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Os Lugares do Brasil: estados e capitais – UCA / Metodologia Científica

 

22/08/2012

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o país em que vive, seus diferentes espaços e localizações geográficas;
  • Identificar os nomes dos estados e suas capitais;
  • Produzir mapas ou roteiros simples de acordo com as características da linguagem cartográfica;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 720 minutos –12 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, além de terem sido desenvolvidas habilidades relativas à leitura, escrita e utilização de recursos do tablet, celular, gravador de áudio e do laptop Classmate, através do uso dos programas:Tux Paint e Mozilla Firefox. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O próprio termo “Iniciação” significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma preparação preliminar para tal. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:

"Iniciação científica nas séries iniciais"

 http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. Acesso em 01/08/2012.

(Este texto aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem “Observar, registrar e comprovar hipóteses sem simplificar a linguagem nem infantilizar. Esse é o caminho para a Iniciação Científica.”).

"Como elaborar um Projeto de Pesquisa" 

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso em 01/08/2012.

(Este texto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Iniciação Científica até o relatório.).

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Iniciação Científica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educação Básica utilize os sítios abaixo:

"Projeto de Iniciação Científica: Meteorologia: hoje tem chuva? – UCA/Metodologia Científica" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41531 Acesso em 01/08/2012.

"Projeto de Iniciação Científica: O Satélite Natural: a Lua - UCA/Metodologia Científica" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41424 Acesso em 01/08/2012.

Professor, você poderá construir um Fórum com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim convide a turma para criar um Fórum.

Nele os alunos poderão postar todas as discussões do trabalho e estabelecerem um intercâmbio com outras escolas de diversas regiões do país. Para isso, solicite a colaboração de algum estagiário ou professor de informática para auxiliar todo o processo de construção do Fórum.

Um Fórum é mais dinâmico que um sítio como tantos que estamos acostumados ver, é uma comunidade de amigos que se reúnem para discutir suas informações,  trocar ideias, divulgar curiosidades, enfim a finalidade de um Fórum de discussão é só você quem pode definir.

Assista ao vídeo sobre as etapas para a criação de um Fórum:

"Como criar um fórum grátis parte 1"  http://www.youtube.com/watch?v=GgnN7Fg6ajg Acesso 01/08/2012.

  • Leitura do texto detalhado dos passos a serem seguidos para a criação de um Fórum.

" Descubra que criar um fórum" http://www.forumeiros.com/criar-um-forum Acesso 01/08/2012.

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Fórum. É essencial a participação e o acompanhamento do professor. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.

Observação: É importante criar momentos de conversas para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto.

A cada etapa do Projeto é fundamental o registro que poderá ser feito de várias maneiras:

  • Manualmente no caderno de Projeto;
  • Digitalizado utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto); ou o tablet e outros recursos tecnológicos como: Blog, Wiki, Fórum.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “Os Lugares do Brasil: estados e capitais”, que será desenvolvido nesta aula.

bonecos UCA

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: Um aluno da turma descobriu um jogo online muito interessante e trouxe o endereço eletrônico para compartilhar com os colegas da sala de aula, despertando o interesse da turma em descobrir o nome das regiões do nosso país, dos estados e das capitais. Veja o sítio do jogo:

 jogo

"Jogo dos Mapas" http://iguinho.ig.com.br/jogo-mapa.html Acesso em 01/08/2012.

A turma ficou interessada em pesquisar sobre o nosso país, seus Estados e suas capitais conhecendo as regiões do Brasil.

Promova um momento para sensibilização do Projeto utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Neste sentido, você poderá instigá-los sobre o tema da seguinte forma: pesquisem músicas, poemas, vídeos que caracterizam os lugares do nosso Brasil. Segue alguns sítios de Pesquisa:

Letra de música

"Mapa Brasil" http://www.garagemmp3.com.br/sinho-maia-(compositor)/mapa-brasil (Neste sítio você encontrará a letra da música, "Mapa Brasil"). Acesso em 16/08/2012.

