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Escalte, scout, skout ou scalt?

 

20/09/2012

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ROSÂNGELA MENTA MELLO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Conhecer critérios e formas de análise de dados estatísticos no esporte.

- Compreender e analisar representações gráficas e dados estatísticos.

- Elaborar critérios de controle por meio do escalte.

Duração das atividades
Aproximadamente 6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos prévios sobre fundamentos do voleibol e interpretação e análise de dados estatísticos.

Estratégias e recursos da aula

Mas afinal o que é escalte, scout, skout ou scalt? 

Para responder essa pergunta e entender a aplicação desse termo, os alunos serão convidados a passar por cinco momentos distintos, onde terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos e aplicá-los na prática.
 
1º Momento: conhecer o escalte , sistema de análise de dados estatísticos  utilizados nos esportes, sua definição e sua aplicação. Para delimitar nosso objeto de estudo, a ênfase nessa aula será dada ao voleibol,  por ele ser um jogo de oposição-colaboração (RIERA, 1989 apud MESQUITA, 1996), no qual a ação de uma equipe se desenvolve em um espaço separado daquele do adversário. Deixando claro aos alunos que as demais modalidades esportivas podem utilizar o escalte dentro de suas especificidades.
 
2º Momento:  após a definição do termo, os alunos aprofundarão seus conhecimentos sobre a função dos profissionais que ficam fora das quadras de voleibol e também deverão associar seus conhecimentos adquiridos nas aulas de matemática, mais especificamente com a análise  e representação gráfica de dados estatísticos. Para isso será utilizado o software “Medidas do Corpo - Gráficos Univariados”.
 
3º Momento:  Propor aos alunos um vídeo de várias partidas de voleibol, para que realizem a análise desse jogo (escalte), anotando as informações de incidências de acertos e erros dos principais fundamentos do voleibol, tais como: saque, passe (recepção), levantamento, ataque, bloqueio, defesa, entre outros.
 
4º Momento:  após a familiarização com esse método de análise, os alunos terão de monitorar as ações de jogo de sua própria classe, ou seja, enquanto um grupo (atletas) realizam a prática de um determinado esporte, o grupo de fora (comissão técnica) realiza o escalte da partida e assim vice e versa.
 
5º Momento:  os alunos serão convidados ao debate e reflexão por meio de duas perguntas norteadoras. Para que serve o escalte?  Mas para que servem estes dados?  Qual a importância dessa análise para a comissão técnica e para os atletas?
 

Aprofundando os conhecimentos:

 
São diferentes nomes, mas cujo significado e intenção são os mesmos, monitorar jogos para auxiliar no planejamento e aplicação do treinamento, a elaboração de estratégias contra equipes adversárias e a avaliação do sistema tático utilizado.
 
Abaixo segue as várias definições para as diferentes  nomenclaturas:
 
Silveira Jr. (1997, p.1) e Fernandes (1994, p.115) definem como nomenclatura à palavra escalte, já que na língua portuguesa, quando falada, tem o mesmo tom quando escrito desta forma (scout,  inglês = escalte, português). O termo inglês tem como significado o sentido explorar, segundo o Dicionário Folha Webster's (1996). Portanto, em vez de escalte, poderia ser chamado explore, ou algo semelhante. 
 
O termo scalt é utilizado por Godik (1996, p.23). Já skout é utilizado para nomear um programa para computador, nos estudos realizados por Barros et ai (2002, p.8), em que analisaram as ações técnico-táticas dos jogadores em uma partida de Futebol. 
 
Mas a nomenclatura mais utilizada pelos autores que estudam essa área dentro da modalidade, é o scout (Instituto DATAFOLHA; LEITÃO, 2001; LEITÃO, 2004; RAMOS FILHO, 2003; SILVEIRA 11, 2003; SQUARIZZI, 1993), sendo esta a forma utilizada dentro deste trabalho.
 
Este recorte de texto faz parte do Trabalho de Monografia "SCOUT - REFLEXÕES A RESPEITO DE UMA APLICAÇÃO PRÁTICA ", apresentado por Rodrigo Munarolo Batista como requisito para conclusão de curso da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Monografia na íntegra em: http://migre.me/ak3hl
 

Atividade 1 - Medidas do Corpo - Gráficos Univariados

Para entendermos como a comissão técnica faz a análise tática de suas equipes e atletas, faz-se necessário a analise de representações gráficas e dados estatísticos. A sugestão é realizar um trabalho interdisciplinar com Matemática, por meio dessa disciplina, buscar subsídios, estratégias e novas ideias de compreensão para o preenchimento e tabulação através de gráficos dos resultados obtidos durante a observação da partida.
 
A sugestão é trabalhar com o software Medidas do Corpo - Gráficos Univariados.
 
Software Medidas do Corpo
Sinopse:
 
Neste software, o aluno irá estudar um pouco de estatística descritiva utilizando dados de três variáveis: gênero, altura e número do calçado.  Vamos explorar vários tipos diferentes de gráficos de frequências para uma variável e suas características, bem como introduzir a noção de quantil. 
 
