10/11/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
- Conhecer as formas geométricas:
- Identificar as diversas formas geométricas em lugares diferentes;
- Conhecer jogos referentes às formas geométricas.
- Conversa informal sobre a diversidade de formas dos objetos que estão a nossa volta, começando pela sala de aula, tais como: o quadro, a cadeira, a mesa, a porta, a borracha, etc....
1ª Aula: 40 minutos
Organizar o espaço para que todos possam estar bem, apresentar algumas figuras geométricas, em madeira e plástico, e assim iniciar a conversa e investigar até onde eles conhecem as figuras geométricas que foram apresentadas a eles.
Imagens da própria autora
Explicar que quase tudo que usamos tem forma geométrica, como o lápis, borracha, caderno e assim por diante.
Pedir para que os alunos escolham formas geométricas para fazerem um desenho, que será colocado no mural da escola. Dispor de material como: papel, lapis de cor, se necessário cola e tesoura e deixar que façam seus desenhos. Distribuir uma atividade impressa para que identifiquem e pintem as figuras geométricas conforme as cores pedidas. No mosaico abaixo pedir que identifiquem as figuras geométricas colorindo conforme as cores indicadas acima.
Desenho da aluna da autora da aula http://annacrafts.wordpress.com/2011/11/30/ensinando-geometria-no-natal-atividades-prontas/
Depois de prontos os desenhos, pedir para eles observarem as seu redor para ver se tem alguma figura geométrica e quais são elas? Se tem alguma igual ou parecida com aquelas que eles observaram a poucos instantes atrás.
2ª Aula: 40 minutos
Para podermos realizar essa aula buscaremos as formas geométricas existente em nossa volta, ou seja, em nosso dia a dia como (triângulo, retângulo, circulo e quadrado), podemos observar que até os conteúdos que estudamos em matemática envolvem figuras geométricas. Dispor de atividade impressa para as crianças pintarem as figura geométricas, contarem e relacionarem as figuras aos numerais.
Figura disponível em http://www.cirandacultural.com.br Figura disponível em: http://annacrafts.wordpress.com/2011/11/30/ensinando-geometria-no-natal-atividades-prontas/
Figura disponível em: http://marlenesapucaia.blogspot.com.br/2010/10/atividades-de-matematica-23expressoes.html
3ª Aula: 40 minutos
Apresentar às crianças um poema impresso sobre as formas geométricas. Orientar para que façam a leitura individual e depois em voz alta. Em seguida cantar com os mesmos. Após, as crianças poderão pintar as formas geométricas que aparecem abaixo do texto.
Poema
Imagem retirada: http://marlarte.blogspot.com.br/2010/08/blog-post_6032.html
4ª Aula: 40 minutos
1ª Atividade: Fazer um passeio pela escola e aos arredores da mesma com os alunos, perguntando aos mesmos o que veem e quais formas geométricas são iguais ou parecidas com as que observaram em sala.
2ª Atividade: Organizar as alunos na sala e pedir para que desenhem algo que eles observaram lá fora, e que tem forma de figuras geométricas. Dispor de folha sulfite, lápis de cor, ajudando sempre que for necessário.
Desenho feito por um aluno:
Da própria autora
5ª Aula: 40 minutos
figura retirada: http://www.escolakids.com/tangram.htm
Considerando que o trabalho realizado na Sala de Recursos Multifuncional se dá com poucos alunos, organize os mesmos em duplas (A e B) e explique que eles farão um jogo, utilizando o Tangram, no qual uma equipe será a emissora e a outra, a receptora.
Entregue um Tangram completo para cada equipe, coloque as equipes sentadas na mesma posição (e não uma de frente para a outra), com um biombo (ou algum objeto semelhante) para separá-las e impedir que uma veja o que a outra está fazendo. Diga à equipe A que ela deverá construir o que desejar com as peças do Tangram e, quando terminar, sem mover nenhuma peça, deverá ditar para a equipe B o que fez para que os alunos possam construir a mesma figura. Lembre-se de que a quantidade de peças utilizada é uma variável que interfere na complexidade do problema. Se julgar adequado, proponha que as crianças utilizem apenas uma parte delas. Enquanto a equipe A constrói a figura, peça para a equipe B aguardar.
Ao final, retire o biombo e peça que as crianças comparem as figuras construídas e vejam como ficaram. Nesse momento, é bem provável que as figuras tenham ficado bem diferentes, considerando que as crianças da equipe A podem não ter conseguido ditar com muita precisão e nem ter atentado para detalhes espaciais importantes, como a posição da figura e sua localização, e nem ter usado o vocabulário geométrico adequado. Proponha uma discussão analisando as duas figuras e questione as crianças sobre o porquê de terem ficado tão diferentes. Pergunte o que a equipe A deveria ter dito para a equipe B conseguir chegar mais perto da construção da figura, e quais informações a equipe A deu para a equipe B que não foram necessárias. Inverta os grupos e realize, novamente, o mesmo jogo. Ao final, discuta com todos e analise o que mudou entre a primeira vez que jogaram e agora.
Sugestão retirada e adequada do site: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/tangram-geometria-figuras-planas-618928.shtml
6ª Aula - 40 minutos
Organizar as crianças para usarem os computadores, da Sala de Recursos Multifuncional, para exploração de jogos educativos tais como: Cores e formas que exploram as figuras geométricas de diferentes formas e posições e exploração de alguns sites para exercitar o jogo do Tangram.
Site de pesquisa indicado: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/tangram-geometria-figuras-planas-618928.shtml
http://lindauramatematica.blogspot.com.br/2011/04/matematica-ludica-o-uso-do-tangram.html
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1148
http://lucianakerche.blogspot.com.br/2011/03/figuras-para-montar-com-o-tangram.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=542
Observar se as atividades estão sendo realizadas pelos alunos, considerando a participação, atenção e envolvimento dos mesmos em todos os momentos: nas atividades de sala, nos passeios; se eles conseguiram fazer seus desenhos usando as formas geométricas e observar se realmente aprenderam sobre figuras geométricas.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/04/2015
Cinco estrelasGostei muito, embora eu vou precisar adaptar para trabalhar com meus alunos da educação Especial. Mas, me ajudará bastante. Parabéns!
27/03/2014
Cinco estrelasCriativo e produtivo para o desenvolvimento intelectual e pedagógico. Parabéns!!!
01/02/2013
Quatro estrelasMeus Parabéns
09/01/2013
Quatro estrelasGostei da aula bem explorada com vários recursos com certeza a garotada assimilou !
13/12/2012
Quatro estrelasGostei muito do material, e vou passar para os meus futuros colegas do Fund.1.
10/12/2012
Três estrelasaula muito bem preparada e dá pra fazer e aproveitar e tirar o melhor das criança.
30/11/2012
Cinco estrelasParabéns!!!!!
27/11/2012
Cinco estrelasParabéns.
17/11/2012
Cinco estrelasParabéns Lucimar! gostei muito de sua aula, vou usar suas ideias nas minhas aulas. Um abração que Deus te ilumine.
11/11/2012
Cinco estrelasparabéns!