19/06/2012
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
· Descobrir a origem do arco-íris;
· Compreender o processo de formação de cores no arco-íris;
· Investigar o que é necessário para se formar um arco-íris;
· Analisar as cores primárias e secundárias;
· Confrontar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
· Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
· Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
· Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
· Interagir com os pares;
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Não há necessidade de conhecimentos prévios, trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca da origem do arco-íris, bem como do estudo das cores.
Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos sobre como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso 07/05/2012.
Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Iniciação Científica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educação Básica utilize os sítios abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40582
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40732
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40123
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050
Acesso 07/05/2012.
Professor, a partir da análise dos textos sugeridos, você poderá concluir, que para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcançar os objetivos propostos, é necessário seguir as seguintes etapas:
Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “O universo e seus mistérios” o qual conta com um Subprojeto denominado “De onde vem o arco-íris?” que será desenvolvido nesta aula.
Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com plásticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poderá unir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um Dossiê.
Observação: É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto, as quais devem ser registradas de várias maneiras:
Professor, antes de escolher com os alunos, o tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante começar a conversar com a turma sobre o que é Pesquisa. Para tanto, os alunos poderão procurar no dicionário o significado da palavra PESQUISA, e socializá-lo para a turma registrar em uma folha de papel separada.
Em seguida, problematize:
Se Pesquisa é uma investigação sobre determinado assunto, precisamos de um Tema para ser investigado.
O Projeto poderá surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.
Exemplo:
Em um dia de chuva os alunos estavam brincando na quadra de esportes da escola, quando a chuva passou, eles voltaram para o pátio e observaram que apareceu no céu um lindo arco-íris. A turma ficou interessada em pesquisar sobre de onde vem o arco-íris e como são formadas as suas cores.
Você poderá sugerir que os alunos fotografem o arco-íris, utilizando tablet, câmera digital, ou o laptop do Projeto UCA, acessando neste: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).
Professor, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula.
Explore imagens, leia obras literárias, faça atividades lúdicas, dentre outras propostas que despertem o interesse dos alunos.
Sugerimos:
HISTÓRIA
Fonte: http://www.cotacota.com.br/gotinhas-e-o-arco-iris-as-eunice-braido-ftd-isbn-8532211909_85_31626_oferta.html. Acesso 08/05/2012.
Sinopse:
Esse livro fala de muitas gotinhas que viviam dentro de uma nuvem e queriam fazer algo grandioso. Um belo dia o Sol atravessou as gotinhas com seus raios luminosos e de repente formou no céu um lindo arco-íris.
POEMA
Fonte:http://sitedepoesias.com/poesias/19308. Acesso 15/05/2012.
É aparecer o arco-íris e eu volto a ser criança:
deixo refletir na íris todo o encantamento da infância.
Onde começa?
Onde termina?
“Isso não importa...!”
Ahhh, sim, importa, sim!
Isso é o mundo atrás da porta,
o mistério que cultivo em mim.
Aonde ele chega deve ter mar,
pois se tiver e se mistura-se às águas,
olha o colorido que dá toda a beleza que deságua!
Quantas cores ele anuncia? Sete?
Eu já nem sei. Já vão além da retina...
Já vão além do prazer!
Como roda de crianças... todas juntinhas... me reinventando o viver!
Autora: Amanda Neves
Fonte: http://sitedepoesias.com/poesias/19308. Acesso 15/05/2012.
Professor, organize uma roda de conversa e dialogue com a turma sobre os textos acima e peça para cada aluno dar sua opinião sobre o tema abordado.
Elabore com a turma um Título para o Projeto, instigue a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo. Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto e peça aos alunos que escrevam suas opiniões sobre esta escolha.
VARIAÇÕES: Professor, se preferir, o título poderá ser decidido ao final de todas as etapas de investigação do Projeto.
Sugerimos o seguinte título do Projeto: “ De onde vem o arco-íris?”
Converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha, a justificativa do Projeto. Veja alguns exemplos:
Como forma de registro, solicite que respondam:
EU QUERO ESTUDAR “De onde vem o arco-íris?” PORQUE...
