10/07/2012
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Agricultura, Industrialização e Êxodo Rural.
Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;
As atividades poderão ser desenvolvidas usando o laboratório de informática, o laptop ou o tablet, dependendo da disponibilidade da escola. Sendo que, todos os computadores deverão estar conectados à internet.
Atividade 1 – Uma abordagem sobre o tema
Para iniciar a discussão sobre a aula tendo como objetivo despertar o interesse da turma para o tema proposto, o professor irá através de um projetor multimídia passar o clip de uma música.
Em seguida, ele irá ouvir o que a turma tem a dizer a respeito da música, após todos terem contribuído com suas ideias, o professor irá associar a música ao tema que será trabalhado e iniciar um debate a respeito da temática em questão.
É interessante que o professor leve a letra da música impressa para a turma usar durante o debate.
O clip da música está disponível no link e tela abaixo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HYcKbgl6-fo. Acesso em 18/05/2012.
A letra da música está disponível no sítio: http://letras.terra.com.br/victor-leo/797038/. Acesso em 18/05/2012.
Música: Deus E Eu No Sertão/ Victor e Leo.
Nunca vi ninguém
Viver tão feliz
Como eu no sertão
Perto de uma mata
E de um ribeirão
Deus e eu no sertão
Casa simplesinha
Rede pra dormir
De noite um show no céu
Deito pra assistir
Deus e eu no sertão
Das horas não sei
Mas vejo o clarão
Lá vou eu cuidar do chão
Trabalho cantando
A terra é a inspiração
Deus e eu no sertão
Não há solidão
Tem festa lá na vila
Depois da missa vou
Ver minha menina
De volta pra casa
Queima a lenha no fogão
E junto ao som da mata
Vou eu e um violão
Deus e eu no sertão
As questões abaixo poderão orientar o professor para o debate. Sendo que, elas poderão ser apresentadas para a turma antes da apresentação do clip.
No momento do debate o professor será o mediador, ouvindo as colocações da turma, incentivando os alunos a responderem as questões, argumentando com eles e tentando tirar o máximo de ideias possíveis desse momento de troca.
Atividade 2 – Pesquisa científica
Após o professor ter instigado a curiosidade da sala para o tema, ele irá propor que a turma se divida em grupos de seis alunos para fazer uma pesquisa científica sobre “A industrialização e a modernização da agricultura”. Mas para isso, é necessário que o professor explique como fazer um projeto de pesquisa.
Imagem disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/05/2012.
Desta forma, ele irá apresentar e explicar os seguintes passos:
Em seguida, após o professor ter explicado como realizar uma pesquisa científica, ele irá orientar a turma para as atividades que eles deverão desenvolver durante a realização da pesquisa e apresentar como resultado final.
No link e tela abaixo mostra como elaborar um Quiz.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8. Acesso em 19/05/2012.
Neste sítio possui informações de como fazer um vídeo. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012.
Passos para acessar o Kpresenter:
Kpresenter:Menu K – Aplicativos – Ferramentas de produtividade – Gerador de Apresentação.
Atividade 3 – Realizando a pesquisa
Em seguida, os grupos irão iniciar a pesquisa e com o tema geral em mãos é necessário que eles conheçam o assunto que será trabalhado. Para isso, eles irão realizar uma pesquisa bibliográfica em livros, internet, revistas e outros.
Para realizar a pesquisa os alunos deverão estar atentos a seguintes questões:
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012.
Após pesquisa e leitura da bibliografia os grupos irão continuar o trabalho.
Delimitando o tema: Para conseguir delimitar o tema os grupos deverão pensar em algumas questões:
Em seguida terão que definir o problema, a hipótese, a justificativa e os objetivos e para isso, deverão analisar as questões anteriores.
Para definir a Metodologia os grupos devem saber que ela consiste nos caminhos que eles seguirão para a realização da pesquisa e para alcançar os resultados finais. Sendo que, os passos da pesquisa, a elaboração do Quiz, a paródia, o vídeo e a apresentação de slides deverão estar presentes na metodologia.
O cronograma deve ser estabelecido através do prazo que o professor der para realizar a pesquisa.
E os resultados finais que foram elaborados passo a passo junto com a pesquisa.
Atividade 4 – Apresentação dos resultados
Imagem disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012.
Os grupos deverão apresentar o Quiz, o vídeo com a paródia e a apresentação de slides para o professor e colegas da turma.
Após as apresentações o professor irá abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema.
Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.
Após as apresentações os grupos postarão os vídeos no youtube.
O vídeo disponível abaixo ensina como postar um vídeo no youtube.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zf0pOtMhoNE&feature=related. Acesso em 19/05/2012.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
Disponível em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 18/05/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
Disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://letras.terra.com.br/victor-leo/797038/. Acesso em 18/05/2012. No sítio está disponível a música usada na aula.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/05/2012. No sítio ensina como fazer um vídeo.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; a apresentação de slides; o vídeo; e a apresentação final.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2012
Cinco estrelasProf. parabéns achei a aula muito boa mesmo, interessante e chama a atenção dos estudantes.