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As greves e a abertura política vista por Leon Hirszman

 

27/07/2012

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula os alunos terão a oportunidade de se aproximarem do tema da abertura política no país através da abordagem de dois pontos importantes: as greves dos metalúrgicos em 1979 e o papel do cinema brasileiro nesse processo. A obra do cineasta Leon Hirszman e seu modo de intervenção política será ainda tematizada a partir de sua atuação e sua participação neste processo político.  A intenção aqui é tentar fazer o aluno entender não só o contexto histórico, mas também como os filmes se relacionam com ele.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O contexto política ditatorial que o país vivia durante os anos 1960 e 1970.

- O contexto político do final dos anos 1970, quando começa a ser anunciada uma abertura política no país.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO 

Sugerimos que o professor tente despertar o interesse do aluno para o tema através da música Capitão de Indústria (1972). A música de marcos Valle e Paulo Sérgio Valle originalmente interpretada por Djalma Dias (parte da trilha sonora de uma novela chamada Selva de Pedra dos anos 1970), conta a história de um trabalhador industrial:

 

- Versão original de Djalma Dias: http://www.youtube.com/watch?v=scdNn8M3qME&feature=related

 

djalma

Djalma Dias, intérprete original da música "Capitão de Indústria"

http://toquemusical.files.wordpress.com/2010/11/djalma-fp.jpg?w=600&h=590

 

- Em 1996 a banda Paralamas do Sucesso gravou uma versão da música, caso o professor entenda que essa versão é mais interessante para os alunos poderá mostrá-la : http://www.youtube.com/watch?v=-TBh_JCh4Js

 

paralamas

Capa do disco de 1996 de Paralamas do Sucesso

http://3.bp.blogspot.com/-ZstVMOAfhJM/T546n2ENa4I/AAAAAAAAFMU/Ihsrtb1Yiiw/s1600/Paralamas+do+Sucesso+-+1996+-+9+Luas.jpg

 

- letra da música - http://letras.terra.com.br/djalma-dias/1233785/

 

- Outra canção que poderá ser utilizada pelo professor é "Vida de operário", da banda Pato Fu. A ideia de exposição da realidade da vida do operário industrial é a mesma na duas músicas, portanto, fica a critério do professor exibir as duas ou escolher uma delas:

 

patofu

capa do disco da banda pato fu - http://300discos.files.wordpress.com/2009/05/285-patofu-goldequem_.jpg?w=300

- Vida de Operário de Pato Fu: http://youtu.be/KZPAJ3yQuj0

 letra de música: http://letras.terra.com.br/pato-fu/48034/

 

Após escutar a música o professor deverá iniciar uma primeira aula introdutória onde deverá expor aos alunos alguns dos temas elementares para se entender o trabalho industrial e assim como do que se trata um movimento grevista. Afinal, o que é uma greve? Por que ouvimos falar a todos momento em greves nos jornais? A greve é legal? Quais os motivos de uma greve? Qual o papel de um sindicato? 

 

Segundo do dicionário etimológico Greve significa: "A palavra grève, que em francês significa a faixa de areia junto ao mar ou a um rio, é que deu origem à palavra "greve" em português. Mas nem todos os autores concordam nos caminhos que a palavra tomou para ter o sentido que tem hoje. A versão que eu conhecia era de que essa faixa de areia era considerada terreno neutro; assim, os trabalhadores que paravam em protesto por melhores salários iam para lá, pois não poderiam ser presos. Outra versão é que existia uma praça de areia à beira do rio Sena, cujo nome era Place de Grève. Lá funcionou a Bolsa do Trabalho, que cadastrava trabalhadores desempregados. Esse lugar passou a ser, mais tarde, o ponto de encontro onde os funcionários que paravam deliberadamente de trabalhar promoviam atos reivindicatórios.

http://www.dicionarioetimologico.com.br/searchController.do?hidArtigo=CEF857C37A760B94029621D289BB314F

 

um auxílio para o professor é o seguinte texto  http://www.infoescola.com/sociologia/greve/

