Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Patrimônio histórico! Vamos viajar no tempo? UCA/ Metodologia Científica

 

20/08/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir o significado da expressão patrimônio histórico;
  • Investigar a importância do patrimônio histórico para a nossa história;
  • Conhecer os cuidados necessários com os patrimônios históricos;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de investigação científica pautado no diálogo com ênfase na observação e na experimentação;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre o significado e a importância de se estudar história. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Lugares com histórias sem fim...

Professor, nossa história é marcada por momentos únicos! Mas como localizar no mundo lugares que representaram tanto para uma população? Temos os patrimônios históricos, espaços que transcendem o tempo e nos convidam às mais substanciais lembranças de um tempo, que não mais voltará, mas que está vivo em nossas memórias, nos inserindo no mundo como pessoas que constroem a história. Esta aula é mais um convite a você e seus alunos, a viajarem no tempo, pelas possibilidades que nos brindam os mais diversos patrimônios históricos.

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

O início: trocando ideias e tecendo o trabalho

Professor, o interesse e o envolvimento do aluno com o tema a ser estudado é condição essencial para a aprendizagem. Por isso, o diálogo e a troca de ideias constituem princípios básicos de todo o processo de aprender. Desta forma, algumas questões precisam ser feitas juntamente com a turma:

 

GPS 1.1

Fonte: Acervo da autora. 

 

Agora, organize a roda de conversa e proponha para a turma o diálogo sobre como cada um é, tendo em vista as características físicas, como tipo de cabelo, cor da pele, olhos, timbre de voz e outras. Para esta atividade, propomos a seguinte dinâmica:

  • Coloque uma música para tocar;
  • Enquanto a música toca, os alunos circulam livremente pela sala de aula;
  • Quando a música parar, cada aluno deverá encontrar um colega e formar uma dupla;
  • Os alunos deverão conversar sobre as suas próprias características e as dos colegas;
  • Depois de aproximadamente 5 minutos, forma-se uma grande roda;
  • Cada dupla fará uma exposição oral, sendo que um colega deverá falar das características do outro com quem conversou.

Depois de todos participarem, instigue os alunos a pensarem sobre a diversidade cultural. Em seguida, dialogue com a turma sobre o fato de cada um ser diferente e de fazermos parte de uma cultura. Aqui, é importante trabalhar as diferentes culturas existentes no Brasil. Em seguida, pergunte aos alunos se gostariam de iniciar uma investigação para descobrirem mais sobre a cultura do Brasil e mais especificamente sobre os patrimônios históricos. Instigue os alunos a pensarem que a nossa vida constitui o primeiro patrimônio histórico. A partir da expressão dos alunos, podemos saber o interesse pelo tema e como precisamos intervir com cada aluno, na sua singularidade.

O que já sabemos

Aproveite este momento para fazer uma sondagem sobre os patrimônios históricos que já conhecem e as regiões a que eles se referem. Você poderá construir um cartaz com as ideias iniciais dos alunos e registrá-las na lousa para que copiem no caderno de História.

O que queremos saber

Em seguida, os alunos poderão expressar o que gostariam de saber sobre patrimônios históricos, sendo que este momento se constituirá em todo o decorrer do trabalho, uma vez que novas dúvidas e curiosidades deverão surgir. Também indicamos que seja feito um cartaz com a turma, contendo suas dúvidas e suas hipóteses sobre as mesmas, bem como seja registrada no caderno de História.

Criando um canal de comunicação

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades selecionadas a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “Patrimônio Histórico”. Sendo assim, convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391 -.Acesso em 13/05/2012.

Com a aula proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e divulgação do conhecimento. É necessário ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação que você professor necessita desempenhar.

Por que vamos pesquisar?

Escolhida a temática para estudo, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo dos patrimônios históricos. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de História. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

Professor, as etapas descritas acima, poderão compor o rol de publicações do Blog dos alunos. Para isso, auxilie a turma a organizar estas postagens, observando os possíveis erros na digitação, para garantir a qualidade da produção dos alunos.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossas metas!

