Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Olhando para o céu: objetos luminosos e iluminados – UCA/ Metodologia Cientifica

 

22/08/2012

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os objetos que vemos no céu, suas características e formas;
  • Conhecer os corpos celestes e suas características;
  • Conhecer a diferença entre astros iluminados e luminados;
  • Reconhecer os instrumentos que utilizamos para observar o céu;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 780 minutos –13 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos curiosidades a respeito dos objetos que vemos no céu e os objetos existentes no universo. Além de, desenvolver as habilidades relativas à leitura, escrita e a utilização de recursos do tablet, celular, gravador de áudio e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint e Mozilla Firefox.  É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:

"Iniciação científica nas séries iniciais"

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. (Texto que aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos sem um conhecimento das etapas de um Projeto). Acesso em 01/08/2012.

"Como elaborar um Projeto de Pesquisa"

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. (Texto que apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, das etapas do Projeto de Iniciação Científica até o relatório). Acesso em 01/08/2012.

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Iniciação Científica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educação Básica utilize os sítios abaixo:

"A natureza em alerta – UCA / Metodologia Científica" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40631

" A caatinga e seus animais: uma proposta de iniciação científica - UCA" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050

Sítios acessados em 01/08/2012.

Professor, para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcançar os objetivos propostos, é necessário seguir as seguintes etapas:

  1. Escolha do tema
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Problematização
  5. Levantamento de hipóteses
  6. Seleção das fontes de pesquisa
  7. Execução e realização
  8. Depuração de hipóteses
  9. Socialização (apresentação e exposição dos resultados)
  10. Avaliação

Professor, você poderá construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim, crie um Blog da turma.

Para a criação de um Blog são necessários alguns passos, convide a turma para ler informações sobre essa criação, acessando a aula “Vamos criar um Blog da turma?”, disponível no sítio do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391 Acesso 10/05/2012.

O Blog da turma tem as mesmas características do Blog da escola. Exige preparação prévia e envolvimento dos atores no processo, como pais, professor, alunos e direção da escola e autorizações prévias para as imagens das crianças aparecerem na rede, assim como a organização de eventos relevantes. Lembre-se que ele será o diário da sua turma e seu Portfólio.

" Fazendo Blogs" http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. Acesso 11/05/2012. O texto apresenta passos e sugestões de como trabalhar com a criação de Blog com a turma.

Veja outras sugestões de sítios para a criação do Blog:

" Curso de Blogs aula 1" http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. Curso de Blogs - (Curso básico de criação de Blogs, esta aula é sobre os conceitos básicos: Blogs, Flogs e Vlogs.) Acesso 11/05/2012.

 " Como criar um Blog" http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. Acesso 11/05/2012. O vídeo apresenta como criar um Blog de forma simples e clara.

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “Olhando para o céu: objetos luminosos e iluminados”, será desenvolvido nesta aula.

bonecos UCA 

Estratégias e recursos da aula 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: Os alunos foram convidados a assistirem uma apresentação de um poema na semana passada na turma do 4º ano da escola.

O Universo 

(Paráfrase)

 A Lua:

Sou um pequeno mundo;

Movo-me, rolo e danço

Por este céu profundo;

Por sorte Deus me deu

Mover-me sem descanso,

Em torno de outro mundo,

Que inda é maior do que eu.

 A Terra:

Eu sou esse outro mundo;

A lua me acompanha,

Por este céu profundo...

Mas é destino meu

Rolar, assim tamanha,

Em torno de outro mundo,

Que inda é maior do que eu.

 O Sol:

Eu sou esse outro mundo,

Eu sou o sol ardente!

Dou luz ao céu profundo. . .

Porém, sou um pigmeu,

Quer rolo eternamente

Em torno de outro mundo,

Que inda é maior do que eu.

 O Homem:

Por que, no céu profundo,

Não há de parar mais

O vosso movimento?

Astros! Qual é o mundo,

Em torno ao qual rodais

Por esse firmamento?

Todos os Astros:

Não chega o teu estudo

Ao centro disso tudo,

Que escapa aos olhos teus!

O centro disso tudo,

Homem vaidoso é Deus!

http://www.jornaldepoesia.jor.br/bilaci06.html. Acesso em 11/08/2012.

Professor, sugerimos que você organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos dando suas opiniões sobre a apresentação que assistiram.