 

greve

Milhares de trabalhadores paralisados em São Paulo no ano de 1917

http://estadodegreve.blogspot.com.br/2010/07/data-de-9-de-julho-representa-um-marco.html

 

Aula 2 e 3: Na segunda aula o professor deverá exibir o filme ABC da Greve, de Leon Hirzman. O filme tem a duração de cerca de 1 hora e meia (90 min.), portanto recomenda-se que, caso seja possível, seja apresentado em uma aula geminada. O professor deverá apresentar o filme aos alunos explicando o que foi o período da ditadura no Brasil e como os trabalhadores chegaram na situação de miséria que chegaram. Deverá introduzir o "Documentário de longa metragem sobre a primeira greve brasileira fora da fábrica. Cobrindo os acontecimentos na região do grande ABC paulista em 1979, o filme acompanha a trajetória do movimento de 150 mil metalúrgicos em luta por melhores salários e condições de vida. Sem obter suas reivindicações, decidem  pela greve, afrontando governo militar. este responde com uma intervenção no sindicato da categoria. Mobilizando numeroso contingente policial o governo inicia uma grande operação de repressão. Sem opção para realizar suas assembleias, os trabalhadores são acolhidos pela igreja. Passados 45 dias, patrões e empregados chegam a um acordo."

 

 ABC2

Cartaz do filme de Leon  Hirszman

http://www.miscampinas.com.br/adm/atividades-imagens/4462b6ec77.jpg

 

 

ABC

Cena do filme "ABC da Greve"

http://3.bp.blogspot.com/_089f6yYtooM/Sgo8pnJMtZI/AAAAAAAAAfM/bOJd3XlJfgo/s400/untitled.bmp

 

- ABC da GREVE (filme na íntegra): http://youtu.be/2hhFk0cml6Y

 

Um auxílio importante é a aula hospedada no portal do professor intitulada Greves do ABC paulista, entre 1979-1980. (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32229). O professor pode consultá-la para enriquecer os conteúdos sobre a greve de 1979 no ABC paulista. O objetivo aqui no entanto é pensar como o cinema participou desse movimento, especialmente com o filme de Leon Hirzman.

Para tanto o professor deverá dividir a turma em 4 grupos que aprofundarão alguns dos temas mais importantes do filme:

 

grupo 1) Qual era a situações social dos trabalhadores durante os anos 1970? Qual era a condição dos sindicatos?

grupo 2) Qual foi a importância do movimentos grevistas para o fim da ditadura militar?

grupo 3)  Qual era a relação entre os cineastas (e a classe artística ) e a luta sindical e a abertura política?

grupo 4) Qual é a importância de Leon  para e memória movimento grevista? Será que seu filme teve alguma a importância na época?

 

abc3

Cena da Greve do ABC em 1979

http://4.bp.blogspot.com/_Rke526P_Scc/TU6oJc22QVI/AAAAAAAAFB0/ES1Cy79oVYU/s1600/Greve%2Bdo%2BABC.jpg

 

 

Aula 4 e 5) Em verdade o filme "ABC da Greve" foi feito enquanto Leon fazia uma pesquisa para realização da ficção "Eles não usam Black Tie". O filme é baseado na peça teatro de Gianfrancesco Guarnieri, encenada no Teatro ainda nos anos 1950. Por tratar do tema das greves a peça se adaptava perfeitamente àqueles anos de abertura política das tensões que se moldavam durante o anos de 1979. É sugerido portanto exibí-lo aos alunos na intenção de deixar claro as relações que se estabeleceram entre a história em curso (a abertura política, as greves) e a ficção da época. 