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Fonte: Acervo da autora.
Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a origem do arco-íris.
Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:
Objetivos:
· Descobrir a origem do arco-íris;
· Investigar quantas cores o arco-íris possui;
· Identificar as cores presente no arco-íris;
· Fazer experiência;
· Aprender a realizar uma Pesquisa;
· Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.
Nesse momento da Pesquisa os alunos já sabem o tema a ser investigado, porém é o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais dúvidas têm.
Essa é a etapa da problematização. É preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.
Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.
Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre o arco-íris.
Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hipóteses você deverá ter em mente a seguinte pergunta:
“O que os alunos já sabem sobre o arco-íris?”.
É o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos prévios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.
Ao final do Projeto os alunos terão, por meio das hipóteses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema:
- Como pensávamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?
- O que aprendemos com a Pesquisa?
Para tanto, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:
Hipóteses: Da chuva.
Hipóteses: Água e sol.
Hipóteses: Vermelho, amarelo, verde e azul.
Professor, após este momento de construção e registro das hipóteses, discuta com a turma sobre o processo investigativo:
“Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”
Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.
É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:
Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:
Professor, retome com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de Pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.
Inicialmente, propomos a busca por informações a respeito do arco-íris por meio de um vídeo.
Sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e registre no quadro negro (ou imprima) algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem o vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais para a Pesquisa.
· O que acharam do vídeo?
· Como é formado o arco-íris?
· Quais cores aparecem no arco-íris?
· O que acontece quando a luz branca do sol penetra nas gotas de água da chuva?
· O que é um espectro solar?
· A luz do Sol é branca? Por quê?
· Existe algo que gostariam de descobrir a mais?
Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo, para que assistam ao vídeo indicado.O tablet também poderá ser usado.
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=DbMigMVl0Cc. Acesso 15/05/2012.
O recurso é um episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que explica como o arco-íris se forma, a partir da incidência da luz solar nas gotas de água. Neste vídeo, “Isaac Newton” (personagem que representa o cientista) apresenta a experiência do prisma para explicar a refração.
Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.
Propomos também uma investigação online para identificarmos conceito, características e formato do arco-íris.
Solicite que os alunos acessem os sítios sugeridos no laptop Classmate, utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.
http://www.brasilescola.com/fisica/formacao-um-arco-iris.htm
http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/arco/home.html
http://www.infoescola.com/meteorologia/arco-iris/
Acessados 14/05/2012.
Os alunos identificarão que um arco-íris (também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva, arco-da-velha) é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre as gotas de chuva.
É um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.
O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existirem gotas de água no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude de ângulo. O mais espetacular arco-íris aparece quando metade do céu ainda está escuro com nuvens de chuva e o observador está em um local com céu claro. Outro local propício à apreciação do arco-íris é perto de cachoeiras.
De acordo com as informações obtidas, solicite que os alunos façam um desenho representando o arco-íris seguindo as características exatamente como o é.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração.
REALIZANDO EXPERIÊNCIAS
Solicite que os alunos acessem os sítios sugeridos no laptop Classmate, utizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=kX6jrMik0Bo&feature=fvwrel. Acesso 15/05/2012.
A seguir realize a experiência com a turma:
Materiais necessários:
· Recipiente (poderá ser uma tampa);
· Espelho;
· Água;
· Folha de papel em branco.
Como fazer:
Coloque água na tampa e ajeite o espelho de um lado da tampa de maneira que ele fique em frente à folha de papel em branco. Assim que a luz do sol refletir no espelho em contato com a água irá decompor a luz mostrando que ela é formada por componentes coloridos.
Para realizar a experiência abaixo, você vai precisar de:
Materiais:
Como fazer:
Com este experimento deverá aparecer um arco-íris refletido no papel. Isso porque o copo d'água faz com a luz da lanterna, exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas, elas dão a luz invisível ou luz branca. Misturadas, não vemos cor nenhuma, mas se você faz passar por alguma coisa que separe as cores, por exemplo, a água, você vai ver as cores separadas.