  • Do que se trata o poema?
  • O que mais lhe chamou a atenção?
  • Você sabe o que são os astros? E como eles se diferenciam?

A turma ficou interessada em pesquisar sobre o universo, seus astros e outros corpos celestes. Promova um momento de sensibilização do Projeto, utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática.

Obra literária

 livro

" Quer ser um astronauta por um dia" http://wp.clicrbs.com.br/aldobrasil/2009/05/10/quer-ser-astronauta-por-um-dia/?topo=84,2,18,,,84 (Neste Blog você encontrará uma história infantil "Astronauta por um Dia", a interatividade do livro estimula a imaginação e a coordenação motora e visual). Acesso em 16/08/2012.

astronauta

" Manual do espaço do astronauta" http://www.monica.com.br/revistas/man-astro.htm (Neste sítio você encontra o livro: Manual do Espaço do Astronauta, com ele nessa viagem espacial e conheça o Sistema Solar, a origem das estrelas, as descobertas dos astrônomos e muito mais. Isso sem falar em poemas e atividades super legais.). Acesso em 16/08/2012.

Neste sentido, apresente aos alunos a imagem do universo.

universo 

" Origem do Universo" http://pt.wikinoticia.com/cultura%20cient%C3%ADfica/ecologia%20e%20ambiente/65320-origem-do-universo. (Neste sítio você encontrará informações sobre a origem do universo). Acesso 10/08/2012.

Questões para serem discutidas com os alunos na observação da imagem:

_ Nas grandes cidades é possível observar os astros à noite? Justifiquem.

 Resposta provável. Nas grandes cidades, quase não é possível observar os astros à noite, pois as luzes ofuscam o brilho deles.

Caso seus alunos morem nessas cidades, pergunte a eles se já observaram o céu em outros lugares onde não havia tanta iluminação artificial e o que acharam da beleza do céu estrelado.

  • _ Vocês já devem ter observado fotografias do Planeta Terra visto do espaço. Como vocês imaginam que são feitas essas imagens?
  • Resposta provável. As fotografias da Terra são feitas por equipamentos enviados ao espaço, como os satélites e os telescópios espaciais.

    _ O que vocês imaginam quando olham para o céu à noite? Que perguntas vocês já fizeram a si mesmos sobre o Universo? Façam um desenho para representarem suas respostas.

    Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “DE OLHO NO UNIVERSO”.

    Inicialmente, a intenção dessas discussões é sensibilizar os alunos para o estudo do céu e dos astros. Os desenhos da turma podem servir de base para o levantamento de questões curiosas sobre esse tema. Peça que cada aluno dê sua opinião sobre esse tema. Em seguida, defina um título para o Projeto: “Olhando para o céu: objetos luminosos e iluminados”.

     2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Professor, organize os alunos em grupos e oriente-os a registrarem em uma ficha a justificativa do Projeto. Veja alguns exemplos: 

    • Queremos pesquisar os objetos que podemos ver no céu.
    • Vamos investigar as características dos astros.
    • Para aprender quais os astros que brilham no espaço.
    • Vamos descobrir quais as diferenças entre os astros luminosos e os luminados.

    Observação: É importante criar momentos de conversas para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto.

    A cada etapa do Projeto é fundamental o registro, que poderá ser feito de várias maneiras: em cadernos, em portifólios  ou digitalizados em laptop, tablet e em outros recursos tecnológicos como: Blog, Wiki, Fórum.

    Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

    3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Em seguida, na roda de conversa organize a turma para definir os objetivos que desejamos alcançar com a referida Pesquisa. Veja alguns exemplos abaixo:

    • Identificar os objetos que vemos no céu, suas características e formas;
    • Conhecer a diferença entre astros iluminados e luminados;
    • Reconhecer os instrumentos que utilizamos para observar o céu;
    • Desenvolver o hábito do diálogo, da pesquisa e da troca de ideias.

    Logo após, é necessário construir juntamente com os alunos os Problemas, sobre os quais os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa. Também, é importante instigá-los a pensarem sobre as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.

    Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:

    • O que conseguimos ver olhando para o céu?

    Hipótese: A estrelas, a lua e o sol.

    • Quais são os astros luminosos?

    Hipótese: O sol e a lua.

    • Como chamam os instrumentos que se usa para observar as estrelas?

    Hipótese: Binóculo e Luneta.