Vídeo

"Evolução do mapa do Brasil " http://www.youtube.com/watch?v=muZkU0lyY-U (Neste vídeo observamos a evolução da descoberta territorial do nosso país). Acesso em 16/08/2012.

Professor, disponibilize o poema e faça uma leitura juntamente com os alunos.

 Paisagens brasileiras

Fim de ano, tempo de viajar,
Pro interior, capital ou pro mar.
Na Amazônia, admirando a natureza
Ou ir pra serra gaúcha, curtir as belezas.
 
Há quem goste de viajar pro exterior,
Mas nada se comprara a viajar pelo Brasil
E conhecer suas belezas mil.
Ir pro sul, é pra quem gosta de frio,
Quem gosta de calor, pode ir pras belas praias do rio.
Quem adora centro urbano,
Tem que ir a são Paulo pelo menos uma vez no ano.
 
Quem curte paz e tranquilidade, temos a zona rural,
Pra conhecer, uma cultura sem igual.
Pra quem gosta de pescar,
O pantanal é o melhor lugar.
 
No norte há muita coisa por lá,
Como a Amazônia, e a festa do boi bumbá.
No nordeste, o sol brilha de montão,
E as praias nordestinas são a grande atração.
 
No centro oeste temos muito que visitar,
Como Goiânia, com seu calor estonteante,
Ou Brasília , com sua arquitetura marcante.
 
Nossa fauna é especial,
Nossa flora é sem igual.
Não há melhor lugar pra viajar,
Pois no Brasil é onde quero morar.

Fonte: " site de poesias" http://sitedepoesias.com/poesias/66101 Acesso 01/08/2012.

 Questões para serem discutidas após a leitura do poema.

  • Vocês gostaram do poema?
  • O que mais lhes chamou a atenção?
  • Quais as regiões brasileiras que foram apresentadas no poema? Vocês conhecem algumas? Comentem sobre elas.
  • Vocês acham que é importante conhecer o Brasil?

Agora cada um de vocês imagine que junto com seus familiares irá realizar um passeio de férias pelo Brasil, escolha uma ou mais regiões brasileiras citadas no poema e represente por meio de desenhos as cidades e suas características principais.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Viajando pelo Brasil”.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Inicialmente, investigue o que a turma sabe sobre o nosso Brasil, suas regiões, nome dos estados e capitais e peça que cada aluno dê sua opinião sobre esse tema. Em seguida, defina um título para o Projeto: “Os Lugares do Brasil: estados e capitais”.

Professor, faça uma lista no quadro ou no papel pardo com os alunos destacando o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Veja alguns exemplos:

 

Queremos pesquisar o nome das regiões do Brasil.

Queremos aprender o nome dos estados e capitais.

Para investigarmos a localidade do estado de Minas Gerais.

Para aprendermos a forma de representação do mapa por regiões.

 

Professor, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo explicando que em todo Projeto de pesquisa precisamos traçar os objetivos que queremos alcançar. Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Ou se preferir faça o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir os diferentes espaços e suas localizações geográfica;
  • Conhecer os nomes dos estados e das suas capitais;
  • Produzir mapas ou roteiros simples de acordo com as características da linguagem cartográfica;
  • Desenvolver o hábito do diálogo, da pesquisa e da troca de ideias.

Em seguida, é necessário construir os Problemas, sobre os quais os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa. Diante de todas as questões elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.

Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Qual foi a primeira região a ser descoberta no mapa do Brasil?

Hipótese: Região Nordeste

  • Qual o nome da maior região do Brasil?

Hipótese: Região Sudeste

  • Existem quantos estados e capitais no nosso país?

Hipótese:  Acredito que são 26 estados e o Distrito Federal cada um com sua capital.

  • Em quantas regiões o nosso país está dividido?

Hipótese: Em 5 regiões.

