Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


A influência dos aspectos sociais e políticos no futebol

 

06/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo organizar aulas relacionadas ao tema “A influência dos aspectos sociais e políticos no futebol”. Focamos nosso trabalho na modalidade Futebol selecionando 23 aulas que abordam o tema sob diferentes óticas. As aulas de número 1 a 3 abordam os aspectos históricos deste esporte; na aula de número 4 é abordado o aspecto legal; nas aulas de número 5 a 14 o tema central fica por conta da relação deste esporte com a sociedade a partir dos temas identidade, imaginário social, relação de poder, trabalhista e a política; nas aulas de número 15 e 16 é abordado o tema futebol arte; e, por fim, nas aulas de número 17 a 23, o tema central é a copa do mundo abordando as questões históricas, midiáticas e raciais.

Autoria

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Palavras-chave

futebol, futebol arte, história do futebol, imaginário, mídia, aspectos sociais no futebol

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Lista de aulas da coleção (23 aulas)
# Aula Autoria
1 Como surgiu o esporte mais popular do mundo - o Futebol .

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Desenvolver pesquisa histórica sobre a origem do Futebol. Narrar fatos relativos ao surgimento do Futebol. Enumerar algumas histórias e fatos envolvendo o surgimento do Futebol e sua chegada ao Brasil. Citar fatos relativos à trajetória profissional de alguns jogadores de pres...

30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1664 acesso(s)

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

2 Esportes: O Futebol como fenômeno esportivo - como surgiu?

Ensino Médio | Educação Física

§  Compreender as principais características do esporte para conceituá-lo cientificamente; §  Conhecer as diferentes manifestações culturais historicamente construídas que influenciaram a criação do que denominamos hoje de futebol; §  Compreender que necessidades sociais concr...

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1558 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

3 O futebol no Brasil: elementos de inclusão e exclusão nessa história

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Conhecer a história do futebol no Brasil, discutindo os elementos de inclusão e exclusão que permearam essa história. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo c...

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3129 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

4 Projeto "Lei Pelé": Futebol

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | História

Compreender a Lei que rege atualmente os esportes no Brasil, no que diz respeito à natureza e as finalidades do desporto. Compreender e vivenciar as diferenças do esporte de rendimento, educacional e de participação.

17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2537 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

5 Futebol: Uma paixão nacional x globalização.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conceituar globalização; Discutir a relação existente entre a globalização e o futebol; Avaliar se o futebol brasileiro continua respeitando suas origens.

04/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2077 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

6 O Futebol enquanto identidade nacional

Ensino Médio | Educação Física

Compreender os valores sociais do futebol que se joga nas ruas comparando-os com o futebol espetáculo.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1084 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

7 Futebol e Ciências Sociais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

- Compreender o futebol mundial como grande e rentável negócio. - Analisar a forma em que a mídia influencia no futebol. - Debater sobre o marketing por trás dos jogos de futebol.

02/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3908 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

8 O Futebol que não se vê

Ensino Médio | Educação Física

Identificar aspectos sociais, econômicos e políticos sobre o fenômeno do futebol.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1233 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

9 Futebol e Poder no Brasil

Ensino Médio | Educação Física

§  Discutir sobre as possíveis relações existentes entre política e futebol; §  Conhecer elementos do período de popularização do futebol no Brasil e sua relação com a política. 

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 972 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

10 O Futebol brasileiro enquanto mão de obra barata para o exterior

Ensino Médio | Educação Física

Identificar os fatores que levam os jogadores de futebol brasileiro a jogarem em clubes estrangeiros.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1323 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 O Futebol enquanto ferramenta empresarial de lucro

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a transformação da prática sem fins lucrativos do futebol ao esporte rentável no decorrer da história brasileira.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1531 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

12 O Futebol na política do Brasil

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a utilização do futebol enquanto aparelho ideológico do Estado em diferentes momentos da história no Brasil e também no mundo.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1083 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

13 Espírito esportivo: o papel do esporte nas relações internacionais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Discutir  atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência Localizar informações sobre os países que participaram da Copa do Mundo 2010 Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos te...

13/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2481 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

14 HABILIDADE 9 DO ENEM: A vida do brasileiro com o fenômeno futebol.

Ensino Médio | Educação Física

Identificar a relação do futebol de campo e a copa do mundo com os brasileiros: como essas manifestações modificam a vida cotidiana do brasileiro? Compreender as histórias dos times de futebol no Brasil; Identificar os motivos que leva o futebol a interferir intensamente a org...

21/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6722 acesso(s)

leonardo lima costa

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

15 Em busca do Futebol Arte

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a problematizar o termo “futebol arte”.    Compreender diferenças históricas do Futebol profissional, e as implicações dessas mudanças na prática do futebol em outros ambientes.    Vivenciar uma forma alternativa de se jogar o futebol, onde o gol não é um objetivo ...

17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1801 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

16 Do futebol “arte” ao futebol atual: Mudanças nesse esporte

Ensino Médio | Educação Física

§  Identificar transformações sofridas pelo futebol nas últimas décadas;   §  Reconhecer os aspectos político-econômicos como determinantes destas transformações; §  Entender o processo de transformação do futebol, no sentido da mercadorização desse fenômeno cultural.

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1291 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

17 A Copa do Mundo de Futebol: A sua história

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Identificar a forma de organização da Copa do Mundo de Futebol 2010; Compreender as transformações ocorridas na Copa do Mundo de Futebol desde sua origem aos dias atuais;

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2778 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

18 História das Copas do Mundo de Futebol.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Identificar fatos marcantes das diversas Copas do Mundo de Futebol. Reconhecer o Futebol como um fenômeno sócio político e cultural Produzir em qualquer tipo de mídia um instrumento capaz de apresentar para o grande público, o trabalho desenvolvido. Contribuir com seu trabalho...

06/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1368 acesso(s)

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

19 Copa do Mundo de Futebol: a geografia do mundo da bola

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar o crescimentos do evento esportivo Copa do Mundo de Futebol, comparando o número de participantes em diferentes edições do evento. Identificar no mapa do mundo os países participantes e os países que sediaram as diversas edições da Copa do Mundo. Identificar os dif...

12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4032 acesso(s)

Tiago Lisboa Bartholo

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

20 Copa do Mundo de Futebol: a violência nos espetáculos esportivos

Ensino Médio | Educação Física

- Compreender o fenômeno da violência presente nos espetáculos esportivos. - Debater o paradoxo presente nas práticas esportivas entre agregação e desagregação.

07/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2376 acesso(s)

Tiago Lisboa Bartholo

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

21 Copa do Mundo de Futebol: do rádio à televisão – a construção dos ídolos esportivos

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

-Compreender o papel da figura do ídolo esportivo na contemporaneidade. -Identificar os elementos que compõem a “personalidade” do ídolo esportivo contemporâneo.

07/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1382 acesso(s)

Tiago Lisboa Bartholo

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

22 Copa do Mundo de Futebol: Racismo no Esporte

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

- Compreender o conceito do racismo. - Identificar os fatos de racismo ocorridos em eventos esportivos em geral. - Destacar ações da FIFA e outras entidades esportivas para coibir atos de racismo em eventos esportivos internacionais.

07/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2587 acesso(s)

Tiago Lisboa Bartholo

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

23 Quem ganha com a Copa do Mundo?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Discutir a relação entre futebol e economia, durante a realização de uma Copa do Mundo; Pesquisar sobre o impacto na economia da África do Sul, durante a realização da Copa do Mundo; Pesquisar a origem do financiamento para o Brasil sediar a próxima Copa do Mundo; Acompanhar a...

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1817 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2774 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.