Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de Iniciação Científica: De onde vem o arco-íris? UCA/ Metodologia Científica

 

19/06/2012

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

 

·        Descobrir a origem do arco-íris;

·        Compreender o processo de formação de cores no arco-íris;

·        Investigar o que é necessário para se formar um arco-íris;

·        Analisar as cores primárias e secundárias;

·        Confrontar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·        Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;

·        Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;

·        Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;

·        Interagir com os pares;

·        Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 600 minutos – 10 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios, trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca da origem do arco-íris, bem como do estudo das cores.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos sobre como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:

http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso 07/05/2012.

 

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Iniciação Científica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educação Básica utilize os sítios abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40582

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40732

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40123

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050

Acesso 07/05/2012.

 

Professor, a partir da análise dos textos sugeridos, você poderá concluir, que para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcançar os objetivos propostos, é necessário seguir as seguintes etapas:

  1. Escolha do tema
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Problematização
  5. Levantamento de hipóteses
  6. Seleção das fontes de pesquisa
  7. Execução e realização
  8. Depuração de hipóteses
  9. Socialização (apresentação e exposição dos resultados)
  10. Avaliação

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “O universo e seus mistérios” o qual conta com um Subprojeto denominado “De onde vem o arco-íris?” que será desenvolvido nesta aula.

 

Estratégias e recursos da aula

 

Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com plásticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poderá unir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um Dossiê.

Observação: É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto, as quais devem ser registradas de várias maneiras:

  • manualmente no caderno de Projeto ou em folhas para serem anexadas;
  • digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • utilizando outros recursos tecnológicos como: Blog, Webquest, Wiki, podcast.

 

1ª Atividade:

Professor, antes de escolher com os alunos, o tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante começar a conversar com a turma sobre o que é Pesquisa. Para tanto, os alunos poderão procurar no dicionário o significado da palavra PESQUISA, e socializá-lo para a turma registrar em uma folha de papel separada.

Em seguida, problematize:

 

Se Pesquisa é uma investigação sobre determinado assunto, precisamos de um Tema para ser investigado.

  

  • O que pesquisar?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Científica?
  • Como se faz uma Pesquisa Científica?
  • Quais são as etapas da Pesquisa Científica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Científica?

 

O Projeto poderá surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.

Exemplo:

Em um dia de chuva os alunos estavam brincando na quadra de esportes da escola, quando a chuva passou, eles voltaram para o pátio e observaram que apareceu no céu um lindo arco-íris. A turma ficou interessada em pesquisar sobre de onde vem o arco-íris e como são formadas as suas cores.

Você poderá sugerir que os alunos fotografem o arco-íris, utilizando tablet, câmera digital, ou o laptop do Projeto UCA, acessando neste: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).

Professor, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula.

Explore imagens, leia obras literárias, faça atividades lúdicas, dentre outras propostas que despertem o interesse dos alunos.

Sugerimos:

 

HISTÓRIA

 

as gotinhas

Fonte:  http://www.cotacota.com.br/gotinhas-e-o-arco-iris-as-eunice-braido-ftd-isbn-8532211909_85_31626_oferta.html. Acesso 08/05/2012.

Sinopse:

Esse livro fala de muitas gotinhas que viviam dentro de uma nuvem e queriam fazer algo grandioso. Um belo dia o Sol atravessou as gotinhas com seus raios luminosos e de repente formou no céu um lindo arco-íris.

 

POEMA

 

ARCO IIRIS 1

Fonte:http://sitedepoesias.com/poesias/19308. Acesso 15/05/2012.

 

É aparecer o arco-íris e eu volto a ser criança:

 deixo refletir na íris todo o encantamento da infância.

Onde começa?

Onde termina?

“Isso não importa...!”

Ahhh, sim, importa, sim!

Isso é o mundo atrás da porta,

 o mistério que cultivo em mim.

Aonde ele chega deve ter mar,

pois se tiver e se mistura-se às águas,

 olha o colorido que dá toda a beleza que deságua!

Quantas cores ele anuncia? Sete?

Eu já nem sei. Já vão além da retina...

Já vão além do prazer!

Como roda de crianças... todas juntinhas... me reinventando o viver!

 

Autora: Amanda Neves

Fonte: http://sitedepoesias.com/poesias/19308. Acesso 15/05/2012.

 

Professor, organize uma roda de conversa e dialogue com a turma sobre os textos acima e peça para cada aluno dar sua opinião sobre o tema abordado.

Elabore com a turma um Título para o Projeto, instigue a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo. Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto e peça aos alunos que escrevam suas opiniões sobre esta escolha.

VARIAÇÕES: Professor, se preferir, o título poderá ser decidido ao final de todas as etapas de investigação do Projeto.

