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Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – UCA/Tablet - Lápide: última inscrição da língua?

 

20/06/2012

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Investigar a origem do nome "lápides".
  • Identificar sua estrutura composicional, estilística e temática. 
  • Analisar ideológica e culturalmente lápides e gêneros que tratem dessa temática.
Duração das atividades
12 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Composição de um gênero discursivo: estrutura, estilo e tema.
  • Relato de pesquisa.
  • Interpretação textual.
Estratégias e recursos da aula

Projeto Iniciação Científica – Uma lupa na língua

Subprojeto: gêneros discursivos

lupa

http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png

ESEBA

Obs.: As atividades deste projeto podem ser adaptadas para os tablets.

 

Estratégias e recursos

  • Uso de laptops e/ou tablets com acesso à internet.
  • Exibição de vídeos.
  • Produção de vídeo no Movie Maker.
  • Tabulação de dados.
  • Produção de relato de pesquisa.
  • Filmagem de recitação e disponibilização virtual do vídeo.
  • Exposição interativa.

 

MOTIVAÇÃO

 

Para início do trabalho, o professor  exibirá em projeção aos alunos alguns vídeos para a partir deles introduzir o assunto da pesquisa de maneira a motivá-los. O professor pode também solicitar que cada aluno assista aos vídeos em seus UCAs e/ou tablets.

 

  • Vídeo 1: Propaganda.

http://www.youtube.com/watch?v=8sxWujZY0-o

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Depois de assistirem-na, o professor perguntará:

  1. O que é vendido nessa propaganda?
  2. O que significa "Fique atento ou sua empresa pode ser a próxima"?
  3. Qual a relação entre o cemitério e o que é vendido na propaganda?
  4. Qual imagem comprova essa relação?

Para essa última pergunta, é esperado que o aluno diga que a lápide ou a inscrição nos túmulos com os nomes das empresas representam a morte delas caso não haja regularização de seu nome e registro - ideia vendida na propaganda.

 

  • Vídeo 2: Piada.

http://www.youtube.com/watch?v=YteXSP7OjRc

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O professor perguntará:

  1. Por que há humor no vídeo? Explique.

 

 

  • Vídeo 3: Animação.

 

http://www.davi3d.com.br/lapide/video.html

5

 

Obs. Este vídeo é mais bem visualizado no navegador Internet Explorer.

O professor questionará:

  1. Culturalmente, as pessoas têm o hábito de ir ao cemitério? Comentem.
  2. Quando vão, o que fazem lá? 
  3. Como os mortos são identificados no cemitério?

 

 

A partir desse último questionamento, o professor problematizará:

  1. O que são lápides?
  2. Qual a origem desse termo?
  3. O que geralmente costuma se escrever em lápides?
  4. Como essa escrita é organizada do ponto de vista estilístico, temático e estrutural?
  5. Vocês conhecem alguma lápide? O que está escrito nela? Conhecem alguma lápide de algum famoso?
  6. Vocês já pensaram em que gostariam de ter escrito em suas próprias lápides?

 

 

OBJETIVOS

A problematização anterior do professor permitirá aos alunos estabelecer o tipo de conhecimento que terão ao final da pesquisa. Assim, os alunos já são capazes de delimitar os objetivos do estudo, a saber:

  • Investigar a origem do nome "lápides".
  • Identificar sua estrutura composicional, estilística e temática. 
  • Analisar ideológica e culturalmente lápides e gêneros que tratem dessa temática.

 

 

HIPÓTESES

Os alunos deverão propor hipóteses para suas perguntas de pesquisa que, por sua vez, os direcionarão ao cumprimento dos objetivos.

Para isso, o professor pedirá aos alunos que se organizem em pequenos grupos e estipulará um tempo de aproximadamente dez minutos para que as hipóteses sejam construídas por meio de seus laptops ou tablets. Cada grupo ficará incumbido de levantar hipóteses sobre uma das perguntas de pesquisa do trabalho, quais sejam:

 

  1. O que são lápides?
  2. Qual a origem desse termo?
  3. O que geralmente costuma se escrever em lápides?
  4. As lápides são sempre semelhantes do ponto de vista estilístico, temático e estrutural?
  5. O que essa escrita representa culturalmente?

Depois, deverá ocorrer a socialização das hipóteses por meio da projeção e discussão das redações. É interessante que o professor incentive os alunos a contribuir com a redação das hipóteses e sempre lembrá-los de que as hipóteses constituem o momento do levantamento de proposições antecipadas que visam explicar as perguntas propostas para o estudo.

