Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando as figuras geométricas com as crianças da Sala de Recursos Multifuncional

 

10/11/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIMAR DOS SANTOS CARRA
imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT EE CHAPEUZINHO VERMELHO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Conhecer as formas geométricas:

- Identificar as diversas formas geométricas em lugares diferentes;

- Conhecer jogos referentes às formas geométricas.

Duração das atividades
seis aulas de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conversa informal sobre a diversidade de formas dos objetos que estão a nossa volta, começando pela sala de aula, tais como: o quadro, a cadeira, a mesa, a porta, a borracha, etc....

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula: 40 minutos

Organizar o espaço para que todos possam estar bem, apresentar algumas figuras geométricas, em madeira e plástico, e assim iniciar a conversa e investigar até onde eles conhecem as figuras geométricas que foram apresentadas a eles.

tangram1Tangramtangram2Imagens da própria autora

Explicar que quase tudo que usamos tem forma geométrica, como o lápis, borracha, caderno e assim por diante.

Pedir para que os alunos escolham formas geométricas para fazerem um desenho, que será colocado  no mural da escola. Dispor de material como:  papel, lapis de cor, se necessário  cola e tesoura e deixar que façam seus desenhos. Distribuir uma atividade impressa para que identifiquem  e pintem as figuras geométricas conforme as cores pedidas. No mosaico abaixo pedir que identifiquem as figuras geométricas colorindo conforme as cores indicadas acima.

 

      tangram4figuras geométricas                                                                                                                                                                                    

 Desenho da aluna da  autora da aula                                                 http://annacrafts.wordpress.com/2011/11/30/ensinando-geometria-no-natal-atividades-prontas/

Depois de prontos os desenhos, pedir para eles observarem  as seu redor para ver se tem alguma figura geométrica e quais são elas? Se tem alguma igual ou parecida com aquelas que eles observaram a poucos instantes atrás.

2ª Aula: 40 minutos

Para podermos realizar essa aula buscaremos as formas geométricas existente em nossa volta, ou seja, em nosso dia a dia como (triângulo, retângulo, circulo e quadrado), podemos observar que até os conteúdos que estudamos em matemática envolvem figuras geométricas.  Dispor de atividade impressa para as crianças pintarem as figura geométricas, contarem e relacionarem as figuras aos numerais.

 

 

exercícioatividade1

Figura disponível em http://www.cirandacultural.com.br                               Figura disponível em:   http://annacrafts.wordpress.com/2011/11/30/ensinando-geometria-no-natal-atividades-prontas/  

formas e números

Figura  disponível em: http://marlenesapucaia.blogspot.com.br/2010/10/atividades-de-matematica-23expressoes.html

3ª Aula: 40 minutos

Apresentar às crianças um poema impresso sobre as formas geométricas. Orientar para que façam a leitura individual  e depois em voz alta. Em seguida cantar  com os mesmos. Após, as crianças poderão pintar as formas geométricas que aparecem abaixo do texto.

Poema

 poesia

Imagem retirada:  http://marlarte.blogspot.com.br/2010/08/blog-post_6032.html

 

4ª Aula: 40 minutos

1ª Atividade: Fazer um passeio pela escola e aos arredores da mesma com os alunos, perguntando aos mesmos o que veem e quais formas geométricas são iguais ou parecidas com as que observaram em sala.

2ª Atividade: Organizar as alunos na sala e pedir para que desenhem algo que eles observaram lá  fora, e  que tem forma de figuras geométricas. Dispor de folha sulfite, lápis de cor, ajudando sempre que for necessário.

Desenho feito por um aluno:

desenho

Da própria autora

 

5ª Aula: 40 minutos

tangram6

 

figura retirada:  http://www.escolakids.com/tangram.htm

 

Considerando que o trabalho  realizado na Sala de Recursos Multifuncional se dá com poucos alunos, organize os mesmos em duplas (A e B) e explique que eles farão um jogo, utilizando o Tangram, no qual uma equipe será a emissora e a outra, a receptora.

Entregue um Tangram completo para cada equipe, coloque as equipes sentadas na mesma posição (e não uma de frente para a outra), com um biombo (ou algum objeto semelhante) para separá-las e impedir que uma veja o que a outra está fazendo. Diga à equipe A que ela deverá construir o que desejar com as peças do Tangram e, quando terminar, sem mover nenhuma peça, deverá ditar para a equipe B o que fez para que os alunos possam construir a mesma figura. Lembre-se de que a quantidade de peças utilizada é uma variável que interfere na complexidade do problema. Se julgar adequado, proponha que as crianças utilizem apenas uma parte delas. Enquanto a equipe A constrói a figura, peça para a equipe B aguardar.

Ao final, retire o biombo e peça que as crianças comparem as figuras  construídas e vejam como ficaram. Nesse momento, é bem provável que as figuras tenham ficado bem diferentes, considerando que as crianças da equipe A podem não ter  conseguido ditar com muita precisão e nem ter atentado para detalhes espaciais importantes, como a posição da figura e sua localização, e nem ter usado o vocabulário geométrico adequado. Proponha uma discussão analisando as duas figuras e questione as crianças sobre o porquê de terem ficado tão diferentes. Pergunte o que a equipe A deveria ter dito para a equipe B conseguir chegar mais perto da construção da figura, e quais informações a equipe A deu para a equipe B que não foram necessárias. Inverta os grupos e realize, novamente, o mesmo jogo. Ao final, discuta com todos e analise o que mudou entre a primeira vez que jogaram e agora. 

Sugestão retirada e adequada do site: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/tangram-geometria-figuras-planas-618928.shtml

 

6ª Aula -  40 minutos

Organizar as crianças para usarem os computadores, da Sala de Recursos Multifuncional, para exploração de jogos educativos tais como: Cores e formas que exploram as figuras geométricas de diferentes formas e posições e exploração de alguns sites para exercitar o jogo do Tangram.

Site de pesquisa indicado: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/tangram-geometria-figuras-planas-618928.shtml


tangram5

http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/

Recursos Complementares
Avaliação

 

Observar se as atividades estão sendo realizadas pelos alunos, considerando a participação, atenção e envolvimento dos mesmos em todos os momentos: nas atividades de sala, nos passeios; se eles conseguiram fazer seus desenhos usando as formas geométricas e observar se realmente aprenderam sobre figuras geométricas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
  • Três estrelas 1/10 - 10%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.