Professor, nosso trabalho pedagógico com os alunos, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos seus participantes. Neste sentido, organize uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender sobre o tema. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois a afixe no mural da sala de aula. O registro poderá ser feito individualmente no caderno de História.Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir o que são patrimônios históricos;
  • Conhecer os diferentes patrimônios históricos;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

Onde e como podemos pesquisar?

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no caderno de História as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Pesquisa, torna-se condição primordial a busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a busca de materiais contidos na Pesquisa, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma:

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestra
  • Trabalho individual e em grupo
  • Experiência
  • Observação

Professor, um trabalho com uma proposta de Pesquisa, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execução quanto na sua elaboração. Por isso, recorra às sugestões dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do tema. Sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam a presente aula:

Matemática: Explorar o tratamento da informação, recorrendo à organização de dados obtidos na investigação.

Português: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetização dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espontânea e coletiva com a turma.

História: Conhecer o que são patrimônios históricos e a importância da diversidade cultural.

Ética: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam vivências individuais e coletivas na construção do conhecimento, visando observar e trabalhar com as possíveis contradições e dificuldades de relações interpessoais.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão a investigação. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do trabalho. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da Pesquisa como um todo e facilita o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de História, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Procedimentos da Pesquisa: mãos a obra!

Professor, para iniciar, sugerimos que a turma faça uma pesquisa na internet e descubra o significado de patrimônio histórico. Para isso, poderá utilizar o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o sítio sugerido abaixo:

Patrimônio 2

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/patrimonio_historico.htm. (O texto possibilita a compreensão do que é um patrimônio histórico) - Acesso em 08/08/2012.

patrimonio 3

Fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidades/patrimonio-historico-cultural.htm. (O presente texto contribui para conhecermos a origem da palavra patrimônio) - Acesso em 08/08/2012.

Patrimonio 4

Fonte: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/patrimonio-historico/patrimonio-cultural-tombamento-restauracao.shtml. (No referido sítio encontra-se perguntas instigantes sobre patrimônio histórico) - Acesso em 08/08/2012.

Após a Pesquisa realizada acima, a turma poderá expressar oralmente o que compreendeu sobre o significado de patrimônio histórico e registrar no caderno de História o seu próprio conceito.

Escavação: o que vamos encontrar?

Professor, para este momento, você irá precisar levar a turma até um local com terra para realizar a atividade. Também irá precisar de objetos de louça ou cerâmica. Assim, utilize um saco plástico e coloque os objetos por você selecionados, os quais deverão ser quebrados em pedaços menores e enterrados em diferentes locais da área de terra.

Antes de iniciar a atividade com a turma, solicite que os alunos investiguem mais sobre a profissão do arqueólogo e suas descobertas. Para isso, peça que acessem os sítios abaixo:

Patrimônio 5

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?listasubject=Arqueologia. (Sítio que reúne diferentes reportagens sobre o tema patrimônio histórico) - Acesso em 08/08/2012.

Patrimonio 7  

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/como-trabalham-os-arqueologos/. (Texto com ênfase na arqueologia) - Acesso em 08/08/2012.

Após esta etapa concluída, explique para os alunos, que terão como desafio realizarem uma escavação, tendo todo o cuidado no momento de mexer na terra para não se machucarem ou mesmo não estragarem mais os objetos. Eles poderão utilizar: pincéis grossos, colheres, dentre outros instrumentos para auxiliarem na escavação.

Em seguida, forme uma grande roda e proponha como desafio, que os alunos juntem as peças encontradas e formem algum objeto. Os alunos poderão tirar fotos dos objetos formados e escreverem um texto, contando como foi esta experiência e os cuidados que precisaram ter, bem como as descobertas feitas.

Aula campo: conhecendo o que temos em nossa cidade

Professor, organize a turma para uma passeio pela cidade, com o objetivo de conhecer os diferentes patrimônios históricos da própria cidade. Para este momento, sugerimos que você leve uma máquina fotográfica digital e possibilite que cada aluno tire uma foto. Aproveite este passeio para conversar com a turma sobre a importância da conservação e preservação destes lugares.