Os sítios abaixo mostram esta experiência:
http://www.youtube.com/watch?v=9pC0JXJ0VE0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=uiXRnVipFj4&feature=related
Acesso 14/05/2012.
O estudo das cores aprimora a capacidade espacial, sensorial e cognitiva dos alunos. As cores fornecem poderosos estímulos para o contato e reconhecimento do entorno e alimentam o imaginário desde a mais tenra idade dos alunos.
Sugerimos que providencie variados recursos para apresentar as cores à turma.
1) Por meio da contação de história intitulada: “Bom dia todas as cores” os alunos poderão conhecer um pouco mais a respeito das cores e do trabalho da escritora Ruth Rocha.
Fonte: http://sonhoscompanhia.blogspot.com.br/2008/12/bom-dia-todas-as-cores.html. Aceso 15/05/2012.
Se preferir, acesse o vídeo da narrativa da história:
http://www.youtube.com/watch?v=mEZKwxa4To4 Acesso 15/05/2012.
2) Prepare um momento para a turma assistir um vídeo sobre as cores.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZzeftVACsyo&feature=related Acesso 15/05/2012.
Ao final, solicite que cada aluno relate sua cor favorita e justifique sua resposta.
Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias, enquanto o preto é ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, como já sabemos esta decomposição origina o arco-íris.
Nesse momento, realize um experimento para provar que a mistura das cores resulta na cor branca.
Materiais:
Como fazer:
Fonte: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/ab7b477aca60313242142e0707cd7e70.JPG Acesso 14/05/2012.
Fonte: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/5f3489133ff8a3bd4b9a9e540ab5af5e.JPG . Acesso 14/05/2012.
Dividam o círculo em 8 partes iguais e colora cada espaço de uma cor.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/cromoterapia-7.php
Acesso 14/05/2012
Newton explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores. Para comprovar tal fato, decompôs a luz com a utilização de um prisma triangular de cristal. Através desse prisma passava um feixe de luz que se decompunha nas cores básicas.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/cromoterapia-7.php Acesso 14/05/2012
Faltava, no entanto, comprovar que a luz branca é proveniente da soma dos espectros luminosos. Foi a partir daí que surgiu o disco de Newton. Ele é pintado com as mesmas cores que compõem o espectro da luz branca. Ao girá-lo com intensidade, a cor branca aparece uniformemente, devido à incidência de luz..
Peça para os alunos testarem esta experiência:
Fonte: http://www.topgameskids.com.br/artigos-view/65-disco-de-newton.html . Acesso 14/05/2012.
Durante o desenvolvimento da Pesquisa os alunos já identificaram que o arco- íris é um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.
Para ajudar lembrar da sequência de cores do arco-íris, usa-se a mnemônica (auxiliar de memória):
Vermelho lá vai violeta
Onde o:
l é o laranja
á é o amarelo
v é o verde
a é o azul
i é o índigo (anil)
Fonte: http://www.varbak.com/foto-de/belirginme%C5%9Fen-fotografias-arco-%C3%ADris. Acesso 14/05/2012.
Solicite aos alunos que façam um desenho utilizando o laptop Classmate, acessando o programa Tux Paint: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Poderá ser uma paisagem, que deverá ser completada com um arco-íris.
A seguir, juntamente com a turma faça uma Pesquisa online para descobrirem sobre as cores primárias e secundárias. Sugerimos alguns sítios:
http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/cores_primarias.htm
http://www.sobrearte.com.br/cor/cores/index.php
http://www.sobrearte.com.br/cor/cores/index.php
http://www.brasilescola.com/artes/cores.htm
Acesso 14/05/2012.
Espera-se que os alunos compreendam que todas as cores do mundo são feitas com a mistura de apenas três cores: vermelho, amarelo e azul – as chamadas cores primárias.
Veja:
Vermelho com amarelo dá... laranja.
Azul com vermelho dá... roxo.
Amarelo com azul dá... verde.
Misturando as três cores primárias a gente descobre mais três, as cores secundárias. E se a gente continuar combinando umas com as outras vamos encontrar cada vez mais cores diferentes.
