12/07/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
- É necessário que a criança tenha noções básicas de Libras tais como: associar os gestos às palavras.
1ª Aula: Antes de iniciar a aula sugerimos que o professor converse com as crianças sobre a utilização da fala, bem como a dos gestos. E diga também, que podemos utilizar as duas formas juntas para nos comunicar. Vale ressaltar que o professor estimule os estudantes a representar as palavras através de expressões faciais e corporais.
Fonte: http://www.libras.org.br/lojalibras/iesde/18020.pdf
Para iniciar a aula é necessário que o professor apresente oralmente músicas infantis, que cante com eles, pergunte sobre músicas que eles mais gostaram... depois explique que há outras formas de cantar....apresente a música em DVD “As mãos” do Patati e Patatá. Em seguida pergunte às crianças o que estão fazendo as crianças do vídeo? Quais as coisas que elas estão fazendo e que vocês fazem usando as mãos?
Apresentar o vídeo clipe “As mãos”. Em seguida formar um círculo cantar e dizer que podem usar as mãos para representar as palavrinhas e se comunicar.
2ª Aula:
1ª Atividade: Iniciar com a dinâmica da “Caixa do Tato”. Colocar a caixa sobre a mesa, formar um semicírculo, e pedir que as crianças façam silêncio para o colega realizar a atividade com atenção. O educador deverá chamar de um por um, respeitando o tempo da criança para que consiga analisar o objeto que irá tocar dentro da caixa; após usar o tato para sentir a textura e demais detalhes, a criança diz o que pode ser o objeto, em seguida retira da caixa para verificar se conseguiu conhecê-lo utilizando apenas a sensibilidade das mãos (depois que retirar da caixa deverá mostrar para todos da classe). Obs: Nessa caixa deve conter objetos que pertencem ao contexto das crianças, ou seja, que tenham ligação com atividades escolares e da família. Importante utilizar materiais com texturas diferentes, formas variadas, bem como os rígidos e flácidos.
fonte: http://4.bp.blogspot.com/-7II1CGwfMiY/T7qPU8OZ38I/AAAAAAAAACE/6sB9iwWIiho/s1600/020608_3.jpg
Após a dinâmica perguntar às crianças o que sentiram quando tocaram o objeto? Se tiveram facilidade ou não para reconhecer o objeto? Se gostaram da atividade?
Sugerimos que o professor converse com as crianças a respeito dos nossos órgãos do sent ido: diga para que servem? Dizer também, que tem criança com pouca audição e não consegue ouvir, mas pode se comunicar, falar com outras pessoas usando libras (a linguagem de sinais). Após, arrastar as carteiras para organizar os alunos dentro na sala formando meia lua, perguntar se conhecem a música do “homenzinho torto” em seguida cantar para eles, na sequência sugerir que eles o acompanhem cantando.
Homenzinho Torto
Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou.
Fonte: http://letras.mus.br/elaine-de-jesus/148357/
2ª Atividade: O professor pode dizer que agora nós vamos conhecer a música usando apenas as libras, que são os gestos. É importante dizer que as crianças devem prestar atenção na pessoa que está no vídeo, observar como ela faz com as mãos, como movimenta os olhos, a boca... em seguida mostrar o vídeo clipe do homenzinho torto. Para isso pedir para as crianças formarem um semi - círculo e acompanharem o vídeo se expressando através das libras.
Fonte http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=4EBEBb0M7Yo&NR=1
3ª Atividade: Depois que assistirem ao vídeo clipe do“Homenzinho Torto” nas versões: da Aline Barros e do disponível no youtube instigar os estudantes por intermédio de perguntas tais como: O que há de diferença entre as músicas? O que elas têm de semelhanças? Qual é mais fácil? Qual chama mais atenção e por quê?
3ª Aula: O professor poderá iniciar a atividade conversando com as crianças sobre o tema da música a ser trabalhada. Dizer que eles vão conhecer outros modos de cantá-la e de interpretá-la. Após apresentará o vídeo clipe da canção Fui morar numa casinha e, novamente pedir que eles prestem atenção nos movimentos das mãos, dos corpos e nas expressões faciais.
Sugerimos que o professor e as crianças utilizem a música Fui morar numa casinha, e/ou as trabalhadas anteriormente, para apresentar e divulgar os trabalhos feitos, tanto para os pais, quanto para a comunidade escolar. Durante o evento o responsável pelas mídias poderá filmar as apresentações, com intuito de formar material de acervo da escola e publicações.
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=znukEta8zzY&feature=related
Atenção: Pedir permissão para os pais e/ou responsáveis para divulgação das apresentações das crianças no youtube ou outros canais de divulgação.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24022
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24028
http://www.acessobrasil.org.br/libras/
O professor deverá observar o desenvolvimento das habilidades motoras, bem como a associação entre linguagem de libras e a oral.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/11/2014
Três estrelasboa a aula um pouco incompleta mais deu para aprender bastante.
28/04/2013
Quatro estrelasGostei muito das atividades, sao bem dinâmicas. sou prof. de libras e admiro muito o trabalho de vocês. Obrigado pelo apoio que dão aos professores em todo Brasil
18/07/2012
Cinco estrelasGostei de mais sua aula ira me ajudar muito. Parabéns colega!!! Deus te abençoe maisss, bjsss.
16/07/2012
Cinco estrelasAdorei sua aula. muito criativa. me ajudou muito. parabens. Estamos fazendo um trabalho em dupla e somos alfabetizadores, eu e a Profª Eliane Polezi e simplesmente achamos seu trabalho maravilhoso1 Mais uma vez parabéns!Que Deus a abençoe.
13/07/2012
Cinco estrelasParabéns Prof. Soila pela sua aula.