Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sonoplastia - Trilha sonora no teatro

 

03/07/2012

Autor e Coautor(es)
JACKSON CESAR DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a importância dos sons e músicas na composição das cenas teatrais;

Diferenciar peça musical de uma cena teatral no que envolve técnica de expressão vocal;

Compreender a função do sonoplasta nas cenas dramatizadas.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Física (propriedades do som), Arte e História (técnicas teatrais e a história do teatro).

Para compreender como se constitui a trilha sonora de uma cena teatral é importante conhecer as propriedades do som: o timbre, a intensidade, a duração e a altura e como eles se combinam na composição de cada cena. Da mesma forma é importante conhecer a história do teatro e as diversas técnicas que envolvem o trabalho com o teatro.

Como apoio para o professor sugere-se o texto sobre a origem do teatro que pode ser consultado no Livro Didático Público do estado do Paraná, disponível no Portal Dia a Dia Educação:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br//diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_diretrizes/livro/arte/seed_arte_e_book.pdf (página 143 a 153).

Estratégias e recursos da aula

 

Para introduzir esta aula sugerimos que o professor utilize o vídeo Teatro - Parte 1, que possibilita uma reflexão sobre porque fazer teatro e como este conhecimento artístico pode auxiliar as pessoas a se tornarem mais críticas e sensíveis em sua convivência na sociedade.

Após assistirem ao vídeo, o professor poderá trazer para os alunos algumas questões, como por exemplo, a arte teatral pode ajudar as pessoas a se comunicarem e relacionarem melhor com os outros? Em sua opinião, porque as pessoas buscam aprender as técnicas teatrais?

A partir das questões, o professor pode explicar a importância do teatro na vida das pessoas e a repercussão de várias peças teatrais que fizeram parte da história e que estão vivas até hoje, sendo representadas por vários atores, companhias teatrais e escolas de teatro.

Mas o que envolve o trabalho no teatro? É importante levantar estas questões com os alunos para compreender o que sabem sobre a composição teatral. Para aprofundar esta questão sugerimos trabalhar com o aluno a Webquest sobre a origem do teatro grego e romano e também outros aspectos que envolvem a produção teatral:

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=15849&id_pagina=1

 

Após estas reflexões o professor pode abordar com os alunos, especificamente, o trabalho da sonoplastia na produção teatral, que é saber escolher as músicas e efeitos sonoros adequados as cenas.

Importante relatar que o trabalho com o teatro envolve expressão corporal, vocal e a interpretação e muitas vezes o trabalho do ator se forma no conjunto destas três técnicas de trabalho. Por isso, a importância dos exercícios vocais e corporais adequados a cada trabalho proposto para o ator, se ele for trabalhar com peça musical, precisará de um trabalho consistente com a voz tanto no trabalho da fala quanto no canto.

Professor, para aprofundar sobre estas técnicas teatrais sugerimos a leitura do capítulo 11 do Livro Didático Público de Arte do Estado do Paraná que traz uma abordagem sobre os elementos básicos para o teatro: personagem, ação e espaço cênico:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br//diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_diretrizes/livro/arte/seed_arte_e_book.pdf(páginas 173 a 187)

 

atividade

Atividade 1: Nesta atividade o professor poderá propor aos alunos diferentes ações que levarão os mesmos a compreender melhor o uso da sonoplastia nas peças teatrais, bem como as técnicas empregadas pelos atores em sua dramatização. Assistir com os alunos os vídeos "A Noiva do Condutor" e "Adolescente" – parte 1 e 2.

noiva do condutor

Vídeo A Noiva do Condutorhttp://www.youtube.com/watch?v=q1WtKuD88tw Trecho da opereta composta na década de 30 por Noel Rosa e Arnold Gluckmann.

adolescente

Vídeo Adolescente- http://www.youtube.com/watch?v=pGoghFw2zUE (parte 1)

http://www.youtube.com/watch?v=2bsHM6itrw0&feature=relmfu (parte 2)

            Trechos do espetáculo Cócegas que mostra uma adolescente conversando com uma amiga pelo celular. É interpretada pela atriz Heloísa Perissé.

 

Após assistirem aos vídeos o professor promoverá um debate em sala de aula a partir das seguintes questões:

1.    Qual o gênero teatral de cada peça apresentada? O que diferencia uma da outra?

2.    Os figurinos estavam adequados para cada apresentação?

3.    Os atores se expressavam bem quanto à voz e interpretação? A técnica empregada pelos atores foi adequada para o papel?

