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JORNAL
Edição 19 - Meio Ambiente na Escola
12/05/2009
 
ou

Professora de Goiás defende ecoalfabetização

Professoras da Escola Municipal José Sebba, de Catalão (GO)

Professoras da Escola Municipal José Sebba, de Catalão (GO)

Autor:Arquivo pessoal


Professora do ensino público de Catalão, em Goiás, desde 1996, Angélica Alves Bueno leciona no primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Sebba. Formada em história, com curso de pós-graduação na mesma área, ela gosta muito de estudar e sonha em fazer mestrado e doutorado.

Experiente, apesar de contar com apenas 13 anos de profissão, trabalhou no ensino rural, durante nove anos, e atuou também no ensino particular. “Convivi com outras realidades, muito diferentes da escola pública”, salienta.

Interessada em auxiliar os estudantes a adquirirem novos hábitos, Angélica criou um projeto para ser desenvolvido nos próximos quatro anos. Atitudes conscientes para um viver e um conviver sustentável é o tema geral do projeto, que está sendo aplicado por ela e outras colegas do segundo e do terceiro ano do fundamental. O que pretendem é uma eco-alfabetização, ou seja, uma compreensão de alguns princípios básicos da sustentabilidade, como consumo sustentável, responsabilidade individual por todas as criaturas vivas, e minimização do lixo.

As professoras estão trabalhando com as crianças no Complexo Ecológico Francisco Cassiano da Silva, que fica próximo à escola. Uma das primeiras atividades realizadas foi a coleta do lixo abandonado no local e a colocação de etiquetas no material, de acordo com a duração de cada um.

“As crianças ficaram abismadas com o tempo que o alumínio das embalagens de salgadinhos permanece na natureza. Quatro mil anos, tia? perguntavam...” Angélica conta que a emissora de televisão local acompanhou a atividade e agora as crianças estão se sentindo muito importantes, porque apareceram no mais importante jornal informativo da cidade.

Veja, abaixo, o projeto criado por Angélica.

 

Educação e sustentabilidade: pretensões da Escola Municipal José Sebba

 

Falando em linhas gerais, podemos dizer que a Escola Municipal José Sebba tem como proposta para os próximos quatro anos (2009 a 2012) implementar ações que possibilitem o desenvolvimento de atitudes conscientes para um viver e conviver sustentável, por parte tanto de nós, professores, quanto dos alunos e alunas e também das famílias e da comunidade em que a escola está inserida.

Pretendemos criar uma rede, se é que podermos chamar assim, entre todas as escolas municipais de Catalão. Queremos mostrar que é possível conectar vivência ambiental às ciências, à matemática, à leitura, à escrita, aos estudos sociais, tecendo junto com a investigação prática e encorajando a avaliação crítica dos problemas e das soluções.

Uma mudança é urgente, pois o nosso modo de vida é insustentável. Estamos esgotando nossos recursos, poluindo as águas e degradando as terras. Precisamos de mudanças de atitudes e essas mudanças estão alicerçadas na educação. O nosso objetivo principal é desenvolver habilidades e valores que orientarão e motivarão para estilos de vida sustentáveis e não só para aumentar o conhecimento dos professores, das crianças, dos pais e da comunidade.

Pretendemos uma eco-alfabetização, ou seja, uma compreensão de alguns princípios básicos da sustentabilidade:

· Consumo sustentável;

· Respeito a todas as formas de vida;

· Minimização do lixo;

· Segurança alimentar, saúde e nutrição;

· Reciclar, reduzir, reparar, reusar e repensar;

· Responsabilidade individual por todas as criaturas vivas;

· Cooperação, não competição;

· Direitos humanos;

Definimos algumas ações para 2009, que queremos desenvolver em relação ao lixo e as implicações desse para o meio ambiente como: dengue, poluição, morte de animais, alagamentos das cidades com o entupimento dos esgotos e muitas outras problemáticas.

Por isso pensamos em começar de forma bem local e delimitada. Nosso território será o bairro da escola, em um complexo ecológico chamado Francisco Cassiano Martins, onde se praticam várias atividades como caminhadas, pescarias, passeios e é possível freqüentar também os bares e o parquinho. É um lugar muito bonito, mas infelizmente as pessoas que circulam por ali não se preocupam com o que estão deixando naquele lugar, foi o que descobrimos junto com as crianças, que fizeram uma auditoria no lugar e verificaram imensa quantidade de lixo. A partir dessa auditoria, estamos monitorando o espaço, pois verificamos, também, que não há lixeiras nem placas no local indicando que nós todos precisamos cuidar do nosso lugar.

Fizemos um concurso para escolher o nome de nosso projeto – é Nosso mundo, nossa casa! E pretendemos com ele possibilitar a aquisição do sistema alfabético, as convenções da escrita e as relações entre grafemas e fonemas por meio de conhecimentos, cuidados com o planeta, cuidado com as pessoas, partilha justa dos recursos, enfim, valores e habilidades apropriadas para um futuro sustentável (alfabetização/letramento).

Estamos trabalhando com crianças de seis a oito anos, do 1º, 2º e 3º ano, em fase de alfabetização, e propomos que elas voltem no período contrário para trabalhar com as crianças do infantil, antecipando a ampliação do tempo de permanência na escola, com atividades realmente significativas para elas.

Já visitamos a vizinhança, falando sobre os cuidados com a dengue. Na semana que vem, haverá uma palestra sobre a doença. Algumas crianças pensavam que há vacina para dengue. Estamos trabalhando a letra D de dengue com os alunos do 1º ano. E agora analisaremos hábitos do mosquito transmissor. Queremos fazer um vídeo documentário dando mais noções do que temos que fazer para cuidar do nosso lugar e manter a dengue longe. Cada mês visitaremos uma escola em outro bairro para falarmos do nosso trabalho e convidá-los para juntarem-se a nós, na sua localidade.

Diretora da Escola Municipal José Sebba - Adriane de Fátima Felipe

Coordenadora pedagógica: Vera Melo Felício

Professoras participantes do projeto:

Angélica Alves Bueno - 1º ano (idealizadora)

Elisabel Ferreira - 2º ano

Gilvana Fátima Rosa - 3º ano

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