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Bioética

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
ELISANDRA ANGREWSKI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o significado de bioética;

Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema;

Conhecer algumas controvérsias científicas na história.

Duração das atividades
4 a 5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ética.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

 

A ciência e seus desdobramentos técnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras épocas esteve associada a diferentes forças, não é raro estar, na atualidade, associada à técnica e seus resultados.

Neste contexto é indispensável refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente as questões entre a ciência e os valores (morais).

 

 

Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocopia de uma reportagem/notícias que trate de temas como: maus tratos a animais, pesquisas genéticas, eutanásia, extermínio de espécies, transgênicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/notícias e escolham um orador que deverá socializar com a turma o conteúdo e as impressões do grupo sobre o tema.

 

Sugestões de reportagens


Depois das apresentações o professor deverá lançar a pergunta: Qual área ligada a Filosofia reflete sobre esses temas?


Os alunos colocarão suas opiniões e o professor deverá conduzir o debate explicando que a Bioética é o ramo da filosofia que estuda essas questões. Para dar sequência a essa explicação o professor poderá utilizar um vídeo sobre Bioética.
 

Atividade 1 – O que é Bioética

 

Na sequência o professor deve apresentar o vídeo Multiponto - Bioética [1/4] sobre a definição de bioética solicitando que os alunos anotem no caderno informações que respondam a pergunta: o que é Bioética?

 

Sugerimos algumas opções  para uso do vídeo com a turma

- Baixar os vídeos do YouTube ou de outra fonte, gravar em CD/DVD e assistir na TV ou no computador. Tem um programa gratuito, o VDownloader, que pode ser instalado no computador  para baixar os vídeos na internet e salvar diretamente em diversos formatos. Mais informações no site: http://br.mozdev.org/firefox/youtube. Acesso em: mai 2012.

- Pode-se levar os estudantes ao laboratório de informática ou conectar um computador com internet na TV ou num aparelho multimídia para assistir direto do site.

- Outra opção é gravar o vídeo num pendrive e utiliza-lo numa TV com entrada USB.

 

Roteiro de análise do vídeo:

1- Qual a diferença entre a ética e a bioética?
2- Dentro do campo científico, qual a função dos comitês de ética?

Vídeo:  Multiponto - Bioética [1/4]

Descrição: Este vídeo propõem uma reflexão sobre a complexa relação entre ética e desenvolvimento científico, a partir do olhar de quem trabalha com pesquisas em células-tronco, experiências com animais e produção de transgênicos.

Duração: 8' 19"

FONTE: YouTube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g9Pmavlq1S0, Acesso em jul de 2012.


Depois de passar o vídeo, o professor deverá promover a reflexão sobre as questões propostas no roteiro, conduzindo à percepção de que bioética é uma das formas de ética aplicada, cujo objetivo é tratar das questões relacionadas a valores nas ciências da vida.

Após a compreensão do que é bioética, explicar aos alunos que os problemas éticos envolvendo o trato com a vida em geral não são recentes e nem consensuais, pois existem situações históricas que ainda hoje levantam polêmicas e diferentes opiniões, entre elas a eugenia.


Atividade 2 - Eugenia
 
 

O filme Gattaca – Experiência Genética - se passa em um futuro, talvez bem próximo, em que as técnicas de engenharia genética seriam capazes de orientar a produção de filhos "perfeitos". No entanto, alguns casais ainda seguem o "método tradicional" e deixam que as leis da meiose e da fecundação ao acaso gerem seus filhos, chamados "In-Válidos". É assim que nasce o personagem principal do filme, Vincent, determinado a fazer parte de uma equipe em um voo para Titã, uma lua de Saturno. Para isso, porém, ele tem de esconder sua "identidade genética", já que possui um problema cardíaco sério, que provocará sua morte por volta dos 30 anos.

Neste trecho do filme, os pais de Vincent procuram convencê-lo a aceitar sua situação de inválido. Na sequência, ele tenta uma vaga de emprego, mas nem chega a concluir o processo seletivo, pois sua condição genética pode ser facilmente reconhecida.

Trecho do filme Gattaca – A Experiência Genética.

Descrição: Nesse trecho do filme, os pais de Vincent procuram convencê-lo a aceitar sua situação de inválido. Na sequência, ele tenta uma vaga de emprego, mas nem chega a concluir o processo seletivo, pois sua condição genética pode ser facilmente reconhecida.
  

