21/09/2012
Bárbara da Silva Santiago
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
- Discutir o conceito de Educação Ambiental;
- Identificar a gestão do lixo doméstico como prática saudável e eficaz de Educação Ambiental.
Não é necessário que o aluno tenha conceitos prévios para a execução da aula.
1o. Passo:
Professor(a), inicie a aula levantando junto aos alunos como eles e suas famílias administram o lixo gerado por todos que moram na casa.
Como sugestão, utilize as perguntas abaixo e outras caso julgar importante para o levantamento:
- Como o lixo de sua residência é descartado? - Existe algum procedimento especial para o descarte ou o lixo é simplesmente descartado? - A família ou algum membro se preocupa em separar determinados tipos de resíduos (lixo)? - Como o aluno vê o descarte do lixo doméstico? Se existe alguma preocupação? - Como o aluno vê a família diante do descarte do lixo doméstico? Se existe alguma preocupação por algum membro? |
- Após o levantamento explique aos alunos que esta aula e as subsequentes irão tratar sobre a Educação Ambiental (EA) e a gestão do lixo doméstico.
2o. Passo:
Para ajudar a introduzir a aula, reproduza para a turma o vídeo abaixo, mostrando alguns exemplos de algumas pessoas no Brasil em relação ao lixo.
Professor(a), distribua cópias da atividade abaixo. O aluno irá fazer a atividade em paralelo ao vídeo.
1- De acordo com o vídeo por que o Sr. Sérgio da Silva Bispo, presidente de uma cooperativa de catadores de lixo é visto como um professor de ecologia e cidadania, se o mesmo nunca foi à escola? 2- De Porto Alegre para o mundo, que exemplo é mostrado através da Dona Marli? Por que defender o meio ambiente virou profissão para a recicladora? 3- Educação Ambiental, o exemplo de Porto Alegre, por que a cidade é considerada referência nesse processo de separação/reciclagem do lixo? 4- Para o síndico, Sr. Willians Quintino, o processo de reciclagem que sofreu resistência por parte de alguns moradores e até sabotagem, por que o projeto decolou? 5- Por que a cooperativa coordenada por Alex Luiz Pereira é a primeira do gênero (lixo eletrônico) no Brasil? 6- Por que a oficina mecânica do Sr. Flávio Ferraz é diferente de todas as oficinas que encontramos e é considerada uma usina de novidades? |
Vídeo 01 - GLOBO REPÓRTER RECICLAGEM - 41'01''
Fonte: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=dWQL2tnv33w&feature=related>, acesso em 14 Jun. 2012.
3o. Passo:
Professor(a), para continuar o bate-papo acerca da EA, trabalhe o conceito com os alunos. Como sugestão, utilize os fragmentos abaixo para trabalhar o conceito. Antes, divida a turma em três grandes grupos e distribua cópias dos textos sugeridos, um texto diferente para cada grupo. Distribua os textos junto com algumas perguntas para promover debates/discussões no final da aula.
POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. LEI N. 9.795/1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>, acesso em: 14 Jun. 2012. |
QUESTÃO ÚNICA:
De acordo com o Governo Federal, o que é a Política Nacional da Educação Ambiental? (O grupo terá o desafio de sintetizar a Lei e apresentar para os colegas de forma oral)
TEXTO 02
O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em: <http://pga.pgr.mpf.gov.br/pga/educacao-ambiental>, acesso em: 14 Jun. 2012. |
QUESTÕES:
1- Comentem um pouco sobre as transformações e/ou mudanças ocorridas nos três últimos séculos pela humanidade de acordo com o texto.
2- Segundo o texto, por que a EA surge como resposta aos resultados/consequências das mudanças ocorridas no decorrer dos séculos?
TEXTO 03
EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em: <http://www.semad.mg.gov.br/educacao-ambiental>, acesso em: 14 Jun. 2012. |
QUESTÃO ÚNICA:
Por que a EA deve ser entendida em seu sentido mais amplo e transcender a esfera comportamental?
