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Projeto de Iniciação Científica: Poluição da água: SOS rios e mares - UCA/Metodologia Científica

 

08/06/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os tipos de poluição que afetam os rios e os mares, e as suas consequências para o meio ambiente;
  • Despertar o interesse pelos cuidados e preservação do meio ambiente;
  • Desenvolver o hábito de colaboração e de construção coletiva do aprendizado;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de Iniciação Científica pautado no diálogo e na investigação, com ênfase na observação e na experimentação;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões ambientais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA

Estratégias e recursos da aula

Um início de conversa...

Professor, a Pesquisa nas séries iniciais do Ensino Fundamental, pode favorecer a formação de sujeitos engajados e envolvidos com o seu próprio aprender, no qual o diálogo, o envolvimento e a criatividade são fundamentais para a consolidação do seu desenvolvimento. Um Projeto de Iniciação Científica pode ser organizado das mais variadas formas, porém, necessita abarcar os seguintes momentos:

  1. Definição do tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Definição dos objetivos;
  4. Elaboração das perguntas que serão pesquisadas;
  5. Levantamento das hipóteses, ou seja, ter clareza do que os alunos já conhecem e desconhecem sobre o assunto;
  6. Definição das fontes de pesquisas;
  7. Construção de um cronograma para realização das atividades;
  8. Execução das atividades previamente planejadas;
  9. Confrontação das hipóteses e das informações pesquisadas;
  10. Divulgação dos resultados/culminância do Projeto.

Para obter mais informações sobre como trabalhar com a Pesquisa Científica na sala de aula, acesse os sítios:

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. Acesso em 06/05/2012. O texto aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem “Observar, registrar e comprovar hipóteses sem simplificar a linguagem nem infantilizar”.

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso em 06/05/2012. O texto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula e os passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Iniciação Científica até o relatório.

Nesta aula desenvolveremos um Projeto de Iniciação Científica sobre o tema “O universo e seus mistérios”, o qual conta com um Subprojeto denominado “Poluição da água: SOS rios e mares” que será o nosso objeto de Pesquisa.

 

A característica central de um Projeto de Iniciação Científica consiste em seu caráter dinâmico, flexível e interdisciplinar, pautado na comunicação entre os sujeitos envolvidos neste processo. Por isso, a participação dos alunos, professores e familiares é de fundamental importância para que o processo de Pesquisa possa ser de fato concretizado. Neste sentido, o tempo para a realização de um Projeto dependerá do envolvimento da turma com o tema e da sua complexidade.

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Definição do tema: a vez e a voz dos alunos

Professor, a Definição do Tema do Projeto consiste em um primeiro momento de organização do Projeto de Iniciação Científica. O tema pode ser escolhido de variadas formas, podendo partir de uma sugestão do próprio professor, ou mesmo dos alunos. O que irá concretizar a escolha do tema são realmente o envolvimento e o interesse da turma como um todo.

Para esta aula, sugerimos que você organize a turma em uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos dando opiniões sobre o que é um Projeto de Iniciação Científica. É importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique para a turma que terá como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que terá oportunidade de vivenciar um trabalho com experimentação e observação. Para instigar os alunos a participarem da investigação aqui proposta “Poluição da água: SOS rios e mares” é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática.

Professor, comece a atividade de sensibilização, conversando com a turma sobre os animais que vivem nos mares e rios. Possibilite que todos participem e registre em uma cartolina, os nomes dos animais falados. Depois, afixe o cartaz no mural da sala de aula. Agora, problematize com a turma a seguinte questão:

“Qual será a alimentação destes animais?”

Promova um momento de troca de ideias e depois faça uma Pesquisa com a turma em alguns dos sítios sugeridos a seguir, para que descubram mais sobre a alimentação destes animais, bem como sobre seus hábitos.

SOS1

Fonte: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/peixes.htm. Acesso 08/05/2012.

SOS2

Fonte: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/tartaruga_marinha.htm. Acesso 08/05/2012.

Após a Pesquisa, proponha à turma um diálogo sobre a importância de um habitat saudável para os animais que vivem nos mares e rios. Elabore com a turma um cartaz, contendo alguns aspectos essenciais para garantir a sobrevivência dos diferentes animais e plantas no fundo dos mares e rios, bem como a importância da água para os seres humanos.