 

black2

Cartaz do filme "Eles não usam Black Tie" de Leon Hirszman

http://i303.photobucket.com/albums/nn132/zequalquer/Elesnousamblack-tie.jpg

 

black

Cena do filme "Eles não usam Black Tie" de Leon Hirszman

http://ponto.outraspalavras.net/files/2012/03/cinebr3.jpg

 

 - Eles não usam Black Tie - Leon Hirszman (filme em versão integral): http://www.youtube.com/watch?v=Uzl2K1bDRog

 

Aula 6) Os alunos devem usar essa aula para apresentar o resultado de suas pesquisas. Durante as apresentações o professor deverá chamar a atenção para o gesto de Leon de filmar e intervir nos problemas de sua época. Ao final da aula o professor deverá propor ações  que sirvam para divulgar o resultado de suas pesquisas. Algumas sugestões: os alunos podem realizar uma mostra de cinema com outros filmes da época (alguns filmes são sugeridos no material complementar) e ainda, poderão fazer um filme documentário, aos moldes de Hirzman sobre os problemas do bairro, da cidade ou da escola .

Recursos Complementares

- Mostra de Cinema: Uma ajuda muito importante é o cadastro no programa da Secretaria do Audiovisual (www.programadorabrasil.org.br), que tem como objetivo a divulgação gratuita do cinema nacional e, ainda, a formação de núcleos debatedores de cinema. Alguns filmes tratados aqui poderão ser adquiridos pela escola por meio do programa, desde que a escola se comprometa com a sua exibição. Uma sugestão é realizar um Ciclo Temático de Cinema, extraclasseque exiba os filmes acima, semanalmente, ao longo das atividades. A seguir sugerimos alguns filmes:

 

-  ABC da Greve - Leon Hirzman (lançado comercialmente)

- Eles não Usam Black Tie - Leon Hirzman - http://www.programadorabrasil.org.br/programa/167/

- ABC Brasil - Segi Peo (1981) - http://www.programadorabrasil.org.br/programa/151/

- Greve de Março - Renato Tapajós (1979) - http://www.programadorabrasil.org.br/programa/151/

- GREVE! - João Batista de Andrade (1979) - http://www.programadorabrasil.org.br/programa/151/

- Peões - Eduardo Coutinho (lançado comercialmente)

 

 Textos:

- O que é a greve? http://biblio.juridicas.unam.mx/libros/1/139/16.pdf

- texto sobre a greve geral de 1917 em São Paulo: http://estadodegreve.blogspot.com.br/2010/07/data-de-9-de-julho-representa-um-marco.html

 

Para orientar os alunos no trabalho em grupo segue uma série de materiais auxiliares que poderão ser utilizados:

1)  Sindicatos e ditadura militar: - História do Movimento Sindical Brasileiro

http://www.scribd.com/doc/23061422/Histria-Do-Movimento-Sindical-Brasileiro-1

- Ditadura militar e resistência Operária

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CFoQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.periodicos.ufsc.br%2Findex.php%2Fpolitica%2Farticle%2Fdownload%2F9321%2F8605&ei=FUC4T6GhOYOg8gSEnKWnCg&usg=AFQjCNEOP_VFDuvq1yOEBqc10Z84u1FQkw&sig2=KK5epk6cBHXVSDsnTjrybg

- MOVIMENTO OPERÁRIO NO ABC E NA VOLKSWAGEN - Capítulo II

http://xa.yimg.com/kq/groups/23269475/899932939/name/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Alessandro+de+Moura.pdf

2) Ditadura Militar e o Crescimento da Miséria

- O milagre brasileiro - a legitimação pela eficácia: http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=374

3) Lula e  a Greve de 1979 - http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u563971.shtml

4) ABC DA GREVE, DE LEON HIRSZMAN: a escrita da história em confronto - http://www.pos.eca.usp.br/sites/default/files/File/ppgMPA/i_jor_discente_2010/MT04_ReinaldoCardenuto.pdf

- Imagens do movimento operário  no cinema documental brasileiro: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF21/m_jorge.pdf

Avaliação

A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão dos grupos e na apresentação do trabalho, se os alunos entenderam a temporalidade e a historicidade dos eventos aqui tratados. Além disso, é importante que sejam avaliados a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades, principalmente nas discussões em sala. Além da apresentação em sala do resultado das pesquisas, cada grupo deverá apresentar uma avaliação por escrito. É completar à nota as atividades propostas, tais como a realização de vídeo-documentários e/ou mostras de cinema.

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