    • Qual a diferença entre astros luminosos e iluminados?

    Hipótese: É que um emite luz e o outro recebe a luz.

    • Como é chamado um conjunto de estrelas?

    Hipótese: Constelação 

    Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações para responder as questões elaboradas. Espera-se que eles digam: dicionários, livros, vídeos, entrevistas, trabalho de campo, fotografias dentre outras. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias.

    Professor, um trabalho com uma proposta de Iniciação Científica, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execução quanto na sua elaboração. Por isso, recorra às sugestões dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do Projeto. Para o presente tema “objetos luminosos e iluminados”, sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam o Projeto:

    Matemática: Explorar o tratamento da informação, recorrendo à organização de dados obtidos na investigação.

    Português: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetização dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espontânea e coletiva com a turma.

    Geografia: Possibilitar uma gama de informações e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, o estudo do universo, seus astros e corpos celestes

    Ciências Naturais: Facilitar a compreensão do conhecimento do que existe no universo, das diferenças entre os astros luminosos e os iluminados.

    Ética: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizem vivências individuais e coletivas na construção do conhecimento, visando observar e trabalhar com as possíveis contradições e dificuldades de relações interpessoais.

    4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Professor, os temas relacionados com a astronomia são muito interessantes para os alunos, mas também abstratos. Pensando nisso, prepare a obra literária e conte aos alunos, sejam por meio de projeção, dramatização, teatro de sombra.

    Obra Literária: "O Pequeno Planeta perdido" de Ziraldo.

    livro planeta

    http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com.br/2011/10/o-pequeno-planeta-perdido-ziraldo.html Acesso em 16/08/2012.

    Sinopse:

    Um homem foi enviado ao espaço em direção a um planeta tão distante que o combustível acabou assim que o foguete chegou em seu destino. O homem, completamente só, gritou por socorro e, por incrível que possa parecer, a Terra toda ouviu seu pedido.

    Agora, imagine que você está prestes a decolar para o espaço num foguete espacial para observar o céu. Com base nesse passeio imaginário escreva um parágrafo para representar seus passeio no universo. Não se esqueça de ilustrá-lo.

    Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “VIAGEM AO UNIVERSO”.

    Ao terminarem, solicite que façam pequena apresentação oral aos colegas da turma, sobre suas produções e o que irão encontrar ao entrar em contato com as mesmas.

    5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Professor, explore os conhecimentos prévios dos alunos sobre a observação do céu. Quem já olhou para o céu e viu o sol, a lua as estrelas? Desde os tempos mais antigos, muitas pessoas observaram a lua, o sol e os outros corpos celestes procurando se orientar, entender o universo, a existência do dia e da noite, as estações do ano, as fases da lua. Por causa dessas curiosidades pelo conhecimento que nasceu a astronomia.

    Oriente os alunos a procurarem o significado das palavras em dicionários ou online: corpos celestes e astronomia. Veja abaixo o significado no dicionário online de cada palavra.

    Corpo Celeste

    Que está ou aparece no céu. Habitante do céu, ou próprio dele. Concernente à divindade.Proveniente do céu ou caído da atmosfera.

    http://www.dicionarioweb.com.br/celeste.html Acesso em 16/08/2012.

    Astronomia

    Ciência, que estuda a constituição e movimento dos astros. http://www.dicionarioweb.com.br/astronomia.html Acesso em 16/08/2012.

    Em seguida, disponibilize os textos informativos abaixo para discutir com os alunos

    O CÉU E A TERRA

    texto informativo 2 testo informativo

    Fonte: TRIGO, Elisabete Chaddad; TRIGO, Eurico Moraes. Viver e aprender Ciências 3º Ano. 6. ed. São Paulo, Saraiva, 2002 p.06 e 07.

    Faça a leitura minuciosa juntamente com os alunos, peça que destaquem (passando um traço com lápis ou caneta) no texto, o que acharem interessante para as discussões.

    Questões que podem ser levantadas:

    • Vocês já observaram o céu a noite sem nuvens? Como ele é?
    • A lua aparece sempre no mesmo lugar?
    • O que são os astros luminosos? E os iluminados?
    • Qual a diferença entre esses astros luminosos e iluminados?
    • O que são os satélites naturais? E os chamados artificiais?