 

 

JUSTIFICATIVA

Para a escrita da justificativa, os alunos terão de ser motivados a perceberem a necessidade e a importância de se pesquisar sobre lápides do ponto de vista da língua. 

Assim, cabe ao professor esclarecer que a língua utilizada naquele lugar, naquele momento, reflete condições de produção que subjazem à ideologia da morte. Para reflexão da turma:

  • O que, culturalmente, a necessidade da escrita representa para as pessoas, inclusive e especialmente, no momento da morte?
  • Como se dá essa escrita?
  • Por que a escrita se constitui de uma maneira regular na maioria das lápides?

Depois de feitos os questionamentos, o professor projetará uma notícia televisionada que trata justamente de uma pesquisa feita a partir da análise de lápides. Todavia a pesquisa realizada tem como foco as mudanças ortográficas. 

A partir desse vídeo, os alunos terão melhor condição de refletir sobre a necessidade de conhecer e entender a língua utilizada na lápide e estarão mais bem preparados para a escrita coletiva da justificativa que ocorrerá por meio de projeção.

http://www.youtube.com/watch?v=g-G0eLDQgR8

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CORPUS

As lápides utilizadas poderão ser imagens colhidas da internet. Todavia, caso o professor queira trabalhar com arquivos pessoais dos alunos (imagens de lápides) bem como a partir de lápides do cemitério da cidade onde mora, é possível e mais interessante.

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http://www.recantodasletras.com.br/image.php?userid=54937&imageid=547523.jpg&maxw=495&maxh=660

 

 

METODOLOGIA

Para cumprir com os objetivos da pesquisa, seguem atividades.

 

Atividade 1

Nessa atividade, os alunos descobrirão a origem do termo lápide. 

Para isso, o professor projetará a figura de um lápis e questionará: "Qual a relação entre o lápis e a lápide?". Deverá deixar que os alunos levantem hipóteses sobre a pergunta. As hipóteses deverão ser digitadas pelo professor para, ao final da atividade, serem confirmadas ou não. Aqueles que tiverem suas hipóteses confirmadas, o professor poderá presenteá-los com um lindo lápis, por exemplo.

http://1.bp.blogspot.com/-AADZk6QRcfM/TVkB6kCzDgI/AAAAAAAABzE/820owe0k_qw/s400/l%25C3%25A1pis.png

 

Produzindo vídeo no Movie Maker

Depois, das hipóteses levantadas, chegou o momento de confirmá-las ou não. Para tanto, o professor dividirá os alunos em pequenos grupos (com até 4 componentes) e solicitará que leiam as crônicas "Material de escrita" e "A mochila", disponíveis em: http://origemdapalavra.com.br/palavras/lapide/

Após leitura, sua tarefa será a de recontar a origem da palavra lápide por meio da produção de um vídeo. Esse vídeo pode basear-se inteiramente nas crônicas lidas ou pode ser totalmente inédito. O importante é estabelecer um critério para a produção dos vídeos. No caso, o critério pode ser a produção de uma narrativa para explicar a origem do termo lápide.

Após a produção do vídeo cujo tempo deva ser de, aproximadamente, três aulas, os alunos exibirão suas produções aos colegas da sala, seguida de uma discussão sobre o processo de criação, e a disponibilizarão no site da escola ou no blogue da turma.

Assim, após a conclusão dessa atividade, os alunos serão capazes de voltar às hipóteses que levantaram sobre a relação entre o lápis e a lápide para confirmá-las ou não.

Professor, para maiores informações sobre a produção de vídeos no Movie Maker, favor consultar Recursos Complementares.

 

 

Atividade 2

Coleta do corpus, tabulação dos dados e análise preliminar

Os alunos, sabendo da origem do termo lápide, deverão fazer um levantamento de lápides ou exemplos criados de lápides na internet. Os achados deverão ser salvos para esta atividade que requer a seleção de, pelo menos,   15 lápides. Preferencialmente, lápides diferentes para cada grupo de alunos.

