06/05/2011
Esta coleção tem como objetivo organizar aulas relacionadas ao tema “A influência dos aspectos sociais e políticos no futebol”. Focamos nosso trabalho na modalidade Futebol selecionando 23 aulas que abordam o tema sob diferentes óticas. As aulas de número 1 a 3 abordam os aspectos históricos deste esporte; na aula de número 4 é abordado o aspecto legal; nas aulas de número 5 a 14 o tema central fica por conta da relação deste esporte com a sociedade a partir dos temas identidade, imaginário social, relação de poder, trabalhista e a política; nas aulas de número 15 e 16 é abordado o tema futebol arte; e, por fim, nas aulas de número 17 a 23, o tema central é a copa do mundo abordando as questões históricas, midiáticas e raciais.
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
futebol, futebol arte, história do futebol, imaginário, mídia, aspectos sociais no futebol
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Como surgiu o esporte mais popular do mundo - o Futebol .
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Desenvolver pesquisa histórica sobre a origem do Futebol. Narrar fatos relativos ao surgimento do Futebol. Enumerar algumas histórias e fatos envolvendo o surgimento do Futebol e sua chegada ao Brasil. Citar fatos relativos à trajetória profissional de alguns jogadores de pres... 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5526 acesso(s) |
Moacyr Barreto da Silva Junior COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
2 |
Esportes: O Futebol como fenômeno esportivo - como surgiu?
Ensino Médio | Educação Física § Compreender as principais características do esporte para conceituá-lo cientificamente; § Conhecer as diferentes manifestações culturais historicamente construídas que influenciaram a criação do que denominamos hoje de futebol; § Compreender que necessidades sociais concr... 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5195 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
3 |
O futebol no Brasil: elementos de inclusão e exclusão nessa história
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Conhecer a história do futebol no Brasil, discutindo os elementos de inclusão e exclusão que permearam essa história. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo c... 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9786 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
4 |
Projeto "Lei Pelé": Futebol
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | História Compreender a Lei que rege atualmente os esportes no Brasil, no que diz respeito à natureza e as finalidades do desporto. Compreender e vivenciar as diferenças do esporte de rendimento, educacional e de participação. 17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6254 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
5 |
Futebol: Uma paixão nacional x globalização.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conceituar globalização; Discutir a relação existente entre a globalização e o futebol; Avaliar se o futebol brasileiro continua respeitando suas origens. 04/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5037 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
6 |
O Futebol enquanto identidade nacional
Ensino Médio | Educação Física Compreender os valores sociais do futebol que se joga nas ruas comparando-os com o futebol espetáculo. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3099 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
7 |
Futebol e Ciências Sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia - Compreender o futebol mundial como grande e rentável negócio. - Analisar a forma em que a mídia influencia no futebol. - Debater sobre o marketing por trás dos jogos de futebol. 02/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10830 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
8 |
O Futebol que não se vê
Ensino Médio | Educação Física Identificar aspectos sociais, econômicos e políticos sobre o fenômeno do futebol. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3113 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
9 |
Futebol e Poder no Brasil
Ensino Médio | Educação Física § Discutir sobre as possíveis relações existentes entre política e futebol; § Conhecer elementos do período de popularização do futebol no Brasil e sua relação com a política. 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2903 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
10 |
O Futebol brasileiro enquanto mão de obra barata para o exterior
Ensino Médio | Educação Física Identificar os fatores que levam os jogadores de futebol brasileiro a jogarem em clubes estrangeiros. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6205 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
O Futebol enquanto ferramenta empresarial de lucro
Ensino Médio | Educação Física Compreender a transformação da prática sem fins lucrativos do futebol ao esporte rentável no decorrer da história brasileira. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3976 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
12 |
O Futebol na política do Brasil
Ensino Médio | Educação Física Compreender a utilização do futebol enquanto aparelho ideológico do Estado em diferentes momentos da história no Brasil e também no mundo. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3166 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
13 |
Espírito esportivo: o papel do esporte nas relações internacionais
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Discutir atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência Localizar informações sobre os países que participaram da Copa do Mundo 2010 Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos te... 13/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7183 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
14 |
HABILIDADE 9 DO ENEM: A vida do brasileiro com o fenômeno futebol.
Ensino Médio | Educação Física Identificar a relação do futebol de campo e a copa do mundo com os brasileiros: como essas manifestações modificam a vida cotidiana do brasileiro? Compreender as histórias dos times de futebol no Brasil; Identificar os motivos que leva o futebol a interferir intensamente a org... 21/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13317 acesso(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
15 |
Em busca do Futebol Arte
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender a problematizar o termo “futebol arte”. Compreender diferenças históricas do Futebol profissional, e as implicações dessas mudanças na prática do futebol em outros ambientes. Vivenciar uma forma alternativa de se jogar o futebol, onde o gol não é um objetivo ... 17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5429 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
16 |
Do futebol “arte” ao futebol atual: Mudanças nesse esporte
Ensino Médio | Educação Física § Identificar transformações sofridas pelo futebol nas últimas décadas; § Reconhecer os aspectos político-econômicos como determinantes destas transformações; § Entender o processo de transformação do futebol, no sentido da mercadorização desse fenômeno cultural. 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3960 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
17 |
A Copa do Mundo de Futebol: A sua história
Ensino Fundamental Final | Educação Física Identificar a forma de organização da Copa do Mundo de Futebol 2010; Compreender as transformações ocorridas na Copa do Mundo de Futebol desde sua origem aos dias atuais; 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8212 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
18 |
História das Copas do Mundo de Futebol.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Identificar fatos marcantes das diversas Copas do Mundo de Futebol. Reconhecer o Futebol como um fenômeno sócio político e cultural Produzir em qualquer tipo de mídia um instrumento capaz de apresentar para o grande público, o trabalho desenvolvido. Contribuir com seu trabalho... 06/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3986 acesso(s) |
Moacyr Barreto da Silva Junior COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
19 |
Copa do Mundo de Futebol: a geografia do mundo da bola
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar o crescimentos do evento esportivo Copa do Mundo de Futebol, comparando o número de participantes em diferentes edições do evento. Identificar no mapa do mundo os países participantes e os países que sediaram as diversas edições da Copa do Mundo. Identificar os dif... 12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14871 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
20 |
Copa do Mundo de Futebol: a violência nos espetáculos esportivos
Ensino Médio | Educação Física - Compreender o fenômeno da violência presente nos espetáculos esportivos. - Debater o paradoxo presente nas práticas esportivas entre agregação e desagregação. 07/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6524 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
21 |
Copa do Mundo de Futebol: do rádio à televisão – a construção dos ídolos esportivos
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia -Compreender o papel da figura do ídolo esportivo na contemporaneidade. -Identificar os elementos que compõem a “personalidade” do ídolo esportivo contemporâneo. 07/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3774 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
22 |
Copa do Mundo de Futebol: Racismo no Esporte
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Compreender o conceito do racismo. - Identificar os fatos de racismo ocorridos em eventos esportivos em geral. - Destacar ações da FIFA e outras entidades esportivas para coibir atos de racismo em eventos esportivos internacionais. 07/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7605 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
23 |
Quem ganha com a Copa do Mundo?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Discutir a relação entre futebol e economia, durante a realização de uma Copa do Mundo; Pesquisar sobre o impacto na economia da África do Sul, durante a realização da Copa do Mundo; Pesquisar a origem do financiamento para o Brasil sediar a próxima Copa do Mundo; Acompanhar a... 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5304 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 8346 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!