Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Linguagem das Histórias em Quadrinhos em diferentes partes do mundo

 

21/08/2012

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer as diferentes formas de linguagem em HQs que acompanham países distintos;

·         Incentivar o hábito da pesquisa e leitura de literaturas em quadrinhos ou não;

·         Incentivar o trabalho em grupo dentro e fora da sala de aula;

·         Trabalhar a apresentação oral dos alunos perante a turma;

·         Incentivar o trabalho de pesquisa em livros, revistas, jornais e/ou internet;

.         Produzir HQS com materiais simples de forma artesanal.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 A aula “Histórias em Quadrinhos: Elemento moderno de comunicação” publicada nesse portal pelo mesmo autor. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25249

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor deve iniciar essa aula no laboratório de informática da escola, caso a sala de aula não seja equipada com computadores ligados a internet para os alunos.

O tema será introduzido a partir do site http://www.universohq.com/quadrinhos/2004/sonia09.cfm onde os alunos navegarão tendo atenção as diferentes tendências de HQ em países distintos.

O professor pedirá que os alunos anotem no caderno o que mais lhes chamou atenção, para posterior discussão em sala de aula.

Finalizada esta etapa o professor projetará imagens de personagens de diferentes partes do mundo, levantando algumas informações como gênero e público alvo de cada um.

Abaixo seguem alguns exemplos:

 

Asterix (França)

11111111111111111111

http://www.globomidia.com.br/sites/default/files/asterix-desenho.jpg

Personagem criado por René Goscinny e Albert Uderzo para todos os públicos. Conta a história do mundo durante o império romano de forma livre e bem humorada através das aventuras de um guerreiro gaulês.

 

Mafalda (Argentina)

222222222222222222

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/09/mafalda.jpg

Personagem criada por Quino para o público adulto. Trata-se de uma série de tiras satíricas que mostra absurdos sociais e políticos através dos olhos de uma criança.

 

Tintim (Bélgica)

333333333333333333333

http://avisoemdois.com.br/assets/imagery/tim-tim.jpg

Personagem criado por Hergé destinado ao público juvenil. Conta as aventuras de um jovem repórter  em suas viagens pelo mundo.

 

Tex (Itália)

444444444444444444444444

http://ts2.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4805373221405829&id=3aa20cc97762b535649847f8006182a3

Personagem criado por Giovanni Luigi e Aurelio Gallepini destinado ao público Juvenil e adulto interessado em contos de faroeste.

 

Lobo Solitário (Japão)

555555555555555555555

http://3.bp.blogspot.com/-t8ZIrEdJyB4/Tfa2vWgp3hI/AAAAAAAAAFo/7QbJyIeNd-w/s1600/lobosolitrio_thumb%255B1%255D.jpg

Personagem criado por Kazuo Koike destinado ao público jovem e adulto. Conta a história de um samurai durante o Japão Oriental. Vale-se de histórias de ação com bastante violência.

 

Chico Bento (Brasil)

66666666666666666666666

http://2.bp.blogspot.com/_PmBxRCFZL0I/TBTwqu6ZnLI/AAAAAAAAC_0/XKJ76Q2vwpk/s320/Chico%2BBento.jpg

Personagem criado por Maurício de Souza destinado principalmente ao público infanto-juvenil mostrando as aventuras de um menino da zona rural. Possui um apelo regionalista e ambiental.

 

Constantine (Inglaterra)

7777777777777777777777

http://s2.stliq.com/c/l/1/1b/14035005_john-constantine-rientra-nell-universo-dc-3.jpg

Personagem criado por Alan Moore destinado ao público adulto interessado em histórias sobrenaturais.

 

Calvin (Estados Unidos)

88888888888888888888

http://hem.passagen.se/rust29/images/HOBBE/C_BIG.GIF

Personagem criado por Bill Watterson mostrando o universo imaginário infantil através de um garoto de 6 anos. Voltado para todas as idades, tem um apelo especial nos adultos que relembram sua própria infância nas histórias do menino.

 

Dados os exemplos, O professor dividirá a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e sorteará entre eles nomes de alguns países previamente levantados pela turma.

Cada grupo fará uma pesquisa sobre um personagem de HQ do país para eles sorteado e apresentará em forma de seminário.

O seminário deve atender as seguintes questões:

·         Imagem do personagem (impressa, projetada ou desenhada pelos alunos)

·         Características principais

·         Criador e ano de criação

·         Outras mídias (desenho, filme, vídeo game etc.)

·         Curiosidade sobre o personagem

É importante que o professor incentive a criatividade e a qualidade das apresentações.

As apresentações serão realizadas nas aulas seguintes e a ordem das mesmas deve ser definida por sorteio.

 

Aulas 2 e 3:

Uma vez definida a ordem de apresentação de cada grupo, o professor selecionará o melhor local da escola para realização do seminário.

Ao final de cada apresentação o professor deve propor novas discussões a cerca dos trabalhos apresentados.

Dessa forma os conteúdos culturais adquiridos serão maiores e melhor assimilados.

 

Aulas 4, 5 e 6:

Diante dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos pelo seminário e debate, os grupos terão agora a tarefa de produzir uma história em quadrinhos de no mínimo 3 e no máximo 5 páginas.

As histórias devem de alguma forma, fazer menção ao estilo de produção em HQ do país ao qual o grupo fez sua pesquisa (exemplos: Estilo de desenho, temáticas de roteiros, organização dos quadros na página, etc.), e o grupo deve dividir as funções de cada membro nessa tarefa.

A produção da história deve respeitar a ordem definida na aula “Histórias em Quadrinhos: Elemento moderno de comunicação” presente no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25249 com a produção do roteiro, desenho e acabamento.

O professor deve disponibilizar os materiais que os alunos julgarem necessários para realização de suas histórias, e os alunos devem mostrar ao professor, desde a criação do roteiro, em que suas histórias fazem menção ao estilo por eles pesquisados.

Com os trabalhos prontos, o professor deve organizar uma exposição dos mesmos identificando a participação de cada aluno na produção da HQ, seja como roteirista, desenhista, arte-finalista e etc.

Recursos Complementares

Site com informações sobre diversos personagens famosos de HQ:

http://www.sobresites.com/quadrinhos/personagens/

Texto científico acerca das linguagens da HQ:

http://www.fflch.usp.br/dlcv/revistas/crioula/edicao/01/Artigos/10.pdf

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial no seminário e na exposição das HQs por eles produzidas. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como a colaboração individual durante as apresentações dos demais grupos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ROSANE MARIA KONZEN SCHNEIDER, ESC MUN DE ENS FUND SAO ROQUE -SANTA TEREZINHA , Rio Grande do Sul - disse:
    konzenrosane@gmail.com

    25/08/2012

    Cinco estrelas

    Adorei esse projeto de aula HQs, uma atididade bem legal para levar aos alunos e trabalhar com essa diversidade de idéias tecnologicas e sei que os alunos vão adorar. Um ótimo conteúdo para as aulas de Língua Portuguesa.


  • joao kleber ferreira góes, Simão Jacintos dos Reis e Raimundo Ribeiro de Souza , Pará - disse:
    joaokleber@hotmail.com

    21/08/2012

    Cinco estrelas

    Excelente material disponível pela equipe, estão todos de parabéns, pelo suporte de auxilio aos professores aplicarem metodologias diversificadas para as aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.