De volta à escola, possibilite um momento de troca de ideias sobre o que os alunos aprenderam, observaram e conversaram no caminho. Em seguida, providencie a cópia das fotos tiradas pelos alunos e cole-as em cartolinas. Organize a turma em duplas e entregue uma cartolina com algumas fotos para cada uma. Solicite que cada dupla recorte as imagens de forma irregular, construindo um quebra-cabeça. As duplas deverão trocar os materiais e montar o quebra-cabeça feito pela outra dupla.

Após este trabalho, solicite que cada dupla observe a imagem formada no quebra-cabeça e construa um texto sobre o lugar observado. Este texto, juntamente com a imagem, poderá ser afixado no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso.

Professor, as atividades que poderão compor o Blog deverão ser escolhidas conjuntamente com a turma. É importante criar no Blog, uma forma de divulgação dos sítios pesquisados pela turma.

Repórter por um instante!

Para este momento, converse com os alunos sobre o que acham de fazerem uma reportagem sobre os patrimônios históricos visitados, entrevistando pessoas na rua sobre o que conhecem sobre os patrimônios históricos da sua cidade. Feito esta sondagem com a turma, providencie uma filmadora e um microfone, e organize a turma em duplas para que todos possam vivenciar este momento. É necessário que a filmagem seja realizada próxima a um patrimônio histórico e que as pessoas a serem entrevistadassejam aquelas que estiverem passando no momento da atividade.

Em sala de aula, possibilite um momento de troca de ideias sobre as respostas das pessoas entrevistadas. Em seguida, assista com a turma as filmagens e também organize um momento para que a filmagem seja divulgada à comunidade escolar. Aproveite para construir um gráfico com a turma, organizando as informações obtidas, podendo se referir à quantidade de pessoas que conhecem e não conhecem algum patrimônio histórico da cidade.

De olho no vídeo!

O trabalho com vídeo é um excelente recurso para a aprendizagem, uma vez que possibilita o contato com outra linguagem. Assim, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo, sobre as cidades históricas de Minas Gerais, para que a turma possa conhecer:

  • Compreender o valor do patrimônio histórico para a sociedade;
  • Conhecer o que caracteriza uma cidade histórica.

Após assistirem ao vídeo, proponha uma atividade para descobrirem a história que envolve um dos patrimônios históricos de sua cidade. É importante que seja feita uma Pesquisa na biblioteca da escola, bem como na internet. Os dados poderão ser organizados em uma produção de texto individual, em que cada aluno possa contar a sua própria história.

Também propomos que a turma explore os sítios abaixo e descubra outros diferentes patrimônios históricos do Brasil.

Patrimonio 8 

Fonte: http://www.museuhistoriconacional.com.br/ (Sítio interessante para conhecimento do Museu Histórico Nacional) - Acesso em 14/08/2012.

Patrimonio 9 

Fonte: http://www.museuvirtualbrasilia.org.br/PT/ (Sítio direcionado ao conhecimento do museu de Brasília) - Acesso em 14/08/2012.

Culminância: representando o que descobrimos

Professor, para finalizar o trabalho, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Solicite que pesquise sobre um patrimônio histórico específico, sendo um para cada grupo. Esta pesquisa poderá ser realizada na internet e na biblioteca da escola. Depois, os alunos poderão se reunir em suas residências, com o intuito de contar com a ajuda dos familiares para a construção de uma maquete, representando o local escolhido.

Após a construção da maquete, os grupos poderão fazer uma apresentação aberta à comunidade escolar, divulgando o que aprenderam sobre patrimônio histórico.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, é fundamental retomar o que os alunos elegeram para descobrir. O objetivo principal deste momento é possibilitar que a turma descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do trabalho até o momento atual de conclusão do mesmo.

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão do processo de Pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno de História.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cidades históricas Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do. Acesso em 12/08/2012.

Sugestões de links para professores:

Texto "O IPHAN e o seu papel na construção/ampliação do conceito de patrimônio histórico/cultural no Brasil" –

http://apps.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/viewFile/326/167. Acesso em 12/08/2012.

Avaliação

A avaliação faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observação da turma, e de cada aluno em específico em seu processo próprio de vivenciar cada atividade, poderá ser acompanhada pelo registro sistemático do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido com o tema “Patrimônio histórico! Vamos viajar no tempo?” o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e participação do aluno em relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.