A próxima etapa é esclarecer para os alunos, que para pesquisarem precisam buscar as informações sobre o Projeto nas Fontes de Pesquisas, ou seja,é preciso definirem quais os recursos utilizarão para responderem suas perguntas. Espera-se que eles sugiram: dicionários, livros, vídeos, entrevistas, trabalho de campo, fotografias dentre outras.

Professor, ao realizar uma Pesquisa Científica é necessário o envolvimento dos participantes, tanto na execução quanto na elaboração das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

  • Língua Portuguesa: Gêneros textuais (entrevistas, histórias, relatos), estrutura de textos, reescrita e reprodução de textos individuais e coletivos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão);
  • História: A localização dos Estados e capitais do país, além da evolução da descoberta territorial do Brasil.
  • Geografia: Possibilitar uma gama de informações e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, interpretação de mapas e o estudo da localidade das regiões brasileiras, cidades; estados e capitais.
  • Matemática: Interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação de situações problemas.
  • Informática: Linguagem digital, criação de blog e email, PowerPoint, navegação na Internet.
  • Temas transversais: Ética, cidadania, natureza e sociedade.
  • Artes: Leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Inicialmente, proponha uma investigação para os alunos identificarem o nosso país no mapa ou no globo terrestre.

Professor, leve mapa ou o globo terrestre para os alunos visualizarem se preferir use o laptop Classmate utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou o tablet para fazer uma Pesquisa online acessando os sítios abaixo:

Explorando os mapas online

"Brasil Regiões"  

http://www.brasilrepublica.com/mapa.htm (Neste sítio encontra-se o mapa do Brasil dividido por regiões.). Acesso 08/08/2012.

 https://maps.google.com.br/maps?q=mapa+do+brasil&hl=pt-BR&ie=UTF-8 (Neste sítio encontra-se mapa com escala de satélite, onde podemos identificar as regiões por estados, capitais e até sua cidade.). Acesso 08/08/2012.

Discuta com a turma as informações presentes nos mapas, durante a Pesquisa nos mesmos.

Questões para serem discutidas:

  • Em quantas regiões o Brasil é dividido?
  • Qual o nome da maior região do Brasil em extensão? E a menor?
  • Quantos estados compõem o país?

Em seguida, organize os alunos para desenharem o mapa do Brasil com as informações pesquisadas. Ao terminarem sugira que troquem seus desenhos com outros alunos, para que estes possam analisar os dados e acrescentarem outros de acordo com as suas experiências e conhecimentos sobre o assunto da Pesquisa.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre o nosso país. O Brasil é uma República Federativa do Brasil organizada politicamente em estados, municípios e distritos. Para administrar o país, existe uma divisão em governos: federal, estadual e municipal.

Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. Por isto, os estados são chamados de Unidades da Federação. A sede do governo brasileiro fica em Brasília, no Distrito Federal. É lá que trabalha a Presidenta da República. Neste momento é interessante os alunos identificarem no mapa a cidade de Brasília, para isso providencie um mapa que possa ficar exposto na sala de aula.

UM BRASIL DIVIDIDO POR REGIÕES

O Brasil é um país que apresenta grande extensão territorial, diversidade de paisagens naturais e de aspectos sociais, econômicos e culturais. Por causa dessa grande diversidade e para auxiliar na administração do país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE dividiu o Brasil em 5 ( cinco) regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para dividir o Brasil em 5 (cinco) regiões, o IBGE agrupou os Estados com características naturais semelhantes, tais como relevo, clima, vegetação e hidrografia. Também os estados com características sociais e econômicas parecidas.

mapa 2  

CARVALHO, Aloma Fernandes; SCARLATO, Francisco Capuano; FURLAN, Sueli Angelo. Coleção Verso e reverso – Geografia 5º Ano Ensino Fundamental. 3. ed. São Paulo: IBEP, 2011. p. 105.