Iniciando nossas atividades de Pesquisa

Agora, converse com a turma sobre o que acha de iniciar um trabalho de Pesquisa para conhecer mais sobre a poluição de rios e mares. Neste momento, é importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto. É importante justificar a resposta.

Incentivados e motivados a participarem do Projeto, vocês poderão definir o Título para o Projeto de forma coletiva. Este momento poderá ser feito no início ou até após os alunos iniciarem a Pesquisa, ficando a decisão para ser tomada com todos os envolvidos no processo. Você já deve ter percebido que um Projeto de Iniciação Científica está pautado no diálogo e na participação efetiva de todos os envolvidos no processo. Se optar pela escolha do título neste momento, mobilize a turma para propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo. Se achar necessário registre os títulos na lousa para que os alunos possam visualizá-los durante a votação.

Outra decisão em conjunto com os alunos, refere-se ao local e a forma como serão organizados os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta catálogo, onde se guardariam cada folha do Projeto. Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os dados pessoais do aluno e os dados da escola e insiram o título escolhido.

Criando um canal de comunicação

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “Mares e rios”. Sendo assim convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso 13/05/2012.

Com a aula proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que os alunos percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação que você professor necessita desempenhar.

Por que vamos pesquisar?

Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar para a turma o seu desenho e explicá-lo. Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo da poluição da água. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

Professor, as etapas descritas acima, poderão compor o rol de publicações do Blog dos alunos. Para isso, auxilie os alunos a organizarem estas postagens, observando os possíveis erros na digitação, para garantir a qualidade da produção dos alunos.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossas metas!

Professor, um Projeto de Iniciação Científica, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos participantes da Pesquisa. Neste sentido, organize os alunos para uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender com o Projeto de Iniciação Científica. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois afixe-a em um mural da sala de aula. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir o que é SOS;
  • Conhecer os tipos de poluição dos rios e mares;
  • Descobrir formas de contribuir para a preservação do meio ambiente;
  • Aprender a realizar uma Pesquisa;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias;
  • Refletir e construir ações para a preservação do meio ambiente.

O que queremos saber?

Após a elaboração dos objetivos, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Explique que quando fazemos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue os alunos a descobrirem o que gostariam de saber sobre a poluição da água. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazer uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partir da curiosidade que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a Pesquisa.

Exemplos:

  • O que são rios e mares?
  • Quais os tipos de poluição da água?
  • Como fazer para ajudar o meio ambiente?

Solicite que os alunos registrem no papel a dúvida e posteriormente leiam para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno de Projeto esta etapa construída individualmente.

O que já sabemos?

Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Sugerimos que os alunos registrem no caderno de Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:

  • O que são rios e mares?

Hipótese: São lugares com muita água.

  • Quais os tipos de poluição da água?

Hipótese: Poluição com lixo.

  • Como fazer para ajudar o meio ambiente?

Hipótese: É preciso não jogar lixo na água.

 

Onde e como podemos pesquisar?

Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial a busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a busca de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experiências
  • Observações

Professor, um trabalho com uma proposta de Iniciação Científica, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execução quanto na sua elaboração. Por isso, recorra às sugestões dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do Projeto. Para o presente tema “Poluição da água”, sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam o Projeto:

Matemática:Explorar o tratamento da informação, recorrendo à organização de dados obtidos na investigação.

Português:Desenvolver um trabalho pautado na alfabetização dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espontânea e coletiva com a turma.

Geografia:Possibilitar uma gama de informações e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, a preservação ambiental.

Ciências Naturais:Facilitar a compreensão do que são rios e mares.

Ética:Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam vivências individuais e coletivas na construção do conhecimento, visando observar e trabalhar com as possíveis contradições e dificuldades de relações interpessoais.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos de trabalho. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da Pesquisa como um todo e facilita o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Procedimentos da Pesquisa: mãos a obra!

