11/08/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
- Conhecer o que é folclore.
- Reconhecer as lendas brasileiras.
- Identificar os personagens folclóricos através da linguagem de sinais.
- Recontar as lendas por intermédio de libras.
- Apresentar as lendas em forma de peça teatral utilizando libras e expressões faciais, bem como as corporais.
1ª Aula: 1ª Atividade:Para iniciar a aula o professor pode perguntar se os estudantes conhecem histórias como: Saci Pererê; O Curupira; O Boto; entre outras. Em seguida projete a imagem abaixo por meio do data show, a fim de estimular os estudantes a contarem lendas que conhecem.
fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kM2iEKb9Ix8
2ª Atividade:Nessa atividade os estudantes podem formar duplas para realizar as atividades no Laboratório de Informática. Professor você pode orientar a pesquisa. Sugerimos o site: http://lendasfolcloricas.blogspot.com.br/, para conhecer as lendas brasileiras. Peça aos alunos que explorem o blog, que vejam as lendas e, leia aquela que lhe agradou.
2ª Aula:
1ª Atividade: Inicie a atividade mostrando a imagem abaixo:
fonte: http://lendasfolcloricas.blogspot.com.br/
Professor, pergunte aos estudantes:
- Quem são esses personagens?
- Alguém leu a lenda sobre eles? Se sim, conte o que encontrou?
- Obteve informações novas à cerca das lendas já conhecidas? Quais?
2ª Atividade: Apresentar o vídeo: Os Lendários, por intermédio de recursos de mídias, com objetivo de fornecer mais informações sobre a temática em estudo: Lendas folclóricas.
fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kM2iEKb9Ix8
3ª Aula:
1ª Atividade: Antes de iniciar a atividade, diga aos estudantes que prestem atenção na linguagem utilizada na apresentação do vídeo: A lenda da Iara em libras.
fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WZlIr5NPZK4
2ª Atividade: Após o vídeo pergunte aos estudantes: Qual foi a linguagem utilizada na encenação da lenda? Conseguiram entender a historia? Conheciam a linguagem empregada? Quem faz uso desses sinais e por quê?
3ª Atividade: Entregue uma cópia com os personagens das lendas. Diga aos estudantes que esses sinais representam os nomes dos personagens em libras.
Peça aos estudantes que recortem as imagens, cole no caderno e descreva suas características físicas e psicológicas. Depois peça que recorte as letras do alfabeto, forme o nome do personagem e cole ao lado da imagem.
Fonte:http://www.smartkids.com.br/conteudo/passatempos/portugues/alfabeto-libras.gif
4ª Aula:Dividir a classe conforme a quantidade de personagens necessários para encenação das lendas (exemplo: três grupos com cinco estudantes). Após, peça aos integrantes que se reúnam para pesquisar no Laboratório de Informática sobre a lenda escolhida, oriente que busquem vídeos sobre a atividade, que pesquisem palavras em libras referentes ao texto, pois o mesmo será apresentado em forma de teatro caracterizado e, utilizando somente a linguagem de sinais, gestos, expressões faciais e corporais.
5ª e 6ª Aula: Professor, essas aulas serão utilizadas para realizar os ensaios, confecção do cenário e vestimentas dos personagens. É importante acompanhar diretamente os grupos, dar suporte e orientações caso tenham dificuldades para realizar alguma atividade.
7ª Aula: Pedimos ao professor que organize junto ao gestor escolar um momento para que os grupos apresentem suas peças com base nas lendas folclóricas. Sugerimos que fossem encenadas na semana ou no dia do folclore (22 de agosto). Professor fotografe e/ou grave em vídeo as atividades para divulgação no blog da escola, no jornal escolar e local. Vale ressaltar que esses recursos servirão como material de apoio pedagógico da instituição.
Atenção: Sempre que realizarem apresentações na escola recomendamos aos gestores e professores que peçam autorização por escrito aos pais ou responsáveis, para utilizar a imagem dos estudantes em divulgações nas diversas mídias.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1227
http://www.acessobrasil.org.br/libras/
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=2
http://lendasfolcloricas.blogspot.com.br/
Durante o desenvolvimento das atividades, sugerimos que o professor avalie qual o conceito de folclore os estudantes construíram durante as pesquisas, se ampliaram o conhecimento e repertório sobre as lendas brasileiras, se conseguem utilizar a linguagem de sinais corretamente para contar as lendas, bem como se desenvolveram as expressões corporais e faciais, associadas à linguagem de libras durante a apresentação teatral.
Quatro estrelas 2 classificações
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29/08/2012
Cinco estrelasExcelente!!!!!!!!!!!!Fico feliz por encontrar aqui facilitações para o trabalho com os alunos surdos.
13/08/2012
Quatro estrelasMuito legal esta aula. São estas questões que precisam ser postas em prática.