- Professor(a), proponha uma pesquisa para casa:
1- Pesquisar uma ou duas metodologias que envolva a ação participativa de várias pessoas em projetos de Educação Ambiental; 2- Pesquisar sobre o lixo doméstico. Questões ligadas ao descarte irresponsável; problemas ambientais; 3- Pedir para os alunos irem ao site do You Tube <http://www.youtube.com/>, e procurarem o documentário chamado: Lixo Extraordinário Documentário - Filme Completo, vídeo com um tempo de 1:34:45. Peça para eles assistirem e fazer um resumo dos aspectos que mais lhe chamarem a atenção. |
4o. Passo:
Professor(a), inicie a aula propondo a seguinte atividade em torno dos elementos pesquisados. Esta atividade será uma discussão em sala de aula a partir das trocas de informações. Como sugestão, para promover a troca de informações:
ROTEIRO A- Inicie as discussões em torno da temática do lixo; (Apresentação do problema: o lixo) B- Depois peça para eles falarem sobre suas percepções e críticas em torno do Documentário: Lixo Extraordinário; (Problematização) C- Para finalizar eles irão comentar sobre as metodologias que ajudam a gente a gerenciar e tratar de forma adequada o descarte do lixo. (Ações coletivas) |
- Professor(a), após realizarem a atividade supra, proponha uma outra atividade, como sugestão:
Individualmente ou em duplas, peça para os alunos fazerem uma produção de texto e/ou charges (deixa para os alunos escolherem). Para a construção do texto e da charge, os alunos irão trabalhar a seguinte proposta: Tema: Desenvolvimento urbano, globalização e consumismo: minha contribuição para a gestão do lixo doméstico. Observação: esta atividade contemplará a EA trabalhada durante as aulas. Sendo assim, os alunos irão manifestar, por meio dos textos e das charges, a importância da gestão frente ao desenvolvimento urbano no mundo globalizado. |
FOLADORI, Guilhermo. O Capitalismo e a crise ambiental. Disponível em: <http://www.revistaoutubro.com.br/edicoes/05/out5_08.pdf>, acesso em: 14 Jun. 2012.
SOARES, Ana Maria Dantas et al. Educação Ambiental - construindo metodologias e práticas participativas. Disponível em: <http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT10/ana_maria_dantas.pdf>, acesso em: 14 Jun. 2012.
SOUSA, Lucineide Figueiredo de et al. Educação Ambiental - perspectiva e metodologia para o Ensino Fundamental e Médio no município de Cajazeiras-PB. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/meioambiente/cajazeiras.pdf>, acesso em: 15 Jun. 2012.
MACIEL, Jaqueline Lessa et al. Metodologias de uma Educação Ambiental inclusiva. Disponível em: <http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sma/revista_EGP/Metodologia_Jaqueline_outros.pdf>, acesso em: 14 Jun. 2012.
MMA, Ministério do Meio Ambiente. Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/og/pog/arqs/livro_ieab.pdf>, acesso em: 14 Jun. 2012.
PORTAL DO PROFESSOR. Educação Ambiental identifica escola de Minas. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=477>, acesso em: 18 Jun. 2012.
PORTAL DO PROFESSOR. Efeitos da poluição para o ser humano e Educação Ambiental. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=252>, acesso em: 18 Jun. 2012.
Professor(a), além de avaliar todo o processo que compôs as aulas junto com os alunos, procure avaliar a percepção e a sensibilidade que os alunos começarão a ter sobre a EA como ferramenta para gerenciar os diversos tipos resíduos gerados pela nossa sociedade dentro do nosso atual modelo de produção capitalista. Procure avaliar também o envolvimento dos alunos nas atividades 01, 02, e nos debates e discussões realizados nas aulas 01, 02 e 03.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/03/2013
Cinco estrelasAdorei a sugestão! Estava procurando ideias de como trabalhar Educação Ambiental com meus alunos do Curso Tecnico em Agroecologia. Obrigada.
29/09/2012
Quatro estrelasGostei muito da sugestão.Aula interresante e diferente envolvendo os alunos com as TICS.
25/09/2012
Quatro estrelasotima