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Projeto de Iniciação Científica: As estrelas e seus mistérios – UCA/Metodologia Científica

 

08/06/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar estrelas;
  • Conhecer as características das estrelas;
  • Reconhecer a importância das estrelas para o planeta Terra;
  • Desenvolver o hábito de colaboração e de construção coletiva do aprendizado;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de Iniciação Científica pautado no diálogo e na investigação, com ênfase na observação e na experimentação;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre “O universo e seus mistérios.” Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização: do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA e ou do tablet.

Estratégias e recursos da aula

Um bom começo de conversa...

Professor, um Projeto de Iniciação Científica oferece oportunidades metodológicas, que superam uma prática pautada no acúmulo de conteúdos desvinculados da vida do educando, abrindo a possibilidade de um trabalho estruturado a partir do interesse e da necessidade do aluno, vinculando estes aos conteúdos curriculares e às questões como ética e cidadania que permeiam nossas ações concretas do dia a dia. O Projeto pode ser organizado das mais variadas formas, porém, necessita abarcar os seguintes momentos:

  1. Definição do tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Definição dos objetivos;
  4. Elaboração das perguntas que serão pesquisadas;
  5. Levantamento das hipóteses, ou seja, ter clareza do que os alunos já conhecem e desconhecem sobre o assunto;
  6. Definição das fontes de Pesquisas;
  7. Construção de um cronograma para realização das atividades;
  8. Execução das atividades previamente planejadas;
  9. Confrontação das hipóteses e das informações pesquisadas,
  10. Divulgação dos resultados/culminância do Projeto.

A característica central de um Projeto de Iniciação Científica consiste em seu caráter dinâmico, flexível e interdisciplinar, pautado na comunicação entre os sujeitos envolvidos neste processo. Por isso, a participação dos alunos, professores e familiares é de fundamental importância para que o processo de Pesquisa possa ser de fato concretizado. Neste sentido, o tempo para a realização de um Projeto dependerá do envolvimento da turma com o tema e da sua complexidade, podendo ser finalizado no final de um ano letivo, bem como em um tempo relativamente menor. A criatividade dos participantes necessita ser valorizada, pois a realização de uma Pesquisa demanda estar imbricado, a partir das constantes reflexões e dúvidas sobre o tema em estudo. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto para ser desenvolvido é “O universo e seus mistérios” o qual conta com um subprojeto denominado “As estrelas e seus mistérios”.

 1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Definição do tema: a vez e a voz dos alunos

Professor, a Definição do Tema consiste em um primeiro momento de organização do Projeto de Iniciação Científica. O tema pode ser escolhido de variadas formas, podendo partir de uma sugestão do próprio professor, ou mesmo dos alunos. A concretização da sua escolha dependerá do envolvimento e do interesse da turma como um todo.

Para esta atividade, sugerimos que você organize a turma em uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos com opiniões sobre o que é um Projeto de Iniciação Científica. É importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique para a turma que terá como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que terá oportunidade de vivenciar um trabalho com experimentação e observação. Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto “As estrelas e seus mistérios” é necessário promover um momento de sensibilização, utilizando para isso a atividade proposta abaixo:

Envolvimento da família...

Professor, o envolvimento da família no Projeto, consiste em fator fundamental, uma vez que a temática é próxima das vivências diárias de muitas pessoas. Por isso, proponha como atividade de casa, um diálogo dos alunos com os seus familiares sobre o estudo das estrelas. Proponha uma vivência em família, em que os familiares, juntamente com a criança, deverão observar o céu, por aproximadamente 15 minutos e tentar levantar dúvidas e curiosidades sobre as estrelas. A atividade poderá ser realizada com os participantes deitados em um colchão ou mesmo em um lençol, de forma que fique confortável para vivenciarem esta ocasião com emoção. Peça para cada aluno registrar este momento por meio de uma foto, a qual deverá ser revelada na escola para compor a capa do Projeto. Depois de dialogarem e observarem o céu solicite que os alunos façam o seguinte registro:

Que legal! Hoje observamos e conversamos, sobre as estrelas com nossos familiares. Estamos decididos a iniciarmos um Projeto de Iniciação Científica, para investigarmos mais sobre as estrelas. Agora, que tal registrar abaixo as dúvidas e curiosidades que você e seus familiares levantaram?Vamos lá!