Professor, estimule os alunos a buscarem por lápides cuja aparência denote imagem real. Peça aos alunos para evitar, na medida do possível, lápides forjadas. Caso prefira e tenha condições, organize um passeio ao cemitério da cidade a fim de os alunos fotografarem lápides que servirão, a posteriori, como corpus da pesquisa. Esse passeio possibilitará um estudo mais interessante e sem suscitar dúvidas em relação à existência ou não das lápides. Caso ainda seja possível, o professor pedirá aos alunos para fotografarem lápides de familiares e/ou amigos que servirão também como corpus para o estudo.

  • Exemplo de lápide que denota imagem real

http://images03.olx.com/ui/1/82/75/7817775_2.jpg

 

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  • Exemplo de lápide forjada

http://4.bp.blogspot.com/_PJGBEOg16ts/TMGNo-5W4iI/AAAAAAAAAAQ/KOmSKVQFct0/s1600/lapidesogra.jpg

 

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Professor, para trabalhar o conceito de lápide forjada, tome por critério o que é culturalmente aceito ou não na comunidade em que vivem. 

 

De posse de exemplos de lápides, os alunos, trabalhando em grupos de até 4 pessoas, deverão analisá-las para perceber suas regularidades. Os critérios para as análises deverão ser estabelecidos pelo professor em parceria com os alunos, com base no estudo do gênero, em perspectiva bakhtiniana. Deverá ser estipulado um tempo aproximado de duas a três horas/aula.

Em relação à estrutura composicional, os alunos deverão se atentar às perguntas:

  • As lápides sempre apresentam frases e/ou orações? 
  • Se sim, essas frases e/ou orações, em sua maioria, são citações de personalidades ou são frases anônimas?
  • Qual o tamanho dessas frases e/ou orações?
  • Se não se tem frases e/ou orações, o que se tem escrito na lápide?
  • Além de frases, as lápides sempre apresentam data de nascimento e data de falecimento?
  • Existem símbolos utilizados nas lápides? Quais? O que significam?

 

Em relação ao aspecto temático, os alunos terão como base os questionamentos:

  • As frases e/ou orações das lápides sempre apresentam o tema morte?
  • Se não, quais outros temas são apresentados?
  • Por que se escolhe essa temática para as lápides?
  • Culturalmente, o que é ou não aceito para constar como tema em inscrição de lápides?

 

Em relação ao estilo, os alunos partirão das perguntas:

  • Pode-se considerar as frases e/ou orações nas lápides como frases de efeito?
  • Há critérios para a seleção de frases e/ou orações? Se sim, quais?
  • As frases e/ou orações escolhidas necessariamente têm relação com a pessoa falecida?
  • As frases e/ou orações nas lápides apresentam sinal de pontuação?
  • As frases e/ou orações, geralmente, são citações? Se sim, elas aparecem entre aspas?
  • Há linguagem utilizada nas frases e/ou orações é formal ou não?
  • Aparecem ditados populares nas frases e/ou orações de lápides?

 

Professor, oriente os alunos a criarem uma tabela para a tabulação dos dados encontrados. Após a tabulação, eis o momento de analisar o que as ocorrências demonstraram. Para isso, os alunos produzirão um esboço de um relato de pesquisa, evidenciando não somente os dados encontrados por meio de gráficos e afins, como também emitindo sua opinião perante os resultados. Para maiores informações sobre a elaboração de relatos de pesquisa, consultar Recursos Complementares. Esse relato de pesquisa terá sua versão final, após conclusão do estudo.

 

 

 

 

Atividade 3 

Para esta atividade e as seguintes o tempo será de duas horas/aula e ela tem por objetivo levar os alunos a analisar ideológica e culturalmente lápides e gêneros que tratem do tema.

O professor pedirá aos alunos, que trabalharão em duplas, para acessarem o poema abaixo:

 

PARA MINHA LÁPIDE 

poema de sérgio bitencourt

” O caso é que,
  Independente do acaso,
  O tempo é ultrapassado.
 
  Então daqui,
  Aparentemente estacionado,
  Participo com vocês.
 
  Não se aflijam,
  Grande é a fila,
  Mas certamente,
  Chegará a tua vez”

http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2008/03/28/para-minha-lapide-poema-de-sergio-bitencourt/

 

Cada dupla terá de elaborar uma atividade de interpretação sobre o poema lido e preparar a recitação. 

Professor, os alunos, ao prepararem uma atividade de interpretação, necessariamente, trabalharão a essência do poema que é "um defunto falando com a pessoa que for visitar sua lápide sobre a certeza que a aguarda: a morte". Além disso, terão de relacionar título do poema e a essência. Deverão chegar à conclusão de que o eu lírico escreve o que pretende que esteja em sua lápide. O poema faz sentido à medida que as pessoas, culturalmente, costumam visitar lápides de amigos e parentes. 

