Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 19 - Meio Ambiente na Escola
12/05/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Educação ambiental identifica escola de Minas

Autor: Arquivo da escola


Desde que foi fundada, em 1972, a Escola Municipal João Guimarães Rosa, em Juiz de Fora (MG), sempre se preocupou com o meio ambiente. Mas foi a partir de 2005 que a instituição, com cerca de 200 alunos de educação infantil e fundamental, realmente adotou a educação ambiental como sua identidade. Desde então, já trabalhou com os temas água, aquecimento global, meio ambiente e saúde.

“Sabendo que a natureza não oferece recursos infindáveis, resolvemos ter a educação ambiental como um instrumento importante na melhoria da qualidade de vida e na conscientização pela preservação do ambiente”, explica a diretora da escola, Sandra Helena de Almeida. Segundo ela, os constantes comentários ouvidos de pais de alunos sobre as mudanças ocorridas no comportamento dos filhos, na questão ambiental, têm mostrado que estão no caminho certo.

Para este ano, o assunto tratado é meio ambiente e Juiz de Fora e a convivência social. Estão previstas atividades como a Semana da Água, com realização de seminários e debates sobre utilização racional e dicas para evitar o desperdício, e a Semana da Ecologia, com palestras sobre os diferentes biomas e exposições de plantas nativas de cada um deles. Também pretendem realizar a Semana de Proteção aos Animais, quando os alunos apresentarão à comunidade uma peça teatral sobre a preservação da fauna.

Visitas – A escola vai realizar, ainda, uma gincana, que vai premiar a equipe que conseguir a maior quantidade de lixo reciclável para encaminhar à uma usina de reciclagem. Em visitas externas, os alunos terão oportunidade de ver, de perto, conteúdos aprendidos na teoria: o Museu de História Natural do Colégio Cristo Redentor, a Reserva Municipal do Poço Dantas, o Ibama, e o córrego do bairro são alguns dos pontos que serão visitados.

Em 2008, quando abordou o tema Meio ambiente e Saúde, a escola ofereceu aos pais um curso de alimentação alternativa, com direito a certificado e apostila com receitas. Outra atividade foi o plantio de mudas de plantas, doadas por pais de alunos, para enfeitar a escola. Os vasos foram criados pelos próprios estudantes. “Nosso trabalho de educação ambiental só está dando certo porque nossos maiores parceiros são as famílias dos alunos”, salienta Sandra Helena.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.