 

Sugerimos o seguinte título do Projeto: “ De onde vem o arco-íris?”

 

2ª Atividade:

 

Converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha, a justificativa do Projeto. Veja alguns exemplos:

Como forma de registro, solicite que respondam:

 

 

                   EU QUERO ESTUDAR “De onde vem o arco-íris?” PORQUE...

 

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 

 Fonte: Acervo da autora.

 

3ª Atividade:

 

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a origem do arco-íris.

Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

 

Objetivos:

·        Descobrir a origem do arco-íris;

·        Investigar quantas cores o arco-íris possui;

·        Identificar as cores presente no arco-íris;

·        Fazer experiência;

·        Aprender a realizar uma Pesquisa;

·        Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

 

4ª Atividade:

 

Nesse momento da Pesquisa os alunos já sabem o tema a ser investigado, porém é o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais dúvidas têm.

Essa é a etapa da problematização. É preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.

Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre o arco-íris.

  • De onde vem o arco-íris?
  • O que é preciso para se formar o arco-íris?
  • Quantas cores tem o arco-íris?
  • Quais são as cores do arco-íris?

 

5ª Atividade:

 

Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hipóteses você deverá ter em mente a seguinte pergunta:

 

“O que os alunos já sabem sobre o arco-íris?”.

 

É o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos prévios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.

Ao final do Projeto os alunos terão, por meio das hipóteses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema:

 

- Como pensávamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?

- O que aprendemos com a Pesquisa?

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:

 

  • De onde vem o arco-íris?

Hipóteses: Da chuva.

 

  • O que é preciso para formar o arco-íris?

Hipóteses: Água e sol.

 

  • Quais as cores do arco-íris?

Hipóteses: Vermelho, amarelo, verde e azul.

 

6ª Atividade:

 

Professor, após este momento de construção e registro das hipóteses, discuta com a turma sobre o processo investigativo:

 

“Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”

 

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

 

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Fotos
  • Enciclopédias
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experiências
  • Observações

 

7ª Atividade:

 

Professor, retome com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de Pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.

 

  • QUESTIONAMENTO 1: De onde vem o arco-íris?

 

Inicialmente, propomos a busca por informações a respeito do arco-íris por meio de um vídeo.

Sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e registre no quadro negro (ou imprima) algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem o vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais para a Pesquisa.

 

·        O que acharam do vídeo?

·        Como é formado o arco-íris?

·        Quais cores aparecem no arco-íris?

·        O que acontece quando a luz branca do sol penetra nas gotas de água da chuva?

·        O que é um espectro solar?

·        A luz do Sol é branca? Por quê?

·        Existe algo que gostariam de descobrir a mais?

Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo, para que assistam ao vídeo indicado.O tablet também poderá ser usado.

 

kika

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=DbMigMVl0Cc. Acesso 15/05/2012.

 

O recurso é um episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que explica como o arco-íris se forma, a partir da incidência da luz solar nas gotas de água. Neste vídeo, “Isaac Newton” (personagem que representa o cientista) apresenta a experiência do prisma para explicar a refração.

Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.

Explorando o texto online

Propomos também uma investigação online para identificarmos conceito, características e formato do arco-íris.

Solicite que os alunos acessem os sítios sugeridos no laptop Classmate, utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.

http://www.brasilescola.com/fisica/formacao-um-arco-iris.htm

http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/arco/home.html

http://www.infoescola.com/meteorologia/arco-iris/

Acessados 14/05/2012.

 

Os alunos identificarão que um arco-íris (também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva, arco-da-velha) é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre as gotas de chuva.

É um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existirem gotas de água no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude de ângulo. O mais espetacular arco-íris aparece quando metade do céu ainda está escuro com nuvens de chuva e o observador está em um local com céu claro. Outro local propício à apreciação do arco-íris é perto de cachoeiras.

De acordo com as informações obtidas, solicite que os alunos façam um desenho representando o arco-íris seguindo as características exatamente como o é.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).  Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração.

 

  • QUESTIONAMENTO 2: O que é  preciso para se formar o arco-íris?

 

REALIZANDO EXPERIÊNCIAS

 

Solicite que os alunos acessem os sítios sugeridos no laptop Classmate, utizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.

 

 

experiencia 1

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=kX6jrMik0Bo&feature=fvwrel. Acesso 15/05/2012.

 

A seguir realize a experiência com a turma:

 

Materiais necessários:

 

·        Recipiente (poderá ser uma tampa);

·        Espelho;

·        Água;

·        Folha de papel em branco.

 

Como fazer:

 

Coloque água na tampa e ajeite o espelho de um lado da tampa de maneira que ele fique em frente à folha de papel em branco. Assim que a luz do sol refletir no espelho em contato com a água irá decompor a luz mostrando que ela é formada por componentes coloridos.