    Observe esta imagem:

    nave espacial

    Lançamento da nave espacial (Discovery)

    • O que você vê na foto acima?
    • Para onde são lançados os foguetes?
    • Se no foguete existir astronautas, o que provavelmente eles verão no universo?
    • Se você fosse um astronauta, o que gostaria de ver no universo?

    6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Em seguida, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate, o sítio sugerido abaixo, para assistirem ao vídeo que enriquecerá a Pesquisa.

    Explorando o vídeo

    Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos ao assistirem o vídeo, peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais para a Pesquisa.

    • O que você achou do vídeo?
    • O que é uma galáxia? Qual a sua forma?
    • Onde se localiza o sol?
    • Qual a distância da luz do sol até nós na terra?
    • Você já conhecia algum dos nomes das estrelas? Comente qual/ais.
    • Qual o nome da estrela mais brilhante do céu?
    • Qual o nome da estrela maior que o Sol?
    • Qual a estrela mais próxima da terra?

    Professor, peça aos alunos que utilizem seus laptops para acessarem o sítio utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os tablets.

    • Vídeo:
    • "Cosmo - Via láctea (TV Escola)"

    http://www.youtube.com/watch?v=SVjbBjS-SKc. Acesso 08/08/2012.

    Professor, comente com os alunos sobre a importância de se observar o céu para a compreensão dos fenômenos que acontecem na terra.

    Imagine uma noite sem nuvens e estrelada, longe das luzes e da poluição da cidade. Imagine, ainda em ter uma luneta e poder observar o céu com ela.

    • O que é possível observar?
    • No lugar onde você mora, as ruas são muito iluminadas?
    • O ar é limpo ou poluído?
    • Observando o céu, que astros ou corpos celestes você já viu?
    • É possível enxergar algum astro durante o dia? Qual?

    Não se esqueça de registrar as respostas no caderno e ou no Blog da turma.

    7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    EXPLORANDO OS ASTROS

    Professor, promova um diálogo com a turma sobre os astros. Veja abaixo uma sugestão:

    O universo é formado por todos os astros, outros corpos celestes e pelo espaço que existe entre eles. As estrelas, os planetas e os satélites são alguns dos astros que compõem o universo. Não se sabe ao certo o tamanho do universo. Sabe-se, que ele é tão extenso que, mesmo utilizando os mais potentes equipamentos de observação, o ser humano consegue ver apenas uma pequena parte dele.

    Veja a fotografia abaixo:

    Lua

    • O que você pode ver nesta fotografia?

              Provável resposta: Espera-se que os alunos respondam que podem ver as estrelas, lua e outros astros.

    • Na sua opinião, o que você viu nesta fotografia faz parte do universo?

             Provável resposta: Espera-se que os alunos respondam que sim.

    • O sol, a terra e a lua fazem parte do universo?

    BALESTRI, Rodrigo; SANTANA, Erika. Meu livro de Ciências Naturais. 3º ano: ensino fundamental. São Paulo: Escala Educacional, 2004. p. 07.

    Professor, oriente aos alunos a pesquisarem a diferença entre os astros e porque os objetos são chamados de luminosos e iluminados.

    Peça aos alunos que utilizem seus laptops para acessarem os sítios utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os tablets.

    "Conceitos introdutórios à Óptica" http://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/optica.php (Neste sítio é possível encontrar informações sobre os objetos que emitem luz própria e a diferença entre luminosos e iluminados). Acesso em 13/08/2012. 

    • OBJETOS LUMINOSOS E ILUMINADOS

    Atualmente sabemos que os objetos, para serem vistos, emitem luz proveniente de uma fonte, que atinge os nossos olhos.

     olhos

    http://173.203.31.59/Userfiles/P0001/File/Objetos%20luminosos%20e%20iluminados.pdf. (Neste sítio encontram-se as características e exemplos dos objetos luminosos e iluminados e a figura que ilustra a maneira pela qual conseguimos enxergar um objeto). Acesso em 13/08/2012. 

    Professor, oriente os alunos a observarem um objeto no pátio da escola. Depois, peça que representem por meio de desenhos a fonte de luz que permitiu a visualização desse objeto. Proponha que utilizem vários recursos para a produção artística: lápis de cor, giz de cera, canetinha, folha de papel A3, revistas e cola. 

    Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “OBJETOS NO PÁTIO”. 