Interpretando o mapa

É importante que os alunos identifiquem as regiões brasileiras, os estados e as capitais no mapa, a partir da interpretação dos mesmos. Para isso, proponha uma observação com a turma sobre os seguintes pontos:

  • Quantas regiões aparecem no mapa?
  • Qual o nome do estado em que você mora?
  • Por que é importante conhecer o nome dos estados brasileiros?

Agora, proponha que os alunos executem, por escrito, as atividades abaixo.

Observe o mapa do Brasil e faça o que se pede:

mapa regiões

" Brasil" http://www.portalbrasil.net/brasil.htm Acesso em 05/08/2012.

1- Escreva os nomes dos estados que compõem as regiões brasileiras, se orientando pela legenda do mapa BRASIL Político.

Região Norte

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Região Nordeste

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Região Sudeste

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Região Sul

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Região Centro-Oeste

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 2- Responda:

 

a) Qual é o nome oficial do nosso país?

_____________________________________________________________

b) Qual o nome da capital do Brasil? Em qual estado ela está localizada?

_____________________________________________________________

c) Quantos estados têm o nosso país?

_____________________________________________________________

 3- Escolha cinco estados do Brasil e escreva os seus nomes e das suas capitais.

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

 4 - Utilize as palavras abaixo, para completar os espaços em branco nas frases.

 

Equador – Amazonas – Rio Grande do Sul – Brasil – Aracaju – Chile – Mato Grosso do Sul – Goiás – Sul

 

a) O ___________________ é o maior país da América do Sul.

b) Os países que não se limitam com o Brasil, na América do Sul, são _________________ e ______________________.

c) A capital do estado de Sergipe é ______________________.

d) O maior estado brasileiro é o ______________________.

 

e) Os estados de Mato Grosso, ______________________ e ______________________, formam a região Centro-Oeste do Brasil.

f) Paraná, Santa Catarina e ______________________ formam a região ______________ do Brasil.

6 - Pinte no mapa abaixo, de azul o estado em que você vive e de amarelo o estado onde se localiza a capital do Brasil.

mapa colorir

 

 

Fonte: Acervo da autora

a) Escreva os nomes dos estados vizinhos ao estado em que vocês mora.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

b) Qual o nome da capital do seu estado?

________________________________________________________________________________

menino 

Faça uma Pesquisa, com a ajuda dos seus familiares, utilizando internet, enciclopédias  ou livros, sobre o nome dos estados, suas capitais e sigla e preencha o quadro abaixo, conforme o modelo.

 

Estados

Capitais

Sigla

Minas Gerais

Belo Horizonte

MG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                Fonte: Acervo da autora 

O quadro poderá ser registrado no caderno ou caso sua escola possua o laptop Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, elabore juntamente com os alunos um quadro conclusivo, contendo as informações pesquisadas sobre os nomes dos estados, das capitais e siglas. Utilize cartolina ou folha de papel A3, canetinhas, lápis de cor ou giz de cera. Não se esqueça de construir uma legenda para identificar as regiões brasileiras. Depois, exponha na própria sala de aula.

BRINCANDO E APRENDENDO COM OS JOGOS

Professor, segue abaixo algumas sugestões de jogos para realizar e construir com a turma.

JOGOS ONLINE 

 jogo  

O Papagaio Brasil precisa da sua ajuda. Ele conhece todo o território brasileiro e seu grande sonho é voar até as estrelas. Mas, antes de guiá-lo, você terá que ganhar sua confiança, acertando os nomes das capitais de alguns estados brasileiros e onde eles se localizam.

"Escola Games Papagaio Brasil" http://www.escolagames.com.br/jogos/papagaioBrasil/ Acesso 10/08/2012.

Solicite que os alunos acessem os jogos online sugeridos para aprenderem brincando, utilizando o laptop Classmate, através do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou o tablet.

JOGO DA MEMÓRIA

joj2

Nesse jogo é só clicar nas cartas e encontrar os pares correspondentes. Você poderá jogar em dupla.

" Estados e Capitais" http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=191 Acesso 10/08/2012.