Este software faz parte de uma sequência de softwares de estatística que utilizam o mesmo conjunto de dados. 
 
Conteúdos: Estatística, Interpretação de Gráficos e Dados; Gráficos de Barras, Setores e Histograma;Quantis. 
 
Objetivos:
 
1. Analisar representação gráfica de dados estatísticos; 
2. Familiarizar o aluno com gráficos de barras, setores e histograma; 
3. Introduzir o conceito de quantil. 
 
 
 
Conclusão da atividade: no laboratório de informática os alunos devem preencher os dados nas atividades 1, 2 e 3. 
 
Na Atividade 1, o aluno deverá fornecer os dados que serão utilizados ao longo do software. Caso outro software da mesma sequência já tenha  sido utilizado no mesmo computador, os dados serão carregados automaticamente. O experimento “Variáveis antropométricas” também utiliza um conjunto de dados semelhante e sugerimos que seja usado como uma primeira atividade para que os alunos coletem esses dados e depois  possam usá-los nos softwares dessa mesma sequência. 
 
Na Atividade 2, discutimos duas variáveis discretas, em termos de representações gráficas adequadas e medidas-resumo mais comumente  utilizadas. Uma das variáveis é Gênero, com duas categorias possíveis, e a outra é Número do Calçado, com categorias que permitem uma ordem natural. 
 
Na Atividade 3, realizamos o mesmo tipo de análise para uma variável contínua, a saber, Altura de uma pessoa, apresentando gráficos e medidas e resumo adequados para analisar o conjunto de dados.
 
Com a realização as atividades presentes nesse software espera-se que os alunos familiarizem-se com a experiência de coleta de dados e consequentemente com a leitura e interpretação de representações gráficas, conhecimentos esses importantes e indispensáveis para a posterior elaboração de escaltes.
 

Atividade 2 - Por fora da quadra de Voleibol

Mas quem realiza o escalte durante uma partida de voleibol?
 
Para responder essa pergunta a sugestão é a apresentação de quatro recursos audiovisuais os quais apresentam alguns dos profissionais que trabalham fora das quadras planejando e executando atividades que visam alcançar determinado objetivo.
 
Dica para professor A dica é propor aos alunos um roteiro com perguntas pertinentes ao tema antes da apresentação dos vídeos!
Roteiro:
 

- Qual a função da comissão técnica?

- Qual a função e a importância do tempo técnico?

- Para que serve os dados estatísticos de uma partida?

  • Estatística na Seleção 
  • Você conhece um tempo técnico? 
 
Estastistica Tempo Tecnico
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=I9cDUmITHbc (acessado em 26/08/2012).
 
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=id-R-T87aAc (acessado em 26/08/2012).
 
  • Comissão Técnica 
  • Estatístico 
Comissao Tecnica  Estatistco
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gt4qoZMwH5g (acessado em 26/08/2012).
 
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sfQ-Vpn2-a4 (acessado em 26/08/2012).

 

Sugestão de sites para pesquisa:

- Blog do Vôlei. Disponível em: http://blogdovolei.com/category/uncategorized/ (acessado em 26/08/2012).
 
- Esportes.br101.org. Disponível em: http://esportes.br101.org/volei/regras-volei/interrupcoes.html (acessado em 26/08/2012).
 
- Nipobrasileiro. Disponível em: http://nipobrasileiro.wordpress.com/2008/11/25/voce-sabe-como-a-fivb-realiza-a-estatistica/ (acessado em 26/08/2012).
 
Conclusão da atividade: propor aos alunos um momento de debate e reflexão em conjunto para apresentar as respostas do roteiro solicitado no início. O professor pode retomar os vídeos e por meio das questões debaterem sobre os assuntos abordados nas reportagens.

 

Obs: Após a discussão e análise do vídeo solicitar aos alunos que registrem no caderno suas considerações.

 

Atividade 3 - Analisando uma partida de Voleibol

Visualizar e analisar recortes dos jogos de Voleibol Feminino ocorridos nos Jogos Olímpicos de Pequim (Olimpíadas de 2008). Essa análise consiste na elaboração de escalte de cada equipe presente no vídeo. Para otimizar o trabalho a sugestão é realizar seis grupos na sala de aula, cada equipe fica responsável pela análise e preenchimento da Ficha de Escalte referente ao time ao qual foi escolhido por sorteio. Os países a serem analisados por cada equipe são:

Brasil (Brazil) Estados Unidos (EUA) China (China) Cuba (Cuba) Itália (Italy) Japão (Japan)

 

Video Volei

Voleibol Feminino - Jogos Olímpicos de Pequim - Olimpíadas 2008

Sinopse: vídeos de avaliação técnica registrados nos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008 para análise dos ralis longos.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-7CCa2VdJt4 (acessado em 25/08/2012).
Modelo de escalte

Modelo de Ficha para elaboração de Escalte

 

Cada equipe fica responsável em tabular as incidências de acertos nas ações de saque (S), ataque (A), contra-ataque (CA) e bloqueio (B) e de erros nas ações de erro de saque (ES), erro de recepção (ER), erro do levantamento (EL), erro de ataque (EA), erro de contra-ataque (ECA), erro de defesa (ED), rede (RD), invasão (INV), cartão amarelo (AM), erro de rodízio (ROD), de seu respectivo time.

