25/07/2012
Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Teatro: Contextualização |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Analisar a Política Nacional de Resíduos Sólidos;
Identificar as vantagens e desvantagens de cada tratamento dado ao lixo produzido;
Produzir uma dramatização para conscientizar a comunidade escolar acerca do destino do lixo.
Conhecimento básico sobre o gênero discursivo dramatização
Esta atividade ocorrerá no laboratório de informática educativa (LIE), e serão necessários os seguintes recursos: caderno, caneta ou lápis. A turma deverá ser dividida em cinco grupos, nos quais todos os alunos deverão participar das atividades e respeitar as opiniões dos colegas.
Recomenda-se o professor inicie a aula lendo o seguinte trecho de uma reportagem:
O engenheiro agrônomo Arnaldo Luiz Dutra, coordenador da Assessoria Técnica de Planificação e Desenvolvimento do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU), assinala que a média de produção de lixo por pessoa no Brasil é de 500 gramas diárias. Dados do DMLU mostram que na capital gaúcha este número já aumentou para cerca de 700 gramas/dia. Para Arnaldo a situação é preocupante, pois a população da cidade continua praticamente estável — um crescimento inferior a 1% ao ano — e a produção de resíduos aumentando. "Com essa perspectiva, lá no ano 2015 vamos passar de um quilo por pessoa", calcula.
Fonte: http://www.sinpro-rs.org.br/extra/ago98/capa1.htm (Acesso: 28/04/2012)
Retomando o assunto abordado na quarta atividade da aula Conhecendo sobre o lixo ao longo do tempo < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42829 > o docente deverá propor os seguintes questionamentos aos alunos: “As pessoas estão mais conscientes sobre o cuidado com o lixo?” e “Existe alguma lei para fiscalizar o destino do lixo e incentivar a reciclagem?”. Em seguida, o professor deverá explicar que os grupos irão ler os artigos recomendados na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305) <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm> (Acesso 09/03/2012) para produzirem um breve resumo do que aborda cada artigo, destacando o que acharam mais interessante no respectivo texto.
1º grupo – Artigo 3º
2º grupo – Artigo 6º
3º grupo – Artigo 7º
4º grupo – Artigo 13º
5º grupo – Artigo 15º
Neste momento, os alunos estarão lendo a lei e realizando as anotações para depois produzirem um breve texto sobre o assunto proposto.
Os grupos deverão apresentar os seus textos para o restante da turma. Com o objetivo de estimular um debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, propõem-se os seguintes questionamentos: “Qual a importância dessa lei?”, “Por que demorou tanto tempo para essa lei ser aprovada?”.
O docente deverá ressaltar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi criada com o intuito de incentivar a reciclagem e o tratamento adequado do lixo, de acordo com a qual os cidadãos têm o dever de iniciar esse processo em casa através do descarte seletivo. Em seguida, o professor apresentará a reportagem “Pesquisadora comenta Plano Nacional de Resíduos Sólidos” <http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/26483> (Acesso: 09/03/2012) no blog da turma.
Com o intuito de estimular uma reflexão acerca da eficácia dessa Política Nacional, o professor deverá solicitar aos alunos que respondam no blog as seguintes indagações: “Para você, qual é o maior problema do país em relação aos resíduos sólidos?”, “O que precisa ser modificado na lei?” e “Quais sugestões você daria para resolver esse problema?”. Cada aluno deverá realizar no mínimo dois comentários, sendo um comentário sobre as indagações propostas e o outro sobre a opinião de um colega. Os alunos terão um intervalo de tempo de três a cinco dias para realizar essas postagens.
Esta atividade será desenvolvida em duas etapas a serem descritas a seguir:
No laboratório de informática educativa, o professor deverá estimular uma reflexão, por parte dos alunos, acerca do lixo que eles produzem diariamente, a partir de questionamentos como estes: “Qual é quantidade de lixo que você produz por dia?”, “Qual é o destino deste lixo?”. Com a turma dividida em cinco grupos, os alunos deverão pesquisar sobre os destinos do lixo e seus tratamentos. Solicita-se que sejam pontuadas as vantagens e desvantagens de cada tratamento empregado.
Sugestões de links:
1º grupo: Aterro sanitário
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/aterro-sanitario.php
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
2º grupo: Lixão
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/lixao.php
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
3º grupo: Incineradores
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/incineracao-do-lixo.php
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
4º grupo: Usina de compostagem
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-compostagem/meio-ambiente-compostagem.php
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
5º grupo: Usina de reciclagem
http://meioambiente.culturamix.com/reciclagem/usina-de-reciclagem
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
Todos os links de site foram acessados no dia 09/03/2012
Terminada a pesquisa e as anotações, cada grupo deverá produzir uma apresentação no BrOffice sobre sua temática.
