23/07/2012
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre o tema desta aula.
Para dar início ao tema da aula, o professor pedirá que os alunos analisem a seguinte frase:
“Definitivamente, alienação, poder político e interesses mercadológicos são sinônimos de futebol”.
http://www.fecosul.com.br/artigo/uma_leitura_socio_cultural_do_futebol. Acesso em 14/05/12.
Os alunos deverão ter um tempo para discutir com seus pares sobre o exposto. Em seguida, o professor pedirá que eles expressem verbalmente o que pensam sobre a frase. Este primeiro momento tem por objetivo estimular a reflexão do grupo de alunos sobre questões que envolvem o universo futebolístico.
Em um segundo momento, a turma deverá ler o texto: Uma leitura sócio-cultural do futebol (Diorge Alceno Konrad) tendo como referência a seguinte questão problema: O futebol é um “produto”? Por quê? Os alunos deverão buscar no texto elementos que possam explicar/responder esta questão!
Texto disponível em:
http://www.fecosul.com.br/artigo/uma_leitura_socio_cultural_do_futebol. Acesso em 14/05/12.
Após a leitura do texto a turma deverá ser dividida em 2 grupos. Um grupo que defenderá a ideia de que futebol é de fato um produto, e outro grupo que defenderá a ideia de que futebol não é um produto. Cada grupo deverá ter um redator e um relator. Num primeiro momento, os grupos conversarão separadamente e, depois, com toda a turma reunida, apresentarão, através de seus relatores, os aspectos importantes que surgiram nas discussões (aqueles registrados pelo redator). Neste momento da aula, a intenção é provocar, junto aos alunos, a reflexão e a construção de argumentações acerca da questão problema.
Neste momento da aula, o professor convidará a turma para construir um jornalzinho sobre o tema: "Futebol: o mercado da bola!" para ser distribuído à comunidade escolar no intuito de socializar as reflexões da turma e contribuir para o debate acerca do futebol na atualidade e suas implicações para a sociedade.
Para tal será necessário uma redistribuição dos alunos em 6 grupos. Cada grupo terá tarefas diferenciadas. Os grupos deverão ser organizados a partir dos interesses dos alunos e habilidades pessoais e coletivas sobre a tarefa proposta.
Deverão redigir coletivamente um texto que expresse o pensamento da turma sobre a questão problema (baseado nos elementos destacados, registrados e apresentados na atividade anterior).
Neste grupo deverão ser reunidos os alunos com mais facilidade para elaboração e redação de textos!
Deverão fazer caricaturas, ilustrações e charges, relacionadas ao tema.
Neste grupo deverão ser reunidos os alunos que gostam de desenhar e que possuem habilidade para esse tipo de tarefa!
Deverão realizar entrevistas com pelo menos 3 “grupos” de pessoas:
a) Um dirigente ou gestor de time de futebol;
b) Um torcedor “fanático” de algum time;
c) Um professor da escola.
Sugestão de roteiro para as entrevistas:
As entrevistas deverão ser gravadas e posteriormente transcritas.
Neste grupo deverão ser reunidos os alunos mais desenvoltos na relação com outras pessoas e que gostam de falar em público!
Deverão pesquisar os registros científicos sobre o tema e selecionar pelo menos dois textos que melhor expliquem a problemática da mercantilização do futebol. As devidas referências (nome do autor, ano de publicação, local, fonte e etc.) dos autores dos textos devem ser informadas pelos membros deste grupo.
Sugestão de texto para pesquisa:
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/difusao/editorial_download.php. Acesso em 14/05/12.
Deverão fazer a estruturação final do jornal, diagramação, formatação, capa, etc.
Neste grupo deverão ser reunidos os alunos que dominam com mais facilidade ferramentas de edição eletrônica.
Deverão providenciar a reprodução dos exemplares e sua distribuição junto à comunidade escolar.
OBS.: 1) A forma de reprodução do jornal dependerá das condições objetivas oferecidas pela escola. Dentre as possibilidades destacamos: cópias xerox, impressão, cópia em gráfica, disponibilização digital, etc. O grupo deverá, com auxílio do professor responsável, buscar a melhor e a mais viável alternativa.
2) Alguns dos grupos de trabalho poderão fazer interlocução com as disciplinas de português, educação artística, sociologia e informática.
Os sites abaixo relacionados trazem explicações do passo a passo para montagem de um jornalzinho.
Comofas - Como fazer um jornal - Passo a Passo: http://comofas.com/como-fazer-um-jornal/. Acesso em 14/05/2012.
Portal do Jornal Escolar: http://jornalescolar.org.br/tudo-para-jornal/. Acesso em 14/05/2012.
Coleção do Portal do Professor: A influência dos aspectos sociais e políticos no futebol - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=134. Acesso em 14/05/12.
A avaliação desta aula se dará ao longo do processo de construção do jornal. Os alunos serão avaliados no desenvolvimento das tarefas relativas a cada grupo e a turma será avaliada como um todo de acordo com o resultado final do jornalzinho. Esta avaliação do jornalzinho poderá, inclusive, ser feita coletivamente!
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!