 

Conclusão da atividade: antes da visualização dos jogos cada equipe deve receber um modelo de escalte impresso para fazer as anotações solicitadas no início dessa atividade. 
 

 

Modelo de escalte disponível em: http://www.efdeportes.com/efd126/um-modelo-de-monitoramento-de-jogo-em-voleibol.htm (acessado em 25/08/2012).

Conclusão da atividade: processar as informações coletadas e elaborar a apresentação e a análise das mesmas através de gráficos e tabelas utilizando programas como o Excel, Word ou outros. Para auxiliar nessa atividade a sugestão é propor um trabalho com a disciplina de Matemática, a qual estabelece relações diretas com ferramentas de tratamento de informações.

Sugestão de sites para pesquisa:

- Criar um gráfico: Disponível em: http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/criar-um-grafico-HP001233728.aspx (acessado em: 26/08/2012).

- Leitura e criação de gráficos e tabelas. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/lendo-criando-graficos-tabelas-681890.shtml?page=all (acessado em: 26/08/2012).

- Três dicas para construir gráficos no Excel de forma bem simples. Disponível em: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/07/17/tres-dicas-para-construir-graficos-no-excel-de-forma-bem-simples/paginador/pagina_1 (acessado em: 26/08/2012).
 
- Analisando Gráficos e Tabelas. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/analisando-graficos-tabelas.htm (acessado em: 26/08/2012).
 
Passo a passo 1: OpenOffice.org Calc. Disponível em: http://www.broffice.org/pp1_ooocalc_kurumin (acessado em: 26/08/2012).
 

Atividade 4 -  Comissão Técnica / Atletas

 
Dividir a turma de acordo com o número de alunos em duas equipes, onde cada equipe será subdividida em mais duas, na qual metade deve iniciar a atividade como “atletas” de uma partida de voleibol e a outra metade como “comissão técnica” analisando as situações do jogo taticamente e estatisticamente, com as fichas de Modelo de Escalte em mãos. Estipula-se um tempo e inverte-se as posições, para que todos alunos vivenciem as duas situações distintas. 
 
Exemplo de divisão:
 
Equipe A: divide-se em duas (atletas e comissão técnica).
Equipe B: divide-se em duas (atletas e comissão técnica).
 
Para realizarmos um grupo de controle é necessário que fiquem dispostos da seguinte forma:
 
Atletas: um time para cada lado.
 
Comissão técnica: metade dos alunos fica responsável por apenas uma equipe que esta jogando.
 
Ao inverter a posição os atletas que estavam jogando passar a ser a comissão técnica dos alunos que os analisaram e assim sucessivamente.
 
Conclusão da atividade: ao término do primeiro set, a comissão técnica deve mostrar os dados estatísicos analisados para seus atletas, apontando quais fundamentos foram satisfatórios e quais precisam de mais atenção, desse modo auxiliando na elaboração de estratégias para sua equipe. Após essa conversa entre a comissão técnica e os atletas,  inicia-se um novo set  e um novo escalte. Ao final do segundo jogo os alunos têm em mãos dois instrumentos de avaliação para serem comparados e analisados.
 
Sugestão: solicitar a filmagem das partidas realizadas pelos alunos/atletas para que a mesma possa ser analisada posteriormente pelos alunos/comissão técnica, oportunizando mais uma estratégia de análise (observação e avaliação).
 

Aplicação à Realidade

Para finalizarmos essa aula a sugestão é formar um grande círculo na sala de aula ou na quadra esportiva, onde os alunos deverão expor suas considerações e apresentar os resultados das conclusões de todas as atividades propostas e dos trabalhos realizados. O professor e os alunos podem intervir a qualquer momento sobre as considerações apresentadas pelos grupos, com perguntas ou enriquecendo a aula com informações complementares.
 
Esse momento pode ser muito importante, através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema caso julgue necessário.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Medidas do Corpo - Gráficos Univariados Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de aulas para aprofundar os conhecimentos em Gráficos e Tabelas:

-  Coleção de aulas "Gráficos e tabelas: que linguagem é essa?". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=381 (acessado em 25/08/2012). 

Avaliação

 

- A avaliação deve se caracterizar como um processo contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)
 
- Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta.
 
- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participação na produção das atividades propostas, sua interação durante a apresentação e discussão dos vídeos, as dúvidas ou respostas dos mesmos.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Sandro Natalicio Prudencio, Federação Paulista de Esporte Escolar , São Paulo - disse:
    san.prudencio@hotmail.com

    31/05/2013

    Quatro estrelas

    Muito bom o conteúdo e a sequência de aulas. Os alunos podem relacionar bem conteúdos interdisciplinares e serema analistas do jogo e não somente praticantes. Desenvolver este senso crítico no ensino médio é importante. Só mesclaria mais atividades práticas de quadra. Parabéns! Abraço. Sandro.


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