Construindo o jogo com a turma

Jogo da memória

Professor, confeccione junto com os alunos o jogo da memória. Para isso utilize papel cartão ou cartolina, peça aos alunos que desenhem com régua em folha de papel A4,  27 retângulos com 10 cm de comprimento por 5 cm de largura e que depois escolham uma cor de lápis de cor e escrevam os nomes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Em seguida, escolham outra cor de lápis para escreverem o nome das respectivas capitais. Quando toda a turma terminar é só formar as duplas e iniciar o jogo.

 Dominó Estados e Capitais

Construa com os alunos um dominó usando papelão ou papel cartão da seguinte forma:
1 - Desenhe com régua em folha de papel A4,  27 retângulos com 10 cm de comprimento por 5 cm de largura. Faça a divisão do retângulo ao meio como em uma peça de dominó convencional.

2 - Com os retângulos prontos, proponha que os alunos escrevam o nome dos Estados e do Distrito Federal em um dos lados do dominó. Em seguida, no lado do dominó que ficou em branco escrever o nome das capitais. Não se esqueça de informar aos alunos, que eles não devem escrever o nome da capital na mesma peça onde está o Estado correspondente.

3 - Proponha que os alunos recortem os retângulos (dominós já prontos) e colem no papel cartão ou papelão. Recortem novamente os retângulos e está pronto o Dominó.

Os alunos poderão brincar em grupos de até 4 pessoas. Inicialmente permita que consultem o mapa do Brasil, com o tempo ele não será mais necessário porque os alunos já terão memorizado os estados e suas respectivas capitais.

"Vamos jogar? Geografia/4º Ano" http://valr2.blogspot.com.br/2010/07/vamos-jogar-geografia4-ano.html Acesso 10/08/2012.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Professor, segue alguns sítios em que você poderá encontrar atividades extras para a turma, caso sinta necessidade de complementar o conteúdo trabalhado.

http://marilda-cantinhodasatividades.blogspot.com.br/2011/03/atividades-geografia.html acesso 10/08/2012 (Neste Blog existem atividades de acordo com as características das regiões do país.). Acesso 10/08/2012.

http://pt.scribd.com/doc/65138928/Atividade-de-Geografia-mapa-para-teste-5%C2%BA-ano ( Neste Blog você encontrará atividades de interpretação de mapas.). Acesso 10/08/2012.

 8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 INVESTIGANDO REGIÕES BRASILEIRAS

O Brasil é um país muito grande e de Norte a Sul encontramos costumes muito diferentes. As danças populares são típicas de cada lugar, assim como as comidas, as músicas e as atividades econômicas. Às vezes a própria língua é tão diferente que não entendemos muito bem o que dizem as pessoas de outras regiões.

As diferenças dentro do nosso território são muitas. Quando olhamos para dentro de nosso país, vemos que alguns lugares são mais povoados do que outros. Há áreas com mais pessoas morando em cidades, em outras áreas há mais pessoas morando no campo. Em algumas cidades há mais escolas e hospitais. Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/7a12/conhecer_brasil/default.php?id_tema_menu=1&id_tema_submenu=11 Acesso 01/08/2012.

Professor, apresente aos alunos algumas características territoriais: aspectos sociais, naturais, econômicos e culturais. Veja a sugestão abaixo:

SÃO PAULO: METRÓPOLE DAS METRÓPOLES

São Paulo é a capital do estado com o mesmo nome, economicamente é o mais rico do país. Ela representa serviços e tecnologias tão avançadas, que por isso é chamada também de “cidade mundial”.

São Paulo São Paulo 2

Pátio do Colégio, Museu Anchieta, no centro da cidade                           São Paulo é a cidade mais rica do Brasil (foto de 2002)

de São Paulo (foto de 2002)

Fonte: CARVALHO, Paloma Fernandes; SCARLATO, Francisco Capuano; FURLAN, Sueli Ângelo. Coleção Verso e reverso – Geografia 5º Ano Ensino Fundamental. 3. ed. São Paulo: IBEP, 2011. p. 97.

