Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 19 - Meio Ambiente na Escola
12/05/2009
 
ou

Educação ambiental - dilemas da prática contemporânea

Nelson M. e Souza – Thex Editora - Brasil

Adquirir conhecimentos práticos capazes de aplicação urgente é a exigência do mercado, que encontra nos atuais programas de educação ambiental a resposta adequada. O livro aborda os dilemas e riscos que resultam da falta de teorização adequada da educação ambiental, como atividade específica.


Gente cuidando das águas

Demóstenes Romano Filho, Patrícia Sartini, Margarida Maria Ferreira - Mazza Edições Ltda – Brasil

O projeto Gente cuidando das águas é um movimento de cidadãos de todas as idades, credos e segmentos sociais e econômicos, que sinaliza para um futuro melhor em relação à valorização da água, ao fortalecimento da cidadania e à promoção de um novo padrão de relacionamento entre Estado e sociedade.


Trajetória e fundamentos da educação ambiental

Carlos Frederico B. Loureiro – Cortez Editora – Brasil

Ao problematizar, com riqueza de exemplos e rigor científico, as tendências que diluem os aspectos políticos e socioculturais inerentes à complexidade ambiental, torna-se uma obra indispensável ao fazer educativo voltado à participação cidadã, à ressignificação de nossa inserção na natureza, à transformação societária e à concretização da educação ambiental enquanto política pública de caráter universal.


Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico

Isabel Cristina de Moura Carvalho – Editora Cortez – Brasil – 3ª edição – 2008

A proposta educativa que inspira este livro é contribuir para a formação de sujeitos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crítica. Essa intenção também poderia ser enunciada como a formação da capacidade de ler e interpretar um mundo complexo e em constante transformação.


Educação ambiental consciente

Carly Machado, Celso Sanchez, Sergio Anastacio Filho, Vilson Sérgio de Carvalho, Zilma Pereira Dias - Editora Wak - Brasil

A partir de um novo paradigma, do qual pretende-se articular o discurso e o ponto de vista acadêmico com as diferentes vozes e olhares de quem atua na área educacional e sente de perto as pressões e demandas da sociedade, os autores que fazem parte desta coleção assumiram um compromisso de adotar uma linguagem acessível a todos aqueles que desejam aprender mais sobre a força transformadora da educação e sua importância para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana.


Educação ambiental: abordagens múltiplas

Aloisio Ruscheinsky – Editora Artmed - Brasil - 2002

A obra reúne reflexões, propostas e experiências de importantes pesquisadores e educadores brasileiros a respeito dessa temática relevante e urgente. O enfoque situa-se na diversidade de abordagens e na multiplicidade de relações da educação ambiental com diferentes dimensões, tais como a economia, os atores sociais, a cultura, as instituições, a sociedade.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.