    • ASTROS: LUMINOSOS E ILUMINADOS

    Por serem fonte de luz, as estrelas são denominadas astros luminosos. O sol é uma estrela. As estrelas podem ter corpos celestes girando à sua volta em órbitas levemente elípticas "ovais". Dentre esses corpos estão os planetas. Ao redor do sol, por exemplo, giram, ao que se sabe, nove planetas, entre eles a terra. Ao redor dos planetas podem girar astros menores, chamados satélites naturais. A lua, por exemplo, é o satélite natural da terra. Planetas e satélites não emitem luz, apenas refletem a luz recebida das estrelas ao redor das quais giram. Por isso dizemos que eles são astros iluminados. 

    http://no.comunidades.net/sites/cie/ciencia/index.php?pagina=1941380849. (Neste sítio são destacadas as diferenças entre os astros.). Acesso em 13/08/2012. 

    • VIAGEM PELO UNIVERSO

     Uma viagem pelo espaço

    http://www.slideshare.net/anaclarinha/uma-viagem-pelo-universo-7785483 (Neste sítio vocês encontram uma apresentação com o nome “Uma viagem pelo universo”, uma aventura que vai te levar para a descoberta do espaço, com dois amiguinhos bem animados.). Acesso em 11/08/2012.

    Professor, oriente os alunos para que em grupos pequenos elaborem um texto coletivo para ser divulgado no Blog ou na comunidade escolar, com a seguinte temática: Nossa viagem pelo universo. Solicite que não se esqueçam de destacar os astros, suas características e formas.

    Que tal construir uma Maquete do sistema solar sala de aula?

     A dica é como montar uma mini maquete do sistema solar com palito de dente e massa de modelar!

    Converse com os alunos sobre o Universo, sua formação e transformação, e colha informações e opiniões a respeito do assunto.

    Distribua para cada aluno uma plaquinha de isopor de 15cm X 20 cm ou de placas de papelão. Peça que cada aluno traga de casa uma caixa de massa de modelar colorida e palitos de dente.

    Organize-os em grupos e disponibilize tintas coloridas e pincéis para a pintura do isopor que representará o Universo. Em seguida peça para modelarem os planetas. Com a massa deverão fazer os planetas de acordo com o tamanho e a cor de cada um deles e fixarem cada planeta em um palito de dente.

    Quando os planetas estiverem prontos e a placa pintada cada aluno fixará os planetas na sua sequência correta, colocando uma legenda com os nomes dos planetas.

    Depois do trabalho pronto organize uma exposição com o nome de cada aluno. 

    Fonte: " Dicas de atividades em sala de aula" http://www.smartkids.com.br/html/universo.php  (Neste sítio da smartkids você encontrará as dicas para a construção da maquete). Acesso em 17/08/2012.

    8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

     FIQUE SABENDO: 

    Os astros podem ser classificados em luminosos ou iluminados.

    Os astros luminosos são aqueles que têm luz própria.

    Os astros iluminados são aqueles que não têm luz própria. Eles podem ser vistos, pois refletem a luz dos astros luminosos que incidem sobre eles.

     Veja o esquema abaixo e escreva nos quadros o nome do astro correspondente:

     

    SOL, PLANETA TERRA OU LUA

     Sistema Solar  

    BALESTRI, Rodrigo; SANTANA, Erika. Meu livro de Ciências Naturais. 3 º ano: ensino fundamental. São Paulo: Escala Educacional, 2004.  p.08.

    Em seguida, proponha a construção de uma tabela que apresente a característica de alguns astros.

    A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:

    tabela

    Fonte: BONDUKI, Sonia; CAMARGO, Carolina R. Euter. Coleção Brasiliana: Ciências 5º Ano do Ensino Fundamental. 2. ed. São Paulo: IBEP, 2011. p. 24.

    Logo após, consulte a tabela e responda:

    • Em que tipo de astro nós vivemos?

    Resposta provável: Planeta

    • Como chamamos a estrela do nosso sistema planetário?

    Resposta provável: Sol

    Ao observarmos o céu em noites com poucas nuvens, podemos ver diversas estrelas. Algumas delas parecem estar grudadas e, muitas vezes, formam figuras no céu.

    Vocês já ouviram falar em constelação? Conversem com seu professor e colegas sobre esse assunto. Pesquisem em livros e na internet quais as constelações que existem no universo.

    constelações 1

    BALESTRI, Rodrigo; SANTANA, Erika. Meu livro de Ciências Naturais. 3 º ano: ensino fundamental. São Paulo: Escala Educacional, 2004. p.09.

