Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com as Mãos: Libras na Educação Infantil

 

12/07/2012

Autor e Coautor(es)
SOILA CANAM
imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT ESCOLA MUNICIPAL MINUANO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • A utilizar libras para representar músicas.
  • Associar a linguagem de sinais com a linguagem oral.
  • Combinar os movimentos corporais com os ritmos das músicas.
Duração das atividades
As atividades podem ser desenvolvidas de 03 a 04 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- É necessário que a criança tenha noções básicas de Libras tais como: associar os gestos às palavras. 

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula: Antes de iniciar a aula sugerimos que o professor converse com as crianças sobre a utilização da fala, bem como a dos gestos. E diga também, que podemos utilizar as duas formas juntas para nos comunicar. Vale ressaltar que o professor estimule os estudantes a representar as palavras através de expressões faciais e corporais.

 

 Gestos

Fonte: http://www.libras.org.br/lojalibras/iesde/18020.pdf

Para iniciar a aula é necessário que o professor apresente oralmente músicas infantis, que cante com eles, pergunte sobre músicas que eles mais gostaram... depois explique que há outras formas de cantar....apresente a música em DVD “As mãos” do Patati e Patatá. Em seguida pergunte às crianças o que estão fazendo as crianças do vídeo?  Quais as coisas que elas estão fazendo e que vocês fazem usando as mãos?

Apresentar o vídeo clipe “As mãos”. Em seguida formar um círculo cantar e dizer que podem usar as mãos para representar as palavrinhas e se comunicar.

 2ª Aula:

1ª Atividade: Iniciar com a dinâmica da “Caixa do Tato”. Colocar a caixa sobre a mesa, formar um semicírculo, e pedir que as crianças façam silêncio para o colega realizar a atividade com atenção. O educador deverá chamar de um por um, respeitando o tempo da criança para que consiga analisar o objeto que irá tocar dentro da caixa; após usar o tato para sentir a textura e demais detalhes, a criança diz o que pode ser o objeto, em seguida retira da caixa para verificar se conseguiu conhecê-lo utilizando apenas a sensibilidade das mãos (depois que retirar da caixa deverá mostrar para todos da classe). Obs: Nessa caixa deve conter objetos que pertencem ao contexto das crianças, ou seja, que tenham ligação com atividades escolares e da família. Importante utilizar materiais com texturas diferentes, formas variadas, bem como os rígidos e flácidos.

 

Caixa do Tato

 fonte: http://4.bp.blogspot.com/-7II1CGwfMiY/T7qPU8OZ38I/AAAAAAAAACE/6sB9iwWIiho/s1600/020608_3.jpg

Após a dinâmica perguntar às crianças o que sentiram quando tocaram o objeto? Se tiveram facilidade ou não para reconhecer o objeto? Se gostaram da atividade?

Sugerimos que o professor converse com as crianças a respeito dos nossos órgãos do sent ido: diga para que servem? Dizer também, que tem criança com pouca audição e não consegue ouvir, mas pode se comunicar, falar com outras pessoas usando libras (a linguagem de sinais). Após, arrastar as carteiras para organizar os alunos dentro na sala formando meia lua, perguntar se conhecem a música do “homenzinho torto” em seguida cantar para eles, na sequência sugerir que eles o acompanhem cantando.

Homenzinho Torto

Elaine de Jesus

Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou.

Fonte: http://letras.mus.br/elaine-de-jesus/148357/

2ª Atividade: O professor pode dizer que agora nós vamos conhecer a música usando apenas as libras, que são os gestos. É importante dizer que as crianças devem prestar atenção na pessoa que está no vídeo, observar como ela faz com as mãos, como movimenta os olhos, a boca... em seguida mostrar o vídeo clipe do homenzinho torto. Para isso pedir para as crianças formarem um semi - círculo e acompanharem o vídeo se expressando através  das libras.

Homenzinho Torto

Fonte  http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=4EBEBb0M7Yo&NR=1

 3ª Atividade: Depois que assistirem ao vídeo clipe do“Homenzinho Torto” nas versões: da Aline Barros e do disponível no youtube instigar os estudantes por intermédio de perguntas tais como: O que há de diferença entre as músicas? O que elas têm de semelhanças? Qual é mais fácil? Qual chama mais atenção e por quê? 

3ª Aula: O professor poderá iniciar a atividade conversando com as crianças sobre o tema da música a ser trabalhada. Dizer que eles vão conhecer outros modos de cantá-la e de interpretá-la. Após apresentará o vídeo clipe da canção Fui morar numa casinha e, novamente pedir que eles prestem atenção nos movimentos das mãos, dos corpos e nas expressões faciais.

Sugerimos que o professor e as crianças utilizem a música Fui morar numa casinha, e/ou as trabalhadas anteriormente, para apresentar e divulgar os trabalhos feitos, tanto para os pais, quanto para a comunidade escolar. Durante o evento o responsável pelas mídias poderá filmar as apresentações, com intuito de formar material de acervo da escola e publicações.

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=znukEta8zzY&feature=related

Atenção: Pedir permissão para os pais e/ou responsáveis para divulgação das apresentações das crianças no youtube ou outros canais de divulgação.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar o desenvolvimento das habilidades motoras, bem como a associação entre linguagem de libras e a oral.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Natália Braga, i.e.e São Jêronimo , Rio Grande do Sul - disse:
    natalia_silvabraga@hotmail.com

    01/11/2014

    Três estrelas

    boa a aula um pouco incompleta mais deu para aprender bastante.


  • Heliandro Fernandes Damasceno, Lindalva Pinho , Pará - disse:
    heliandrodamasceno@hotmail.com

    28/04/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito das atividades, sao bem dinâmicas. sou prof. de libras e admiro muito o trabalho de vocês. Obrigado pelo apoio que dão aos professores em todo Brasil


  • Telma, E.M Fernandes de Andrade , Rio de Janeiro - disse:
    telmatart@hotmail.com

    18/07/2012

    Cinco estrelas

    Gostei de mais sua aula ira me ajudar muito. Parabéns colega!!! Deus te abençoe maisss, bjsss.


  • maria veronica canhola, EE Profª Noemia Bueno do Valle , São Paulo - disse:
    mveronica.tata@gmail.com

    16/07/2012

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula. muito criativa. me ajudou muito. parabens. Estamos fazendo um trabalho em dupla e somos alfabetizadores, eu e a Profª Eliane Polezi e simplesmente achamos seu trabalho maravilhoso1 Mais uma vez parabéns!Que Deus a abençoe.


  • ivani, Escola Estadual Chapeuzinho Vermelho. , Mato Grosso - disse:
    ivanimartinsmota@hotmail.com

    13/07/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns Prof. Soila pela sua aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.