 

Para realizar a experiência abaixo, você vai precisar de:

 

            Materiais:

  • Uma folha de papel em branco;
  • Um copo com água;
  • Uma lanterna.

 

            Como fazer:

  1. Coloque o papel em frente ao copo com água;
  2. Coloque a lanterna atrás do copo e acenda.

 

Com este experimento deverá aparecer um arco-íris refletido no papel. Isso porque o copo d'água faz com a luz da lanterna, exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas, elas dão a luz invisível ou luz branca. Misturadas, não vemos cor nenhuma, mas se você faz passar por alguma coisa que separe as cores, por exemplo, a água, você vai ver as cores separadas.

Os sítios abaixo mostram esta experiência:

http://www.youtube.com/watch?v=9pC0JXJ0VE0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=uiXRnVipFj4&feature=related

Acesso 14/05/2012.

 

  • QUESTIONAMENTO 3: Quais são as cores do arco-íris?

 

O estudo das cores  aprimora a capacidade espacial, sensorial e cognitiva dos alunos. As cores fornecem poderosos estímulos para o contato e reconhecimento do entorno e alimentam o imaginário desde a mais tenra idade dos alunos.

Sugerimos que providencie variados recursos para apresentar as cores à turma.

 

1)      Por meio da contação de história intitulada: “Bom dia todas as cores” os alunos poderão conhecer um pouco mais a respeito das cores e do trabalho da escritora Ruth Rocha.

 

bom dai todas as cores

Fonte: http://sonhoscompanhia.blogspot.com.br/2008/12/bom-dia-todas-as-cores.html. Aceso 15/05/2012.

 

Se preferir, acesse o vídeo da narrativa da história:

 

http://www.youtube.com/watch?v=mEZKwxa4To4  Acesso 15/05/2012.      

        

2)      Prepare um momento para a turma assistir um vídeo sobre as cores.

 

cores 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZzeftVACsyo&feature=related  Acesso 15/05/2012.

 

Ao final, solicite que cada aluno relate sua cor favorita e justifique sua resposta.

 

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias, enquanto o preto é ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, como já sabemos esta decomposição origina o arco-íris.

Nesse momento, realize um experimento para provar que a mistura das cores resulta na cor branca.

 

Materiais:

 

  • Folha sulfite;
  • Lápis de cor ou giz de cera;
  • Um CD ou DVD velho;
  • Caneta com espessura do buraco central de um CD/ DVD.

 

Como fazer:

 

  • Façam, com o lápis, o molde do CD na folha de papel.  

 

circulando cd

 

Fonte: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/ab7b477aca60313242142e0707cd7e70.JPG  Acesso 14/05/2012.      

 

  • Recortem o molde.     

 

recortando cd

 

Fonte: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/5f3489133ff8a3bd4b9a9e540ab5af5e.JPG . Acesso 14/05/2012.

 

Dividam o círculo em 8 partes iguais e colora cada espaço de uma cor.

 

circulo colorido 2

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/cromoterapia-7.php

Acesso 14/05/2012

 

Newton explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores. Para comprovar tal fato, decompôs a luz com a utilização de um prisma triangular de cristal. Através desse prisma passava um feixe de luz que se decompunha nas cores básicas.

 

prisma

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/cromoterapia-7.php  Acesso 14/05/2012

 

Faltava, no entanto, comprovar que a luz branca é proveniente da soma dos espectros luminosos. Foi a partir daí que surgiu o disco de Newton. Ele é pintado com as mesmas cores que compõem o espectro da luz branca. Ao girá-lo com intensidade, a cor branca aparece uniformemente, devido à incidência de luz..

Peça para os alunos testarem esta experiência:

 

gira gira

 

Fonte: http://www.topgameskids.com.br/artigos-view/65-disco-de-newton.html .  Acesso 14/05/2012.

 

Durante o desenvolvimento da Pesquisa os alunos já identificaram que o arco- íris é um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

Para ajudar lembrar da sequência de cores do arco-íris, usa-se a mnemônica (auxiliar de memória):

 

Vermelho lá vai violeta

 

Onde o:

 

 l é o laranja

á é o amarelo

v é o verde

a é o azul

i é o índigo (anil)

 

arco iris 222

 

Fonte: http://www.varbak.com/foto-de/belirginme%C5%9Fen-fotografias-arco-%C3%ADris.  Acesso 14/05/2012.

 

Solicite aos alunos que façam um desenho  utilizando o laptop Classmate, acessando o programa Tux Paint: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Poderá ser uma paisagem, que deverá ser completada com um arco-íris.

