21/08/2012
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
· Conhecer as diferentes formas de linguagem em HQs que acompanham países distintos;
· Incentivar o hábito da pesquisa e leitura de literaturas em quadrinhos ou não;
· Incentivar o trabalho em grupo dentro e fora da sala de aula;
· Trabalhar a apresentação oral dos alunos perante a turma;
· Incentivar o trabalho de pesquisa em livros, revistas, jornais e/ou internet;
. Produzir HQS com materiais simples de forma artesanal.
A aula “Histórias em Quadrinhos: Elemento moderno de comunicação” publicada nesse portal pelo mesmo autor. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25249
Aula 1:
O professor deve iniciar essa aula no laboratório de informática da escola, caso a sala de aula não seja equipada com computadores ligados a internet para os alunos.
O tema será introduzido a partir do site http://www.universohq.com/quadrinhos/2004/sonia09.cfm onde os alunos navegarão tendo atenção as diferentes tendências de HQ em países distintos.
O professor pedirá que os alunos anotem no caderno o que mais lhes chamou atenção, para posterior discussão em sala de aula.
Finalizada esta etapa o professor projetará imagens de personagens de diferentes partes do mundo, levantando algumas informações como gênero e público alvo de cada um.
Abaixo seguem alguns exemplos:
Asterix (França)
http://www.globomidia.com.br/sites/default/files/asterix-desenho.jpg
Personagem criado por René Goscinny e Albert Uderzo para todos os públicos. Conta a história do mundo durante o império romano de forma livre e bem humorada através das aventuras de um guerreiro gaulês.
Mafalda (Argentina)
http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/09/mafalda.jpg
Personagem criada por Quino para o público adulto. Trata-se de uma série de tiras satíricas que mostra absurdos sociais e políticos através dos olhos de uma criança.
Tintim (Bélgica)
http://avisoemdois.com.br/assets/imagery/tim-tim.jpg
Personagem criado por Hergé destinado ao público juvenil. Conta as aventuras de um jovem repórter em suas viagens pelo mundo.
Tex (Itália)
http://ts2.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4805373221405829&id=3aa20cc97762b535649847f8006182a3
Personagem criado por Giovanni Luigi e Aurelio Gallepini destinado ao público Juvenil e adulto interessado em contos de faroeste.
Lobo Solitário (Japão)
Personagem criado por Kazuo Koike destinado ao público jovem e adulto. Conta a história de um samurai durante o Japão Oriental. Vale-se de histórias de ação com bastante violência.
Chico Bento (Brasil)
http://2.bp.blogspot.com/_PmBxRCFZL0I/TBTwqu6ZnLI/AAAAAAAAC_0/XKJ76Q2vwpk/s320/Chico%2BBento.jpg
Personagem criado por Maurício de Souza destinado principalmente ao público infanto-juvenil mostrando as aventuras de um menino da zona rural. Possui um apelo regionalista e ambiental.
Constantine (Inglaterra)
http://s2.stliq.com/c/l/1/1b/14035005_john-constantine-rientra-nell-universo-dc-3.jpg
Personagem criado por Alan Moore destinado ao público adulto interessado em histórias sobrenaturais.
Calvin (Estados Unidos)
http://hem.passagen.se/rust29/images/HOBBE/C_BIG.GIF
Personagem criado por Bill Watterson mostrando o universo imaginário infantil através de um garoto de 6 anos. Voltado para todas as idades, tem um apelo especial nos adultos que relembram sua própria infância nas histórias do menino.
Dados os exemplos, O professor dividirá a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e sorteará entre eles nomes de alguns países previamente levantados pela turma.
Cada grupo fará uma pesquisa sobre um personagem de HQ do país para eles sorteado e apresentará em forma de seminário.
O seminário deve atender as seguintes questões:
· Imagem do personagem (impressa, projetada ou desenhada pelos alunos)
· Características principais
· Criador e ano de criação
· Outras mídias (desenho, filme, vídeo game etc.)
· Curiosidade sobre o personagem
É importante que o professor incentive a criatividade e a qualidade das apresentações.
As apresentações serão realizadas nas aulas seguintes e a ordem das mesmas deve ser definida por sorteio.
Aulas 2 e 3:
Uma vez definida a ordem de apresentação de cada grupo, o professor selecionará o melhor local da escola para realização do seminário.
Ao final de cada apresentação o professor deve propor novas discussões a cerca dos trabalhos apresentados.
Dessa forma os conteúdos culturais adquiridos serão maiores e melhor assimilados.
Aulas 4, 5 e 6:
Diante dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos pelo seminário e debate, os grupos terão agora a tarefa de produzir uma história em quadrinhos de no mínimo 3 e no máximo 5 páginas.
As histórias devem de alguma forma, fazer menção ao estilo de produção em HQ do país ao qual o grupo fez sua pesquisa (exemplos: Estilo de desenho, temáticas de roteiros, organização dos quadros na página, etc.), e o grupo deve dividir as funções de cada membro nessa tarefa.
A produção da história deve respeitar a ordem definida na aula “Histórias em Quadrinhos: Elemento moderno de comunicação” presente no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25249 com a produção do roteiro, desenho e acabamento.
O professor deve disponibilizar os materiais que os alunos julgarem necessários para realização de suas histórias, e os alunos devem mostrar ao professor, desde a criação do roteiro, em que suas histórias fazem menção ao estilo por eles pesquisados.
Com os trabalhos prontos, o professor deve organizar uma exposição dos mesmos identificando a participação de cada aluno na produção da HQ, seja como roteirista, desenhista, arte-finalista e etc.
Site com informações sobre diversos personagens famosos de HQ:
http://www.sobresites.com/quadrinhos/personagens/
Texto científico acerca das linguagens da HQ:
http://www.fflch.usp.br/dlcv/revistas/crioula/edicao/01/Artigos/10.pdf
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial no seminário e na exposição das HQs por eles produzidas. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como a colaboração individual durante as apresentações dos demais grupos.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/08/2012
Cinco estrelasAdorei esse projeto de aula HQs, uma atididade bem legal para levar aos alunos e trabalhar com essa diversidade de idéias tecnologicas e sei que os alunos vão adorar. Um ótimo conteúdo para as aulas de Língua Portuguesa.
21/08/2012
Cinco estrelasExcelente material disponível pela equipe, estão todos de parabéns, pelo suporte de auxilio aos professores aplicarem metodologias diversificadas para as aulas.