Cada grupo deverá utilizar imagens para ilustrar suas informações. Desse modo, o docente explicará que as imagens e citações devem ser referenciadas (autor/site/data de acesso).
Após a produção dos slides, cada grupo deverá postar no Slideshare suas apresentações <http://www.slideshare.net/>, para , posteriormente, serem postadas no blog da turma.
Para criar o slide no Slideshare, será necessário seguir as seguintes orientações:
Acessar o site Slideshare <http://www.slideshare.net/> e depois clicar em cima de Signup (Cadastre-se) para criar uma conta;
Fornecer o nome de usuário (ex.: blogturma2escolaEEFM____), senha e endereço de e-mail;
Depois clicar em Upload (Carregar) e escolher a apresentação produzida pelo grupo;
Colocar o título e a descrição da apresentação e escolher a categoria Educação;
Fornecer o link do slide do grupo no blog da turma.
No blog da turma, cada grupo deverá comentar sobre o tratamento do lixo abordado na apresentação de outro grupo.
Esta atividade será desenvolvida em três etapas a serem descritas a seguir:
Com o intuito de estimular os alunos a refletirem sobre o papel de cada cidadão na destinação correta do lixo da escola, o professor indagará os alunos: “Lixo no chão! De quem é o problema?”, “Qual o papel do cidadão e do governo na destinação do lixo da escola?”. Em seguida, o docente deverá explicar que eles irão assistir a uma reportagem que foi exibida no programa Fantástico. A reportagem pode ser exibida no LIE ou na sala de aula, segue abaixo o seu respectivo endereço eletrônico:
IMAGEM 1 - SALVADOR FICA EM PRIMEIRO LUGAR EM BLITZ DE LIXO URBANO
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=76bd571igzU (Acesso: 21/06/2012)
A partir da reportagem e das informações obtidas nas atividades anteriores, os alunos deverão produzir uma dramatização conjunta como forma de conscientizar a comunidade escolar com o seguinte título, “Lugar de lixo é na lixeira!”. Desse modo, o professor deverá dividir a turma em equipes, como por exemplo: equipe de roteiro, equipe de atores, equipe de cenário e sonoplastia, equipe de figurino e maquiagem. Após a definição da organização da turma, professor e alunos deverão montar um cronograma de ensaios e preparativos para a exibição da dramatização.
Recomenda-se que o professor, com o auxílio dos alunos, sensibilize a coordenação da escola para a importância da discussão do assunto em questão e solicite um horário adequado para a exibição dessa dramatização. Antes do dia da dramatização, a turma deverá realizar a divulgação através de cartazes, convite às outras turmas e famílias, tanto pessoalmente como através do blog da turma. Propõe-se a produção de folders com um breve resumo da dramatização, horário e local da apresentação.
No dia da dramatização, uma equipe deverá ficar responsável por fazer a gravação e edição para ser colocada no youtube e no blog da turma.
§ Tutorial do slideshare
http://www.slideshare.net/deborlandini/como-criar-uma-apresentao-de-slides-no-broffice-4293958 – Acesso: 21/05/2012
§ Como criar uma apresentação de slides no BrOffice
http://www.slideshare.net/jprsantos/tutorial-slideshare-partilhe-as-suas-apresentaes – Acesso: 21/05/2012
§ Lixo: Incineração não é a solução http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/lixo-incinera-o-n-o-e-a-solu/ (site recomendado pelo Portal do Professor) – Acesso: 21/05/2012
§ Miniguia de produção de vídeos de curtíssima metragem http://www.clarocurtas.com.br/uploads/cc_miniguia_producao.pdf (site recomendado pelo Portal do Professor) – Acesso: 21/05/2012
§ E agora? Como resolver? http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=7&Editoria=2&SubEditoria=3&Ver=1 – Acesso: 21/05/2012
§ Como fazer uma dramatização em História http://hist8alfandega.blogspot.com.br/2009/08/como-fazer-uma-dramatizacao-em-historia.html – Acesso: 10/07/2012
§ Reciclagem Lixo urbano: descarte e reciclagem de materiais http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35677 – Acesso: 26/06/2012
Na atividade 1, recomenda-se verificar se os alunos entenderam a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a sua importância para a sociedade através da coerência e postura apresentadas no texto produzido, bem como nas opiniões postadas no blog. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos identificaram as vantagens e desvantagens de cada tratamento empregado na destinação do lixo a partir das informações contidas nos slides produzidos. Na atividade 3, propõe-se uma auto-avaliação sobre o envolvimento com a proposta de contribuição para o seu aprendizado e para a conscientização da comunidade escolar acerca da destinação do lixo produzido.
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