Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As relações cidade-campo e o êxodo rural. Projeto de Pesquisa para o Ensino Médio.

 

31/07/2012

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar as relações existentes entre o campo e a cidade;
  • Verificar as consequências dessa relação para o êxodo rural.
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Agricultura, Industrialização e Processos migratórios.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador, caixa de som, celular, câmera fotográfica e/ou filmadora.

As atividades poderão ser desenvolvidas usando o laboratório de informática, o laptop ou o tablet, dependendo da disponibilidade da escola. Sendo que, todos os computadores deverão estar conectados à internet.

 

Atividade 1 – Uma reflexão sobre o tema

 

Para iniciar a aula e aumentar a curiosidade da turma com relação ao tema, o professor irá fazer algumas perguntas, sendo elas:

  • O que é êxodo rural? E por que ocorre?
  • Quais as relações existentes entre o campo e cidade?
  • Quais as diferenças entre o campo e a cidade?
  • Quais as consequências do êxodo rural para a cidade?
  • Quais as consequências do êxodo rural para o campo?

 

Em seguida, o professor irá através de um projetor multimídia apresentar para a turma:

  • Parte de um vídeo (3min e 15), onde os alunos irão observar as imagens e a música do vídeo, e associar com a temática.

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=xb6yi3P2oiY&feature=related. Acesso em 19/05/2012.

video exodo rural

 

  • Um vídeo do Chico Bento, onde os alunos irão observar a rotina de vida do campo e comparar com a da cidade.

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=zackl1j9PlQ&feature=related. Acesso em 19/05/2012.

video chico bento

 

  • Uma apresentação de slides disponível no link abaixo:

 Disponível em:  http://www.slideshare.net/almizim/urbanizacao. Acesso em 19/05/2012.

apresentacao de slides

 

Em seguida, o professor irá abrir para um debate, onde os alunos irão falar sobre o que entenderam dos vídeos e da apresentação de slides, e explicar as analises feitas a partir das questões levantadas pelo professor anteriormente. Cabe ao professor ser o mediador do debate, ouvindo os alunos e fazendo suas considerações sobre o tema.

Essa proposta é para o professor despertar a curiosidade da turma para o tema em questão.

 

Atividade 2 – Pesquisa Científica

 

Após o professor ter instigado a curiosidade da turma ele irá propor que os alunos realizem uma pesquisa cientifica.

Mas antes é necessário que eles conheçam como fazer uma pesquisa científica.

Para isso, o professor irá apresentar e explicar os passos da pesquisa. Para essa apresentação se tornar mais atraente aos alunos o professor poderá fazer em forma de slides usando o software Kpresenter.

 

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Toda pesquisa deverá conter:

  • Tema: Qual assunto que será abordado durante a realização da pesquisa; 
  • Delimitação do tema: A partir da temática geral será escolhido um tema específico para ser trabalhado; 
  • Problema: Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através da pesquisa; 
  • Hipóteses: É uma suposição que irá tentar responder o problema levantado através do tema da pesquisa; 
  • Justificativa: Afirma a importância de se estudar o tema; 
  • Objetivos: Vai determinar o que o pesquisador quer atingir;
  • Metodologia: É a explicação detalhada de todos os caminhos para a realização da pesquisa; 
  • Cronograma: É a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas; 
  • Referências: São os documentos consultados para a realização da pesquisa; 
  • Resultados alcançados: É o trabalho final que irá conter todos os passos da pesquisa.

 

Após os alunos terem conhecimento de como realizar uma pesquisa o professor irá dividir a turma em grupos de cinco alunos e orientar que eles façam o passo a passo conforme apresentado pelo professor.

trabalho de grupo

Imagem disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 19/05/2012.

 

Sendo que, à medida que for seguindo os passos os grupos irão divulgar em um blog. Para criar o blog e só consultar o sítio abaixo.

 

Disponível em  http://www.criarumblog.com/. Acesso em 19/05/2012.

Criar um blog

 

 1º Passo: A partir do tema geral: As relações cidade-campo e o êxodo rural fazer uma pesquisa bibliográfica.

Menino ilustrativo

Imagem disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012.

 

Com o tema em mãos é necessário que os alunos façam uma pesquisa bibliográfica para adquirir conhecimento sobre o assunto. Para isso, eles poderão pesquisar em livros, internet, revistas e outros.