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 Fonte: Acervo da Autora.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, retome a atividade realizada em casa pelos alunos e familiares, realizando um momento de troca de ideias sobre a experiência vivenciada. Aproveite para definir com a turma o tema do Projeto e a sua importância. Agora, elabore um Título para o Projeto de forma coletiva com a turma. Você já deve ter percebido que um Projeto de Iniciação Científica está pautado no diálogo e na participação efetiva de todos os envolvidos no processo. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por diálogo.

Você poderá juntamente com a turma, decidir a melhor forma de organizar os registros do Projeto, podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta catálogo, onde se guardariam cada atividade do Projeto.

Após a escolha, providencie a impressão das fotos ou mesmo a revelação das mesmas, para realizar a organização da capa do caderno. Quando todos organizarem a capa do caderno, poderão apresentar para a turma a foto tirada com a família durante a observação, ou mesmo o desenho, revelando como foi este momento.

Criando um canal de comunicação

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “Estrelas”. Sendo assim convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso 08/05/2012.

Com a aula proposta, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que os alunos percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e a divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o acompanhamento e observação do professor.

 

Por que queremos estudar sobre as estrelas?

 

Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo das estrelas. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

Professor, as etapas descritas acima, poderão compor o rol de publicações do Blog dos alunos. Para isso, auxilie-os a organizarem estas postagens, observando os possíveis erros na digitação, para garantir a qualidade da produção.

Vale ressaltar, que o trabalho com Iniciação Científica demanda reflexão por parte dos alunos sobre o objeto a ser estudado. Por isso, retome a atividade de casa sobre o tema “Estrelas” e aproveite para fazer um cartaz, utilizando uma cartolina, contendo a síntese das dúvidas e curiosidades elaboradas pelos alunos juntamente com os seus familiares. Depois, afixe o cartaz no mural da sala de aula para que toda a turma possa ter acesso.

O que queremos aprender?

Agora, construa com os alunos os Objetivos que permearão o Projeto, tendo em vista o que querem aprender ou mesmo vivenciar. Neste sentido, organize a turma para uma roda de conversa e solicite que cada aluno exponha para o grupo o que deseja aprender a partir da realização do Projeto. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois também afixe no mural da sala de aula. Eles deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Conhecer o que são estrelas cadentes;
  • Identificar as constelações;
  • Descobrir a importância das estrelas;
  • Aprender a realizar uma Pesquisa;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

Após a elaboração dos objetivos, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Para isso, explique aos alunos que o que move a Pesquisa são perguntas e dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrirem o que gostariam de saber sobre “Estrelas”. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, em revistas ou em outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazer uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partir da curiosidade, que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que eles compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a Pesquisa.

Exemplos:

  • O que são estrelas?
  • As estrelas têm luz?
  • As estrelas têm nomes?

Solicite que os alunos registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente as leiam para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída.

Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensar sobre as Hipóteses que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos escrevam no caderno do Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:

  • O que são estrelas?

Hipótese: São pontos luminosos.

  • As estrelas têm luz?

Hipótese: As estrelas têm luz para chamar a atenção dos animais.

  • As estrelas têm nomes?

Hipótese: Cada um de nós atribuiu os nomes que gostamos a cada estrela.

Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscarem informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno do Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial a busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes Fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas Estratégias Metodológicas, que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experiências
  • Observações

Professor, um trabalho com uma proposta de Iniciação Científica, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua concepção quanto na sua execução. Por isso, recorra às sugestões dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do Projeto. Para o presente tema “Estrelas”, sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam o Projeto:

Matemática: Explorar o tratamento da informação, recorrendo à organização de dados obtidos na investigação.

