Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Efeitos da poluição para o ser humano e Educação Ambiental

 

09/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção reúne aulas referentes ao tema: efeitos da poluição para o ser humano e educação ambiental. Nesse sentido as aulas de 01 a 10 exploram as diferentes formas de poluição (do solo, da água, do ar, sonora, visual). As aulas de 11 a 16 viabilizam uma reflexão sobre os efeitos da poluição para os seres humanos e abrem oportunidade para que se trabalhe a importância da educação ambiental para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida dos seres humanos.

Autoria

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

poluição, preservação do meio ambiente, criança, adolescente, educação ambiental

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Lista de aulas da coleção (16 aulas)
# Aula Autoria
1 O que é poluição?

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

• Relacionar os diferentes conceitos de poluição; • Diferenciar os tipos de poluição;

24/04/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 8175 acesso(s)

WESLEY PEREIRA DA SILVA

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Química

2 POLUIDORES E POLUENTES

Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Aprender o conceito de poluição e ter condições de aplicá-lo ao mau uso dos recursos naturais pelo homem.  Entender que a poluição é um fenômeno natural que causa prejuízos aos organismos, extrapolar esta afirmação para as causas e conseqüências da poluição gerada pelos humano...

04/02/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 14035 acesso(s)

Heitor Roberto Dias Francischini

DALILA GALLI PROFA EMEB

SAO CARLOS SP

Ciências

3 Poluição e o Ambiente

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Com esta atividade todos os envolvidos terão maior conhecimento acerca dos tipos de poluição e como afetam o ambiente, seja ele urbano ou rural. No decorres da atividade, os alunos poderão associar e reforçar seus conceitos sobre componentes dos ecossistemas, teias alimentares...

02/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14761 acesso(s)

Patricia Aleixo Garcia

E E E F M AVERTANO ROCHA

BELEM PA

Biologia

4 Contaminação do solo e impactos na água.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Química

Identificar os contaminantes/poluentes do solo Explicar as interações entre solo e água Avaliar os impactos ambientais na água em decorrência da contaminação do solo. Analisar a contaminação desses recursos naturais na atualidade, considerando aspectos socioeconômicos e culturais

08/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27648 acesso(s)

SELMA GONZAGA SILVA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

5 Poluição das águas do mar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar. Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático. Participar de discussões coletivas. Localizar informações em imagens e textos de entrevistas. Elaborar um panfleto informativo.

20/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12635 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 Responda rápido: a água está limpa ou está poluída?

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar as características que diferenciam a água poluída da água limpa. Destacar os indícios que nos levam a descobrir se a água está poluída ou não. Reforçar a responsabilidade das ações humanas na poluição da água e procurar formas de atenuar o problema.

06/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10449 acesso(s)

Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Ciências Naturais

7 POLUIÇÃO DO AR: EFEITOS NO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1.Compreender o que significa poluição atmosférica no contexto atual. 2.Elencar e discutir sobre os fatores que provocam a crescente poluição do ar. 3.Reconhecer e analisar os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas. 4.Conhecer e divulgar ações ...

03/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 56485 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

8 Cof, cof... O ar está poluído?

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar os malefícios que o ar poluído pode trazer para a nossa saúde. Promover ações individuais e coletivas para diminuir a poluição do ar. Estabelecer a relação de causa/consequência entre algumas doenças e a poluição.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14337 acesso(s)

Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Ciências Naturais

9 POLUIÇÃO SONORA E VISUAL NAS CIDADES

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Expressar seus conhecimentos acerca de poluição sonora e visual. 2. Pesquisar sobre cidades que apresentam baixo e alto índice de poluição sonora e visual. 3. Analisar situações em que o alto índice de poluição sonora e visual interfere na qualidade de vida das pessoas. 4. ...

03/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 18718 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

10 CONTEXTO ESCOLAR: HÁ POLUIÇÃO SONORA E VISUAL?

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar na escola se há momentos em que a poluição sonora dificulta o aprendizado e analisar como a instituição lida com este problema. Verificar se no contexto escolar há poluição visual e os prejuízos causados por ela.   Buscar esclarecimentos com profissionais da área p...

03/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27995 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

11 Relações entre ser humano, ambiente e saúde.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Destacar as condições do solo, da água e do ar como sendo necessárias à saúde humana; Analisar situações reais e apontar o problema de contaminação da água e do solo, que podem interferir na saúde da população; Valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábito...

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20480 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

12 Educação Ambiental

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

• Educação Ambiental e a sua necessidade na Sociedade Humana.

20/01/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 18568 acesso(s)

WESLEY PEREIRA DA SILVA

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Química

13 Higiene ambiental e saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar as condições do ambiente que favorecem a saúde e aquelas que comprometem uma vida saudável; Investigar doenças que estejam relacionadas a uma má higiene ambiental. Valorizar e adotar hábitos saudáveis agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde col...

21/09/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 65535 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

14 Meio Ambiente e Sustentabilidade

Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Biologia

O aluno poderá se interar das questões atuais referentes ao meio ambiente, como efeito estufa e aquecimento global, poluição ambiental, chuva ácida, desperdício de recursos e geração de lixo. A idéia é inserir o aluno nesse contexto, na natureza e no meio ambiente, como parte ...

19/06/2009 Quatro estrelas 15 comentário(s) 69460 acesso(s)

Deborah Santos Prado

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Biologia

15 Educação ambiental: uma preocupação constante e necessária!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Refletir sobre os problemas ambientais a nível global, suas causas e conseqüências para a sociedade atual e para as gerações futuras. 2. Reconhecer a importância do cuidado com o ambiente escolar e com outros espaços sociais. 3. Identificar os problemas ambientais relativos...

01/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 8657 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

16 Educação Ambiental para o ambiente ou para o ser humano?

Educação Escolar Indígena | Ciências

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Promover um ambiente de aprendizagem e de mudanças de comportamentos. Fortalecer discussões a respeito do meio ambiente. Articular possíveis soluções para a preservação do meio ambiente.

31/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 31657 acesso(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 10181 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.