São as cores mais puras que existem. Com a mistura delas, a gente pode criar qualquer cor. Toda pintura que você faz, sempre tem alguma das cores primárias (nem que sejam misturadas).
São formadas pela mistura de duas cores primárias:
Verde = azul com amarelo
Roxo = vermelho com azul
Laranja = amarelo com vermelho
Propomos nesse momento uma atividade de mistura de cores para se chegar as cores do arco-íris.
Providencie para cada aluno um arco em branco
Fonte: http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2012/02/educacao-infantil-vamos-colorir-o-arco.html, Acesso 14/05/2012.
Solicite que os alunos pintem o arco-íris obedecendo a ordem das cores, porém eles devem misturas as cores para se formar novas cores.
Exemplo: para pintar aonde é verde o aluno deverá misturar o azul com o amarelo.
Os sítios abaixo apresentam imagens sobre a mistura de cores.
http://www.portuguesepage.com/cores-primarias-e-secundarias/
http://omnis.if.ufrj.br/~coelho/DI/texto.html
http://penelopebeolchi.blogspot.com.br/2008/11/cores-crculo-cromtico.html
http://anitafazarte.blogspot.com.br/2008/04/atividade-5-teoria-da-cor.html
Acesso 14/05/2012.
Exponha os trabalhos no mural e guarde-os para comporem a apresentação do Projeto.
Concluindo com texto coletivo.
Depois que os alunos já vivenciaram diferentes momentos, oriente-os a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas no início da Pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que descubram o que mudou em relação aos seus saberes sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Logo após, organize um texto coletivo contendo informações a cerca das informações obtidas ao longo da Pesquisa. Organize os dados e as informações obtidas e após a organização de todo o processo investigativo é o momento de produzir o texto. Faça um “rascunho” registrando na lousa as opiniões dos alunos quanto à sequência dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa. Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Concluído o texto oriente os alunos para copiá-lo manualmente no caderno do Projeto ou digitalizá-lo usando o tablet ou o laptop Classmate. Instrua os alunos para imprimi-lo e ilustrá-lo com desenhos ou gravuras.
Em seguida, é chegado o momento para “Socializar suas descobertas” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.
Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.
Para a apresentação os alunos poderão fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos sítios:
http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related Acesso 14/05/2012.
Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.
Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera).
O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.
Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
· Conhecimento do tema estudado;
· Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
· Participação nas atividades propostas;
· Compreensão do processo de Pesquisa.
Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.
Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estratégias de Pesquisa e os conhecimentos que construíram. Prepare um pequeno questionário avaliativo sobre o processo da Pesquisa.
Veja um exemplo:
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Fonte: Acervo da Autora.
MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57, abril/2011.
Sugestões de links para os alunos:
Jogos
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quebra-cabeca-combine-as-cores.html
http://www.smartkids.com.br/passatempos/cores-do-arco-iris-complete.html
http://www.smartkids.com.br/passatempos/cores-do-arco-iris-paleta.html
http://www.smartkids.com.br/passatempos/cores-do-arco-iris-cruzadinha.html
Acesso 15/05/2012.
Sugestões de links para os professores:
http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/ Acesso 15/05/2012.
(Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle).
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm Acesso 15/05/2012
Artigo “O Projeto da Pesquisa”, site Pedagogia em Foco.
A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “De onde vem o arco-íris?”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Quatro estrelas 4 classificações
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07/08/2013
Cinco estrelasachei a aula muito boa e desde cedo aprender sobre as cores e sobre Isaac Newton
11/01/2013
Quatro estrelasparabéns pelo projeto, isto faz a diferença
23/07/2012
Cinco estrelasRealmente são idéias fascinante , afinal foram elaboradas dando condições de várias sugestões, só veio a motivar para minhas futuras ações na sala de aula. São ricas em pesquisa e em realizações , parabéns.
17/07/2012
Quatro estrelasQue maravilha ! Fiquei encantada com o desenrolar da aula. Vou aproveitar e por em prática o mais rápido possível. O melhor é que nossos alunos poderão realizar um experimento tão importante com atividades muito interessantes e lúdicas.