Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendas folclóricas contadas em Libras

 

11/08/2012

Autor e Coautor(es)
SOILA CANAM
imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT ESCOLA MUNICIPAL MINUANO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Conhecer o que é folclore.

- Reconhecer as lendas brasileiras.

- Identificar os personagens folclóricos através da linguagem de sinais.

- Recontar as lendas por intermédio de libras.

- Apresentar as lendas em forma de peça teatral utilizando libras e expressões faciais, bem como as corporais. 

Duração das atividades
As atividades podem ser desenvolvidas entre 07 e 08 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

É preciso que os estudantes reconheçam a linguagem verbal e não verbal como formas de comunicação e expressão da Língua Portuguesa.

Estratégias e recursos da aula

 

1ª Aula: 1ª Atividade:Para iniciar a aula o professor pode perguntar se os estudantes conhecem histórias como: Saci Pererê; O Curupira; O Boto; entre outras. Em seguida projete a imagem abaixo por meio do data show, a fim de estimular os estudantes a contarem lendas que conhecem.

Os Lendários

fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kM2iEKb9Ix8

 

 

2ª Atividade:Nessa atividade os estudantes podem formar duplas para realizar as atividades no Laboratório de Informática. Professor você pode orientar a pesquisa. Sugerimos o site: http://lendasfolcloricas.blogspot.com.br/, para conhecer as lendas brasileiras. Peça aos alunos que explorem o blog, que vejam as lendas e, leia aquela que lhe agradou.

 

2ª Aula:

1ª Atividade: Inicie a atividade mostrando a imagem abaixo:

Folclore

 

fonte: http://lendasfolcloricas.blogspot.com.br/

Professor, pergunte aos estudantes:

- Quem são esses personagens?

 - Alguém leu a lenda sobre eles? Se sim, conte o que encontrou?

- Obteve informações novas à cerca das lendas já conhecidas? Quais?

 

2ª Atividade: Apresentar o vídeo: Os Lendários, por intermédio de recursos de mídias, com objetivo de fornecer mais informações sobre a temática em estudo: Lendas folclóricas.

fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kM2iEKb9Ix8

 

3ª Aula:

1ª Atividade: Antes de iniciar a atividade, diga aos estudantes que prestem atenção na linguagem utilizada na apresentação do vídeo: A lenda da Iara em libras.

fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WZlIr5NPZK4

 

2ª Atividade: Após o vídeo pergunte aos estudantes: Qual foi a linguagem utilizada na encenação da lenda? Conseguiram entender a historia? Conheciam a linguagem empregada? Quem faz uso desses sinais e por quê? 

 

3ª Atividade: Entregue uma cópia com os personagens das lendas. Diga aos estudantes que esses sinais representam os nomes dos personagens em libras. 

libras e lendas

 

 

Peça aos estudantes que recortem as imagens, cole no caderno e descreva suas características físicas e psicológicas. Depois peça que recorte as letras do alfabeto, forme o nome do personagem e cole ao lado da imagem.

 

alfabeto

 

Fonte:http://www.smartkids.com.br/conteudo/passatempos/portugues/alfabeto-libras.gif

 

4ª Aula:Dividir a classe conforme a quantidade de personagens necessários para encenação das lendas (exemplo: três grupos com cinco estudantes). Após, peça aos integrantes que se reúnam para pesquisar no Laboratório de Informática sobre a lenda escolhida, oriente que busquem vídeos sobre a atividade, que pesquisem palavras em libras referentes ao texto, pois o mesmo será apresentado em forma de teatro caracterizado e, utilizando somente a linguagem de sinais, gestos, expressões faciais e corporais.

 

 5ª e 6ª Aula: Professor, essas aulas serão utilizadas para realizar os ensaios, confecção do cenário e vestimentas dos personagens. É importante acompanhar diretamente os grupos, dar suporte e orientações caso tenham dificuldades para realizar alguma atividade.

 

7ª Aula: Pedimos ao professor que organize junto ao gestor escolar um momento para que os grupos apresentem suas peças com base nas lendas folclóricas. Sugerimos que fossem encenadas na semana ou no dia do folclore (22 de agosto). Professor fotografe e/ou grave em vídeo as atividades para divulgação no blog da escola, no jornal escolar e local. Vale ressaltar que esses recursos servirão como material de apoio pedagógico da instituição.  

 

Atenção: Sempre que realizarem apresentações na escola recomendamos aos gestores e professores que peçam autorização por escrito aos pais ou responsáveis, para utilizar a imagem dos estudantes em divulgações nas diversas mídias.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Durante o desenvolvimento das atividades, sugerimos que o professor avalie qual o conceito de folclore os estudantes construíram durante as pesquisas, se ampliaram o conhecimento e repertório sobre as lendas brasileiras, se conseguem utilizar a linguagem de sinais corretamente para contar as lendas, bem como se desenvolveram as expressões corporais e faciais, associadas à linguagem de libras durante a apresentação teatral. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.