    Esses grupos de estrelas são chamados de constelações.

    A constelação mostrada na foto acima é a “CRUZEIRO DO SUL”. Ela é formada por cinco estrelas.

    Atividade de casa

    Professor disponibilize o texto abaixo para a atividade de casa. Converse com seus familiares sobre o que são as constelações. Em seguida, leia o texto abaixo:

    constelação2 constelação

    Fonte:BONDUKI, Sonia; CAMARGO, Carolina R. Euter. Coleção Brasiliana: Ciências 5º Ano do Ensino Fundamental. 2. ed. São Paulo: IBEP, 2011. p. 20 e 21.

    Registre quais nomes de outras constelações você e sua família conhecem?

    Sugestão de sítios para ajudar na Pesquisa dos nomes de outras constelações que existem.

    " PROENIX Observatório Astronômico" http://www.observatorio-phoenix.org/. (Neste sítio você encontra informações sobre o universo, constelações e outras curiosidades). Acesso 12/08/2012.

     " Conhecendo as Constelações"  http://www.observatorio.ufmg.br/dicas13.htm. ( Neste sítio você encontra informações sobre o que é constelações, suas origem e as 88 constelações). Acesso 12/08/2012.       

    9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Professor, organize os alunos de maneira que todos possam expor suas Pesquisas. Escreva na lousa o nome das constelações de cada um. Os alunos podem criar uma tabela com o nome e a quantidade de alunos que encontrou a mesma constelação. Divulgue as constelações pesquisadas, por meio de cartazes, Blog da turma e até na rádio.

    Em sua opinião, como os astrônomos conseguem ver os astros para fazerem seus estudos?

    Desenhe sua resposta. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Imprima as produções dos alunos e fixe no mural da sala de aula.

    Em seguida, apresente os instrumentos especiais, como telescópio, para observar os astros com mais detalhes e realizar estudos. O telescópio é um instrumento que aumenta a imagem dos astros do universo fazendo com que pareçam estar mais próximos de quem está observando.

    Telescópio Espacial Hubble

    nave espacial

    BALESTRI, Rodrigo; SANTANA, Erika. Meu livro de Ciências Naturais. 3 º ano: ensino fundamental. São Paulo: Escala Educacional, 2004. p.11.

    A luneta é um tipo de telescópio que utiliza lentes para aumentar a imagem do que está sendo observado.

    luneta

    BALESTRI, Rodrigo; SANTANA, Erika. Meu livro de Ciências Naturais. 3º ano: ensino fundamental. São Paulo: Escala Educacional, 2004. p.13.

    10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Professor, agende com antecedência, se for possível, uma visita dos alunos, ao observatório de sua cidade, proponha uma “Aula de Campo”, para poderem explorar mais esse tema.

    Logo após, a “Aula Campo” proponha uma discussão sobre o que aprenderam.

    • O que vocês viram no observatório?
    • Como podemos ver a lua se ela não tem luz própria?
    • Vocês identificaram alguma constelação? Expliquem.
    • Que astro ou corpos celestes vocês viram?
    • Vocês gostaram de observar o céu?

    Professor, oriente os alunos para que em pequenos grupos, elaborem um texto coletivo contendo informações sobre a observação feita do Universo na “Aula de Campo”.

    Caso sua cidade ainda não possua um observatório, peça aos alunos que utilizem seus laptops para acessarem os sítios utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os tablets. Informe-os que nestes sítios eles encontrarão informações de observatórios online.

     OBSERVATÓRIO ONLINE 

    Nos sítios abaixo vocês encontraram informações sobre os observatórios, documentos, fotos, acervos, instrumentos utilizados nas observações ao universo

    " Observatório Central da UFGRS" http://www.if.ufrgs.br/observatorio/. Acesso em 12/08/2012. 

    " Fotografia Astronômicas" http://www.fis.unb.br/observatorio/index.php?option=com_content&view=article&id=95&Itemid=201&lang=pt. Acesso em 12/08/2012.

     11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

    Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões a que os alunos chegaram. Seja por meio de texto individual ou coletivo, nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrar as conclusões dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as questões levantadas no início da Pesquisa, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas.

