Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 19 - Meio Ambiente na Escola
12/05/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Ecologia movimenta ano letivo de escola em Mato Grosso

Autor: Arquivo da escola


Embora a Escola Estadual 19 de Maio realize sua Semana Ecológica apenas uma vez ao ano, o tema é uma preocupação constante da instituição. As ações contínuas conjuntas, em parceria com universidades, organizações não governamentais, comércio e comunidade em geral, são a base do trabalho pedagógico da escola, situada no município de Alta Floresta, no extremo norte de Mato Grosso, a cerca de 800 Km de Cuiabá.

Com essas ações, a instituição, que tem 670 alunos matriculados no ensino fundamental e médio, pretende contribuir para a resolução de problemas comuns enfrentados pela comunidade. Tudo começou em 2004, quando a escola realizou, pela primeira vez, o projeto Horto Florestal, coordenado pelo professor José Leles. Foram plantadas mudas de espécies nativas como mogno, e árvores frutíferas, no próprio terreno do colégio.

Desde então, o projeto cresceu e passou a abrigar diversos subprojetos. Um deles é relacionado com a geração de resíduos e a queima de lixo urbano, que era considerado um dos maiores problemas do bairro Boa Nova, onde está localizada a escola. Inúmeras atividades já foram realizadas, como limpeza do bairro e coleta seletiva de lixo, por exemplo. “Todo ano é realizado o mesmo projeto de sensibilização e já se nota uma mudança de atitude, principalmente na escola”, conta a coordenadora pedagógica da instituição, Rose Mary Calazans.

Semana Ecológica – Para aproveitar a passagem do dia da Árvore, em 21 de setembro, a Escola Estadual 19 de Maio tem realizado, já há dois anos, a semana ecológica. As atividades, que incluem oficinas, trilhas, plantio de mudas, limpeza no bairro, exposições e apresentações de trabalhos, têm a colaboração de professores e funcionários da escola. Também são realizadas palestras abertas à comunidade, sobre temas de interesse variado, que envolvem cidadania e meio ambiente e uma feira aberta ao público. O evento conta ainda com a colaboração de representantes de órgãos como a Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.