Português: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetização dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espontânea e coletiva com a turma.

Geografia: Possibilitar uma gama de informações e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, o conhecimento das estrelas, tendo em vista suas características.

Ciências Naturais: Facilitar a compreensão da importância das estrelas para o Planeta Terra.

Ética: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam vivências individuais e coletivas na construção do conhecimento, visando observar e trabalhar com as possíveis contradições e dificuldades de relações interpessoais.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da Pesquisa, como um todo, e viabiliza o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno do Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

Professor, aqui também sugerimos que as etapas descritas acima, façam parte do Blog da turma, com o objetivo de garantir uma continuidade e uma visão do todo pelos visitantes e para o próprio aluno.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Uma ação fundamental a ser realizada em um trabalho científico consiste em retomar com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Por isso, sugerimos que você retome com os alunos os processos consolidados até o presente momento: definição do tema, construção da justificativa e dos objetivos, bem como das fontes em que poderão buscar aprender mais sobre a temática e o cronograma. Assim, você poderá ter noção de como começar o processo de Pesquisa e dos recursos materiais necessários para realização da atividade.

Inicialmente, sugerimos que você cante e leia com a turma a letra da música “Nosso lindo balão azul”, ressaltando algumas palavras interessantes que poderão gerar dúvidas e reflexões. Veja a letra da música:

Nosso Lindo Balão Azul

A Turma do Balão Mágico

 

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou um cientista
O meu papo é futurista
É lunático

Eu vivo sempre no mundo da lua

Tenho uma alma de artista
Sou um gênio sonhador
E romântico

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo
Pro infinito

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou inteligente
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato

Pega carona nessa calda de cometa
Ver a Via Láctea, estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde numa nebulosa
Voltar para casa nosso lindo Balão azul

Fonte: http://letras.terra.com.br/a-turma-do-balao-magico/487566/. Acesso 09/05/2012.

Após conhecerem e cantarem a música, para a reflexão da turma, destaque os seguintes pontos:

  • O que significa a frase “Eu vivo sempre no mundo da lua”;
  • Palavras conhecidas ou desconhecidas: cometa, nebulosa, infinito e outras;
  • O que sabem sobre a Via Láctea?

Após o diálogo, propomos uma atividade de Pesquisa sobre as possíveis dúvidas e mais especificamente sobe o que é a Via Láctea. Num primeiro momento, solicite que os alunos utilizem o tablet ou o laptop Classmate e utilizem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e acessem nos sítios sugeridos a seguir. O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado. Antes de iniciar a leitura do texto, é importante ressaltar alguns pontos para serem observados pelos alunos durante a atividade:

  • A invenção e a função do telescópio;
  • Características da Via Láctea.

Estrelas1

Fonte: http://www.infoescola.com/astronomia/via-lactea/. Acesso 08/05/2012.

Estrelas2

Fonte: http://www.observatorio.ufmg.br/pas32.htm. Acesso 08/05/2012.

Após a leitura dos textos e da observação das imagens, solicite que os alunos façam um desenho, representando as características da Via Láctea. Para isso, entregue uma folha em branco para cada aluno e depois de realizarem a atividade, proponha um momento de apresentação dos trabalhos e afixe as produções no mural da sala de aula.

Agora, possibilite um momento de descoberta do que são estrelas. Para isso, a turma poderá recorrer ao dicionário da Língua Portuguesa, ou mesmo a uma Pesquisa na internet. No entanto, reforçamos aqui, a importância do uso do dicionário pelos alunos, uma vez que consiste em uma importante fonte de informação. Veja abaixo, um exemplo de registro para ser feito no caderno de Projeto:

Hoje procuramos o significado da palavra “Estrela” no dicionário da Língua Portuguesa. Descobrimos que estrela é:

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Fonte:_____________________________________________________________________________________

Agora, converse com a turma sobre “Como e por que existem estrelas” e explore com elas o sítio abaixo, no qual encontramos uma explicação interessante a no nível de compreensão dos alunos. Para isso, faça a leitura do texto com a turma:

Estrelas2

Fonte: http://www.ufmg.br/universidadedascriancas/?p=1106. Acesso 09/05/2012.