4.    A sonoplastia foi bem estruturada para cada uma das peças?

5.    Quais foram os temas abordados em cada peça? Estes temas refletem a sociedade atual? Trazem reflexões?

 

Atividade 2: Propor aos alunos um trabalho teatral que deverá ser realizado em grupo, em equipes de até 4 alunos. Em grupos, deverão criar uma dramatização a partir de crônicas escolhidas pelos alunos com orientação do professor. Nesta atividade é importante definir quem ficará responsável pela narração, sonoplastia, quem serão os atores e quem vai dirigir o grupo no processo de composição. É muito importante que os alunos tenham alguns momentos de ensaio para entrosar o grupo para posterior apresentação à turma. Lembrar que a sonoplastia pode ser feita ao vivo ou ser gravada em cd, pendrive, celular. Na biblioteca da escola é possível encontrar livros com vários contos para auxiliar nesta produção.

 

Atividade 3: Para a atividade 3 os alunos deverão produzir um teatro de sombra sobre contos, que deverá envolver a confecção dos personagens e cenário, além da escolha da trilha sonora e apresentação com ênfase na expressão vocal e trilha sonora. Nesta atividade poderá ser utilizado o retroprojetor para a iluminação nas sombras. Importante também a escolha das músicas e efeitos sonoros na composição das cenas. O passo a passo na construção da história que será dramatizada é essencial para o bom desenvolvimento da atividade. Deverão ser priorizados os seguintes fatores: escolha da história, definir as vozes dos personagens (podem ser os mesmos que vão manipular na apresentação cada personagem), preparação do cenário, escolha das músicas e efeitos sonoros. Após esta organização deverão ensaiar e, posteriormente, realizar a apresentação para a turma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Teatro: parte 1 [Recreio com história] Vídeo
Recursos Complementares

O professor pode ampliar o trabalho com representação teatral por meio da pantomima, trabalhando com os alunos a interpretação de músicas somente por meio de gestos, lembrando que a música é um dos elementos da trilha sonora. A Pantomima, segundo a wikipédia é "...a arte de narrar com o corpo. É uma modalidade cênica que se diferencia da expressão corporal e da dança, basicamente é a arte objetiva da mímica, é um excelente artifício para comediantes, cômicos, palhaços, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes." Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantomima  acessado em 19/05/12.

Veja alguns exemplos:

Vídeo Karaokê http://www.youtube.com/watch?v=WmtRM5sxIh0&feature=related (Trabalho do ator e comediante Raul Franco em uma forma interessante de interpretar a música Fico assim sem você da Adriana Calcanhoto).

Vídeo Aquarela http://www.youtube.com/watch?v=r07xekGutAQ&feature=fvwrel (Erick de Andrade interpretando a música Aquarela de Toquinho e Vinícius somente com mímica).

Como apoio para o professor aprofundando o conhecimento sobre o teatro de sombras, pode acessar esta aula do Portal do Professor que aborda o histórico e algumas técnicas para o desenvolvimento do teatro de sombra.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20264

Avaliação

Busca-se com este trabalho a compreensão das características das propriedades do som bem como sua identificação na produção das peças teatrais. Será desenvolvida em todo o processo do trabalho por meio da apropriação prática e teórica.

Instrumentos de avaliação: pesquisa e produção de sons, trabalhos individuais e em grupo, debate, relatório.

Critérios: a avaliação deverá estar relacionada à cada atividade. Durante o desenvolvimento das atividades o professor deverá observar os seguintes critérios:  na atividade 1 deverá observar se os alunos desenvolveram a percepção quanto às diferentes técnicas empregadas pelos atores em suas apresentações, bem como se conseguem diferenciar uma peça musical de uma peça dramatizada e as trilhas sonoras empregadas em cada uma das cenas. Na atividade 2 verificar a participação dos alunos no trabalho de produção e construção de efeitos sonoros para o conto escolhido e também a escolha das vozes para cada personagem. Na atividade 3 deverá ser observado a participação na produção do roteiro, na escolha dos personagens, na montagem do cenário e na produção da música e efeitos sonoros. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • suzana maria heida, C.E VINICIUS DE MORAES , Paraná - disse:
    smheida@gmail.com

    24/08/2012

    Cinco estrelas

    Excelente a sugestão de aula,com muita possibilidade de aplicar em sala de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.