A seguir, juntamente com a turma faça uma Pesquisa online para descobrirem sobre as cores primárias e secundárias. Sugerimos alguns sítios:

 

http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/cores_primarias.htm

http://www.sobrearte.com.br/cor/cores/index.php

http://www.sobrearte.com.br/cor/cores/index.php

http://www.brasilescola.com/artes/cores.htm

Acesso 14/05/2012.

 

Espera-se que os alunos compreendam que todas as cores do mundo são feitas com a mistura de apenas três cores: vermelho, amarelo e azul – as chamadas cores primárias.

Veja:

 

Vermelho com amarelo dá... laranja.

Azul com vermelho dá... roxo.

Amarelo com azul dá... verde.

 

Misturando as três cores primárias a gente descobre mais três, as cores secundárias. E se a gente continuar combinando umas com as outras vamos encontrar cada vez mais cores diferentes.

 

  • Cores primárias: vermelho, amarelo e azul.

São as cores mais puras que existem. Com a mistura delas, a gente pode criar qualquer cor. Toda pintura que você faz, sempre tem alguma das cores primárias (nem que sejam misturadas).

 

  • Cores secundárias: verde, roxo e laranja.

São formadas pela mistura de duas cores primárias:

 

Verde = azul com amarelo

Roxo = vermelho com azul

Laranja = amarelo com vermelho

 

Propomos nesse momento uma atividade de mistura de cores para se chegar as cores do arco-íris.

Providencie para cada aluno um arco em branco

 

arco em branco

 

Fonte: http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2012/02/educacao-infantil-vamos-colorir-o-arco.html, Acesso 14/05/2012.

 

Solicite que os alunos pintem o arco-íris obedecendo a ordem das cores, porém eles devem misturas as cores para se formar novas cores.

Exemplo: para pintar aonde é verde o aluno deverá misturar o azul com o amarelo.

Os sítios abaixo apresentam imagens sobre a mistura de cores.

 

http://www.portuguesepage.com/cores-primarias-e-secundarias/

http://omnis.if.ufrj.br/~coelho/DI/texto.html

http://penelopebeolchi.blogspot.com.br/2008/11/cores-crculo-cromtico.html

http://anitafazarte.blogspot.com.br/2008/04/atividade-5-teoria-da-cor.html

Acesso 14/05/2012.

 

mistura de cores 11                                                      mistura de cores 22

 

Exponha os trabalhos no mural e guarde-os para comporem a apresentação do Projeto.

 

8ª Atividade:

 

Concluindo com texto coletivo.

 

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes momentos, oriente-os a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas no início da Pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que descubram o que mudou em relação aos seus saberes sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Logo após, organize um texto coletivo contendo informações a cerca das informações obtidas ao longo da Pesquisa. Organize os dados e as informações obtidas e após a organização de todo o processo investigativo é o momento de produzir o texto. Faça um “rascunho” registrando na lousa as opiniões dos alunos quanto à sequência dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa. Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Concluído o texto oriente os alunos para copiá-lo manualmente no caderno do Projeto ou digitalizá-lo usando o tablet ou o laptop Classmate. Instrua os alunos para imprimi-lo e ilustrá-lo com desenhos ou gravuras.

 

 9ª Atividade:

 

Em seguida, é chegado o momento para “Socializar suas descobertas” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.

Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Para a apresentação os alunos poderão fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos sítios:

 

http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related  Acesso 14/05/2012.

 

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera).

O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.

Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

 10ª Atividade:

 

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

 

·        Conhecimento do tema estudado;

·        Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;

·        Participação nas atividades propostas;

·        Compreensão do processo de Pesquisa.

 

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estratégias de Pesquisa e os conhecimentos que construíram. Prepare um pequeno questionário avaliativo sobre o processo da Pesquisa.

 

Veja um exemplo:

 

  •         COMO FOI SER PESQUISADOR?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

  •         PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QUÊ?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

  •         VOCÊ PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

 

Fonte: Acervo da Autora.

Recursos Complementares

MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57, abril/2011. 

 

Sugestões de links para os alunos:

Jogos

 

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quebra-cabeca-combine-as-cores.html

http://www.smartkids.com.br/passatempos/cores-do-arco-iris-complete.html

http://www.smartkids.com.br/passatempos/cores-do-arco-iris-paleta.html

http://www.smartkids.com.br/passatempos/cores-do-arco-iris-cruzadinha.html

Acesso 15/05/2012.

 

Sugestões de links para os professores:

 

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/  Acesso 15/05/2012.

(Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle).

 

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm Acesso 15/05/2012

Artigo “O Projeto da Pesquisa”, site Pedagogia em Foco.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “De onde vem o arco-íris?”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.