Exploração do texto online

Converse com a turma sobre o que descobriram sobre como e porque as estrelas existem. Para isso, proponha um diálogo com a turma sobre os seguintes pontos:

  • Como as estrelas se formam?
  • O que é gravidade?
  • Por que as estrelas existem?

Professor, você poderá ampliar a compreensão dos alunos sobre gravidade, recorrendo a experiências práticas ou mesmo observando imagens e lendo o texto online sugerido a seguir:

Estrelas4

Fonte: http://www.ufmg.br/universidadedascriancas/?p=896. Acesso 09/05/2012.

Professor, o vídeo sugerido abaixo, consiste em uma importante fonte de informação sobre o nascimento e a morte de estrelas. Você poderá assisti-lo com a turma, fazendo explicações durante o mesmo para facilitar a compreensão dos alunos. Existem partes do vídeo que estão legendadas e por isso, sugerimos que você faça pausas durante o vídeo para que os alunos possam fazer a leitura da legenda.

Estrelas5

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=HI6ZFjqlUQU&feature=related. Acesso 09/05/2012.

Agora, retome com a turma a palavra “nebulosa” da música trabalhada anteriormente e assista também ao vídeo abaixo, também fundamental para compreender como as estrelas nascem. Neste vídeo, você poderá explorar com a turma a importância das estrelas para o planeta Terra.

Estrelas6

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=oAVszrKt4Tw&feature=relmfu. Acesso 09/05/2012.

Agora, construa com a turma um texto coletivo, contendo informações relevantes sobre a formação e morte das estrelas. Os alunos poderão fazer o registro no caderno de Projeto. Em seguida, instigue a turma a pensar sobre a seguinte questão:

“O Sol é uma estrela?”

Depois, de dialogarem sobre a questão acima, faça uma Pesquisa com a turma em alguns sítios para descobrirem mais sobre as características do Sol, que o fazem ser uma estrela. Logo abaixo, sugerimos um sítio para consulta:

Estrelas7

Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/esol/esol.htm. Acesso 09/05/2012.

Após a descoberta da turma, se o Sol é realmente uma estrela, proponha uma atividade de registro, na qual os alunos deverão escrever as características do Sol que o fazem ser uma estrela. Depois, poderão apresentar sua produção para a turma e reorganizar as informações a partir deste diálogo.

Organize a turma em duplas, para realizarem uma atividade na qual deverão descobrir o nome das estrelas e das constelações. Esta atividade passa pelos conhecimentos prévios dos alunos, pois muitos conhecem alguns nomes como: “Cruzeiro do Sul”, “As Três Marias”, dentre outras. Poderão acessar o sítio abaixo para realizarem uma busca de informações.

Estrelas9

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/estrelas-que-contam-historias/. Acesso 09/05/2012.

Solicite que cada dupla faça um desenho representando cada conjunto de estrelas, sua disposição espacial e registre o seu nome. Depois, cada dupla poderá apresentar o seu registro para a turma e afixá-lo no mural da sala de aula.

Professor, promova um momento de troca de ideias sobre o tamanho das estrelas, pois tal curiosidade faz parte do interesse dos alunos. Para isso, sugerimos o sítio a seguir:

Estrelas8

Fonte: http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/PlanetasEstrelas/. Acesso 09/05/2012.

Após descobrirem os diferentes tamanhos de algumas estrelas, promova um diálogo sobre as possíveis dúvidas e reflexões. Em seguida, assista com a turma ao vídeo abaixo e faça a leitura do texto online a seguir, nos quais os alunos poderão obter informações sobre:

  • As cores das estrelas;
  • Tamanho das estrelas;
  • Quantidade aproximada de estrelas.

Estrelas10

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=8onpIafuhZ8. Acesso 09/05/2012.

