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Quem nasce em... se chama? UCA/ Metodologia Científica

 

21/08/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir os diferentes estados do Brasil e alguns municípios;
  • Investigar a forma singular dos nomes conferidos a quem nasce em cada estado e município;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de investigação científica pautado no diálogo com ênfase na observação e na experimentação;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre adjetivos. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Nosso lugar no mundo...

Professor, o lugar onde nascemos, moramos, vivemos por um tempo, nos remete a lembranças e nos localiza no mundo como pessoas singulares de uma história também única. Ser professor é ter o olhar e a escuta sensível para a vida, para o modo como cada um de nossos alunos adentra a escola e nela se constitui como um ser humano em sua completude. Desta forma, uma aula sobre a forma como somos chamados, a partir do lugar em que nos enraizamos ou mesmo nos inserimos no mundo, tem estreita vinculação com as emoções e com os mais belos sentimentos que perpassam a aprendizagem dos conteúdos escolares. Nesta aula, fica o convite a você e a seus alunos de dialogarem sobre coisas que já sabem e sobre o que ainda não sabem, mas são inteiramente capazes de descobrir. Mergulhe nesta aventura!

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Decisões conjuntas

Professor, um passo inicial no trabalho com a turma é a decisão sobre o que vamos estudar. Este processo necessita contar com a participação de todos, uma vez que a aprendizagem é movida pelo desejo e pela necessidade de conhecer, de saber sobre algo. Por isso, propomos alguns princípios:

regiões 1 

                                                                                                                  Fonte: Acervo da autora.

Após a etapa anterior, acreditamos que a roda de conversa é sempre um "ponta pé inicial” para a explosão de ideias sobre um determinado assunto. Professor, organize a roda de conversa e proponha para os alunos da turma, o diálogo sobre a cidade onde moram e a cidade em que cada um nasceu.

Agora, converse com os alunos da turma sobre o que acham de conhecerem mais sobre as diferentes formas que utilizamos para chamarmos as pessoas, mediante o lugar em que ela nasceu. A partir das suas manifestações, podemos saber o interesse pelo tema e como precisamos intervir na singularidade de cada um.

O que já sabemos sobre os adjetivos do lugar em que moramos

Aproveite este momento para fazer uma sondagem sobre os adjetivos que já conhecem e a região a que eles se referem. Você poderá construir um cartaz com as ideias iniciais dos alunos e registrá-las na lousa para que copiem no caderno de Geografia.

O que queremos saber sobre os diferentes adjetivos pátrios

Em seguida, a turma poderá expressar o que gostariam de saber sobre os adjetivos pátrios, sendo que este momento se constituirá em todo o decorrer do trabalho, uma vez que novas dúvidas e curiosidades surgem. Também sugerimos que seja feito um cartaz com a turma das suas dúvidas e hipóteses sobre as mesmas, bem como sejam registradas no caderno de Geografia.

Criando um canal de comunicação

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “Adjetivos pátrios”. Sendo assim, convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391- Acesso 13/05/2012.

Com a aula proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e divulgação do conhecimento. É necessário ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação que você professor necessita desempenhar.

Por que vamos pesquisar?

Escolhida a temática para estudo, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo dos adjetivos pátrios. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Geografia. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

Professor, as etapas descritas acima, poderão compor o rol de publicações do Blog dos alunos. Para isso, auxilie os alunos a organizarem estas postagens, observando os possíveis erros na digitação, para garantir a qualidade da produção.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossas metas!

Professor, nosso trabalho pedagógico com os alunos, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos seus participantes. Neste sentido, organize a turma para uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender sobre o tema. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos e depois afixe-a no mural da sala de aula. Os alunos deverão registrar no caderno de Geografia. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir os diferentes estados e municípios do Brasil;
  • Conhecer os adjetivos pátrios das diferentes regiões do Brasil;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

Onde e como podemos pesquisar?

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no caderno de Geografia as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Pesquisa, torna-se condição primordial a busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a busca de materiais contidos na Pesquisa, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma:

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestra
  • Trabalho individual e em grupo
  • Experiência
  • Observação

Professor, um trabalho com uma proposta de Pesquisa, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execução quanto na sua elaboração. Por isso, recorra às sugestões dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do tema. Sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam a presente aula:

Matemática: Explorar o tratamento da informação, recorrendo à organização de dados obtidos na investigação.