Para iniciar, sugerimos que você faça um levantamento na turma sobre as possíveis diferenças entre mares e rios, para viabilizar a compreensão dos alunos ao longo do Projeto. Inicialmente, faça uma sondagem na turma do que pensam sobre cada um, tendo em vista suas características. Faça o registro em uma cartolina, na qual deverá conter todos os aspectos elaborados pela turma. Depois, faça uma Pesquisa utilizando o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o sítio sugerido abaixo:

SOS3

Fonte: http://educacao.uol.com.br/geografia/oceanos-mares.jhtm. Acesso 08/05/2012.

Após a leitura do texto, os alunos poderão realizar uma atividade de registro, destacando as principais diferenças entre os mares e os rios. Depois, poderão socializar com o grupo as suas conclusões e comparar com as suas ideias iniciais, observando o que mudou.

Em seguida, proponha um diálogo sobre a seguinte questão:

“De onde vem a água do rio?”

Registre as hipóteses dos alunos em uma cartolina e afixe no mural da sala de aula. Em seguida, leia o texto online e assista ao vídeo com a turma, utilizando o sítio abaixo. É importante que os alunos tenham clareza sobre alguns aspectos que deverão se atentar durante a atividade:

  • Como surge o rio?
  • Qual a importância do ciclo da água?

De onde vem a água do rio?

SOS4

Fonte: http://www.ufmg.br/universidadedascriancas/?p=986. Acesso 13/05/2012.

Após a exploração do sítio pelos alunos, organize a turma em grupos de quatro ou cinco elementos e proponha ao grupo a construção de uma maquete, para demonstrar o ciclo da água, bem como o surgimento e o trajeto dos rios até os mares. Para isso, disponibilize materiais como: embalagens diversas, tintas, dentre outros. Depois de todo o trabalho pronto proponha um momento de apresentação dos grupos, convidando as outras turmas da escola para assistirem e descobrirem mais sobre a origem dos rios.

Agora, instigue um diálogo com a turma sobre os tipos de poluição da água que conhecem. É importante possibilitar que todos participem da atividade. Em seguida, solicite que façam a leitura do texto online, sugerido a seguir, para que descubram algumas informações como:

  • Para onde vai a sujeira após uma descarga no banheiro;
  • O que é esgoto;
  • Utilidade e importância do esgoto.

Poluição: Água – sujeira à vista

SOS5

Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluagua.htm. Acesso 13/05/2012.

Depois de realizado o trabalho com o texto, solicite um registro que possa representar, a partir de desenho, o caminho percorrido pela sujeira, desde o momento da descarga no banheiro até o rio ou mar. É importante que os alunos possam apresentar a sua produção para a turma e dialogar sobre as suas possíveis dúvidas e construções.

Leia os textos a seguir com a turma, para que descubram a principal causa de poluição dos rios e mares, bem como:

  • Utilidade e importância da rede de esgoto;
  • Significado de saneamento básico;
  • Processo de tratamento das águas.

SOS6

Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/liquida.htm. Acesso 13/05/2012.

SOS7

Fonte: http://www.canalkids.com.br/higiene/guerra/esgoto.htm. Acesso 13/05/2012.

SOS8

Fonte: http://www.canalkids.com.br/higiene/guerra/esgoto2.htm. Acesso 13/05/2012.

Em sequência à leitura do texto, proponha à turma que construa um panfleto para ser distribuído à comunidade escolar, explicando as causas principais da poluição dos rios e mares, chamando a atenção das pessoas para esta realidade presente em nossas vidas e seus impactos no meio ambiente.

Agora, estabeleça um diálogo com a turma sobre o que é saneamento básico. Proponha uma Pesquisa sobre o assunto, a qual poderá ser realizada junto aos familiares, possibilitando a troca de ideias e a conscientização.

Sessão pipoca

Professor, assista com a turma o filme “Por água abaixo”, buscando instigar os alunos para observarem, no mesmo, o trajeto que o ratinho, personagem protagonista da história, faz após entrar pelo cano, depois de uma descarga. Aproveite para explorar os seguintes pontos antes de iniciar o filme, a fim de aguçar o olhar observador dos alunos durante o filme:

  • Para onde vai a água após a descarga?
  • Quais animais são encontrados no esgoto?
  • Como é o esgoto?