 RIO DE JANEIRO: CIDADE MARAVILHOSA

A cidade Rio de Janeiro é a capital do estado do Rio de Janeiro e tem um dos grandes portos brasileiros. É centro da segunda maior região metropolitana do Brasil, com seu importante comércio e sua indústria.

Igreja da Candelária, no centro da cidade do Rio de Janeiro. (foto de 2003)

rio rio 2

Igreja da Candelária, no centro da cidade do Rio de Janeiro.            O Rio de Janeiro é uma cidade famosa por suas lindas paisagens turísticas.

                                (foto de 2003)                                                                                                               (foto de 2003) 

CARVALHO, Paloma Fernandes; SCARLATO, Francisco Capuano; FURLAN, Sueli Ângelo. Coleção Verso e reverso – Geografia 5º Ano Ensino Fundamental. 3. ed. São Paulo: IBEP, 2011 p. 98.

SALVADOR: A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL

A cidade de Salvador apresenta uma característica que a torna especial. Por causa do relevo e da forma como foi sendo povoada, uma parte da cidade é chamada cidade “alta” e a outra cidade “baixa”.

salvador Salvador

O Pelourinho é um dos pontos turísticos mais visitados                        Cidade alta e cidade baixa de Salvador, na Bahia

em Salvador, na Bahia. (foto de 2001)                                                           com destaque para o Elevador Lacerda. (foto de 2002)

CARVALHO, Paloma Fernandes; SCARLATO, Francisco Capuano; FURLAN, Sueli Ângelo. Coleção Verso e reverso – Geografia 5º Ano Ensino Fundamental. 3. ed. São Paulo: IBEP, 2011. p.101.

BRASÍLIA: A CAPITAL DAS CAPITAIS

Brasília é considerada uma das cidades mais modernas e arrojadas do mundo. Ela é diferente, pois é uma cidade planejada.

Brasília

Brasília foi fundada em 21 de abril de 1960 para ser a nova capital do Brasil. Na foto, podemos observar o Congresso Nacional e a praça dos Três Poderes (foto de 2009).

CARVALHO, Paloma Fernandes; SCARLATO, Francisco Capuano; FURLAN, Sueli Ângelo. Coleção Verso e reverso – Geografia 5º Ano Ensino Fundamental. 3. ed. São Paulo: IBEP, 2011. p.103.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize a turma em grupos de trabalho e solicite uma Pesquisa, onde cada grupo ficará responsável em escolher uma das regiões brasileiras para investigar características naturais, econômicas e culturais e outras curiosidades que acharem interessantes.

Essa Pesquisa poderá ser feita em livros, revistas, enciclopédias e na internet.

Peça que os alunos acessem os sítios sugeridos no laptop Classmate, utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.

Região Norte

"A Região Norte" http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-norte.htm (Neste sítio você encontrará características da maior região brasileira, aspectos econômicos.). Acesso 10/08/2012.

"Aspectos Culturais da Região Norte" http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm (Neste sítio você encontrará os aspectos culturais da região.). Acesso 10/08/2012.

"Rios Amazônicos: principais vias de transporte" http://www.brasilescola.com/brasil/rios-amazonicos-principais-vias-transporte.htm (Este sítio traz informações sobre os rios amazônicos: principais vias de transporte.). Acesso 10/08/2012.

Região Nordeste

"A Região Nordeste" http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-nordeste.htm (Neste texto você encontra características físicas, socioeconômicas, agricultura, turismo.). Acesso 10/08/2012.

"A Seca no Nordeste" http://www.brasilescola.com/brasil/a-seca-no-nordeste.htm (Este texto aborda sobre a incidência da seca nessa região do país, da sua vegetação, dos rios temporários e sazonais.). Acesso 10/08/2012

"Aspectos Culturais da Região Nordeste"  http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-nordeste.htm (Com esse texto podemos aprender elementos culturais, festas comemorativas, danças folclóricas, literatura de Cordel e culinária.). Acesso 10/08/2012.