A cor das estrelas

Sítio: http://super.abril.com.br/tecnologia/cor-estrelas-438835.shtml. Acesso 09/05/2012.

Após assistirem ao vídeo e realizarem a leitura do texto, solicite que os alunos representem por meio de desenho, a forma e as cores das estrelas que mais chamaram a sua atenção durante o vídeo.

Agora, explore com a turma as seguintes questões: Quem já viu uma estrela cadente? Será que elas existem? Após o diálogo, a turma poderá fazer a leitura do texto abaixo, para descobrirem os mistérios das estrelas cadentes!

Estrelas12

Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/o-que-sao-estrelas-cadentes.htm. Acesso 09/05/2012.

Após a leitura do texto, os alunos poderão realizar um diálogo sobre a existência ou não das estrelas cadentes. Auxilie a turma a compreender o que são meteoritos e a velocidade que podem atingir no espaço. 

Curiosidade...

Professor, leve para a sala de aula imagens que representam a bandeira do Brasil e trabalhe com a turma curiosidades sobre as estrelas que compõem a bandeira. Explore aspectos como:

  • Quantidade de estrelas;
  • Posição que ocupam na bandeira;
  • Estados que representam.

Estrelas13

Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/significado-das-estrelas.htm. Acesso 09/05/2012.

Após a exploração do sítio acima, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, e solicite que façam um desenho, representando uma bandeira do Brasil. Para isso, você poderá fornecer para a turma, em tamanho ampliado, a imagem abaixo:

Estrelas14

Fonte: Acervo da autora.

Aproveite a oportunidade, para explorar o formato das imagens da bandeira, recorrendo às nomenclaturas das formas geométricas. Após a conclusão do trabalho, verifique a posição das estrelas na bandeira e proponha um momento de socialização dos trabalhos e depois, de apresentação nas outras turmas da escola, para divulgar o conhecimento.

Professor, as atividades que poderão compor o Blog deverão ser escolhidas conjuntamente com a turma. É importante criar no Blog, uma forma de divulgação dos sítios pesquisados pela turma.

Proponha uma atividade de conclusão do Projeto, a qual terá como finalidade divulgar para a comunidade escolar e os familiares, a gama de conhecimentos construídos durante todo o processo de Pesquisa. Esta etapa é de extrema relevância para cumprir com a essência de todo aprendizado: a sua possibilidade de ser utilizado e ensinado a outras tantas pessoas que participam da vida do educando. Organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e deixe que escolham o que do Projeto gostariam de divulgar. Sugerimos que sejam disponibilizados durante a apresentação, alguns laptops ou mesmo tablets, para que os visitantes da exposição possam ter acesso ao Blog da turma. Agende uma data e um horário para realizar a atividade de culminância do Projeto.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, dialogue com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da Pesquisa.

Agora, proponha à turma que cada aluno faça a avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão de um processo de Pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Reportagem “Via Láctea: Fábrica de Estrelas”, no sítio da Superinteressante - http://super.abril.com.br/tecnologia/via-lactea-fabrica-estrelas-439014.shtml. Acesso em 07/04/2012.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio com sugestão de livro sobre "O que são estrelas?”, sítio Ciência à mão – Portal de Ensino de Ciências –

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=esc&cod=_oquesaoestrelas. Acesso 07/04/2012.

 

Reportagem sobre "Órion”, sítio da UFMG –  http://www.observatorio.ufmg.br/dicas05.htm. Acesso 07/04/2012.

Avaliação

O trabalho de Iniciação Científica pressupõe uma avaliação contínua que possa permear todo o processo de Pesquisa. Neste sentido, a observação dos alunos nos mais variados momentos do Projeto, constitui um recurso essencial para que o professor possa perceber o envolvimento, o desenvolvimento e as possíveis dúvidas que possam surgir. O Projeto “As estrelas e seus mistérios”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, tem em sua base características que necessitam ser percebidas pelo professor no que se refere ao desenvolvimento dos educandos, como a participação, a relação com a temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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