Em relação à recitação, os alunos podem prepará-la, pensando em música de fundo, objetos cênicos, figurinos, dentre outros. A ideia é experimentar a angústia do eu lírico. A recitação deverá acontecer para os colegas da sala. Os colegas filmarão uns aos outros por meio de seus laptops e/ou tablets e disponibilizarão a recitação em vídeo no site da escola ou blogue da turma. No momento da disponibilização virtual, os alunos devem incitar seus visualizadores a deixarem comentários. Portanto, é preciso criar junto à postagem um texto bastante atrativo.

 

 

Atividade 4 

 

Os alunos deverão acessar dois textos e lê-los:

1 - Lápides e epígrafes

http://doministeriopublico.blogspot.com.br/2011/08/lapides-e-epigrafes.html

2 - Lápides famosas

http://www.istoe.com.br/reportagens/27971_LAPIDES+FAMOSAS?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

 

Depois, deverão produzir comentários acerca dos textos lidos no blogue da sala ou para serem afixados no mural da escola.

Para a produção dos comentários, os alunos deverão pensar em:

  • Há possibilidades de tornar um cemitério atração turística por meio das lápides de famosos, conforme cita o texto "Lápides famosas"? Por quê?
  • O que torna uma lápide mais ou menos atrativa em relação ao uso da língua?

 

 

CONCLUSÃO DA PESQUISA

Relato de pesquisa e exposição interativa.

Os relatos de pesquisa produzidos na atividade 2 deverão ser retomados para acréscimos no que diz respeito à análise discursiva dos alunos em relação às lápides e ao uso da língua. 

Concluídos os relatos, estes deverão compor o blogue da sala ou o site da escola de modo a socializar a pesquisa empreendida.

Após relato escrito, os alunos deverão apresentar os achados da pesquisa por meio de uma comunicação oral à comunidade escolar. Essa comunicação pode acontecer via Rádio da Escola, ou, ainda, no momento do recreio, ou em programas de iniciação científica.

Pode-se ainda criar uma exposição interativa, por meio de lápides em dimensões reais - 3D - com a preferência de cada aluno em relação ao que querem da língua em sua própria lápide. Essa exposição chamará a atenção da comunidade escolar para um uso da língua pouco analisado: a língua nas lápides. Como fundo, os alunos podem utilizar seus vídeos com a recitação do poema ou criar novas poemas e novas recitações.

Recursos Complementares

 

Para leitura do professor:

Tutorial avançado de Windows Movie Makerhttp://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker#conteudo  Acesso em 23 de mai. de 2012.

Roteiro para elaboração do relatório de pesquisa: http://www.cca.ufscar.br/~vico/ROTEIRO.pdf  Acesso em 23 de mai. de 2012.

Artigo: Relatório de pesquisa: o que é e como se fazhttp://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf   Acesso em 23 de mai. de 2012.

Artigo: A tradição discursiva Epitáfio em lápides tumulares do século XIXhttp://www.filologia.org.br/soletras/15/ano08_15.pdf#page=91  Acesso em 23 de mai. de 2012.

Artigo: Os sistemas semióticos na escrita dos Epitáfios: memória e identidade. http://www.dle.uem.br/jied/pdf/OS%20SISTEMAS%20SEMI%D3TICOS%20santana.pdf   Acesso em 23 de mai. de 2012.

 

Para leitura do aluno:

Música: Epitáfio, dos Titãs. http://letras.terra.com.br/titas/48968/  Acesso em 23 de mai. de 2012.

Epitáfios: http://www.ultimamorada.com.br/upload/anexos/A4%20-%20Epit%C3%A1fios_0804.pdf   Acesso em 23 de mai. de 2012. 

 

Aulas do portal para consulta:

O "carpe diem" como tema de poemas e músicashttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23876  Acesso em 23 de mai. de 2012. 

Avaliação

Nessa proposta de pesquisa, a avaliação deverá acontecer em processo, desde a motivação para o tema até a conclusão do relatório de pesquisa e a montagem da exposição interativa. A autonomia discente bem como seu compromisso com a proposta deverão ser considerados, haja vista tratar-se de uma pesquisa de iniciação científica sobre o gênero discursivo lápide.

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