Após assistirem ao filme e dialogarem sobre as questões acima, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, para que façam uma dramatização, cujo tema seja a poluição da água. Cada equipe poderá elaborar a sua própria história. Após todo o trabalho realizado, os grupos deverão apresentar a sua dramatização, a qual será filmada por você e posteriormente assistida com toda a turma, bem como ser utilizada em outras turmas da escola.

Agora, pergunte à turma o que significa SOS e sobre qual seria o motivo de termos escolhido este sinal para o Projeto sobre poluição dos rios e mares. Os alunos poderão investigar esta questão, a partir do sítio abaixo:

SOS9

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/SOS.  Acesso 13/05/2012.

Após descobrirem o significado, solicite que registrem no caderno, a partir da escrita, para que serve o sinal SOS.

Agora, que tal instigar a turma a pensar no que poderia ser feito para ajudar na não poluição da água? Para mediar o diálogo, proponha a leitura dos sítios abaixo.

SOS10

Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluir.htm. Acesso 13/05/2012.

SOS11

Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluir2.htm. Acesso 13/05/2012.

Após a leitura, chegou o momento da turma organizar um telejornal, no qual deverão ser divulgadas à comunidade escolar, formas interessantes de cuidar do meio ambiente principalmente da poluição das águas. Para isso, vocês poderão:

  • Escolher o nome para o noticiário;
  • Redigir as notícias que serão comunicadas;
  • Definir o tempo do telejornal.

Com as decisões tomadas, mãos à obra! Organize os alunos em duplas e simule um local como um telejornal, para ser filmado e depois repassado às outras turmas no momento de recreio ou mesmo na entrada e saída da escola.

Experiência: mão na massa!

Professor, proponha uma experiência com a turma de forma que os alunos percebam, dentre outros aspectos, as diferenças entre uma água com poluição e uma água sem poluição. Para esse momento, sugerimos que você acesse o sítio abaixo e descubra os materiais necessários para a experiência.

SOS12

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-28. Acesso 13/05/2012.

Agora realize a experiência na sala de aula. Possibilite aos alunos, um momento de observação e análises, conclusões e registros sobre a experiência realizada. Depois, construa com a turma um texto coletivo, contendo as informações relevantes sobre o tema.

Proponha uma atividade de conclusão do Projeto, a qual terá como finalidade divulgar para a comunidade escolar e familiares a gama de conhecimentos construídos durante todo o processo de Pesquisa. Esta etapa é de extrema relevância para cumprir com a essência de todo aprendizado: a sua possibilidade de ser utilizado e ensinado para outras tantas pessoas que participam da vida do educando.

Professor, as atividades que poderão compor o Blog deverão ser escolhidas conjuntamente com a turma. É importante criar no Blog, uma forma de divulgação dos sítios pesquisados pela turma.

Professor, organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha como desafio que cada grupo retome uma das atividades realizadas durante o Projeto para organizar uma apresentação para os familiares e para a comunidade escolar. Estruture com os alunos a data e o local em que serão feitas as apresentações e elabore o convite juntamente com os alunos. Lembre-se que a turma poderá expor e falar sobre: as características próprias dos rios e mares, os tipos de poluições das águas, o saneamento básico, dentro outros aspectos. Sugerimos que sejam disponibilizados durante a apresentação, alguns laptops ou mesmo tablets, para que os visitantes da exposição possam ter acesso ao Blog da turma.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que a turma descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de diálogo com o grupo, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da Pesquisa.

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão do processo de Pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Reportagem “Poluição da água”, Secretaria do Meio Ambiente – Escola Kids - http://www.escolakids.com/poluicao-da-agua.htm. Acesso11/05/2012.

Sugestões de links para professores:

Reportagem "Poluição da Água", no site da Sua Pesquisa - http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/. Acesso11/05/2012.

Avaliação

Avaliar significa acompanhar o processo e intervir nas possíveis dificuldades de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido no Projeto “Poluição da água: SOS rios e mares” a observação e o registro do professor frente ao envolvimento, o desenvolvimento e as possíveis dúvidas que possam surgir, são fundamentais para acompanhar e perceber o real interesse e participação do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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