Duração: 1 min. 41 seg


FONTE: Dia a Dia Educação. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16068. Acesso em jul de 2012

Roteiro de discussão do trecho

- Esses procedimentos ficarão restritos às doenças ou as pessoas terão o direito de escolher algumas características de seus filhos?
- É possível haver uma divisão entre os que poderão pagar por esses testes e eventuais cura  e os que não poderão?- Há algum risco de discriminação baseada no código genético de cada um?
- É desejável uma sociedade que controla e determina o que cada um deve querer ou pode realizar? Quem decide esse controle?
- É justo discriminar a partir de "imperfeições" genéticas?
- E qual o critério de perfeição?
Imperfeito é aquele que é "diferente"?
- Será que alguém, para ser feliz, tem de ser "perfeito"?
- É possível imaginar a sociedade vivendo sob essa égide?

(Adaptado de www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. Acesso em jul de 2012)

 

Depois do vídeo o professor organizará um debate.

 

Roteiro de ação para o debate

•  Selecionar dois alunos (debatedores) que tenham apresentado interesse e que tenham posições divergentes sobre o tema.

•  Cada debatedor escolhe um colega para auxiliá-lo.

•  O professor será o moderador.

•  Um aluno terá a função de secretariar o debate, anotando no quadro negro os argumentos.

•  O restante da turma (plateia) poderá dirigir perguntas aos debatedores.

•  Antes do debate as carteiras deverão ser dispostas de forma que os debatedores e o moderador assumam lugar de destaque na sala de aula.

•  O moderador inicia o debate apresentando o tema, os debatedores e as normas do evento.

•  Os dois debatedores apresentam seus argumentos sobre a teoria que defendem, bem como, argumentos que refutem a teoria contrária.

•  Depois dessa primeira fase o moderador faz um apanhado geral e abre pra que a classe lance suas perguntas aos debatedores.

•  Para finalizar o moderador consulta a turma sobre a validade dos argumentos e finaliza fazendo uma avaliação sobre o procedimento adotado.

 

Atividade 3 - Investigando

 

Depois do debate, propor a leitura de um trecho do artigo “Delineando fronteiras: reflexão sobre os limites éticos para a aplicação de tecnologias genéticas”, especificamente o item "Argumentos e perspectivas contrários à intervenções genéticas", páginas 62, 63 e 64. Disponível em http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/603/737. Acesso em jul de 2012.


Apresentar os seguintes questionamentos sobre o texto e solicitar que os alunos façam as anotações no caderno:


1. O que é eugenia?
2. Qual a relação entre o nazismo e a eugenia?
3. Quais práticas eugênicas eram realizadas nos Estados Unidos antes mesmo do nazismo na Alemanha?
4. Como se caracteriza o ideal eugenista no Brasil?
5. Qual a relação entre a personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, com o ideal eugenista?

 

Sobre a leitura:

- Ao se utilizar um fragmento é importante contextualizar a leitura.
- A leitura pode ser feita a partir de fotocópias entregues aos alunos ou diretamente na web, conduzindo os alunos até o Laboratório de Informática ou ainda, levar para a sala de aula um computador com projetor e projetar a reportagem na parede.
- Solicitar que a leitura seja feita individualmente


Orientar os alunos sobre a produção de um texto dissertativo, de 10 a 15 linhas, a partir de suas anotações, tentando responder as questões levantadas sobre o texto.

Atividade 4 - O caso nazista

Explicar para os alunos que durante o regime nazista ocorreu o que ficou conhecido como eugenia nazista. Uma política social racial da Alemanha Nazista que posicionou no centro dos interesses do governo a melhoria da raça ariana.

Solicitar que os alunos reunidos em grupos (3 ou 4 membros) observem as imagens, as legendas e anotem nos cadernos suas impressões sobre o ocorrido na Alemanha.

Para apresentar as imagens é possível utilizar o recurso multimídia disponível na escola, ou ainda, fotocopiar as imagens e distribuí-las aos alunos.
 

Crianças com deficiência mental vítimas do racismo nazista (Internato de Rosenharz, 1930)

Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul de 2012.

Cartaz propagandístico (Munique,1940).

Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul de 2012.

Tabela criada em 1910 para catalogar a cor dos olhos humanos
Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul de 2012

Tabela criada em 1910 para catalogar a cor dos olhos humanos
Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul de 2012

Estudos com gêmeos no Instituto Kaiser Wilhelm de Antropologia (Berlim, 1928)

Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul de 2012.

 


Após a observação das imagens e os debates internos em cada grupo, propor a seguinte questão: qual a relação entre o conteúdo das imagens com eugenia?

As participações dos alunos poderão ser registradas no quadro e o professor pode explicar que durante os anos em que a Alemanha foi governada pelo Nazismo inúmeras atrocidades foram cometidas. Preservar a pureza da raça ariana foi a justificativa usada na época para a morte de centenas de milhares de pessoas com deficiência, doentes e membros de diversas minorias.

A argumentação sobre a suposta ameaça aos genes arianos baseava-se em diversas teorias que, desde meados do século 19 e princípios do 20, entusiasmavam cientistas de toda a Europa.

Obs.: Caso o professor julgue necessário é possível fazer a leitura da reportagem na qual estão inseridas as imagens utilizadas, bem como as informações acima citadas. Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul de 2012.

 


Projeto Genoma e a eugenia


O genoma é o código genético do ser humano, ou seja, o conjunto dos genes humanos. No material genético podemos encontrar todas as informações para o desenvolvimento e funcionamento do organismo do ser humano, a partir de seu conhecimento é possível saber a causa de várias doenças, no entanto é preciso refletir sobre  a possibilidade de se utilizar as estratégias genéticas para solução de problemas sociais, reconhecendo um risco potencial para o surgimento de um movimento eugênico baseado no conhecimento do genoma.

Para conhecer e refletir sobre o Projeto Genoma  apresentar para os alunos o programa Genoma Longevo - Parte I e solicitar que ouçam o programa atentos as questões do roteiro.

 

Roteiro de análise do áudio:

a) Quais questões éticas relacionadas ao Projeto Genoma são citadas no programa?
b) Qual a relação entre essas questões e as práticas médicas nazistas?

 

O programa apresenta uma notícia sobre a possibilidade de vivermos mais de 150 anos se as pesquisas sobre o genoma continuarem. Com isso, Leumas mostra como somos únicos ao estimar que há quatro elevado a três bilhões combinações possíveis de genoma. Além disso, o programa apresenta a quantidade exponencial de pessoas que contribuíram com o genoma de cada um.

Lembrando que os alunos devem sempre anotar em seus cadernos as observações!

 

 

Atividade 5


Após essa sequência de atividades os alunos, no laboratório de informática, deverão fazer pesquisa sobre o nível atual das pesquisas genéticas, as suas implicações e possíveis resultados práticos na vida humana.


Para evitar a repetição, o professor indicará a cada grupo um tema:

Sugestões de temas:

Países mais avançados nas pesquisas genéticas Resultados práticos (procedimentos médicos já realizados) Legislações referentes ao Projeto Genoma  

Polêmicas religiosas

Resultados futuros esperados

 Dificuldades enfrentadas pelos cientistas

Princípio da precaução Fontes de recursos financeiros empregados nas pesquisas


Sugestão de sites para pesquisa


 Sugestão para organizar a pesquisa
  
1. Organize as equipes através de sorteio.
2. Defina os temas para cada uma das equipes.
3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
4. Os alunos deverão anotar num documento de texto os resultados da pesquisa.
5. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
6. Os alunos deverão anotar num documento de texto os resultados da pesquisa.
 
Com os resultados da pesquisa, o professor organizará um debate on-line utilizando o MSN. O MSN é uma ferramenta de comunicação síncrona. Nessa atividade o uso dessa ferramenta tem os objetivos de promover o intercâmbio entre as informações que os alunos pesquisaram e estimular a discussão escrita sobre o conteúdo, através do bate-papo.
  
Na aula UCA – A conversa pelo MSN na escola: uma proposta de integração (Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31239. Acesso em jul de 2012) a professora Walleska Bernardino Silva apresenta tutorial de como utilizar o MSN.