    Peça aos alunos que indiquem as referências bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites, recursos tecnológicos e outras), que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa. Os alunos deverão coletar as referências utilizadas no decorrer do Projeto.

    12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Concluída a pesquisa é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar.

    COMO SE PREPARAR PARA A EXPOSIÇÃO?

    Professor, converse com os alunos sobre a maneira de se organizar uma exposição. Veja algumas sugestões:

    • Quando fizerem algum trabalho, guardem com cuidado para usar na exposição.
    • Decidam com seu professor se os trabalhos vão ser guardados na escola ou em casa.
    • É importante variar as maneiras de apresentação dos trabalhos. Além de cartazes, objetos, redações, produções coletivas, poemas, desenhos, é interessante fazer no dia da exposição, apresentações orais, teatrais, musicais e até de vídeos, se a turma ou alguém tiver feito.
    • Todos devem participar de alguma maneira para montar a exposição: pregar cartazes, limpar o local, arrumar os objetos e etc.
    • Combinem com seu professor quando e onde será montada a exposição e as tarefas de cada aluno. Se preferir vocês pode fazer a exposição junto com outras turmas.
    • Preparem e enviem os convites à comunidade.

    Fonte: BONDUKI, Sonia; CAMARGO, Carolina R. Euter. Coleção Brasiliana: Ciências 5º ano do Ensino Fundamental. 2. ed. São Paulo: IBEP, 2011.

    Elabore juntamente com os alunos, o convite para a apresentação, que poderá ser feita no tablet ou no laptop ou em papel cartão.

    Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de colocar o dia, horário e local da apresentação.

    13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Professor, a forma da apresentação do Projeto deverá ser construída com a participação dos alunos e de acordo com sua faixa etária. Organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula.

    Segue algumas dicas, veja com a turma, qual forma será mais produtiva e que despertará maior interesse.  

    • Exposição dos móbiles da via láctea;
    • Dramatização das histórias;
    • Mural com as fotos da aula de campo;
    • Vídeo no Movie Maker das fotos de todo o decorre do Projeto;
    • Comunicação oral sobre as Pesquisas realizadas e os resultados.

     Construa um vídeo utilizando o programa Movie Maker com as fotos de todas as ações realizadas no decorrer da Pesquisa.

     "Como criar um vídeo no Movie Maker do Windows 7 " http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related.  O vídeo informa os passos de como construir um vídeo pelo programa Movie Maker. Acesso 10/05/2012.

    " PASSOA A PASSO 'WINDOWS MOVIE MAKER" http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Passo a passo Windows Movie Maker.Acesso 10/05/2012.

    Ao final da apresentação é fundamental agradecer ao público pelo envolvimento da família e dos demais colaboradores.

    Logo após, no dia posterior, peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, no tablet e ou no laptop suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, enfim,  suas descobertas sobre “Olhando para o céu: objetos luminosos e iluminados”.

    Recursos Complementares

    Sugestões de links para os alunos:

    Quebra - cabeça

    http://www.smartkids.com.br/passatempos/universo-quebra-cabeca.html ( Neste sítio você encontrará um jogo sobre o universo.). Acesso em 12/08/2012. 

    Sugestões de links para os professores:

    Atividade complementar

     "Corpo luminoso e corpo iluminado" http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/corpo-luminoso-corpo-iluminado-623121.shtml ( Neste sítio você encontrará sugestões de atividades para desenvolver com a turma.). Acesso em 12/08/2012. 

    "Astronomia"  " AstromA       http://www.abcmc.org.br/publique3/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home ( Neste link você encontrará mais informações sobre projetos, artigos e equipamentos para realizar observação do céu.). Acesso em 12/08/2012.

    Avaliação

    Os Projetos transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:

    • Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
    • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente;
    • Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

    Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, identificaram os objetos que vemos no céu, suas características e formas; conheceram os corpos celestes e suas características; conheceram a diferença entre astros iluminados e luminados; reconheceram os instrumentos que utilizamos para observar o céu e quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

    Opinião de quem acessou

    Quatro estrelas 2 classificações

    • Cinco estrelas 1/2 - 50%
    • Quatro estrelas 1/2 - 50%
    • Três estrelas 0/2 - 0%
    • Duas estrelas 0/2 - 0%
    • Uma estrela 0/2 - 0%

    Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

    Opiniões

    Sem classificação.
    REPORTAR ERROS
    Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
    CONTATO
    Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.