Região Centro-Oeste

"Aspectos Culturais da Região Centro-Oeste"http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-centrooeste.htm (Este o texto comenta sobre a diversificação da cultura dessa região, os eventos culturais, danças indígenas, artesanato, manifestações culturais.). Acesso 10/08/2012.

Região Sudeste

"Aspectos Culturais da Região Sudeste"http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sudeste.htm (Nesse sítio encontram-se aspectos culturais da região sudeste, manifestações culturais e o prato típico dessa região.). Acesso 10/08/2012.

"Industrialização da Região Sudeste" http://www.brasilescola.com/brasil/industrializacao-regiao-sudeste.htm (Nesse sítio encontram-se aspectos econômicos.). Acesso 10/08/2012.

Região Sul

" São Paulo: a cidade de São Paulo" http://www.brasilescola.com/brasil/saopaulo.htm (Este o texto comenta sobre a cidade de São Paulo , comércio, agricultura, pecuária, importação e exportação de produtos). Acesso 10/08/2012.

PEQUENO GEÓGRAFO

Após a Pesquisa organize com os alunos um álbum de imagens e textos sobre essas regiões.

Para produzir os textos utilizem o laptop Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto) ou o tablet.

Professor, é importante a apresentação dos textos produzidos para os próprios alunos. Portanto, crie um momento para dialogar sobre essas informações pesquisadas na sala de aula e fazer as correções necessárias.

Para a ilustração do álbum, solicite que em grupos os alunos representem cada região do Brasil  de diversas formas artísticas: com colagens de sementes; papéis picados (papel crepom); colagem de retalhos em tecido; pintura a dedo; colagens com forminhas de doces ou massinha de modelar.

Se preferir vocês poderão utilizar o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Descobrindo os segredos do Brasil".

Cada grupo escolhe a sua região para a ilustração artística e a produção do texto coletivo.

album  

Fonte: Acervo da autora

Não se esqueça de divulgar os textos coletivos construídos pelos alunos para toda a comunidade escolar, em forma de cartazes, Blog, Fórum e até na rádio da escola.

 10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, você também poderá criar com os alunos, um "Quiz" (perguntas e respostas sobre o que aprenderem com o Projeto) para concluir o Projeto. Abaixo segue o sítio com exemplos de "Quiz":

1- Qual a capital do estado Sergipe? 

(           ) São Paulo

(           ) Manaus

(           ) Maceió

(           ) Nenhuma das alternativas

(           ) Cuiabá 

2 - Quais as capitais dos estados Rio Grande do Norte e Pará? 

(           ) Campo Grande e Aracaju

(           ) Belém e Natal

(           ) Salvador e Porto Velho

(           ) Rio Branco e Fortaleza

(           ) Natal e Belém 

3 - Qual a sigla do estado Roraima? 

(           ) RO

(           ) BA

(           ) RR

(           ) AP

(           ) RN

 http://rachacuca.com.br/quiz/17564/brasil-siglas-estados-estatisticas-e-capitais/  Acesso 10/08/2012.

Professor, organize a turma em grupos pequenos para elaborarem um "Quiz" sobre as regiões brasileiras, os estados e suas capitais, e outras curiosidades que descobriram. Depois, sugira que troquem seus "Quiz" com outros grupos, para que possam analisar e responder. Caso sua turma esteja registrando as informações coletadas em Blog, Wiki ou Fórum, promova um campeonato de "Quiz" com outros alunos por meio de um intercâmbio.

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões às quais os alunos chegaram, seja por meio de texto individual ou coletivo. Retome as questões levantadas no início da Pesquisa, a fim dos alunos as comprovarem ou refutarem, respondendo seu questionamento inicial. É importante destacar na construção do texto final da Pesquisa, os conhecimentos adquiridos com o tema estudado, a participação dos pesquisadores e a compreensão dos processos da Pesquisa.

Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma. Elabore o convite com os alunos, agende a data, horários e providencie os materiais que julgar necessários.

Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de colocar o dia, horário e local da apresentação. Imprima o convite que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados e distribuídos para a comunidade escolar.

12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize com os alunos o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula.

Segue algumas dicas, veja com a turma, qual forma será mais produtiva e que despertará maior interesse.

  • Dramatização do poema: Paisagens Brasileiras;
  • Exposição dos álbuns das regiões brasileiras;
  • Espaço para os jogos: da memória e dominó;
  • Mural com as curiosidades pesquisadas;
  • "Quiz" para a interação com a comunidade escolar;
  • PowerPoint das informações dos dados coletados. 

 Os alunos poderão construir slides usando PowerPoint, contendo as informações e dados coletados na Pesquisa. Veja como criar os slides nos sítios:

 http://www.youtube.com/watch?v=8cw6-RIOH80  (O vídeo apresenta os passos para a criação de uma apresentação no PowerPoint.). Acesso 10/05/2012.

 http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint – 1ª Aula (Este é a primeiro vídeo aula de um total de 12 vídeos aulas gratuitas sobre o PowerPoint.).

Logo após, no dia posterior, peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, no tablet e ou no laptop suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, enfim,  suas descobertas sobre “Os Lugares do Brasil: estados e capitais”. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

  • Os 10 Lugares mais Fantásticos do Brasil

http://www.viajandoblog.com/post/3715/os-10-lugares-mais-fantasticos-do-brasil    (Neste sítio você encontrará informações sobre as regiões mais lindas do nosso país). Acesso 10/08/2012. 

Sugestões de links para os professores:

  • Atividades complementares sobre as regiões brasileiras seus estados e capitais, interpretação de mapas.

http://atividadesescolaresonline.blogspot.com.br/2011/05/atividades-de-geografia-mapa-politico.html ( Neste blog você encontrará sugestões de atividades complementares, mapas sobre as regiões do Brasil). Acesso10/08/2012.  

  • Interpretação do mapa do Brasil

http://pt.scribd.com/doc/65138928/Atividade-de-Geografia-mapa-para-teste-5%C2%BA-ano (neste sítio você encontrará atividades de interpretação do mapa do Brasil). Acesso10/08/2012.

Avaliação

Os Projetos transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente;
  • Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da metodologia de Projetos de Iniciação Científica e se, reconheceram o país em que vivem, seus diferentes espaços e localização geográfica; identificaram os nomes dos estados e suas capitais; produziram mapas ou roteiros simples de acordo com as características da linguagem cartográfica; e quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Joana, E.E.AVELINO , Goiás - disse:
    JOANAMEL@HOTMAIL.COM

    09/09/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns!


  • Gleiciane Fonseca, José Braga de Paiva , Ceará - disse:
    gleiceff@hotmail.com

    02/07/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns! Amei a susgestão.


  • isabella, arca dos sonhos , São Paulo - disse:
    isabella_2275@hotmail.com

    02/02/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns excelente projeto .


  • FATIMA CALDEIRA, E.E. Jardim Zaira VI , São Paulo - disse:
    fafacaldeira@gmail.com

    18/11/2012

    Cinco estrelas

    gostei, é pratico e uma aula rápida onde os alunos se envolvem. parabéns


  • Arlete Lima Tomaz Duarte, EM CONEGO BENTO , Minas Gerais - disse:
    arleetomaz@gmail.com

    23/08/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns a vocês que prepararam estas aulas. Estão muito ricas, prazerosas e interessantes. Infelizmente é inviável aos alunos que não têm computadores. Seria maravilhoso ver a turma aprendendo estados e capitais, conteúdo que exige bastante memorização, através do jogo da memória. Amei o trabalho de vocês! Abraços.


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