Português: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetização dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espontânea e coletiva com a turma.

Geografia: Explorar o conhecimento de mapas e de localização geográfica.

Ética: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam vivências individuais e coletivas na construção do conhecimento, visando observar e trabalhar com as possíveis contradições e dificuldades de relações interpessoais.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão a investigação. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do trabalho. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da Pesquisa como um todo e facilita o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Geografia, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Procedimentos da Pesquisa: mãos a obra!

Professor, para iniciar, sugerimos que a turma faça uma Pesquisa na internet e descubra o adjetivo pátrio relacionado à sua cidade de origem. Para isso, a turma poderá utilizar o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o sítio sugerido abaixo:

Regiões 2.2  

Fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/adjetivos-patrios.htm. (Sítio que apresenta os adjetivos pátrios) - Acesso em 08/08/2012.

Após a Pesquisa realizada acima, construa com a turma um cartaz, em que apareça o nome da cidade de origem de cada aluno e a forma como as pessoas são chamadas em cada região.

Professor, disponibilize a cópia do mapa do Brasil para cada aluno e explore com a turma as diferentes regiões do país. Para isso, você poderá recorrer ao sítio sugerido abaixo:

Regiões 3

Fonte: http://www.ibge.gov.br/7a12/mapas/brasil/brasil_grandes_regioes.pdf (Sítio do IBGE que apresenta os mapas do Brasil) - Acesso em 08/08/2012.

Solicite que os alunos escolham uma cor para colorir o estado em que nasceu. Depois, possibilite que os alunos troquem as atividades com os colegas e conheçam o estado onde nasceu cada um. É um excelente momento para trabalhar as diferentes culturas como a forma de falar e de vestir, tipos de comida, dentre outras.

Agora, utilize o sítio abaixo para jogar coma a turma e descobrir mais sobre as regiões do Brasil.

Regiões 4

Fonte: http://www.sogeografia.com.br/Jogos/pintando.html. (Sítio com jogo online sobre as regiões do Brasil) - Acesso em 08/08/2012.

A partir do sítio abaixo, os alunos poderão descobrir os adjetivos pátrios de outras regiões do Brasil. Para isso, disponibilize uma cópia do mapa abaixo e explore-o com a turma.

Regiões 5

Fonte: http://aprender-a-gostar-de-ler.blogspot.com.br/2010/06/adjetivos-patrios.html. (Sítio com a imagem do mapa do Brasil, seus estados e seus respectivos adjetivos pátrios) - Acesso em 08/08/2012.

Agora, construa com a turma uma tabela contendo os dados a seguir:

 

Regiões

Estados

Sigla

Adjetivo Pátrio

Região Sul

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região Sudeste

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região Nordeste

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região Norte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região Centro-Oeste

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora.

Com a tabela pronta, organize a turma em duplas e solicite que escolham uma ou duas regiões, para que façam uma Pesquisa e conheçam a cultura e o modo de vida destes lugares. Nesta Pesquisa os alunos poderão descobrir:

  • Tipo de linguagem mais utilizada;
  • Comidas típicas;
  • Tipos de roupas usadas;
  • Clima e vegetação da região, dentre outras curiosidades.

 

Após a Pesquisa, instigue-os a escreverem um resumo, sobre o que acharam mais importante para caracterizar as regiões estudas.

 

Somos os artistas

 

Em seguida, entregue à turma uma cópia ampliada em papel A3 representando o mapa do Brasil. Solicite que cada dupla faça um desenho na região pesquisada, podendo ser pintura, recorte e colagem de imagens, que identifique as características da região.

Regiões 6

Fonte: http://www.astrologie.com.br/brasil.htm. (Sítio de astrologia com imagem do mapa do Brasil) - Acesso em 08/08/2012.

 

O trabalho poderá ser exposto no mural da escola, para apreciação de toda a comunidade escolar.

 

Entrevista: um processo de descoberta

Como atividade de casa, os alunos poderão fazer uma entrevista com seus familiares, sobre a região em que nasceram desvendando:

  • O nome da cidade e do estado;
  • O tipo de cultura predominante;
  • O clima desta região, dentre outras curiosidades.

 

Após a entrevista, os alunos poderão fazer um momento de socialização das atividades em sala de aula, para que conheçam diferentes culturas e o nome de diferentes adjetivos pátrios.

Eu sou o poeta!