Com os resultados da pesquisa, o professor organizará um debate on-line utilizando o MSN. O MSN é uma ferramenta de comunicação síncrona. Nessa atividade o uso dessa ferramenta tem os objetivos de promover o intercâmbio entre as informações que os alunos pesquisaram e estimular a discussão escrita sobre o conteúdo, através do bate-papo.


Organizando o debate:
- Os alunos terão cerca de 15 minutos para apresentar suas observações sobre os temas pesquisados;
- Lembrar os alunos que eles podem compartilhar arquivos, links e imagens;
- O professor conduzirá o fechamento das discussão coletivamente por mais cinco minutos.

 Depois do debate e de posse das informações dos diversos temas pesquisados, os grupos deverão organizar um PodCast.

 

Produção de um PodCast

Pfone de ouvisoodCast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet. Os ouvintes podem baixar os programas para ouvir sem necessitar acessar o site do autor, podendo gravá-los em aparelhos de mp3 ou CDs.

s grupos deverão, baseados no áudio "Genoma Longevo” e nas pesquisas já realizadas sobre a Bioética, montar um texto para áudio.

Algumas sugestões de temas que podem ser tratados neste áudio são:
* Eugenia;
* Eugenia e Nazismo;   
* Projeto genoma;   
* Pesquisas genéticas na atualidade;
* Definição de Bioética;   
* Legislação e Bioética.

Cada grupo deverá produzir um programa de áudio de até 2 minutos sobre um dos temas. Para isto, sugerimos que o professor conheça o software Audacity, que é um programa simples, gratuito e de fácil manipulação.

 

Sobre o Audacity : O Audacity, um software livre de edição de áudio, pode ser utilizado por qualquer pessoa que possua os equipamentos necessários.Tutorial em dois volumes, voltado para os professores, busca fornecer as bases mínimas para a manipulação um áudio a partir dessa ferramenta livre.

Volume 1- Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity1.pdf. Acesso em jul de 2012.
Volume 2 - Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity2.pdf. Acesso em jul de 2012.

OBS.: Para garantir a qualidade do PodCast, instrua os alunos a redigirem o que vão ler e que leiam muitas vezes antes de gravar. A entonação da voz é importante, assim como a música e os efeitos sonoros que eles desejem colocar.

A publicação dos PodCasts poderá ser feita em sítios específicos, também, é possível publicar no site da escola ou ainda num blog. Os áudios também podem compor um acervo na biblioteca de materiais produzidos pelos alunos. Caso a escola possua sistema de som é possível veicular essas produções.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Genoma Longevo - Parte I Áudio
Recursos Complementares

Áudios

 “Terapia celular – Parte I” - Disponível em  -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35304. Acesso em jul de 2012.

“Terapia celular – Parte II” - Disponível em - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35305.  Acesso em jul de 2012.

 

Sites

Projeto Genoma Humano - Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm. Acesso em jul de 2012.

 

Trechos de Filme

Gattaca - Técnicas de manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10044. Acesso em jul de 2012

Gattaca - Pirataria genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16162. Acesso em jul de 2012

A Ilha - Bioética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20336. Acesso em jul de 2012

A Ilha - Produtos da ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20334. Acesso em jul de 2012

A Ilha - Tecnologia e ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20333. Acesso em jul de 2012

A ilha do Dr. Moreau - Manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21256. Acesso em jul de 2012

 

Para leitura do professor:

E - Curriculum, Projetos de aprendizagem - Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3225. Acesso em jul de 2012

Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Uso da internet como ferramenta de mediação pedagógica no ensino presencial - Disponível em: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/292. Acesso em jul de 2012

Unioeste, Por uma educação Bioética - Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/Artigo%2010.pdf. Acesso em jul de 2012

Scielo, Ética e bioética: para dar início à reflexão - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdf. Acesso em jul de 2012

Ática Educacional,  Gattaca - O futuro? - Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. A cesso em: jul de 2012

Avaliação

Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de auto avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.

 Como você se situa diante das seguintes questões?

INICIANTE

APRENDIZ

PROFISSIONAL

MESTRE

Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas.

Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos.

Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema.

 

Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos  filósofos e apresentou excelentes  argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema.

 

 

Referências Bibliográficas

BELLINO, R. Fundamentos da bioética. São Paulo. Edusc, 1997.

BERNARD, J. A bioética. São Paulo, Ática, 1998.

CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo, Editora Instituto Piaget: Porto Alegre,1998.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
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