09/06/2011
Essa coleção reúne aulas referentes ao tema: efeitos da poluição para o ser humano e educação ambiental. Nesse sentido as aulas de 01 a 10 exploram as diferentes formas de poluição (do solo, da água, do ar, sonora, visual). As aulas de 11 a 16 viabilizam uma reflexão sobre os efeitos da poluição para os seres humanos e abrem oportunidade para que se trabalhe a importância da educação ambiental para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida dos seres humanos.
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
poluição, preservação do meio ambiente, criança, adolescente, educação ambiental
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O que é poluição?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente • Relacionar os diferentes conceitos de poluição; • Diferenciar os tipos de poluição; 24/04/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 8278 acesso(s) |
WESLEY PEREIRA DA SILVA Universidade de Brasília BRASILIA DF Química |
2 |
POLUIDORES E POLUENTES
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Aprender o conceito de poluição e ter condições de aplicá-lo ao mau uso dos recursos naturais pelo homem. Entender que a poluição é um fenômeno natural que causa prejuízos aos organismos, extrapolar esta afirmação para as causas e conseqüências da poluição gerada pelos humano... 04/02/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 14218 acesso(s) |
Heitor Roberto Dias Francischini DALILA GALLI PROFA EMEB SAO CARLOS SP Ciências |
3 |
Poluição e o Ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Com esta atividade todos os envolvidos terão maior conhecimento acerca dos tipos de poluição e como afetam o ambiente, seja ele urbano ou rural. No decorres da atividade, os alunos poderão associar e reforçar seus conceitos sobre componentes dos ecossistemas, teias alimentares... 02/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14976 acesso(s) |
Patricia Aleixo Garcia E E E F M AVERTANO ROCHA BELEM PA Biologia |
4 |
Contaminação do solo e impactos na água.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Química Identificar os contaminantes/poluentes do solo Explicar as interações entre solo e água Avaliar os impactos ambientais na água em decorrência da contaminação do solo. Analisar a contaminação desses recursos naturais na atualidade, considerando aspectos socioeconômicos e culturais 08/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27890 acesso(s) |
SELMA GONZAGA SILVA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
5 |
Poluição das águas do mar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar. Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático. Participar de discussões coletivas. Localizar informações em imagens e textos de entrevistas. Elaborar um panfleto informativo. 20/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12864 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
Responda rápido: a água está limpa ou está poluída?
Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar as características que diferenciam a água poluída da água limpa. Destacar os indícios que nos levam a descobrir se a água está poluída ou não. Reforçar a responsabilidade das ações humanas na poluição da água e procurar formas de atenuar o problema. 06/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10572 acesso(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
7 |
POLUIÇÃO DO AR: EFEITOS NO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética 1.Compreender o que significa poluição atmosférica no contexto atual. 2.Elencar e discutir sobre os fatores que provocam a crescente poluição do ar. 3.Reconhecer e analisar os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas. 4.Conhecer e divulgar ações ... 03/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 56774 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
8 |
Cof, cof... O ar está poluído?
Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar os malefícios que o ar poluído pode trazer para a nossa saúde. Promover ações individuais e coletivas para diminuir a poluição do ar. Estabelecer a relação de causa/consequência entre algumas doenças e a poluição. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14458 acesso(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
9 |
POLUIÇÃO SONORA E VISUAL NAS CIDADES
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Expressar seus conhecimentos acerca de poluição sonora e visual. 2. Pesquisar sobre cidades que apresentam baixo e alto índice de poluição sonora e visual. 3. Analisar situações em que o alto índice de poluição sonora e visual interfere na qualidade de vida das pessoas. 4. ... 03/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 18977 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
10 |
CONTEXTO ESCOLAR: HÁ POLUIÇÃO SONORA E VISUAL?
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar na escola se há momentos em que a poluição sonora dificulta o aprendizado e analisar como a instituição lida com este problema. Verificar se no contexto escolar há poluição visual e os prejuízos causados por ela. Buscar esclarecimentos com profissionais da área p... 03/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 28266 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
11 |
Relações entre ser humano, ambiente e saúde.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Saúde Destacar as condições do solo, da água e do ar como sendo necessárias à saúde humana; Analisar situações reais e apontar o problema de contaminação da água e do solo, que podem interferir na saúde da população; Valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábito... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20598 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
12 |
Educação Ambiental
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais • Educação Ambiental e a sua necessidade na Sociedade Humana. 20/01/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 18726 acesso(s) |
WESLEY PEREIRA DA SILVA Universidade de Brasília BRASILIA DF Química |
13 |
Higiene ambiental e saúde
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar as condições do ambiente que favorecem a saúde e aquelas que comprometem uma vida saudável; Investigar doenças que estejam relacionadas a uma má higiene ambiental. Valorizar e adotar hábitos saudáveis agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde col... 21/09/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 65754 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
14 |
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Biologia O aluno poderá se interar das questões atuais referentes ao meio ambiente, como efeito estufa e aquecimento global, poluição ambiental, chuva ácida, desperdício de recursos e geração de lixo. A idéia é inserir o aluno nesse contexto, na natureza e no meio ambiente, como parte ... 19/06/2009 Quatro estrelas 15 comentário(s) 70030 acesso(s) |
Deborah Santos Prado Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
15 |
Educação ambiental: uma preocupação constante e necessária!
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Refletir sobre os problemas ambientais a nível global, suas causas e conseqüências para a sociedade atual e para as gerações futuras. 2. Reconhecer a importância do cuidado com o ambiente escolar e com outros espaços sociais. 3. Identificar os problemas ambientais relativos... 01/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 8869 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
16 |
Educação Ambiental para o ambiente ou para o ser humano?
Educação Escolar Indígena | Ciências Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Promover um ambiente de aprendizagem e de mudanças de comportamentos. Fortalecer discussões a respeito do meio ambiente. Articular possíveis soluções para a preservação do meio ambiente. 31/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 31831 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Sem estrelas 0 classificações - 10272 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!