Agora, incentive a turma a criar um poema sobre a região onde nasceu e o adjetivo pátrio deste lugar. Para isso, busque inspiração na poesia abaixo, lendo com a turma e compreendendo o seu sentido:

Poesia: Ser Mineiro

José B. Queiroz

 

Ser mineiro é não dizer o que faz,
nem o que vai fazer.
É fingir que não sabe aquilo que sabe.

É falar pouco e escutar muito.
É passar por bobo e ser inteligente.
É vender queijos e possuir bancos.

Um bom mineiro não laça boi com
embira, não dá rasteira no vento, não
pisa no escuro, não anda no molhado,
não estiva conversa com estranhos, só
acredita na fumaça quando vê o fogo, só
arrisca quando tem certeza, não troca
um pássaro na mão por dois voando.

Ser mineiro é dizer UAI e ser diferente; é
ter marca registrada, é ter história.

Ser mineiro é ter simplicidade e pureza,
humildade e modéstia, coragem e
bravura, fidalguia e elegância.

Ser mineiro é ver o nascer do sol e o
brilhar da lua; é ouvir o cantar dos
pássaros e o mugir do gado; é sentir o
despertar do tempo e o amanhecer da
vida.

Ser mineiro é ser religioso, conservador,
cultivar as letras e as artes ; é ser poeta
e literato, é gostar de política e amar a
liberdade, é viver nas montanhas e ter
vida interior.

 

Fonte: http://jobaque.blogspot.com.br/p/poesia-ser-mineiro.html. Acesso em 08/08/2012.

Com a leitura da poesia, espera-se que os alunos descubram a forma como o poeta recorreu a determinadas palavras, para formar as rimas, bem como o conteúdo da poesia. Antes de iniciar o trabalho de escrita, cada aluno poderá expressar oralmente o que já sabe sobre o lugar em que nasceu. Entregue uma folha em branco para cada aluno e instigue-os na imaginação criadora, valorizando e respeitando as ideias de todos. Após cada aluno criar a sua própria poesia eles poderão declamar para a turma.

Em seguida, as produções deverão ser expostas em um varal de poesia na escola, ou mesmo serem inseridas no sítio da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso. Também sugerimos que seja feito um livro de poesias da turma, que fique na biblioteca da escola disponível para empréstimo.

Professor, as atividades que poderão compor o Blog deverão ser escolhidas conjuntamente com a turma. É importante criar no Blog, uma forma de divulgação dos sítios pesquisados pela turma.

O que aprendemos?

Quem nasce em... se chama?

Para este momento de culminância do Projeto, escolha algumas turmas da escola para que seja feita uma Pesquisa sobre o nome do lugar em que cada aluno nasceu e o nome recebido nesta região. Para isso, organize a turma em duplas e faça visitas às salas, com horários agendados previamente com os outros professores e alunos.

Após a Pesquisa, os alunos poderão organizar as informações em um gráfico e construí-lo em cartolina para expor no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nesta etapa do trabalho de Pesquisa, é fundamental retomar o que os alunos elegeram para descobrir. O objetivo principal deste momento é possibilitar que a turma descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do trabalho até o momento atual de conclusão do mesmo.

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão do processo de Pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno de Geografia.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Texto “Perfumaria do adjetivo” http://www.canalkids.com.br/cultura/gramatica/perfumaria3.htm. Acesso12/08/2012.

Sugestões de links para professores:

Texto "Adjetivos Pátrios" - http://educacao.uol.com.br/portugues/adjetivos-patrios-veja-gentilicos-dos-estados-do-brasil.jhtm.  Acesso12/08/2012.

Avaliação

A avaliação faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observação da turma, e de cada aluno em específico em seu processo próprio de vivenciar cada atividade, poderá ser acompanhada pelo registro sistemático do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido com o tema “Quem nasce em... se chama?” o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e participação do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniões

  • nataliia santoos, sofrônio portela , Pernambuco - disse:
    nathalyasantilha@hotmail.com

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    foii muuito bom resolveu o meu problema muiito obrigando pela aula....


  • Lana Maria Ruas Tofani, Escola Estadual Gonçalves Chaves e CEMEI Morrinhos , Minas Gerais - disse:
    lanatofani@yahoo.com.br

    09/10/2012

    Cinco estrelas

    Achei excelente todos os recursos e estratégias pedagógicas sugeridas na investigação sobre adjetivos pátrios.


Sem classificação.
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