Para a realização da pesquisa os grupos deverão estar atentos as seguintes questões:

  • O que é êxodo rural? E por que ocorre?
  • Quais as relações existentes entre o campo e cidade?
  • Quais as diferenças entre o campo e a cidade?
  • Quais as consequências do êxodo rural para a cidade?
  • Quais as consequências do êxodo rural para o campo?

 

2º Passo: Delimitação do tema;

Com o tema geral em mãos e a pesquisa realizada os grupos irão delimitar o tema, ou seja, pensar em um tema específico para a realização da pesquisa. Para isso, eles deverão pensar no que mais os chamaram a atenção.

Exemplo: O Êxodo rural e as relações campo-cidade.

 

3º Passo: Definindo o Problema;

Para definir o problema o grupo deverá pensar em uma pergunta que será respondida com a realização da pesquisa.

Exemplo: Quais as consequências do êxodo rural para o campo e para a cidade?

 

4º Passo: Definindo a Hipótese;

Para definir a hipótese os grupos irão criar algumas suposições para tentar responder o problema levantado na pesquisa.

Exemplo: O êxodo rural trouxe alguma consequência para o campo e para a cidade?

 

5º Passo: Definindo a Justificativa;

Para definir a justificativa os grupos deverão explicar por quais motivos estão trabalhando com o tema.

Exemplo: A partir da exposição que o professor fez sobre o tema surgiu a curiosidade de aprofundar o assunto.

 

6º Passo: Definindo os Objetivos;

Para definir os objetivos da pesquisa os grupos deverão pensar no que eles querem descobrir e quais resultados querem alcançar.

Exemplo:Analisar as consequências do êxodo rural para o campo e para a cidade.

 

7º Passo: Metodologia;

A metodologia consiste nos caminhos que os grupos seguirão para a realização da pesquisa e para alcançar os resultados finais. Os passos da pesquisa, a elaboração do blog e a forma usada para apresentar os resultados deverão estar presentes na metodologia.

 

8º Passo: Cronograma;

Para definição do cronograma das atividades, é necessário que os grupos estejam atentos ao prazo estipulado pelo professor para o desenvolvimento das atividades.

 

9º Passo: Resultados alcançados;

Os grupos deverão apresentar os resultados abaixo e quando terminar esta atividade posta-la no blog.

  • Fazer um documentário e gravar em forma de vídeo, com imagens e com a compreensão dos alunos com relação ao tema.

Para gravar o documentário os alunos poderão usar filmadora, câmera fotográfica, computador ou celular depende da disponibilidade do grupo e da escola.

Neste sítio possui informações de como fazer um vídeo. Disponível em:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012.

 

Atividade 4 – Apresentação dos resultados

resultado da pesquisa

Imagem disponível em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012.

 

Como os grupos postaram todas as atividades no blog, somente ele deverá ser usado na apresentação.

Após as apresentações o professor irá abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema.

Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.

Os alunos deverão divulgar os blogs nas redes sociais e aos demais colegas da escola.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

Disponível em:  http://www.youtube.com.br/. Acesso em 19/05/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

Disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 19/05/2012. No sítio ensina como fazer um vídeo.

Disponível em:  http://www.criarumblog.com/. Acesso em 19/05/2012. Contém os passos de como fazer um blog.

Disponível em:  http://www.slideshare.net/almizim/urbanizacao. Acesso em 19/05/2012. Contém apresentação de slides usada na aula.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar os alunos nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; o documentário e o blog.

Após as apresentações o professor irá solicitar que os alunos redijam um texto falando sobre o que entendeu das relações existentes entre o campo e a cidade e as consequências dela para o êxodo rural. Para isso, eles poderão usar o editor de textos do computador e encaminhar por e-mail para o professor.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edna Paiva Damasceno, Escola Estadual do Campo Padre Antonio Vieira Ensino Fundamental , Paraná - disse:
    ednadamasceno@seed.pr.gov.br

    08/08/2013

    Quatro estrelas

    Olá professora, gostei do seu trabalho,sou professora de geografia atualmente estou afastada fazendo o PDE (PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL), estou desenvolvendo um trabalho cujo o tema é: Dinâmica do Espaço e a Mobilização Populaciomal da Microrregião de Umuarama - Pr e também estou enfocando o êxodo rural.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.