Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Futebol: O “Mercado da bola”

 

23/07/2012

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir a questão: O futebol é um “produto”? Por quê?
  • Identificar os elementos determinantes da lógica do mercado presente no universo futebolístico;
  • Montar um jornalzinho tratando do tema proposto para a aula (Futebol: O “Mercado da bola”), com artigos, entrevistas, entre outros, para ser distribuído na escola.
Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre o tema desta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Para dar início ao tema da aula, o professor pedirá que os alunos analisem a seguinte frase:

Definitivamente, alienação, poder político e interesses mercadológicos são sinônimos de futebol”.

http://www.fecosul.com.br/artigo/uma_leitura_socio_cultural_do_futebol. Acesso em 14/05/12.

Os alunos deverão ter um tempo para discutir com seus pares sobre o exposto. Em seguida, o professor pedirá que eles expressem verbalmente o que pensam sobre a frase. Este primeiro momento tem por objetivo estimular a reflexão do grupo de alunos sobre questões que envolvem o universo futebolístico.

Em um segundo momento, a turma deverá ler o texto: Uma leitura sócio-cultural do futebol (Diorge Alceno Konrad) tendo como referência a seguinte questão problema: O futebol é um “produto”? Por quê? Os alunos deverão buscar no texto elementos que possam explicar/responder esta questão!

Texto disponível em:

http://www.fecosul.com.br/artigo/uma_leitura_socio_cultural_do_futebol. Acesso em 14/05/12.

Após a leitura do texto a turma deverá ser dividida em 2 grupos. Um grupo que defenderá a ideia de que futebol é de fato um produto, e outro grupo que defenderá a ideia de que futebol não é um produto. Cada grupo deverá ter um redator e um relator. Num primeiro momento, os grupos conversarão separadamente e, depois, com toda a turma reunida, apresentarão, através de seus relatores, os aspectos importantes que surgiram nas discussões (aqueles registrados pelo redator). Neste momento da aula, a intenção é provocar, junto aos alunos, a reflexão e a construção de argumentações acerca da questão problema.

 

Atividade 2: Construindo o jornalzinho

Neste momento da aula, o professor convidará a turma para construir um jornalzinho sobre o tema: "Futebol: o mercado da bola!" para ser distribuído à comunidade escolar no intuito de socializar as reflexões da turma e contribuir para o debate acerca do futebol na atualidade e suas implicações para a sociedade.

Para tal será necessário uma redistribuição dos alunos em 6 grupos. Cada grupo terá tarefas diferenciadas. Os grupos deverão ser organizados a partir dos interesses dos alunos e habilidades pessoais e coletivas sobre a tarefa proposta.

Grupo 1: Redatores

Deverão redigir coletivamente um texto que expresse o pensamento da turma sobre a questão problema (baseado nos elementos destacados, registrados e apresentados na atividade anterior).

Neste grupo deverão ser reunidos os alunos com mais facilidade para elaboração e redação de textos!

Grupo 2: Ilustradores/“cartunistas”

Deverão fazer caricaturas, ilustrações e charges, relacionadas ao tema.

Neste grupo deverão ser reunidos os alunos que gostam de desenhar e que possuem habilidade para esse tipo de tarefa!

Grupo 3: “Entrevistadores”

Deverão realizar entrevistas com pelo menos 3 “grupos” de pessoas:

a) Um dirigente ou gestor de time de futebol;

b) Um torcedor “fanático” de algum time;

c) Um professor da escola.

Sugestão de roteiro para as entrevistas:

  • O que você pensa sobre a frase: O futebol: o mercado da bola?
  • Quais são os interesses que envolvem o universo futebolístico?
  • Você acha que o futebol ainda é uma arte ou os interesses mercadológicos estão cada vez mais afastando a beleza do futebol?

As entrevistas deverão ser gravadas e posteriormente transcritas.

Neste grupo deverão ser reunidos os alunos mais desenvoltos na relação com outras pessoas e que gostam de falar em público!

Grupo 4: “Pesquisadores”

Deverão pesquisar os registros científicos sobre o tema e selecionar pelo menos dois textos que melhor expliquem a problemática da mercantilização do futebol. As devidas referências (nome do autor, ano de publicação, local, fonte e etc.) dos autores dos textos devem ser informadas pelos membros deste grupo.

Sugestão de texto para pesquisa:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/difusao/editorial_download.php. Acesso em 14/05/12.

Grupo 5: “Editores”

Deverão fazer a estruturação final do jornal, diagramação, formatação, capa, etc.

Neste grupo deverão ser reunidos os alunos que dominam com mais facilidade ferramentas de edição eletrônica.

Grupo 6: “ Reprodutores e Distribuidores”

Deverão providenciar a reprodução dos exemplares e sua distribuição junto à comunidade escolar.

OBS.: 1) A forma de reprodução do jornal dependerá das condições objetivas oferecidas pela escola. Dentre as possibilidades destacamos: cópias xerox, impressão, cópia em gráfica, disponibilização digital, etc. O grupo deverá, com auxílio do professor responsável, buscar a melhor e a mais viável alternativa. 

          2) Alguns dos grupos de trabalho poderão fazer interlocução com as disciplinas de português, educação artística, sociologia e informática.

Os sites abaixo relacionados trazem explicações do passo a passo para montagem de um jornalzinho.

Comofas - Como fazer um jornal - Passo a Passo: http://comofas.com/como-fazer-um-jornal/. Acesso em 14/05/2012.

Portal do Jornal Escolar: http://jornalescolar.org.br/tudo-para-jornal/. Acesso em 14/05/2012.

Recursos Complementares

Coleção do Portal do Professor: A influência dos aspectos sociais e políticos no futebol - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=134. Acesso em 14/05/12.

Avaliação

A avaliação desta aula se dará ao longo do processo de construção do jornal. Os alunos serão avaliados no desenvolvimento das tarefas relativas a cada grupo e a turma será avaliada como um todo de acordo com o resultado final do jornalzinho. Esta avaliação do jornalzinho poderá, inclusive, ser feita coletivamente!

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.