31/07/2012
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Agricultura, Industrialização e Processos migratórios.
Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador, caixa de som, celular, câmera fotográfica e/ou filmadora.
As atividades poderão ser desenvolvidas usando o laboratório de informática, o laptop ou o tablet, dependendo da disponibilidade da escola. Sendo que, todos os computadores deverão estar conectados à internet.
Atividade 1 – Uma reflexão sobre o tema
Para iniciar a aula e aumentar a curiosidade da turma com relação ao tema, o professor irá fazer algumas perguntas, sendo elas:
Em seguida, o professor irá através de um projetor multimídia apresentar para a turma:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xb6yi3P2oiY&feature=related. Acesso em 19/05/2012.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zackl1j9PlQ&feature=related. Acesso em 19/05/2012.
Disponível em: http://www.slideshare.net/almizim/urbanizacao. Acesso em 19/05/2012.
Em seguida, o professor irá abrir para um debate, onde os alunos irão falar sobre o que entenderam dos vídeos e da apresentação de slides, e explicar as analises feitas a partir das questões levantadas pelo professor anteriormente. Cabe ao professor ser o mediador do debate, ouvindo os alunos e fazendo suas considerações sobre o tema.
Essa proposta é para o professor despertar a curiosidade da turma para o tema em questão.
Atividade 2 – Pesquisa Científica
Após o professor ter instigado a curiosidade da turma ele irá propor que os alunos realizem uma pesquisa cientifica.
Mas antes é necessário que eles conheçam como fazer uma pesquisa científica.
Para isso, o professor irá apresentar e explicar os passos da pesquisa. Para essa apresentação se tornar mais atraente aos alunos o professor poderá fazer em forma de slides usando o software Kpresenter.
Toda pesquisa deverá conter:
Após os alunos terem conhecimento de como realizar uma pesquisa o professor irá dividir a turma em grupos de cinco alunos e orientar que eles façam o passo a passo conforme apresentado pelo professor.
Imagem disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 19/05/2012.
Sendo que, à medida que for seguindo os passos os grupos irão divulgar em um blog. Para criar o blog e só consultar o sítio abaixo.
Disponível em http://www.criarumblog.com/. Acesso em 19/05/2012.
1º Passo: A partir do tema geral: As relações cidade-campo e o êxodo rural fazer uma pesquisa bibliográfica.
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012.
Com o tema em mãos é necessário que os alunos façam uma pesquisa bibliográfica para adquirir conhecimento sobre o assunto. Para isso, eles poderão pesquisar em livros, internet, revistas e outros.
Para a realização da pesquisa os grupos deverão estar atentos as seguintes questões:
2º Passo: Delimitação do tema;
Com o tema geral em mãos e a pesquisa realizada os grupos irão delimitar o tema, ou seja, pensar em um tema específico para a realização da pesquisa. Para isso, eles deverão pensar no que mais os chamaram a atenção.
Exemplo: O Êxodo rural e as relações campo-cidade.
3º Passo: Definindo o Problema;
Para definir o problema o grupo deverá pensar em uma pergunta que será respondida com a realização da pesquisa.
Exemplo: Quais as consequências do êxodo rural para o campo e para a cidade?
4º Passo: Definindo a Hipótese;
Para definir a hipótese os grupos irão criar algumas suposições para tentar responder o problema levantado na pesquisa.
Exemplo: O êxodo rural trouxe alguma consequência para o campo e para a cidade?
5º Passo: Definindo a Justificativa;
Para definir a justificativa os grupos deverão explicar por quais motivos estão trabalhando com o tema.
Exemplo: A partir da exposição que o professor fez sobre o tema surgiu a curiosidade de aprofundar o assunto.
6º Passo: Definindo os Objetivos;
Para definir os objetivos da pesquisa os grupos deverão pensar no que eles querem descobrir e quais resultados querem alcançar.
Exemplo:Analisar as consequências do êxodo rural para o campo e para a cidade.
7º Passo: Metodologia;
A metodologia consiste nos caminhos que os grupos seguirão para a realização da pesquisa e para alcançar os resultados finais. Os passos da pesquisa, a elaboração do blog e a forma usada para apresentar os resultados deverão estar presentes na metodologia.
8º Passo: Cronograma;
Para definição do cronograma das atividades, é necessário que os grupos estejam atentos ao prazo estipulado pelo professor para o desenvolvimento das atividades.
9º Passo: Resultados alcançados;
Os grupos deverão apresentar os resultados abaixo e quando terminar esta atividade posta-la no blog.
Para gravar o documentário os alunos poderão usar filmadora, câmera fotográfica, computador ou celular depende da disponibilidade do grupo e da escola.
Neste sítio possui informações de como fazer um vídeo. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012.
Atividade 4 – Apresentação dos resultados
Imagem disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012.
Como os grupos postaram todas as atividades no blog, somente ele deverá ser usado na apresentação.
Após as apresentações o professor irá abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema.
Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.
Os alunos deverão divulgar os blogs nas redes sociais e aos demais colegas da escola.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
Disponível em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 19/05/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
Disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 19/05/2012. No sítio ensina como fazer um vídeo.
Disponível em: http://www.criarumblog.com/. Acesso em 19/05/2012. Contém os passos de como fazer um blog.
Disponível em: http://www.slideshare.net/almizim/urbanizacao. Acesso em 19/05/2012. Contém apresentação de slides usada na aula.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar os alunos nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; o documentário e o blog.
Após as apresentações o professor irá solicitar que os alunos redijam um texto falando sobre o que entendeu das relações existentes entre o campo e a cidade e as consequências dela para o êxodo rural. Para isso, eles poderão usar o editor de textos do computador e encaminhar por e-mail para o professor.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/08/2013
Quatro estrelasOlá professora, gostei do seu trabalho,sou professora de geografia atualmente estou afastada fazendo o PDE (PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL), estou desenvolvendo um trabalho cujo o tema é: Dinâmica do Espaço e a Mobilização Populaciomal da Microrregião de Umuarama - Pr e também estou enfocando o êxodo rural.