então fazerem suas representações por meio de desenhos e colagens. Durante essa atividade, o professor conversará com as crianças sobre o que elas estão desenhando, as cores que estão utilizando, o tamanho dos objetos com relação à banheira, a quantidade de objetos dentro da banheira, que tipo de objetos pode ou não pode ser levado para o banho e por que etc.  As crianças ma      A No final, combinar

No final, o professor combinará com as crianças uma exposição das produções realizadas.

Recursos Complementares

A fim de complementar a aula, seguem abaixo alguns links de aulas do portal e endereços de alguns sites que contribuem para a ampliação do tema:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38915 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37018 


Editora Amigos da Natureza. Disponível em <  http://www.revistaamigosdanatureza.com.br/ > Acesso em: 15 abr. 2012.

< http://chc.cienciahoje.uol.com.br/ > Acesso em: 15 abr. 2012.


Outras sugestões de literatura infantil sobre banho:


• MONARI, Manuela. Tomar banho é uma encrenca. São Paulo: Caramelo.
• DELVAUX, Nancy & PÉTIGNI, Aline de. Camila não quer tomar banho. São Paulo: Larousse Junior.
• MELO, Ana Cristina. O Banho de Nina. Ilustrações de Cris Alhadeff. Rio de Janeiro: Escrita Fina. 

 

 Obra sobre o ensino de Ciências na Educação Infantil: 

ARCE, A. ; SILVA. D. A. S. M; VAROTTO, M. Ensinando Ciências na Educação Infantil. Campinas, SP: Alínea, 2011.

Avaliação

A avaliação será processual e levará em conta os objetivos elencados: as crianças estreitaram os vínculos com o grupo, por meio de brincadeiras na água? Descobriram mais sobre seu corpo e as possibilidades de movimentos? Visualizaram com atenção imagens sobre água doce e água salgada? Relataram experiências de lazer na água (praia, lagoa, rio, piscina etc.)? Conversaram a respeito dos hábitos de higiene, em especial, o banho? Ouviram com entusiasmo e participação uma história sobre o banho? Representaram criativamente, por meio de desenhos e colagens, a história ouvida ou as brincadeiras realizadas com água? Ampliaram seus processos de criação e imaginação por meio das produções artísticas realizadas? 

Considerar ainda as seguintes questões: Como as crianças se envolveram com as atividades? Que conhecimentos demonstraram referentes ao tema? De que modo se deu o envolvimento de cada um no banho de chuveiro e no banho no qual escorregaram na lona? Que interações ocorreram (entre as crianças, o movimento de cada uma em direção ao outro, no uso dos diferentes objetos, quem se integrou ou não)?

Além disso, o professor deverá avaliar, conjuntamente com as crianças, sobre o que foi mais divertido. Houve alguma coisa de que não gostaram? Por quê? E como foi dar banho nos bichos e nas bonecas? O professor poderá também perceber a participação oral das crianças, instigando-as a falarem a respeito das atividades de que participaram, além de registrar, com fotos, vídeos e anotações, o trabalho realizado.


É oportuno avaliar ainda a preparação prévia de cada atividade, a mediação durante cada atividade proposta, a finalização de cada momento, o tempo e os espaços utilizados, os recursos, os registros com a intenção de que nas próximas atividades relacionadas a esse assunto, possíveis dificuldades não se repitam, outros elementos sejam considerados, etc.

 

Avaliar ainda o papel de professora e mediadora, o planejamento, as propostas de atividades relacionadas ao tema, o tempo e os espaços destinados às atividades, os recursos utilizados, os registros a fim de que nas próximas atividades relacionadas a esse assunto, as dificuldades sejam superadas, outras ideias sejam incorporadas, etc. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lucimar Oliveira do nascimento, E.M.Adelaide Fernandes , São Paulo - disse:
    lucimaroliveiraprof@gmail.com

    04/01/2015

    Cinco estrelas

    Atividade excelente!!Gostei muito.Aula apropriada pro verão,em vez de ficarem limitados só com as folhas, os alunos terão um momento de aprendizagem muito prazerosa fora da sala...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.